Satchmo canta Coimbra
Por Flávio Bittencourt Em: 16/12/2011, às 10H39
[Flávio Bittencourt]
Satchmo canta Coimbra
Louis Armstrong, que em 1922 se juntara à Creole Jazz Band, de Joe King Oliver e seus músicos, interpretou divinamente o fado português April in Portugal (Coimbra).
Bibi Ferreira canta "Coimbra",
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=Vxg39Jf2qHQ&feature=related
OS CONSAGRADOS POETAS LUIZ BACELLAR E JORGE TUFIC,
NA ENTRADA DA ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS,
ONDE ONTEM TOMOU POSSE, NA CADEIRA Nº 3,
ARTHUR VIRGÍLIO NETO:
(http://palavradofingidor.blogspot.com/2010/08/jorge-tufic-faz-oitentanos.html)
O DIPLOMATA ARTHUR VIRGÍLIO NETO
PRESENTEMENTE ESTÁ TRABALHANDO
EM PORTUGAL (defendendo elevados
interesses brasileiros na Europa); EM SUA
HOMENAGEM, TRANCREVE-SE A LETRA
DE UMA DA MAIS BELAS MÚSICAS PORTUGUESAS
DE TODOS OS TEMPOS:
"COIMBRA
[MÚSICA IMORTAL DE
Raul Ferrão e José Galhardo)
Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a Lua a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer saudade
Coimbra do choupal
Ainda és capital
Do amor em Portugal
Ainda
Coimbra onde uma vez
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês tão linda
Coimbra das canções
Tão meiga que nos pões
Os nossos corações a nu
Coimbra dos doutores
Pra nós os teus cantores
A Fonte dos Amores és tu
Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a Lua a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer saudade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer... saudade! "
(http://www.youtube.com/watch?v=sMzc_eYDzgw&feature=related,
onde se lê:
COIMBRA - MARCIO GOMES
(nome do cantor) [...],
em 04-04-2009)
O SAUDOSO PATRIARCA HÉLIO GRACIE:
(http://terramel.org/helio-gracie-pai-do-jiu-jitsu-brasileiro-faleceu-hoje-aos-95-anos/,
onde se lê:
"Hélio Gracie, pai do Jiu-Jitsu Brasileiro, faleceu hoje [29.1.2009] aos 95 anos")
Bing Crosby - April In Portugal
(Coimbra),
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=uR3CSWd55ko&feature=related
O TERCEIRO SENHOR, DA ESQUERDA PARA A DIREITA
NA FOTOGRAFIA A SEGUIR REPRODUZIDA,
É DUKE ELLINGTON, AUTOR DE FRASE ELOGIOSA
A RESPEITO DO IMORTAL SATCHMO:
(http://www.swingmusic.net/Swing_Era_Pics.html)
ANISIO MELLO E JORGE TUFIC:
A CADEIRA DA A. A. L. TORNADA VAGA COM
O INFAUSTO FALECIMENTO DO ACADÊMICO -
imortal não apenas por ter sido acadêmico -
ANISIO MELLO PASSOU A SER OCUPADA,
A PARTIR DE ONTEM (sexta-feira, 16.12.2011) POR
ARTHUR VIRGÍLIO NETO, que além de
político, diplomata e jornalista, é
faixa preta de judô e praticante de jiu-jítsu:
(http://palavradofingidor.blogspot.com/2010/08/jorge-tufic-faz-oitentanos.html)
FOTOGRAFIA DO DETALHE DE
UM DOS PRINCIPAIS AMBIENTES
DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA,
PORTUGAL:
DUKE ELLINGTON,
de fraque e cartola:
(http://www.allaboutjazz.com/php/musician.php?id=6521)
"He [LOUIS ARMSTRONG] was born poor, died rich, and never hurt anyone along the way"
(DUKE ELLINGTON,
http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?blogid=57&archive=2011-07
(http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?blogid=57&archive=2011-07)
O EX-SENADOR AMAZONENSE
ARTHUR VIRGÍLIO NETO:
Arthur Virgílio Neto
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Virg%C3%ADlio_Neto)
ABRAÇANDO FRATERNALMENTE O POVO DE SENA MADUREIRA-AC (BRASIL),
NA PESSOA DO POETA ACREANO QUE NESSA CIDADE NASCEU,
JORGE TUFIC, OS DOIS OUTROS MEMBROS DA ACADEMIA AMAZONENSE,
