[Flávio Bittencourt]

Selos postais brasileiros de grande valor estético

O designer F. Lopez e o colecionador-expositor W. Vidal declaram as suas preferências estético-filatélicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÉRIE DO LESOTO, DE VISUALIDADE EXCEPCIONALMENTE

EXPRESSIVA, na qual a ave ÍBIS aparece, majestosamente

(opinião que não é, necessariamente [ELES AINDA NÃO FORAM

CONSUTADOS SOBRE TAIS PEÇAS], compartilhada pelo designer e 

pelo colecionador-expositor que concederam minientrevistas

ao portal ENTRETEXTOS):

 

(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-182502497-wwf-lesoto-2004-ave-ibis-linda-serie-completa-_JM)

 

 

 

 

 

HOMENAGEM À TELEVISÃO BRASILEIRA

(ARTE: RUI DE OLIVEIRA)

C-1140 - Televisão Brasileira - 1980

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-181394387-c-1140-televiso-brasileira-1980-_JM)

 

 

 

 

"TIVESSE TEMPO DISPONÍVEL, TERIA EU ENTREVISTADO NO MÍNIMO VINTE ESPECIALISTAS - ou, mesmo, DUZENTOS - EM SELOS BRASILEIROS. COMO NEM TUDO O QUE SE DESEJA FAZER SE PODE REALIZAR, A ENQUETE COMEÇOU COM ENTREVISTAS CONCEDIDAS POR 'apenasDUAS PESSOAS: é melhor do que nenhuma, não fossem o designer Fabio Lopez e o colecionador-expositor Wady Vidal [ESPECIALISTA QUE RESIDE EM BRASÍLIA] grandes conhecedores da matéria, o que já propicia orgulho ao entrevistador, quando se apresenta o resultado de uma consulta de particular interesse semiótico-filatélico e estético-filatélico! "

(O RESPONSÁVEL PELA COLUNA "Recontando....")

 

 

 

"OBRIGADO A QUEM ME DEU CARONA EM AUTOMÓVEL PARTICULAR PARA

QUE EU CHEGASSE LOGO AO ESCRITÓRIO DO SR. VIDAL (já era

hora de se voltar para casa, no final do expediente de trabalho),

NA ASA SUL, BRASÍLIA (prédio comercial de escritórios e consultórios médicos

e odontológicos), que prefere não se identificar, já que, de acordo com entrevista

pessoal, 'NÃO (quer) APARECER'. (*risos*)"

(IDEM)

 

 

 

 

"PERCEBI, AO TELEFONE, QUE, PELA FORMA SOLENE COM QUE

O SR. VIDAL COMEÇOU A FALAR (ele mudou de tom, porque

as peças citadas "SÃO DE RESPONSA") SOBRE O ASSUNTO, MELHOR

SERIA IR PESSOALMENTE ATÉ ELE, para ouvi-lo pessoalmente e

para ver os selos e blocos comemorativos citados, que poucas horas

depois foram por ele, com especial fidalguia, exibidos ao seu entrevistador

(TODOS OS ESPECIALISTAS AFIRMAM QUE É MUITO DIFERENTE

VER-SE UM SELO 'ao vivo e a cores ' DE CONTEMPLAR UMA

REPRODUÇÃO - sempre diferente do original - DA PEÇA FILATÉLICA)"

 

(IBIDEM)

 

 

 

 

 

 

 

                      QUANDO SE HOMENAGEIAM OS POVOS DO REINO DO LESOTO -

                      a antiga Basutolândia (ÁFRICA AUSTRAL), como se lê em antigos

                      selos postais - E DA

                      REPÚBLICA ESLOVACA, ALÉM DE

                      TODAS AS PESSOAS QUE LUTAM PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA

