[Flávio Bittencourt]

Sexta-feira e sábado: evento artístico-pedagógico num colégio experimental da Grande Goiânia

Todas as atividades da Escola Casa Verde, de Aparecida de Goiânia-GO, são relevantes, mas, durante os dias 16 e 17 de setembro, haverá a Roda de Leitura e Viola, que é evento especial.

 

 

  

 

 

 

"HOJE, QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO DE 2011, À NOITE TEM SHOW DE MILTON NASCIMENTO E BANDA, DE GRAÇA, NA 312 NORTE (Brasília); AMANHÃ E SÁBADO, À TARDE E À NOITE, HAVERÁ UM EVENTO MUITO  IMPORTANTE E AGRADÁVEL - o ambiente é ecológico-acolhedor (A ESCOLA CASA VERDE FICA NO INTERIOR DE UMA CHÁCARA) - EM APARECIDA DE GOIÂNIA, ESTADO DE GOIÁS, BRASIL"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

"Milton Nascimento e Banda na 30ª Noite Cultural T-Bone
Notícias - Notícias da ONG
Escrito por Ascom T-Bone   

 

Com o patrocínio da PETROBRAS e da ELETRONORTE, o Açougue Cultural T-Bone supera todas as expectativas e traz a Brasília no dia 15 de setembro o grande cantor e compositor mineiro MILTON NASCIMENTO acompanhado da sua banda para a realização da 30ª edição da Noite Cultural em show gratuito na Comercial da 312 Norte.

Milton Nascimento apresentará grandes sucessos da carreira, tais como Bailes da Vida, Canção da América, Coração de Estudante etc. O novo álbum "E a Gente Sonhando", também estará presente com sua interpretação para  a faixa título, composta no início da sua carreira, mas só agora gravada, e a regravação de "O Sol" conhecida do grande público com o Jota Quest. Por sinal, "E a Gente Sonhando" foi gravado com jovens músicos da sua terra natal, Três Pontas, no sul de Minas Gerais.


O show foi apresentado recentemente pelo Brasil e Estados Unidos com excelente resposta da plateia composta pelas diversas gerações que fazem dos shows de Milton Nascimento uma celebração, uma garantia de espetáculo de uma das maiores estrelas da MPB.


A banda que acompanha o cantor é composta por Lincoln Cheib (bateria), Wilson Lopes (guitarra), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclados). O convidado especial é o jovem cantor de Três Pontas, Bruno Cabral.


Participações
A 30ª Noite Cultural T-Bone terá como de costume a participação de grupos e artistas locais. Desta vez, o palco da Noite será dividido pelas cantoras Sandra Duailibe e Célia Rabelo, acompanhada pelos músicos: Boréu (percussão) e Felix Jr. (Violão Sete Cordas). (...)"

(http://www.t-bone.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=269:milton-nascimento-e-banda-na-30o-noite-cultural-t-bone&catid=1:notas-da-ong)

  

 

 

 

"NO COMÉRCIO LOCAL DA QUADRA 312 NORTE, PLANO PILOTO (anuncia-se que o início do show acontecerá às 19h00, mas o show anterior, de Zé Ramalho, não começou exatamente no horário marcado, pela dificuldade de deslocamento do artista até a rua onde o Evento aconteceu, uma vez que as vias públicas adjacentes ficaram completamente engarrafadas, tão grande foi a afluência de povo ao local); MILTON NASCIMENTO DE GRAÇA NA ASA NORTE (BRASÍLIA), HOJE, QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO DE 2011: VOCÊ PODERÁ, NO COMÉRCIO LOCAL ONDE FICA O AÇOUGUE T-BONE, ASSISTIR A UM SHOW DE MILTON NASCIMENTO, SEM NADA PAGAR; AMANHà (sexta-feira, 16 de setembro), VOCÊ, se estiver livre de compromissos profissionais e morando ou passando por Brasília ou Goiânia, PODERÁ, EM APARECIDA DE GOIÂNIA (cidade da Grande Goiânia-GO), ESTAR PRESENTE NO PRIMEIRO DIA DO EVENTO INTITULADO "Roda de Leitura e Viola na (Escola) Casa Verde", igualmente sem nada pagar para assistir a tudo que lá acontecerá, o mesmo acontecendo no dia seguinte (sábado, 17 de setembro)"

