(http://dont-tread-on.me/did-chavez-just-spark-the-gold-powder-keg/)
Por Flávio Bittencourt Em: 13/09/2011, às 02H27
[Flávio Bittencourt]
São Paulo: Ximena Navarrete, do México, passa a coroa de Miss Universo a Leila Lopes, de Angola
A angolana Leila Lopes contou com o apoio entusiasmado da torcida que estava presente, na Capital Paulista.
O ATUAL PRESIDENTE VENEZUELANO
(HUGO CHÁVEZ), QUE GOVERNA UM
PAÍS FANÁTICO POR CONCURSOS DE BELEZA,
EXIBE LIVRO DE ESTUDIOSO ESTADUNIDENSE
(NOAM CHOMSKY) CUJOS TEXTOS MUITO
APRECIA, UMA VEZ QUE ESTES SÃO CRITICAMENTE
CERTEIROS A RESPEITO DE POLÍTICAS
RELATIVAS A ASSUNTOS ESTRANGEIROS
PRATICADAS POR RECENTES GOVERNOS DOS EUA:
"EM ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL, CONCURSOS NACIONAIS DE MISS SÃO INSTITUIÇÕES ANUAIS QUE MOBILIZAM PÚBLICOS FANÁTICOS POR DISPUTAS DE BELEZA. NO CASO DA VENEZUELA, POR EXEMPLO, O INTERESSE PELO CONCURSO DE MISS UNIVERSO GERA TANTO INTERESSE NO SEIO DA POPULAÇÃO QUE ONTEM, EM SÃO PAULO, A PARCELA DO PÚBLICO VINDO DA VENEZUELA ERA QUANTITATIVAMENTE CONSIDERÁVEL, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO PREÇOS DE PASSAGEM AÉREA CARACAS-SÃO PAULO, CUSTOS DE PERNOITES EM HOTÉIS, REFEIÇÕES FEITAS EM RESTAURANTES, DESLOCAMENTOS INTRAURBANOS (ônibus, metrô, táxi, automóvel alugado), PREÇOS DE CINEMAS, TEATROS, CASAS DE SHOWS, ENTRADAS DE JOGOS DE FUTEBOL EM GRANDES ESTÁDIOS (Pacaembu, Morumbi) E ASSIM POR DIANTE"
(COLUNA "Recontando...")
"Terça-feira, 23 de agosto de 2011
(http://www.anaclaudiafitnessbeach.com.br/2011/08/maios-catalina.html)
"Recordo-me que, em nossa casa [LOCALIZADA NA ZONA SUL DO RIO-RJ, BRASIL], minha mãe [FERNANDA BITTENCOURT, funcionária aposentada do Banco do Brasil] recebia suas mais próximas primas e amigas para juntas assistirem, pela televisão, aos concursos de Miss Brasil e Miss Universo: VOVÓ RICA (D. Ricardina Netto, viúva do Sr. Netto, ex-empregado de elevada função das Indústrias Matarazzo, de SP [*]), DINDINHA PALMIRA (Palmira Ferreira Uchôa, prima de meu pai, Ulysses U. Bittencourt), MARIA CRISTINA (Maria Cristina Hime, viúva do Prof. [DE FÍSICA, DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA ENTÃO CAPITAL FEDERAL (Rio) E DA UNIVERSIDADE DO BRASIL (hoje, UFRJ) Prof. Dr. Eugênio Hime], TIA ALICE (Alice Liliana de Araujo Lima Coelho, esposa do Dr. Pojucan Coelho, odontólogo) - não apenas essas venerandas senhoras, mas, mais frequentemente, elas - há aproximadamente 45 anos, quando eu tinha 9 anos de idade. Dona Palmira ficava maravilhada com o certame, porque era costureira, e se falava muito de maiôs Catalina, cuidados na confecção de roupas folclóricas, a lendária marca de fábrica Elizabeth Arden etc. Já Dona Alice (filha do escritor Benjamin Lima), que era de esquerda e integrara os quadros do Partido Comunista do Brasil [MINHA TIA ALICE ERA FUNCIONÁRIA PÚBLICA, APOSENTADA, tendo atuado profissionalmente, por décadas, no Departamento de Estatística do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (em Setor onde se levantavam preços ao consumidor, no comércio varejista do Rio de Janeiro)], tinha uma visão crítica a respeito de uma disputa (segundo ela, "alienada") na qual só poderia haver uma vencedora, uma vez que considerava que UM CONJUNTO DE MOÇAS BELAS PODERIA RECEBER, COLETIVAMENTE, O TÍTULO DE MISS BRASIL (ou de Miss Universo, se fosse o caso)"
[*] - EXECUTIVO DE EMPRESA INDUSTRIAL QUE SECRETARIAVA A DIREÇÃO-GERAL DAS INDÚSTRIAS MATARAZZO, DE SÃO PAULO, DESPEDIDO EM 1932, POR TER DECLADO QUE NÃO AJUDARIA AS FORÇAS PAULISTAS CONSTITUÍDAS PARA O ENFRENTAMENTO DO GOV. FEDERAL BRASILEIRO, QUANDO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, preferindo, por patriotismo e desprendimento financeiro [PASSOU A GANHAR SALÁRIO BEM MENOR, EM OUTRA ATIVIDADE PROFISSIONAL], não combater o Exército Brasileiro, naquela guerra civil (campal, regular [NÃO FOI GUERRA URBANA, NEM GUERRA DE GUERRILHAS, COMO SE SABE]).