                      DAS GRANDES AVES DO PLANETA, OS AMIGOS DESIGNER

                      FABIO LOPEZ, DO RIO (BRASIL) E O COLECIONADOR-EXPOSITOR VIDAL,

                      DE BRASÍLIA - PELA PACIÊNCIA DE FAZEREM O ESFORÇO DE SE LEMBRAR

                      DE SELOS POSTAIS E BLOCOS COMEMORATIVOS DE

                      GRANDE VALOR ESTÉTICO-FILATÉLICO - E OS

                      ARTISTAS PLÁSTICOS / CRIADORES GRÁFICOS DE LONGO CURSO

                      GIAN CALVI E OOTJE OXENAAR, MULTIPREMIADOS,

                      A QUEM SE DESEJA MUITA SAÚDE E VIDA LONGA

                      (como também a F. Lopez e W. Vidal) E PARA

                      SAMIRA CHALHUB, de quem fui aluno,

                      reverenciando a sua saudosa e luminosa existência, em memória

 

 

 

 

 

15.5.2011 - Especialistas declaram as suas preferências estético-filatélicas - Se o País (BRASIL) mandou fazer selos de grande valor estético sobre, por exemplo, TURISMO (com detalhe visual do Jardim Botânico do Rio de Janeiro aparecendo em dois selos de uma série de seis), SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL e A TELEVISÃO NO BRASIL é porque o Brasil e os brasileiros a esses assuntos dão atenção especial, felizmente! (E o designer Fabio Lopez lembra que o conjunto da obra do artista plástico Gian Calvi merece particular atenção, por sua reconhecida qualidade.)  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

DUAS MINIENTREVISTAS, CONCEDIDAS

POR ESPECIALISTAS NESSA ÁREA:

 

SELOS: OS MAIS BONITOS (1) DO MUNDO E (2) DO BRASIL,

DE ACORDO COM UM ESPECIALISTA NESSA ÁREA

DO CONHECIMENTO E DA SENSIBILIDADE HUMANA - 

 

CONSULTA AO DESIGNER FABIO LOPEZ,


reponsável pelo
blog ESTÉTICA E FILATELIA

(RESPOSTAS ELABORADAS ESPECIALMENTE

PARA O PORTAL ENTRETEXTOS)

 

1) Pergunta - QUAL O SELO QUE, SOB O PONTO DE VISTA ESTÉTICO,

MAIS O AGRADA (mundo), CONSIDERADA A TOTALIDADE DAS

PEÇAS FILATÉLICAS ATÉ HOJE CONCEBIDAS E EFETIVAMENTE

IMPRESSAS?

 

Resposta -

"O selo mais bonito é difícil, teria pelo menos 10 pra mencionar ainda assim cometendo várias injustiças. Citaria um pelo qual tenho muita afeição - o que envolve aspectos estéticos e temáticos: um selo com a imagem de um dragão feito por RDE Oxenaar para a Holanda em 1968 (está no blog). mas se pensar um pouco mais já escolho outro". (FABIO LOPEZ)
 

 

2) Pergunta - SOB O MESMO PONTO DE VISTA, QUAL O SELO BRASILEIRO MAIS BELO,

EM TODOS OS TEMPOS (IMPÉRIO E REPÚBLICA)?

 

Resposta -

"Igualmente difícil, ficaria com um selo de homenagem a televisão brasileira feito por Rui de Oliveira em 1980.

Mas o prêmio seria dividido também com o designer e ilustrador Gian Calvi, pelo conjunto da obra". (FABIO LOPEZ, respondendo ao ENTRETEXTOS, em 12.5.2011)

 

(RESPOSTA RECEBIDA VIA E-MAIL, em "Thu, 12 May 2011")

Muito obrigado pela sua generosa atenção, meu caro pesquisador e designer Fabio Lopez!

 

 

 

 

CONSULTA AO SR. VIDAL, DE BRASÍLIA, QUE PARTICIPOU DE

VÁRIAS EXPOSIÇÕES, COM SIGNIFICATIVAS COLEÇÕES:

"Por favor, pode dizer aos leitores do Entretextos quais são os selos

mais bonitos do Brasil, na sua opinião? ";

RESPOSTA - "Sim, os seis selos da série TURISMO (1937),

e os blocos comemorativos, de 1972, CINQUENTENÁRIO DA

SEMANA DE ARTE MODERNA e SESQUICENTENÁRIO DA

INDEPENDÊNCIA". (SR. VIDAL, ENTREVISTA PESSOAL EM 6.5.2011

BRASÍLIA-DF])

 

Muito obrigado pela sua nobre atenção, pesquisador filatélico e expositor Sr. Vidal!