(IDEM)

 

 

 

 

 

                                  OBRIGADO, ESCRITOR RAY CUNHA,

                                  PELAS INFORMAÇÕES DE JORNALISMO CULTURAL

                                  DE PRIMEIRA LINHA MUNDIAL POR VOCÊ

                                  TRANSMITIDAS,

                                  OBRIGADO, AÇOUGUE CULTURAL T-BONE

                                  (que já conta, em seu projeto de minibibliotecas abertas,

                                  em pontos de ônibus ['PONTO DE ÔNIBUS', EM

                                  GOIÁS E NO DF, É CHAMADO DE 'parada de ônibus'],

                                  com o apoio até de Embaixadas Estrangeiras, e

                                  cujo projeto de shows, de graça, de grandes

                                  compositores e cantores, transformou-se em

                                  sucesso absoluto),

                                  OBRIGADO, ELETRONORTE E PETROBRAS,

                                  UMA VEZ QUE, COM A CRISE INTERNACIONAL E

                                  A CARESTIA NACIONAL - em especial, a da Capital Federal,

                                  onde tudo custa caro -,

                                  MILHARES DE PESSOAS QUE NÃO TÊM DINHEIRO PARA

                                  PAGAR O INGRESSO DE FABULOSOS SHOWS

                                  DOS MELHORES CANTORES E COMPOSITORES DO BRASIL

                                  PODEM COMPARECER ÀS APRESENTAÇÕES

                                  DE SEUS ÍDOLOS, GURUS E NUMES TUTELARES

                                  (quando, também existencialmente, os seguem,

                                  como muitas vezes acontece)

 

 

 

 

 

15.9.2011 - HOJE À NOITE HAVERÁ SHOW DE MILTON NASCIMENTO DE GRAÇA EM BRASÍLIA - Amanhã e sábado, auspiciosamente poderemos participar de evento artístico-pedagógico especial, na cidade de Aparecida de Goiás. (A Escola Casa Verde, que se localiza dentro de agradabilíssima chácara, é dirigida, pode-se afirmar, por PEDAGOGAS DE VANGUARDA.)  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

   

 

DF Goiás - O Jornal do Planalto Central online:

JORNALISMO CULTURAL [e, no caso da primeira notícia a seguir reproduzida, SOBRE EDUCAÇÃO EXPERIMENTAL (Escola Casa Verde, de Aparecida de Goiânia, sendo este um município limítrofe à Capital Goiana)], PELO ESCRITOR - amapaense - RAY CUNHA, QUE PRODUZIU AS SEGUINTES NOTAS INFORMATIVAS, EXCELENTES:

 

"Domingo, 11 de setembro de 2011

A Escola Casa Verde promove, dias 16 e 17 de setembro, sua primeira Roda de Leitura e Viola, com participação do músico, compositor e arranjador Ivan Vilela (foto) e exposição da artista plástica Camila Valle. O encontro é direcionado aos alunos, educadores, artistas, apreciadores da beleza e curiosos em geral. A realização é da Escola Casa Verde, localizada na Rua Imperatriz S/N, Quadra 10, Lote 7, Jardim Imperial, Aparecida de Goiânia (GO), telefones: (62) 3549-5154/(62) 3281-7081 e site: http://www.escolacasaverde.com.br/. Segue a programação.

 
Dia 16 de setembro [SEXTA-FEIRA]

 
15 horas - Banca de Poetas, com Dedé Caianno/DF e escritores convidados.

