(Miguel Carqueija)

Um velho artigo (originalmente publicado no fanzine Hiperespaço) aqui relembrado na dica do lançamento com evento do DVD de Sailor Moon.

SHE IS THE WONDER SAILOR MOON



   Imaginem uma garota de saiote azul, longas botas vermelhas de boca triangular frisada a prateado, luvas brancas que chegam aos cotovelos — onde adquirem cor vermelha — uma grande fita dupla vermelha no peito, encimada por um broche, cabelos louros formando duas marias-chiquinhas  descomunais, com dois enfeites vermelhos e redondos no alto da cabeça, um diadema na testa, de ponta direcionada para baixo; uma blusa branca formando anéis nos ombros, e segurando um cetro luminoso adornado por um coração e com a figura da meia-lua.
   Eis Sailor Moon, a Princesa da Lua. Eis a heroína de quatorze anos, conhecida no ocidente como Serena, a menina de coração puro e amoroso que enfrenta as forças do mal com candura e simplicidade. Desprovida de ódio, o máximo que ela faz é passar descompostura nos inimigos e ameaçar puni-los "em nome da Lua". Jamais procura se vingar, jamais fica com raiva.
   Há qualquer coisa de fascinante no universo mágico de Sailor Moon, que atravessa os séculos desde os tempos do Milênio de Prata, na Lua, até Cristal Tóquio, no futuro; nesse interregno Tsukino Usagi (Serena) junta suas forças com as das outras marinheiras-guerreiras (as sailor-scouts), primeiro contra o Negaverso (ou Reino Escuro), depois contra outros inimigos que vão surgindo. Torna-se uma protetora da Terra e da humanidade e desenvolve uma ferrenha amizade pelas suas amigas guerreiras. Ela a todos salvará porque é a "mãe de todos", como se diz em "Sailor Moon R — o filme" (“A promessa da rosa”), primeiro longa-metragem da série. No episódio 74, ou 28 da fase R ("Retorno de Sailor Moon"), quando as sailors Vênus, Marte, Júpiter e Mercúrio são abduzidas para o disco voador do alienígena Rubeus (que veio do futuro com as irmãs da Lua Negra, atrás do cristal de prata), Serena invade a nave espacial e ataca com a decisão de uma leoa defendendo os seus filhotes. Com semelhante determinação, após a morte do Tuxedo Mask, no final da primeira fase (que é simplesmente a fase Sailor Moon, ou fase Clássica), ela enfrenta a Rainha Beryl, cujo poder parece incomensurável. Mas quando reconhece em Fiore apenas uma alma atormentada, apesar de sua agressividade, ela pega em sua mão e lhe diz docemente: "Do que tem medo?"
   Na verdade Sailor Moon é um espírito aberto à beleza das coisas. De seu pequeno mundo com a família e a escola, à missão cósmica que lhe foi confiada, sobressai sempre a sua doçura de caráter, a sua ingenuidade. O seu amor por Darien, ou Mamoru no original — o Endymion do Milênio de Prata, o Tuxedo Mask ou Tuxedo Kamen de todas as fases da série (apesar da morte ocorrida no capítulo 46, mas os personagens da história morrem e renascem várias vezes), é comovente.
   Há músicas maravilhosas em Sailor Moon; cenas antológicas e excelentes definições psicológicas dos personagens, desde os simplesmente humanos, como o gaiato Kelvin (Umino), aos sobre-humanos como Neflite. A história original, porém, é um mangá, ou quadrinho japonês, criado em 1992 por Naoko Takeushi; logo em seguida transformado em anime (desenho japonês). Naoko nasceu em 1967, é formada em Química pela Universidade Kyantsu e fez vários mangás entre 1986 e 1991, quando lançou "Codename Sailor V", com a Sailor Vênus que depois se integraria na equipe de Serena. Com Sailor Moon, Naoko atingiu o sucesso mundial: 200 episódios de tv, três filmes de longa-metragem, um especial com Sailor Mercúrio, 50 episódios e um filme longo de ação viva, mais de vinte óperas e cerca de 18 volumes de mangá mais três da Sailor V. Este sucesso mundial mostra o grande carisma da guerreira da Lua.
   Como diz na versão norte-americana da canção-tema, "She is the wonder Sailor Moon".

Divulgo aqui o convite da CD&DVD Factory e Livraria Cultura, para a festa de lançamento do DVD “Sailor Moon S” no próximo dia 17 de setembro, entre 13 e 17 horas, na Livraria Cultura – Bourbon Shopping, Rua Turiassu 2100, São Paulo – SP (informações; (11) 3868-5100) = haverá cosplay, brincadeiras, exibição de episódios etc. e a apresentação do DVD com os episódios iniciais da Fase S (Super Sailor Moon), ou seja, a fase em que a Princesa da Lua recebe o Cálice Sagrado (Graal) para salvar o mundo. Trata-se de uma das maiores notícias relacionadas a mangás e animês no Brasil, nos últimos tempos.