Simas: A cultura popular em novo canal

O escritor e estudioso da cultura popular Antônio Simas lançou canal no Youtube, para investigar o tema que é sua grande motivação de leituras. Hoje lançou convite em sua página no Facebook:

"Amizades, neste fim de semana entrará no ar o meu canal no youtube. Teremos vídeos duas vezes por semana, em dias fixos que anunciarei. O canal, a princípio com vídeos curtos, caseiros e simples, será o ponto de partida para uma plataforma que, futuramente, terá desdobramentos, visando inclusive alcançar um público de fora do Rio de Janeiro que pede com alguma frequência aulas, cursos e palestras sobre cultura popular. Estamos preparando isso com o maior cuidado.

E do que falará o canal? Daquilo que me apaixona e é manancial dos meus estudos diários: da rua como espaço civilizatório das brasilidades. Das oralidades dos quintais e das feiras, dos sambas, dos almanaques do sertão, bulas de remédios, ladainhas, calendários, sortilégios da lua, fé, festas, gentes, brincadeiras, receitas de comidas, elegias de defuntos, catimbós e encantarias.

Dos benditos do cristianismo popular aos pontos de macumba e encantação das folhas, das preces a São Longuinho às oferendas para os orixás, de Jorge de Lima aos poetas cegos do Cariri, da Nau Catarineta ao viaduto de Madureira, dos Santos Reis aos caboclos da jurema, do segredo da Salamanca do Jarau ao Bebê Diabo, dos enredos de escolas de samba às cirandas de Itamaracá, das rezadeiras de Canudos e rezadeiras suburbanas ao abacaxi de Chacrinha, de Seu Zé Pelintra aos violeiros de São Gonçalo do Amarante, do massacre dos cabanos da Amazônia aos profetas chacinados pelo Estado brasileiro no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, do Maracanã aos campos de terra vagabundos, do jogo do bicho aos mistérios do Rei Sebastião.

Coisas do país que não está no retrato.

É, enfim, mais um passo em um extenso trabalho que encaro como tarefa de vida e brinquedo de mundo."

(Luiz Antônio Simas)

Conheça  o Canal de Luiz Antônio Simas