MENCIONADOS (L. Bacellar aparece em foto acima reproduzida;
Zemaria Pinto apresentou foto de J. Tufic e L. Bacellar em seu blog),
LUIZ BACELLAR E
ZEMARIA PINTO, O
POVO DE NOVA ORLEANS, EUA, O
POVO DE BELÉM DO PARÁ, BRASIL - onde nasceu H. Gracie -,
POVO DE COIMBRA, PORTUGAL, E O
POVO DE MANAUS, BRASIL, NA PESSOA DO
DIPLOMATA AMAZONENSE
ARTHUR VIRGÍLIO NETO,
QUE HOJE SERÁ EMPOSSADO NA CADEIRA Nº 3
DA ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS -
a quem se deseja um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO -, E PARA
JOE KING OLIVER,
LOUIS ARMSTRONG,
CARL CONS,
BOB CROSBY,
DUKE ELLINGTON,
GLEN GRAY,
ANISIO MELLO E
HÉLIO GRACIE, em memória
16.12.2011 - Satchmo, que em 1922 se juntara à Creole Jazz Band, de Joe King Oliver e seus músicos, cantou divinamente o fado português April in Portugal (Coimbra) - Louis Armstrong (Satchmo) canta Coimbra. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
Satchmo canta Coimbra
April in Portugal (Coimbra),
fado em versão jazzística cantado por Satchmo [L. D. ARMSTRONG],
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=pgekMkn6YKQ&feature=related
VERBETE 'LOUIS ARMSTRONG',
WIKIPÉDIA:
"Louis Armstrong
Louis Armstrong | |
---|---|
Louis Armstrong em 1953, com seu trompete. Armstrong é muito conhecido também por sua voz de alto timbre. |
|
Informação geral | |
Nome completo | Louis Daniel Armstrong |
Apelido | Satchmo Pops |
Nascimento | 4 de agosto de 1901 |
Origem | Nova Orleans, Louisiana |
País | Estados Unidos |
Data de morte | 6 de julho de 1971 (69 anos) Nova Iorque, EUA |
Gêneros | Jazz, Dixieland, Swing, Pop Tradicional |
Instrumentos | Trompete, Corneta e Voz |
Período em atividade | 1914 - 1971 |
Afiliações | Joe "King" Oliver, Ella Fitzgerald, Kid Ory |
Página oficial | Louis-Armstrong.net |
Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 4 de agosto de 1901 — Nova Iorque, 6 de julho de 1971) foi um cantor, compositor, instrumentista, trompestista, cornetista, saxofonista, escritor, letrista, arranjador, produtor musical, dramaturgo, artista plástico, ator, tenor, maestro e ativista político e social estadounidense, considerado "a personificação do jazz".[1] Louis Armstrong é famoso tanto como cantor quanto como solista, com seu trompete.
Índice[esconder] |
Infância
Armstrong nasceu numa família muito pobre. Passou a sua juventude na pobreza num bairro de Nova Orleans, conhecido como "as costas da cidade". O seu pai, William Armstrong, abandonou a família quando Louis ainda era criança e casou-se com outra mulher. A sua mãe, Mary Albert Armstrong, deixou Louis com a sua tia, o seu tio e a sua avó. Aos cinco anos ele voltou a viver com a sua mãe e via o pai muito raramente. Ele esteve na Fisk School for Boys onde pela primeira vez entrou em contacto com a música. Levou algum dinheiro para casa como entrega-jornais e sapateiro ambulante. Contudo, isso não era suficiente para manter a sua mãe longe da prostituição. Passou a entrar à socapa em bares de música perto de sua casa para ouvir e ver os cantores.
Conheceu dias muito difíceis, e olhava para a sua juventude como o pior momento da sua vida e, por vezes, até retirava inspiração dela: "Every time I close my eyes blowing that trumpet of mine, I look right in the heart of good old New Orleans...It has given me something to live for." ("Todas as vezes que eu fecho os meus olhos tocando aquele meu trompete, eu olho logo no coração da boa velha Nova Orleans... Ela deu-me algo pelo que viver.")