 
15h30 às 17h30 - Oficinas Asa da Palavra ou Letramento, com Elizete Lima (Casa Verde); Corpo em Pauta - Educação Corporal na Escola, com Ceila Portilho (Casa Verde).

 
16 às 18 horas – Lixoficina de percussão, com Thiago Verano-GO.

 
18 horas – Fiandeiras da Alegria, pela Associação Eterna Juventude/Inhumas-GO.

 
18h30 – Encontro com a escritora Diane Valdez/Goiânia-GO.

 
19h30 – Performance Cantigas e Danças, pelas crianças da Casa Verde.

 
19h45 – Contando Histórias, com Francisco Gregório Filho (Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio).

 
20 horas – Conferência Para gostar de Ler, com a professora dra. Eliana Yunes (PUC-Rio, Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio).

 
Dia 17 de setembro [SÁBADO]

 
14 às 16h - Oficinas A magia e a beleza da viola caipira, com o professor dr. Ivan Vilela - USP/SP; Narração de Histórias, pelos alunos do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), sob a coordenação da professora dra. Deise Mesquita (Cepae/UFG).

 
6 às 18 horas - Lixoficina de percussão, com Tiago Verano – GO.

 
18 horas às 18h30 – Histórias, causos e poesia, com o Grupo Fuxico (crianças do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - Cepae/UFG).
19 horas – Performance Sonoridades, com as Crianças da Casa Verde.

 
20 horas – Um dedo de prosa com o escritor e editor Chico Villela.

 
20 horas – Aula-show, com Ivan Vilela.

 
Mostras

 
Fiandeiras - Alunos e alunas da Canopus - Escola de Fotografia/Goiânia-GO, com curadoria de Cidinha Torres.

 
Laços - Mostra Individual da artista plástica Camila Valle/Goiânia-GO.

 
Letras Alfenim - Escola Letras de Alfenim - Cidade de Goiás/GO. A Escola Letras de Alfenim foi fundada na Cidade de Goiás, há 13 anos, pelas professoras Ebe Lima, Edna Alves e Goiandira Ortis.
Postado por Ray Cunha às 14:24
Marcadores:
 
 
 
 
Sexta-feira, 9 de setembro de 2011
O poeta baiano-brasiliense Heitor Andrade é candango cultural de Brasília
Brasília, 9 de setembro de 2011 - Um dos mais importantes artistas de Brasília, o poeta e jornalista Heitor Andrade estará apresentando seu Teatro do Imprevisto, neste sábado, 10, no Barkowski, na 408 Norte, às 20 horas. O cineasta Renato Cunha estará fazendo tomadas do poeta para um longa, com produção de Kim Andrade, que foi produtor de Glauber Rocha. Heitor e Kim são primos de Glauber Rocha.
Nas apresentações do Teatro do Imprevisto, Heitor Andrade improvisa e dialoga com a plateia, num texto de improviso e sempre instigante.
O nome do documentário, que deverá ser um longa-metragem, deverá ser Corpos de Concreto (1964), livro concretista de Heitor Andrade que foi queimado na nascente Ditadura dos Generais (1964-1985). Natural de Salvador, o escritor é pioneiro na vida cultural e jornalística de Brasília, onde vive há 43 anos. Além de Corpos de Concreto, é autor de Sigla Viva (1971), Três X1 – A Matemática do Poema e Nas Grades do Tempo. Heitor Andrade publica também poemas em fôlderes.
Candidato derrotado à Câmara Legislativa do Distrito Federal, pelo PV, ano passado, Heitor Andrade disse para o DF-GOIÁS, em longa entrevista publicada na edição de 1 a 15 de agosto de 2010, que “o maior crime ecológico do país chama-se Águas Claras, construída pela corja da construção civil de Brasília, em cima do maior manancial hídrico do Brasil”.
Sobre o Cerrado, disse: “Está sendo destruído pelo pessoal da soja. É uma catástrofe, porque temos uma reserva hídrica gigantesca nesse bioma; as bacias hidrográficas do país nascem no Cerrado do Planalto Central”. E sobre o Entorno do DF: “O governo de Goiás acha que o Entorno é problema de Brasília e Brasília acha que é de Goiás. O governo federal, com sua majestosa incompetência, também ignora o Entorno, que enfrenta graves problemas de saúde, de educação, muita criminalidade. O Entorno, que é na verdade uma região rica, está abandonado”.
Postado por Ray Cunha às 19:26
Marcadores:
 
