amazonia.jpgErmano Stradelli foi um desses aristocratas europeus que, inspirados por Humboldt, se deixaram fascinar pela natureza tropical.

Eles viajaram pela Amazônia como se buscassem saciar toda a sede de conhecimento e aventura.

Filho de conde italiano, Stradelli partiu aos 27 anos para fotografar os índios.

O equipamento se perdeu num naufrágio, mas ele encontrou seu futuro: o idioma nheengatu foi a abertura para muitos anos de expedição a rios e povoados, entre malárias e maravilhas.

Este livro é sua preciosa contribuição como antropólogo - um apurado coletor de lendas, artefatos, costumes e a geografia do rio Negro, do Uaupés e do alto Orenoco, com um Eldorado de detalhes descritivos.

Os relatos e diários nos fazem conhecer mais a Amazônia, lembrando que ela ainda é bem maior do que nosso conhecimento.

(Daniel Piza, editor-executivo e colunista de O Estado de São Paulo, refez a trajetória de Euclides da Cunha na Amazônia que o levou aos mesmos lugares por que passou o conde Stradelli na década de 1880.)

Sobre o Autor:

O que faz um jovem aristocrata, nascido num castelo de condes de uma antiga província da Itália, de família antiga e nobre, abandonar suas riquezas, seus estudos, seus amigos, seu trabalho promissor e se aventurar na selva amazônica, entre índios, percorrer seus rios e terras, e dedicar 43 anos de sua vida a essa exploração?

Lendas e notas de viagem - A Amazônia de Ermanno Stradelli traz os relatos de viagem e as lendas amazônicas que o conde Stradelli enviou à Real Sociedade Geográfica Italiana à época, reproduzidos aqui com grande vivacidade.

Ermanno Stradelli (1852-1926) nasceu em Parma, iniciou o curso de Direito em Pisa, onde se preparou para ser explorador.

Em meados de 1879, desembarcou em Manaus, onde remontou alguns rios e percorreu o Amazonas. Em 1884, voltou à Itália, mas logo retornou à América do Sul para descobrir a nascente do Orenoco, iniciando sua jornada exploratória na Venezuela.

Reuniu as lendas coletadas em nheengatu, que constituem “A lenda do Jurupari”. Seu notável Vocabulário português-nheengatu e nheengatu-português só sairia em 1929, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, três anos após sua morte.

LENDAS E NOTAS DE VIAGEM - A AMAZONIA DE ERMANNO STRADELLI
Autor: Ermanno Stradelli
ISBN: 9788599102541
Preço: R$ 59,80
Páginas: 400 pp.

Fonte: Martins Editora".

(http://blogs.universia.com.br/alfredopassos/2009/07/31/segredos-da-amazonia-revelados-pelo-antropologo-ermanno-stradelli/)