Conseguiu comprar um trompete, com dinheiro emprestado de uma família imigrante russo-judia, os Karnofskys que, até ao final da sua vida, considerou como membros da família visto que cuidaram dele vários dias e noites, enquanto a sua mãe trabalhava. Por essa razão, Louis usou uma Estrela de David pelo o resto de sua vida.
Após sair da Fisk School aos 11 anos, Armstrong formou um quarteto que tocava na rua para ganhar algum dinheiro e também por esta altura ele começou a meter-se em sarilhos.
O tocador de corneta Bunk Johnson ensinou-o a tocar de ouvido no Dago Tony's Tonk em Nova Orleans, apesar de Louis ter dado crédito a um músico, de seu nome, Oliver, nos anos seguintes. Armstrong desenvolveu fortemente a sua maneira de tocar trompete na banda "New Orleans Home for Colored Waifs", onde ele fora várias vezes enviado por delinquência juvenil (mais notavelmente por disparar a arma do seu padrasto para o ar numa celebração de Véspera de Ano Novo, assim confirmam os registos policiais). O professor Peter Davis instalou disciplina e providenciou educação musical ao rapaz. Eventualmente, Davis fez Armstrong o líder da banda.
A Home tocou por toda Nova Orleans e o rapaz de 13 anos passou a chamar atenção pelo modo como tocava trompete, começando uma nova carreira musical. Aos 14 anos ele saiu da Home e viveu com o seu pai e a nova madrasta e depois com a sua mãe e as ruas. Armstrong ganhou o seu primeiro emprego noturno no Henry Ponce's, onde Black Benny se tornou o seu protector e tutor. Queimava carvão na fábrica de dia e tocava trompete à noite.
Ele tocou frequentemente nas Brass Band Parades e ouviu os músicos mais velhos sempre que podia, aprendendo com Bunk Johnson, Buddy Petit, Kid Ori e, acima de tudo, com Joe "King" Oliver, que atuou como mentor e figura paternal para o jovem músico. Mais tarde, ele tocou nos riverboats de Nova Orleans, trabalhando com Fate Marable subindo e descendo o Mississipi. Ele descreveu o tempo passado com Marable como "indo para a universidade", o que lhe proporcionou uma experiência única.
Carreira
Em 19 Março de 1918, Satchmo (a alcunha de Armstrong) desposou Daisy Parker de Gretna, Louisiana. Eles adotaram uma criança de 3 anos, Clarence Armstrong, cuja mãe, a prima de Louis, Flora, morrera no parto (problematica mental). Clarence Armstrong foi doente mental (resultado de uma pancada em tenra idade) e Louis passaria o resto da sua vida a tomar conta dele. Louis divorciou-se de Daisy e pouco depois, esta faleceu.
Durante as suas experiências de "Riverboat", a música de Armstrong começou a amadurecer. Aos vinte anos, já conseguia ler partituras e começou a tocar grandes e prolongados solos de trompeta, sendo um dos primeiros Jazzmen a fazê-lo e introduzindo a sua personalidade e estilo nos seus solo turns. Ele acabara de aprender como criar um som único, e começara a cantar nas suas performances. Em 1922, Armstrong foi para Chicago, por convite de Joe "King" Oliver, para se juntar à sua "Creole Jazz Band" onde ganhava o suficiente sem ter de atuar nos velhos clubes nocturnos. Chicago, a cidade do vento, estava povoada de muitos negros, que após trabalharem nas fábricas, tinham algum dinheiro para gastar numa ida ao bar.
Armstrong viveu em Chicago no seu próprio apartamento, com a sua própria casa de banho privada (a sua primeira). Entusiasmado de se encontrar nesta cidade, começou a escrever cartas nostálgicas aos seus amigos em Nova Orleães. À medida que a carreira de Armstrong crescia, ele era desafiado a "cutting contests" (competições nas quais um músico tenta roubar o emprego do outro tocando melhor do que ele) por hornmen tentando acabar com o novo fenómeno. No entanto, falharam. Armstrong fez as suas primeiras gravações nas Gennett e Okeh labels (os recordes de jazz estavam a começar a rebentar por todo o país), incluindo alguns solos e breaks, enquanto segundo trompete na banda de Oliver em 1923. Por esta altura, ele conheceu Hoagy Carmichael (com quem ele colaboraria depois) que foi introduzida por Bix Beiderbecke, seu amigo, que agora possuía a sua "Chicago band".