 
 
 
 
Festival Internacional de Cinema e Alimentação acontece de 15 a 18 de setembro

 
Depois de provar que até terras mais áridas, como o sertão brasileiro, é capaz de produzir vinho de excelente qualidade, os produtores brasileiros jogam por terra mais uma máxima: a de que só o oeste europeu consegue fazer boa cerveja. É isso o que vai ficar provado durante a segunda edição do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação, evento patrocinado pela Petrobras e realizado entre 15 a 18 de setembro numa das cidade turísticas goianas mais conhecidades no mundo, Pirenópolis, distante 150 quilômetros de Brasília, 3 horas de ônibus.
Uma das atrações do festival será a exibição de dois filmes que tratam da produção artesanal de cerveja no Brasil, acompanhada de palestra do célebre mestre cervejeiro Marco Falcone (proprietário da Cervejaria Falke Bier, de Ribeirão das Neves, Minas Gerais) e degustação de cervejas fabricadas em pequena escala.
O Slow Filme acontece de quinta-feira 15 a domingo 18, no Cine Pireneus, com entrada franca. A abertura oficial, quinta-feira, às 20 horas, terá sessão dupla com os curtas Mulheres da Terra, de Márcia Paraíso, e A Horta do Seu Geraldo, de Fernando Brito.
Mas não só a bebida à base de cevada dará o tom da edição 2011 do festival, que alia cinema e gastronomia sob o conceito da sustentabilidade. O grande cineasta mineiro Helvécio Ratton fará, durante o evento, a pré-estreia de seu filme O mineiro e o queijo, que lança luz sobre a fabricação, consumo e distribuição do famoso queijo mineiro – em especial aquele fabricado na Serra da Canastra, na região do Serro e do Alto Parnaíba, em pequenas fábricas familiares. Ratton conversará com a plateia após a projeção do longa e o público será convidado a degustar exemplares de queijos da região.
A segunda edição do festival de perfil único no Brasil está ainda mais diversa. Sob curadoria do professor de cinema, crítico e cineasta Sérgio Moriconi, serão exibidos 18 filmes, entre longas, médias e curtas de ficção e documentário, de diferentes países. São produções do Brasil, Itália, França, Irã, Líbia, Suécia, Hungria, Índia, Chile e Estados Unidos, que poderão ser vistas ao longo de quatro dias de programação.
Além das sessões realizadas no Cine Pireneus, o Slow Filme propõe um programa de atividades paralelas, que complementam o conceito do festival. Serão oferecidas visitas a fazendas de agricultura orgânica, a pequenas fábricas de produção familiar, conversas com especialistas e produtores, e muito mais. Vários restaurantes da cidade também se integram ao evento, criando pratos exclusivos, como é o caso do Le Bistrot, da chef Márcia Pinchemel, e Montserrat, comandado por Juan Pratginestos.
O festival é uma realização da Prefeitura de Pirenópolis e da Objeto Sim Projetos Culturais, e conta com a parceria do Convivium Pirenópolis, ligado ao Slow Food, sob a coordenação da antropóloga e produtora rural Kátia Karam. O evento tem o apoio da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira e da Secretaria de Cultura de Pirenópolis.
SLOW BIER - Nesta segunda edição, um dos focos será o movimento Slow Bier, criado em 1990, na Alemanha, propondo o prazer de tomar uma cerveja produzida no processo lento e artesanal. Um dos representantes brasileiros do movimento, Marco Falcone, proprietário de uma das mais conceituadas marcas de cerveja artesanal brasileira, a Falke Bier, vai conversar com a plateia após a exibição de Cerveja Falada, que mostra a história de Rupprecht Loeffler, o mais antigo mestre cervejeiro do país.
Falcone promete apresentar um panorama da produção de cerveja artesanal no Brasil, especialmente em Minas Gerais, onde a supremacia da fabricação de cachaça está caindo em nome da cerveja. Cervejeiros que produzem sua cerveja na panela do fogão de casa (homebrewers) e produtores que investiram em microcervejarias (microbrewers) produzem, por ano, 6,2 milhões de litros de cerveja tipicamente mineira.
Este volume é quase todo consumido no próprio estado. As cervejas são preparadas em pequena escala, seguindo receitas diferenciadas, com aromas e paladares sofisticados. Ao final da conversa com Marco Falcone, será oferecida degustação de algumas marcas de cerveja artesanal brasileira.
QUEIJO DE MINAS - Dentre as produções brasileiras, destaque para O mineiro e o queijo, novo filme do premiado diretor mineiro Helvécio Ratton, responsável por sucessos como A Dança dos Bonecos, Amor & Cia, O Menino Maluquinho e vários outros filmes. Ratton estará presente no evento para falar um pouco sobre cinema e sobre sua paixão pelo queijo de Minas.
Para rodar O mineiro e o queijo, Helvécio Ratton circulou pelas regiões do Serro, da Serra da Canastra e do Alto Parnaíba, visitando locais onde o queijo ainda é produzido de forma artesanal, segundo as mais antigas tradições – os primeiros indícios da fabricação de queijo em Minas Gerais datam do século XVIII.
Hoje, o queijo Minas é produzido por cerca de 30 mil famílias, mas a tendência é que a produção caia, já que os jovens não demonstram interesse em seguir a tradição, porque não dá muito lucro. O público será convidado, depois da conversa com o diretor, a degustar exemplares de queijos produzidos em Minas Gerais. (Fonte: http://www.pirenopolis.com.br/)
Postado por Ray Cunha às 10:57   
Marcadores:
 
