0

 

[Flávio Bittencourt]

Senhores da guerra, pensem nas crianças!

USA for Africa, Youtube.

 

 

 

(http://www.fanpop.com/clubs/childrens-world/images/31186296/title/children-photo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Vi este (quase) haicai no blog de Joel Bueno. [...]"

(DODÓ MACEDO,

http://domacedo.blogspot.com.br/2012/01/quase-haicai.html)

 

 

 

 

 

 

 

FOTO DE ROGEL SAMUEL:

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.portalentretextos.com.br/colunas/neuza-machado-letras/o-fogo-da-labareda-da-serpente,224,8112.html)

 

 

 

 

 

 

HOMENAGEM AO TEÓRICO E ARTISTA PLÁSTICO

ITALIANO GILLO DORFLES, NO TRANSCURSO DO

SEU 103º ANIVERSÁRIO (12.4.2013), AO TEMPO EM

QUE SE ENCOMENDA A FABRICAÇÃO, PARA ELE,

DE UMA BENGALA ARTESANAL COM O SEU NOME

APOSTO NO PUNHO, NA CIDADE DE FORMOSA/GO

[ele ainda sai sozinho, carregando um livro para ler nas

conduções populares que pega, além de uma bengala

para ajudá-lo a enfrentar os trajetos em que a marcha

lhe é exigida]:

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.artribune.com/2012/04/gillo-e-la-carica-dei-102-anni/gillo-dorfles-2/)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HAICAI DO DIA

       (ao Dr. Gillo Dorfles):

 


Parabéns a Dorfles! 
 
Fez aniversário ontem
 
o sábio do kitsch.
 
 
 
 
(Flávio Bittencourt,
hoje; sobre o Dr. Dorfles,
leia, por favor [DE ONTEM, 12.4.2013: 

 

 

 

 

 

 

 

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                    ESFORÇO DE PESQUISA DEDICADO A JUCA CHAVES E DONA YARA CHAVES

                    E EM MEMÓRIA DE Kevin Douglas Beltrán Espada

 

 

13.4.2013 - USA for Africa, Youtube -  De Michael Jackson & Lionel Richie, produção de

Quincy Jones. (OUTRO ASSUNTO: o Ministério Público da Bolívia solicitou ao Brasil, por meio da Interpol, os antecedentes criminais de torcedores brasileiros presos naquele país vizinho e amigo.)   F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 


 

 

USA for Africa - We Are The World,

Youtube:

Written by Michael Jackson and Lionel Richie, produced by Quincy Jones, recorded by popular musicians to raise funds to help famine-relief efforts in Ethiopia which experienced unusual drought in 1985.

 

 

 

 

 

===

 

 

 

 

 

(OUTRO ASSUNTO)

24 DE FEVEREIRO DE 2013,

PORTAL G1 / GLOBO,

COM INFORMAÇÕES DA AFP:

BOLÍVIA PEDE AO BRASIL ANTECEDENTES DE TORCEDORES

DO CORINTHIANS PRESOS:

 

"24/02/2013 07h41 - Atualizado em 24/02/2013 07h41

Bolívia pede ao Brasil antecedentes de torcedores do Corinthians presos

Doze torcedores do Corinthians estão detidos em Oruro.
Eles estão detidos acusados de morte de torcedor boliviano.

 

Da France Presse

 
 

O Ministério Público boliviano solicitará ao Brasil, por meio da Interpol, os antecedentes criminais dos 12 torcedores do Corinthias detidos em Oruro sob acusação de autoria e cumplicidade na morte de um menino, durante jogo da Libertadores entre o clube paulista e o boliviano San José, informou no sábado a promotora Abigail Saba.

Torcedores brasileiros estão presos na Bolívia (Foto: Daniel Rodrigo/Reuters)Torcedores brasileiros estão presos na Bolívia (Foto: Daniel Rodrigo/Reuters)

"Como são cidadãos brasileiros, estamos pedindo ao Brasil seus antecedentes penais, via Interpol", declarou Saba, que é a promotora encarregada da investigação sobre a morte de Kevin Beltrán, de 14 anos, na quarta-feira, durante o jogo disputado no estádio Jesús Bermúdez, na cidade andina de Oruro, 240 km ao sul de La Paz.

"O propósito de ter esta informação é termos um quadro mais preciso sobre quem são estes cidadãos brasileiros", explicou a promotora, em entrevista a vários meios de comunicação locais.

Emissoras e jornais bolivianos divulgaram a informação, com base em blogs brasileiros, de que os torcedores detidos pertenceriam à torcida organizada do Corinthians.

Segundo a promotora, "os 12 brasileiros estão detidos na prisão San Pedro" da cidade de Oruro, "enquanto se termina de preparar a acusação para o julgamento e se acumulam todos os antecedentes necessários" para encaminhar o processo.

A integrante do Ministério Público afirmou, ainda, que os brasileiros Cleuter Barreto Barros e Leandro Silva de Oliveira são "autores de homicídio" por sua responsabilidade de disparar um sinalizador no estádio durante o jogo, que acabou atingindo o jovem Beltrán na cabeça, provocando a sua morte quase instantânea.

O incidente ocorreu quando os torcedores do Corinthians comemoravam o primeiro gol aos 6 minutos de jogo, marcado pelo peruano Paolo Guerrero, em partida que acabou empatada em 1 a 1, válida para o Grupo 5 da fase de grupos da Libertadores, integrado ainda pelo mexicano Tijuana e pelo colombiano Millonarios.