A sua segunda mulher, a pianista Lil Hardin Armstrong, fez com que Armstrong desenvolvesse o seu novo estilo afastado de Oliver. Ela convenceu o seu marido a tocar música clássica nas igrejas, para aperfeiçoar o seu estilo e a experimentar a tocar sem banda, além dos solos, e com coral religioso. A influência de Lil determinou eventualmente a relação entre Armstrong e o seu mentor, especialmente as questões do salário e dos dinheiros adicionais que Oliver afastava dele e dos outros membros da banda. A banda desfez-se em 1924 e Armstrong foi convidado a ir à cidade de Nova Iorque para tocar com a Fletcher Henderson Orchestra, a banda Américo-Africana de mais sucesso naquele período. Louis aprendeu como tocar em orquestra pela primeira vez.
Armstrong rapidamente adaptou-se ao mais controlado estilo de Henderson e os outros músicos rapidamente tomaram Armstrong como um músico emocional e natural.
Durante esta altura, Armstrong efectuou várias gravações, arranjadas por um seu velho amigo de Nova Orleães, o pianista Clarence Williams, estas incluíam concertos de banda Williams Blue Five (na qual Armstrong entrava), alguns solos de jazz e uma série de acompanhamentos com tocadores de Blues, incluindo Bessie Smith, Ma Rainey e Alberta Hunter.
Armstrong regressou a Chicago em 1925 devido à sua mulher, que queria incentivá-lo a prosseguir com a sua carreira. Ele gostou muito de Nova Iorque e admitiu que a Henderson Orchestra era bastante limitada. Ele começou a fazer gravações com o seu próprio nome com os famosos Hot Five e Hot Seven, produzindo grandes êxitos como Potato Head Blues, Muggles (uma referência à marijuana) e West End Blues.
O grupo incluia Kid Ory (trombone), Johnny Dodds (clarinete), Johnny St. Cyr (banjo), a mulher de Armstrong e, normalmente, nenhum tamborista. Sobre Armstrong, St. Cry disse: "One felt so relaxed working with him...he always did his best to feature each indidual" ("Todos relaxavam ao trabalhar com ele...ele fazia sempre o seu melhor para realçar cada um dos membros da banda.") As suas gravações com o pianista Earl "Fatha" Hines e a introdução de Armstrong em West End Blues permanecem as mais famosas influências na história do Jazz. Armstrong era agora livre para desenvolver o seu estilo pessoal como ele quisesse.
Armstrong também tocou com "Erskine Tate's Little Symphony", no teatro de Vendome. Eles forneceram música para filmes mudos e shows ao vivo, incluido versões de música clássica "jazzeadas" entre as quais Madame Butterfly, o que proporcionou a Armstrong experiência com novos tipos de música e actuações perante uma grande audiência. Tornaram-se a banda de Jazz mais famosa na América.
Após separar-se de Lil, Armstrong começou a tocar no café Sunset para Joe Glaser, um associado de Al Capone. Na Carrol Dickerson Orchestra, com Earl Hines no piano, que rapidamente foi transformada na Louis Armstrong's Stompers, Armstong fez amizade vitalícia com Hines e dirigiu, pela primeira vez, um grupo musical.
Armstrong regressou a Nova Iorque em 1929, onde ele tocou na orquestra do musical Hot Chocolate e fez uma partipação especial na banda de Charles John Degoniah. Ele começou a trabalhar no Connie's Inn em Harlem, o segundo clube nocturno mais famoso da Grande Maçã. Armstrong teve também um sucesso considerável com as gravações vocais, incluindo versões das famosas músicas compostas pelo seu velho amigo Hoagy Carmichael. As suas gravações de 1930 ganharam vantagem total devido ao "ribbon microphone" (microfone de peito) sobre todas as outras gravações de bandas da época, com menos qualidade. A mais famosa foi: "Stardust", que até hoje permanece uma das gravações com mais lucro de Armstrong.