 

 

 

 

 

"ENTREVISTA, que "concedo a mim mesmo", agora, espero que

não maculando a qualidade do conjunto de respostas acima transcrito:

PERGUNTA - Qual selo o mais curiosamente discreto e interessante - NÃO NECESSARIAMENTE BELO - que você ("trato-me assim"... *rs*) já viu (AINDA QUE EM REPRODUÇÃO NA WEB)?

RESPOSTA - HÁ UM SELO IMPRESSIONANTE, DA REPÚBLICA ESLOVACA, QUE É COMEMORATIVO (da institução da moeda comum EURO [*]), CUJA ESTÉTICA É DE "selo ordinário" (ordinário no sentido de NÃO-COMEMORATIVO: sendo COMUM, não precisa ser, necessariamente, DESPREZÍVEL ESTETICAMENTE, mas a sua configuração estética, digamos, "compete", semioticamente, com o elemento metalinguístico que intensionalmente expressa, para que se utilizem categorias de R. Jakobson, bem explicadas entre nós [BRASIL] por S. Chalhub [**]), onde, no lugar do algarismo do valor está... O SÍMBOLO DO EURO, apenas.  É metalínguístico, esse selo: o que é retratado não é uma "coisa palpável", mas um símbolo gráfico (monetário, nesse caso). Os caras são profissionais! (QUEM ENCOMENDOU ESSA PEÇA E QUEM A CONCEBEU.)  [15.5.2011]

 

[*] - Reprodução da imagem do selo, na web, consta no seguinte link:

http://rainbowstampclub.blogspot.com/2009/02/10-years-of-euro-currency.html.

 

[**] - CHALHUB, Samira. A metalinguagem, São Paulo, Ed. Ática (Série Princípios). 

 

 

 

 

 

PEÇAS CITADAS POR LOPEZ E POR VIDAL,

REPRODUÇÕES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Série Turismo 1937- nova [SEM CARIMBO] - cores definitivas - provas com furo"

(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169679585-serie-turismo-1937-nova-cores-definitavas-provas-com-furo-_JM)

 

 

 

 

 

(http://www.emule.com.br/lista.php?keyword=Semanais&ordem=AUCTION_STOP)

 

 

 

(http://www.emule.com.br/lista.php?keyword=B032

 

 

 

 

GIAN CALVI:

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.globaleditora.com.br/Loader.aspx?ucontrol=bWVudUhvbWUsYnVzY2FfYXV0b3I=&autorID=3253,

onde se pode ler:

"Gian Calvi


Nasceu em Bérgamo, na Itália. Radicado no Brasil desde 1949, trabalhou na direção de arte e de criação de televisões e agências de publicidade. É reconhecido por seus trabalhos de desenvolvimento em projetos para a criação e produção de materiais educativos impressos e audiovisuais. Ganhou os principais prêmios de ilustrações. Entre eles, o Prêmio do INL (1971 e 1975); o Grande Prêmio Noma-Japão (1984); e o Prêmio do Melhor Livro Colombiano (1986). Nos últimos anos, participa de projetos voltados ao desenvolvimento social em regime de consultoria em diversos países latinos-americanos com o apoio de Unesco, Unicef, OEA, Banco Mundial e BID, e diversas secretarias de educação. Como ilustrador e co-autor de livros infantis, já assinou mais de 90 títulos publicados no Brasil, América Latina, Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Japão. Desenvolve também o projeto Crianças Criativas, voltado para a criação de materiais multimídia para estimular a criatividade da criança pela fantasia e o contorno com as questões do dia-a-dia, tais como a educação artística, a consciência ecológica e a proteção da infância e do adolescente.")