Na sexta-feira, Saba havia dito existirem evidências suficientes de que o sinalizador teria partido do setor onde estavam 300 torcedores do Corinthians e que após os interrogatórios policiais foram encontrados nas mochilas dos dois brasileiros artefatos usados e outros sem uso do mesmo tipo daquele que atingiu o adolescente.

Segundo a lei boliviana, o crime de homicídio prevê pena de 5 a 20 anos de prisão.

Junto com Barros e Oliveira, também estão detidos outros 10 brasileiros, acusados pela promotoria de "cumplicidade no homicídio", crime pelo qual correm o risco de ser condenados a até 5 anos de prisão cada um.

O jornal La Patria, de Oruro, divulgou os nomes dos outros 10 torcedores brasileiros detidos: Tadeu Macedo Andrade, Reynaldo Coelho, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefeire, Daniel Silva de Oliveira, Hugo Nonato, Clever Sousa Clous, Fabio Neves Domingos, Rafael Machado Castillo e Tiago Aurélio dos Santos.

O incidente fez a Conmebol sancionar o Corinthians, atual campeão da Libertadores da América, a disputar suas próximas partidas locais sem torcida e proibir a venda de ingressos pelo clube a seus torcedores em suas partidas internacionais.

O Corinthians expressou, em um comunicado publicado na sexta-feira, que considerou a medida da Conmebol "injusta" e que "esgotará todos os recursos legais para reverter a decisão imposta", após declarar um dia antes luto de sete dias pela morte do torcedor boliviano.

O governo da Bolívia tomou conhecimento da situação e promove a aprovação de um decreto para proibir o uso de qualquer tipo de artefato explosivo em eventos esportivos, algo que até hoje é muito comum no país."

(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/bolivia-pede-ao-brasil-antecedentes-de-torcedores-do-corinthians-presos.html)

 

 

 

===

 

 

 

UOL - Notícias,

23.2.2013:

 

Kevin Espada, que tinha 14 anos, morreu ao ser atingido por um sinalizador na última quarta

Kevin Espada, que tinha 14 anos, morreu ao ser atingido por um sinalizador na última quarta

 
23/02/2013 - 15h38

Torcedor morto em jogo do Corinthians é enterrado na Bolívia

Do UOL, em São Paulo

O jovem boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, morto na última quarta-feira, após ser atingido por um sinalizador, foi enterrado neste sábado em Cochabamba. O torcedor do San José, que tinha 14 anos, faleceu durante a partida contra o Corinthians pela Libertadores da América. Ele foi atingido por um sinalizador disparado por torcedores do Corinthians, segundo a polícia boliviana.

Centenas de familiares e amigos estiveram no enterro, no cemitério Parque das Memórias em Cochabamba, segundo a agência EFE.

O incidente que levou à morte do jovem torcedor boliviano aconteceu ainda no primeiro tempo da partida entre Corinthians e San José, na noite de quarta-feira. Um sinalizador foi  disparado da arquibancada onde estavam cerca de 300 torcedores do Corinthians e atingiu a cabeça da vítima, matando-a quase que imediatamente.

Corinthians é punido por morte de torcedor na Bolívia - 8 vídeos

 

 

TORCEDORES ESTÃO EM PRESÍDIO SUPERLOTADO E VIGIADO POR DETENTOS

  • Penitenciária de San Pedro, Oruro, Bolívia. É lá que os 12 torcedores corintianos indiciados pelo homicídio do jovem boliviano Kevin Douglas Espada, de 14 anos, ficarão presos à espera do julgamento ou uma segunda ordem judicial. Funcionando desde 1844, a prisão está hoje superlotada e opera sob um controle peculiar de segurança: lá, são os próprios detentos os responsáveis por garantir a ordem. A descrição é do ministro conselheiro da embaixada do Brasil na Bolívia, Eduardo Saboia. Ele é o chefe da representação brasileira no país vizinho e acompanha, com certa apreensão, a situação dos brasileiros presos após o jogo entre San José e Corinthians, na quarta-feira - o duelo terminou empatado em 1 a 1.

 A morte do torcedore aconteceu pouco depois que o atacante do Corinthians, o peruano Paolo Guerrero, marcou o primeiro gol da partida, que terminou em 1 a 1. A jogo continuou, enquanto o menino era levado em vão a um hospital público local.

Doze torcedores do Corinthians estão presos em Oruro. Dois deles foram indiciados como responsáveis pela morte de Kevin. Os outros 10 são apontados pela polícia local como cúmplices. .

Na última sexta-feira, o juiz Julio Huarachi aceitou a tese da promotoria e determinou a prisão preventiva dos 12 torcedores do Corinthians. A Justiça boliviana entendeu que os torcedores não devem ser liberados para responder em liberdade, pois há risco de fuga.

 

O caso levou a Conmebol a punir o Corinthians. De forma preventiva, o clube ficou obrigado a jogar com estádio vazio nas partidas que terá mando de campo. Nos jogos fora de casa, os corintianos tampouco poderão ver o seu time no estádio. Os dirigentes corintianos recorreram e pretendem reverter a decisão."

(http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/libertadores/ultimas-noticias/2013/02/23/torcedor-morto-em-jogo-do-corinthians-e-enterrado-na-bolivia.htm)