A Depressão dos anos 30 atacou de forma violenta o jazz. Bix Beiderbecke faleceu e a banda de Fletcher Henderson dispersou-se. Muitos músicos deixaram de tocar nos clubes nocturnos e alguns deixaram mesmo de ser músicos. King Oliver fez algumas gravações mas não tiveram êxito nenhum. Sidney Bechet tornou-se alfaiate e Kid Ory regressou a Nova Orleães para criar galinhas. Armstrong deslocou-se para Los Angeles em 1930 à procura de novas oportunidades. Ele tocou no New Cotton Club em L.A. com Lionel Hampton nos tambores. Em 1931 Armstrong apareceu no seu primeiro filme: Ex-Flame. Ele regressou a Chicago em Dezembro de 1931 e tocou nas bandas de Guy Lombardo e Raphael Minsby onde foi relembrado pelo público. Viajou por quase todos os estados e em Março de 1934 regressou a Nova Orleães, onde foi recebido como um herói. Ele patrocinou uma equipa de basquetbol local, "Armstrong's Secret Nine", e deram-lhe o seu nome a um tipo de cigarro. Mas pouco tempo depois, ele regressou à estrada e foi novamente esquecido, o que fez com que ele fugisse para a Europa.
Após regressar aos E.U.A., ele tomou várias longas e exaustivas digressões. O seu agente, Johnny Collins, fez com que Armstrong ficasse com pouco dinheiro. Ele despediu-o e contractou Joe Glaser, que resolveu as suas dividas e os seus processos.
Ele regressou ao cinema e participou num programa de radio, Rudy Valley's Show, em que ele entrevistou muitos músicos e tocou alguns solos. Divorciou-se de Lil em 1938 e casou com a sua nova namorada, Alpha.
Após muitos anos na estrada, ele fez residência em Queens, Nova Iorque, em 1943 com a sua quarta mulher, Lucille. Apesar de alguns ataques racistas (roubar o correio, atirar pedras à casa) integrou-se com os negros e alguns brancos do seu bairro.
Durante os trinta anos seguintes da sua vida, Armstrong tocou inúmeros solos e com inúmeras bandas, participou de filmes. Enfrentou algumas críticas por parte dos ativistas negros norte-americanos, pelo fato de não militar mais ativamente no movimento dos direitos civis. Porém é preciso lembrar que, naquela época, Louis já se aproximava dos 60 anos de idade, e pertencia a uma geração diferente daquela que estava assumindo a linha de frente dos protestos e da militância no final dos anos 50 e ao longo dos anos 60. Armstrong trabalhou até os seus últimos dias, e morreu dormindo em sua casa, em Nova Iorque, em 6 de julho de 1971.
Os All Stars
O agente de Armstrong, Joe Glaser, acabou com uma banda que ele tinha formado, e recomendou a Armstrong a criação de uma nova banda formada por pessoas suas amigas. O grupo chamou-se os All Stars e incluiu Earl "Fatha" Hines, Barney Bigard, Edmond Hall, Jack Taegerdon, Jesmiah Burt, Trummy Young, Arvell Shaw, Billy Kyle, Marty Napoleon, Big Sid Catlett, Cozy Cole, Barrett Deems e Danny Barcelona.
Em 1964 ele atingiu o maior recorde de vendas, ultrapassando ainda as suas antigas gravações com "Hello, Dolly!". A música ficou em primeiro lugar nos Top 10, fazendo com que Armstrong, com 63 anos de idade, a pessoa mais idosa a conseguir tal feito, destronando até os Beatles, que estavam, por 14 semanas seguintes, em 1º lugar.
Antes de morrer, em 1971, andou por todos os continentes, excepto a Oceânia e a Antárctica, em digressão, ganhando o nome de "Embaixador Satch".
Características da sua música
Nos seus primeiros anos, Armstrong foi mais conhecido por tocar corneta e trompete. Também nos seus primeiros anos, a melhor e mais conhecida música foi os Hot Five e Hot Seven. Ainda hoje ele é conhecido por isso.
Resta dizer que Armstrong foi fortemente influenciado por Martin Luther King no tipo de músicas que ele tocava e nas letras, que eram algumas vezes acerca do racismo e da necessidade, da altura, de acabar com este.
O fim de Satchmo
Louis Armstrong morreu de ataque cardíaco em 6 de Julho de 1971 com a idade de 69 em Corona, Queens, Nova Iorque, 11 meses após tocar o seu último solo na Sala Imperial do Waldorf-Astoria. As suas últimas palavras foram: "I had my trumpet, I had a beautiful life, I had a family, I had Jazz. Now I am complete." ("Eu tive o meu trompete, uma vida linda, uma família, o Jazz. Agora estou completo."). Encontra-se sepultado no Cemitério Flushing, em Flushing, Nova York.