 
 
 
 
Quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Para comemorar o Dia do Cerrado, o artista plástico André Cerino abre exposição na Galeria do Templo da Boa Vontade e faz performance, criando, ao vivo, novos quadros da série Cores do Cerrado. Cerino alcançou sucesso ao divulgar pelo facebook, twitter e orkut seus trabalhos performáticos de pintura ao vivo. 

 
Os mais de 10 mil internautas que acessaram os vídeos de Cerino pela internet já puderam conferir o momento de criação de oito telas da série Cores do Cerrado. Agora os brasilienses têm a chance de presenciar novas performances artísticas de Cerino na exposição que será inaugurada sábado 10, véspera do Dia do Cerrado, na Galeria do Templo da Boa Vontade, na 915 Sul.

 
A mostra será integrada por cerca 60 telas em acrílica. O artista produzirá novas telas ao longo da exposição, até 30 de setembro. O público poderá conferir Cerino pintando uma nova tela neste sábado, às 19h30, na exposição. A criação dos novos trabalhos também será divulgada pela internet.

 
A exposição Cores do Cerrado será levada a outras capitais brasileiras em 2012. Mais informações: (55-61) 3344-0330/www.cerino.com.br
Postado por Ray Cunha às 14:12   
Marcadores:  (...)
 
