Sitherc disserta sobre o medo de palhaços
Por Flávio Bittencourt Em: 09/12/2010, às 15H00
[Flávio Bittencourt]
Sitherc disserta sobre o medo de palhaços
O próprio nome 'Kiber Sitherc' pode ser um disfarce e talvez os coulrofóbicos vejam o palhaço como não-humano, figura medonha cuja cara não passa de uma transfiguração macabra.
REPORTAGEM SOBRE MEDO DE PALHAÇOS,
YOUTUBE (em inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=s30zedT_SkA
(http://idgnow.uol.com.br/blog/campus-party/category/sem-categoria/page/7/)
ESTÓRIA (VERÍDICA) DO ANTIGO PINGUINZÃO DO CONJUNTO NACIONAL DE BRASÍLIA
"NUM CONHECIDO CENTRO COMERCIAL DE BRASÍLIA DENOMINADO CONJUNTO NACIONAL,
HÁ MAIS DE 25 ANOS, TRANSITAVA UM CIDADÃO ESCONDIDO NO INTERIOR DE UMA
GRANDE FANTASIA DE PINGUIM, CUJA "ESTAMPA" ERA SIMPÁTICA, DA CABEÇA AOS PÉS.
O PROBLEMA É QUE ELE ANDAVA CALMAMENTE, MAS, AO VER UM GRUPO DE CRIANÇAS,
DAVA CARREIRAS AMEAÇADORAS, FAZENDO COM QUE A GAROTADA DELE
ESBAFORIDA CORRESSE, QUASE SEMPRE EMITINDO LANCINANTES GRITOS DE HORROR,
com exceção das crianças que, muito concentradas na ação autossalvadora de efetuar uma
rápida evasão, sequer se lembravam de berrar! "
(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")
Coulrofobia é o termo psiquiátrico usado para designar o medo de palhaços. A fobia é bem comum nas crianças, mas é encontrada nos adolescentes e adultos também. Os afrontados por este mal geralmente sofreram uma experiência pessoal traumática, em tempos passados, com palhaços ou viram alguma imagem sinistra que os apavorou.
Ao depararem-se com algum indivíduo vestido de palhaço, "os portadores dessa fobia têm ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea". Tudo isso, só por verem alguém de peruca, maquilhagem e com enormes sapatos, é muito perturbadora, para o fóbico a figura do palhaço, um personagem que está sempre com aparência alegre e com cores bem extravagantes.
Um estudo recente descobriu que as crianças têm medo das decorações de hospital com base em palhaços. Nenhuma das crianças e adolescentes pesquisados afirmou gostar de palhaços.
Em hospitais o uso de palhaços em tratamentos de crianças já foi abolido, pois foi comprovado que as crianças se assustam muito mais do que se alegram. Esse medo pode surgir por alguma razão específica, como um trauma, ou a pessoa apenas tem medo e não sabe o porquê disso.
É muito comum as pessoas utilizarem medicamentos para diminuir a sua ansiedade em casos como este. Mas será que só os medicamentos são realmente eficazes? Buscamos na medicina as curas para nossas doenças, mas sentir ansiedade está longe de ser uma doença. É uma resposta natural do organismo às situações ameaçadoras. Watson mostrou há muito tempo atrás que a definição de ameaçadora é bem subjectiva: aprendemos a ter medo de diferentes estímulos a partir das nossas experiências de vida, mesmo sem sabermos explicar como aprendemos. A lista de possíveis fobias, portanto, é gigantesca - é um absurdo considerar que exista uma diferente causa biológica para cada um destes medos.
Vejamos a reacção de algumas pessoas que sofrem de coulrofobia
“Eu tenho medo de palhaços! Há uns dias estava a passear e vi um palhaço: deixei o braço da minha mãe pisado, por o ter agarrado com tanta força! O meu coração parece que vai sair disparado do peito, de tão acelerado que fica! Poucas pessoas se apercebem que estou com medo, pois consigo disfarçar. Se estiver com alguém, posso passar "perto" do palhaço, mas tenho de dar a mão a esse alguém... Se estiver sozinha, afasto-me o mais possivel!”
“Tenho uma filha de 4 anos que na sua festinha de 1 ano teve palhaço, e na de 2 um elefante (personagem). A partir dos 3 começou com medo de tudo, papai noel, palhaços e ontem a levei em uma festinha que tinha um personagem dos Backyardigans, ela se descontrolou totalmente, parecia que estava sendo metralhada. Gritou tanto que toda a festa parou. Pedi para o tio tirar a cabeça para ela ver que era uma pessoa, ela implorou que ele não colocasse mais. Não sei como agir!”
“Morro de medo de palhaços, acho que a causa disso foi quando criança, eu ia num passeio de escola, à gravação do programa do Palhaço Bozo, mas ele não pôde comparecer justo nesse dia, então fomos passar o dia no aeroporto, entramos em aviões, conversamos com pilotos, lembro como se fosse hoje, e eu passei muito mal, quase desmaiei quando soube que não ia ver o tal Bozo, Isso já tem mais de 20 anos e até hoje morro de medo de palhaços. É uma situação terrível, só de vê-los começo a tremer.
Uma vez minhas amigas Daniele e Cátia se vestiram de palhaçinhas e logo eu comecei a chorar quando estavam vestidas e logo descobri que tinha medo por causa de que tem o rosto pintado. Vi em um site que é de 4 a 6 anos (quando se tem medo de palhaços) e eu tinha 9. Isso é normal para a minha idade?”
Quando eu tinha 4 ou 5 anos, apareceu-nos à porta da minha tia dois rapazes mascarados, que tentavam provocar medo a mim e à minha prima, nós os dois andávamos de roda da minha tia, amedrontados e chorando, enquanto ela se ria, depois fugimos para dentro e escondemo-nos debaixo da cama, até que tivemos a certeza que se tinham ido embora. Para mim foi só um acontecimento casual.
O que me provocou medo, foi por eles terem a cara tapada.
Talvez os coulrofóbicos vejam o palhaço como não-humano, figura macabra, fantasmagórica em que a cara é dissimulada e transfigurada.
PROF. KIBER SITHERC"
"Publicado por professorkibersitherc às 23:29".
(http://www.acessoprimata.com.br/batman-3/)