Discografia
- 1923: King Oliver’s Creole Jazz Band
- 1924-1925: Clarence Williams’ Blue Five
- 1925-1927: Louis Armstrong & His Hot 5/Louis Armstrong & His Hot 7
- 1947: Satchmo at Symphony Hall
- 1951: Satchmo at Passadena
- 1954: Louis Armstrong Plays W.C. Handy
- 1955: Louis Armstrong at the Crescendo
- 1956: Ella & Louis
- 1957: Ella & Louis Again (Porgy and Bess)
- 1961: Together for the First Time
- 1963: Hello, Dolly!
- 1997: The Complete Ella & Louis on Verve
- 1998: Here comes Louis! (compilação)
Filmografia
- 1930- Ex-Flame
- 1932- Black and Blue
- 1932- I’ll Be Glad When You’re Dead
- 1936- Pennies From Heaven
- 1937- Artists & Models
- 1937- Every Day Is a Holiday
- 1938- Dr. Rhythm
- 1943- Going Places
- 1943- Cabin in the Sky
- 1944- Show Business at War
- 1944- Jam Session
- 1944- Atlantic City
- 1945- Pillow to Post
- 1947- New Orleans
- 1948- A Song Is Born
- 1950- Young Man with a Horn
- 1950- I am in the Revue
- 1951- The Strip
- 1952- Glory Alley
- 1953- The Road to Happiness
- 1953- The Glenn Miller Story
- 1956- High Society
- 1957- Roses Are For Ladies
- 1958- Satchmo, the Great (documentário)
- 1959- The Night Before the Premiere
- 1959- The Five Pennies
- 1959- The Beat Generation
- 1959- La Paloma
- 1959- Koerlighedens Melodi
- 1960- Jazz on a Summer’s Day
- 1961- Paris Blues
- 1961- Auf Wiedersehen
- 1965- When the Boys Meet the Girls
- 1969- Hello, Dolly!
Referências
Ligações externas
- Louis Armstrong por www.frenchcreoles.com
- Louis Armstrong por Nat Hentoff
- Obituário, NY Times
- Citações e tributos
- Discografia
- Filmografia de Louis Armstrong @ imdb.com
- Satchmo.net, o site oficial de Louis Armstrong House & Arquivos
- " Louis Armstrong Transcription Project - john p birchall"
- Pictorial Map of Jazz History in Queens
- Louis Armstrong por Pbskids.org
- A carreira musical de Louis Armstrong antes da 2ª Guerra Mundial
- Cantores dos Estados Unidos
- Trompetistas dos Estados Unidos
- Trompetistas de jazz
- Cantores de jazz
- Maçons dos Estados Unidos
- Músicos vencedores do Grammy
- Afro-americanos
- Batistas dos Estados Unidos"
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Armstrong)
===
VERBETE 'ARTHUR VIRGÍLIO NETO',
WIKIPÉDIA:
"Arthur Virgílio Neto
Arthur Virgílio Neto | |
---|---|
Arthur Virgílio Neto | |
Senador do Amazonas | |
Mandato | 1º de fevereiro de 2003 até 31 de janeiro de 2011 |
Deputado federal do Amazonas | |
Mandato | 1º de fevereiro de 1995 até 31 de janeiro de 2003 (2 mandatos consecutivos) e 1º de fevereiro de 1983 até 31 de janeiro de 1987 |
Prefeito de Manaus | |
Mandato | 1º de janeiro de 1989 até 1º de janeiro de 1993 |
Antecessor(a) | Manoel Henriques Ribeiro |
Sucessor(a) | Amazonino Mendes |
Vida | |
Nascimento | 15 de novembro de 1945 (66 anos) Manaus-AM |
Esposa | Maria Goreth Garcia do Carmo Ribeiro |
Partido | PSDB |
Profissão | Diplomata |
Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto (Manaus, 15 de novembro de 1945) é um político e diplomata brasileiro.
Filho do político amazonense Artur Virgílio Filho, Arthur Virgílio Neto formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual foi orador do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira - Caco Livre e é diplomata de carreira formado pelo Instituto Rio Branco. Também é praticante de jiu-jitsu[1] [E É FAIXA PRETA DE JUDÔ (nota desta coluna "Recontando...", do portal Entretextos)].