  
 
 
Quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Com o patrocínio da Petrobras e da Eletronorte, o Açougue Cultural T-Bone supera todas as expectativas e traz a Brasília, no dia 15 de setembro, o grande cantor e compositor mineiro Milton Nascimento (foto), acompanhado da sua banda, para a realização da trigésima edição da Noite Cultural, em show gratuito na Comercial da 312 Norte

 

 

 

 

 
Milton Nascimento apresentará grandes sucessos da carreira, tais como Bailes da Vida, Canção da América, Coração de Estudante etc. O novo álbum E a Gente Sonhando, também estará presente com sua interpretação para a faixa título, composta no início da sua carreira, mas só agora gravada, e a regravação de O Sol, conhecida do grande público com o Jota Quest. Por sinal, E a Gente Sonhando foi gravada com jovens músicos da sua terra natal, Três Pontas, no sul de Minas Gerais.
O show foi apresentado recentemente pelo Brasil e Estados Unidos com excelente resposta da plateia, composta pelas diversas gerações que fazem dos shows de Milton Nascimento uma celebração, uma garantia de espetáculo de uma das maiores estrelas da MPB.
A banda que acompanha o cantor é composta por Lincoln Cheib (bateria), Wilson Lopes (guitarra), Gastão Villeroy (baixo) e Kiko Continentino (teclados). O convidado especial é o jovem cantor de Três Pontas, Bruno Cabral.
ARTISTAS LOCAIS - A Noite Cultural T-Bone terá, como de costume, a participação de grupos e artistas locais. Desta vez, o palco da Noite será dividido pelas cantoras Sandra Duailibe e Célia Rabelo.
Dona de timbre de voz singular, grave e romântico, Sandra Duailibe, que reside em Brasília há muitos anos, interpretará algumas maravilhosas canções escolhidas com especial carinho. No repertório destaque para Resposta ao tempo, de Cristóvão Bastos e Aldir Blanc; Epitáfio, de Sergio Britto; e Encontros e despedidas, de Milton Nascimento e Fernando Brant. O espetáculo conta com impecável time de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente: maestro Marcos Farias no teclado, Hamilton Pinheiro no contrabaixo e Amanda Costa na percussão.
Já a cantora Célia Rabelo subirá ao palco acompanhada pelos músicos: Boréu (percussão) e Felix Jr. (violão de sete cordas). O trio apresenta, há quatro anos, clássicos da MPB, samba, afro-samba, bossa nova, chorinho, entre outros. No repertório, canções dos inesquecíveis: Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque de Hollanda, Paulo César Pinheiro, Noel Rosa, Zequinha de Abreu, Valdir Azevedo e Pixinguinha.
NOITE CULTURAL - Há mais de 10 anos, o Açougue Cultural T-Bone realiza o projeto na Comercial da Quadra 312 Norte, com a participação de artistas nacionais e locais, nos meses de maio e de setembro. O projeto é realizado duas vezes por ano, um em cada semestre. Em 1998, ano da primeira edição, foi realizado dentro do açougue e contou com 30 pessoas.
Desde então, já participaram mais de 150 mil pessoas e mais de 500 artistas, como Moraes Moreira, Chico César, Guilherme Arantes, Célia Porto, Tom Zé, Manassés, João Donato, Geraldo Azevedo, Belchior, Erasmo Carlos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Renato Teixeira, Zélia Duncan, Orquestra Johann Strauss Capelle de Viena, Zé Ramalho, entre outros.
SERVIÇO
Data: 15 de setembro de 2011
Horário: 19 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone – 312 Norte, Bloco B, Loja 27, Brasília-DF
Telefone: (55-61) 3274-1665
Entrada franca
Indicação: livre

 
CONTATOS

 
Milton Nascimento
Ana Paula Romeiro (assessoria de imprensa): (55-21) 9601-3908/3283.8258

 
Sandra Duailibe
Telefone: (55-21) 8158-0478 (Rio de Janeiro)/(55-61) 8177-2774 (Brasília)

 
Célia Rabelo
Telefone: (55-61) 9906-0324/9219-9935/3387-9982 (Brasília)

 
Francisca Azevedo (Ascom T-Bone)
Telefone: (55-61) 8432-3669

 
Direção de Palco
Cabeto Rocker – Produções Culturais
Telefone: (55-19) 3368-5657/91285656 (Campinas)
Postado por Ray Cunha às 14:55"