 

 

 

 

SELOS DE G. CALVI:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

(http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?itemid=21754

 

 

 

 

===

 

 

 

 

FABIO LOPEZ

APRESENTOU, em seu

blog Design e Filatelia

 
"OS SELOS HOLANDESES
 
 
Robert Deodaat Emile Oxenaar é nascido em Haia (The Hague) em 1931, e formado designer pela tradicional escola KABK – The Royal Academy of Art. Aos 76 anos de idade, Ootje como é conhecido, ainda leciona no departamento de design gráfico da Rhode Island School of Design, nos Estados Unidos. Entre 1966 e 1985 trabalhou para o Nederlandsche Bank (Banco Central Holandês) desenvolvendo uma nova série de cédulas para o florim: um trabalho reconhecido internacionalmente pela sua beleza e pela altíssima qualidade técnica.

Por sua determinação em fazer um bom trabalho, ele foi um dos responsáveis pela mudança de mentalidade dentro do então tradicional meio responsável pelas cédulas holandesas, o impressor Joh. Enschedé – empresa particular de Haarlem que vinha produzindo o papel-moeda holandês desde o início do século XIX. Nas cédulas por ele projetadas no final dos anos 60, os rostos dos retratados possuíam um tratamento gráfico diferente de tudo o que havia naquela época em se tratando de dinheiro: eram caricaturas, e não as tradicionais gravuras. Mais tarde, inovou também ao retratar a fauna e a flora, e elementos nacionais nas cédulas de 50, 100 e 250 florins.

Oxenaar é conhecido pelo aspecto lúdico de seu trabalho, tendo inclusive inserido mensagens secretas, imagens escondidas e referências pessoais nos projetos desenvolvidos para o banco central holandês. Com um trabalho de qualidade técnica irretocável, provou que um design funcional de bom gosto não precisa ser sisudo e sem vida. Na década de 80, trabalhou como diretor da empresa PTT (Dutch Postal Telegraph and Telephone) e projetou diversos selos postais ao longo dos últimos 40 anos.
Esse verbete possui enxertos feitos a partir do projeto de graduação de Guilherme Tardin, para Esdi em 2000. As imagens do concurso do Euro foram cedidas pelo mesmo.
1. selo postal, 1968.
2. bloco da mesma série, 1968.

3. anverso da cédula de 25 florins.

4.1 anverso da cédula de 50 florins.
4.2 reverso da cédula de 50 florins.
4.3 detalhe do reverso da cédula de 50 florins.
5. proposta para o concurso do Euro, anverso da cédula de 100.
6. proposta para o concurso do Euro, reverso da cédula de 5."
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

"o autor

Fabio Lopez é carioca de 1978, designer e mestre pela ESDI. Desde 1998 trabalha com pesquisa e desenvolvimento de fontes digitais, e tem projetos de design gráfico apresentados em exposições e publicações nacionais e internacionais. Em 2010, foi o jurado brasileiro da 4a mostra latino-americana de tipografia Tipos Latinos. Trabalha como freelancer em projetos de identidade, moda e ilustração,
e pratica design subversivo nas horas vagas. Em 2007 aprontou uma bela confusão com o projeto ‘War in Rio’- que lhe valeu 15 minutos de fama e a inimizade da cúpula de segurança do Estado do Rio. Tem um curso de tipografia chamado 'Typofreaks' e dá aula de design na PUC-Rio. Desenvolveu para os Correios do Brasil o bloco de Natal de 2010. Fotografa, escreve poesias estranhas e não larga o caderno".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
===
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ilustracao de crianças por Gian Calvi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AUTOR DO PRODUTO ARTÍSTICO:

GIAN CALVI

(http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?itemid=21754)

 

 

 

 

Gian Calvi selecionando material pra exposiçao


 

exposicao gian calvi 50 anos


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?itemid=21754)

 

 

 

 

APRECIA A CIÊNCIA E A ARTE FILATÉLICAS?

EM CASO POSITIVO, LEIA E VEJA, TAMBÉM,

O QUE SE LOCALIZA, NA WEB, EM:

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/colecoes-tematicas-de-selos-postais,236,6173.html

["COLEÇÕES TEMÁTICAS DE SELOS POSTAIS"]

(matéria de ontem, sábado, 14.5.2011)