Política
Na juventude foi militante do PCB. Posteriormente foi filiado ao PMDB, PSB e ao PSDB, do qual foi um dos fundadores.
Candidatou-se a deputado federal em 1978 pelo MDB obtendo a 1ª suplência. Eleger-se-ia a este cargo na eleição seguinte, em 1982. Foi candidato a governador do Amazonas em 1986 pelo PSB, sendo derrotado por Amazonino Mendes. Pelo mesmo PSB foi eleito prefeito de Manaus em 1988, derrotando o ex-governador Gilberto Mestrinho. Entretanto, ainda no início do mandato, em 1989, migrou para o PSDB, o partido que havia ajudado a fundar no ano anterior e do qual ainda é um membro. Novamente deputado federal em 1994, seria reeleito em 1998. Foi um dos líderes do governo Fernando Henrique Cardoso na Câmara, ocupando o cargo de Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Eleito senador em 2002, tornou-se líder da bancada do PSDB no Senado em 2003[2], e um dos críticos mais firmes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi um dos principais protagonistas para a derrubada da CPMF.
Em 2006 foi novamente candidato ao governo do Amazonas, obtendo apenas 5,5% dos votos, na 3ª colocação.
Em 6 de agosto de 2009, em meio a denúncias contra o presidente do Senado José Sarney, do qual defendeu o afastamento do mesmo, sofreu representação do PMDB, partido de Sarney, no Conselho de Ética do Senado. Porém, 13 dias depois o referido Conselho arquivaria por unanimidade a representação[3].
Um de seus filhos, Arthur Virgílio Bisneto, é deputado estadual no Amazonas.
Referências
Ligações externas
Precedido por Aloysio Nunes Ferreira Filho |
Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil 2001 — 2002 |
Sucedido por Euclides Scalco |
Precedido por Manoel Ribeiro |
Prefeito de Manaus 1989 — 1993 |
Sucedido por Amazonino Mendes |
- Diplomatas do Brasil
- Senadores do Amazonas
- Deputados federais do Amazonas
- Prefeitos de Manaus
- Ministros do Governo FHC
- Membros do Partido da Social Democracia Brasileira
- Naturais de Manaus
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Virg%C3%ADlio_Neto)
===
Mantovani - April In Portugal
[INSTRUMENTAL],
Youtube:
Abril en Portugal - Julio Iglesias,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=Z6r-E7ZOSqU
http://www.youtube.com/watch?v=sMzc_eYDzgw&feature=related
(LINK JÁ INDICADO NO INÍCIO DA PRESENTE MATÉRIA -
O CANTOR MARCIO GOMES INTERPRETA MAGISTRALMENTE
A CÉLEBRA MÚSICA "Coimbra" -,
ENTRETANTO, "lá em cima" A RAZÃO DA MENÇÃO
É VERBAL: está a "dica" logo em seguida à
letra transcrita; aqui se repete o link, mas sob
o prisma musical;
a seguir, eis que são apresentados outros
links, onde você poderá deliciosamente ver e ouvir
outras interpretações da mesma canção lusa,
sendo que algumas dessas interpretações
são puramente instrumentais, como aquela
executada em acordeon.)
http://www.youtube.com/watch?v=jUZUGsAePkI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=2KH8s19NIZ0
http://www.youtube.com/watch?v=jtSfL9TW_tw
http://www.youtube.com/watch?v=vJt5H633dTM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Lz3DbFbITJA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=y0Zhxce6aOQ
http://www.youtube.com/watch?v=w2xDh5czl88
http://www.youtube.com/watch?v=7gVTg486nkg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xoV1i7_xcbw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=912yg9cxTIs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=0PPkx6sqIpU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=8xry3cOuw2M
http://www.youtube.com/watch?v=V0U5ZPcqpuY
Coimbra do Choupal,
de Raul Ferrão e José Galhardo,
música interpretada por
Francisco Castro
http://www.youtube.com/watch?v=hO9r-TdgpxI&feature=related
("Foi um trabalho amador, totalmente caseiro. Apenas o amigo que fez os teclados, era profissional, Silvio Fernandes. Eu, Francisco Castro, brinco de cantar. Abraços.
Coimbra - Song from Raul Ferrão e José Galhardo, interpreted by Francisco Castro, a Brazilian amateur singer. The images were copied, as credit on vídeo.")