EVOCANDO, COM GRANDE SAUDADE, AS VENERANDAS SENHORAS
QUE, ENTRE TANTAS E TANTAS OUTRAS, ASSISTIAM A CERTAMES
DE BELEZA, PELA TELEVISÃO (em branco-e-preto,
há mais de 4 décadas), COM EVIDENTE INTERESSE
NÃO APENAS NO TELEVISIONAMENTO DOS
CONCURSOS DE MISS BRASIL E
DE MISS UNIVERSO, MAS TAMBÉM
NO FATO DE A OCASIÃO SER MOMENTO
DE REENCONTRO E TROCA DE IDEIAS
E INTERESSANTES INFORMAÇÕES:
FERNANDA ARAUJO LIMA BITTENCOURT,
RICARDINA NETTO (D. Rica),
PALMIRA FERREIRA UCHÔA,
MARIA CRISTINA HIME e
ALICE LILIANA DE ARAUJO LIMA COELHO e
AGRADECENDO À JORNALISTA
RENATA SAKAI, de EGO, PELA
EXCELENTE COBERTURA DO
EVENTO ONTEM TRANSCORRIDO
EM SÃO PAULO-SP
13.9.2011 - O concurso de Miss Universo nunca tinha sido realizado no Brasil - Ontem (12.9.2011) à noite, em São Paulo, a angolana vencedora Leila Lopes ficou em primeiro lugar, a ucraniana Olesia Stefano ficou em segundo, a brasileira Priscila Machado, em terceiro, a filipina Shamcey Supsup, em quarto, e a chinesa Luo Zilin, em quinto. (Todas são lindas e inteligentes [ELAS SE SAÍRAM BEM NA ARGUIÇÃO PÚBLICA A QUE FORAM SUBMETIDAS, PARA QUE SE SAIBA SE ELAS SÓ TEM BELEZA DITA "exterior"], mas, pelas regras do certame, SÓ UMA PODE SER ELEITA MISS UNIVERSO.) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
"[EGO] O Portal de Notícias da Globo
12/09/11 - 23h57 - Atualizado em 13/09/11 - 02h00
Priscila Machado, a Miss Brasil, ficou em terceiro lugar. O concurso foi realizado pela primeira vez no Brasil.
Leila Lopes, da Angola, é a Miss Universo 2011
Leila Lopes, a Miss Angola, conquistou público e júri e foi eleita Miss Universo 2011 no concurso realizado em São Paulo nesta segunda, 12. Emocionada, ela recebeu a coroa e a faixa da mexicana Ximena Navarrete, eleita a mais bonita do mundo em 2010, e foi aplaudida e saudada pelas torcidas de todo mundo.
A angolana, preferida do público que lotava a casa de show paulistana, superou a ucraniana Olesia Stefano, que ficou em segundo lugar. A brasileira Priscila Machado ficou em terceiro lugar e agradeceu ao público pelo carinho. Completam o Top 5 a Miss Filipinas Shamcey Supsup e a chinesa Luo Zilin.
A venezuelana Vanessa Gonçalves ficou apenas entre as 16 melhores e quando seu nome não foi anunciado entre as dez melhores vaias se ouviram da plateia. A torcida venezuelana era uma das maiores no local.
Leila Lopes recebe a coroa das mãos de Ximena Navarrete
Sabatina
Na hora da sabatina, as cinco finalistas, em geral, se saíram bem. Contudo, Leila Lopes, a Miss Angola, foi a mais aplaudida. "Estou muito satisfeita do jeito que Deus me fez. Gosto de mim assim. Me considero uma menina bonita por dentro, tenho meus princípios, meus valores, que adquiri da minha família. Fui muito bem educada e quero ser assim a vida toda", disse ao ser indagada se mudaria algo em si mesma.
Já à brasileira coube responder a tradicional questão sobre guerra. Priscila teve que dizer o que faria se tivesse que lutar por algo que não acreditasse. "Primeiro de tudo, ia explicar as pessoas que a principal qualidade do ser humano é o respeito. Qualquer guerra é baseada na falta de respeito, de educação e de humanidade. Como ser humano deve respeitar o outro ser humano", disse Priscila.
A ucraniana disse que trocaria de lugar com Cleópatra, a rainha do Egito, por considerá-la uma mulher forte, uma líder. A chinesa falou sobre as praias de nudismo: "Cada país tem suas leis. Devemos respeitar e entender."
A filipina também foi bastante aplaudida ao responder se mudaria de religião por amor. "A pessoa que amo é Deus, que me criou. Se a pessoa me amar terá que amar meu Deus também."
Atrações musicais
Claudia Leitte lançou em primeira mão no Miss Universo 2011 sua primeira música em inglês, "Locomotion Batucada". A cantora se apresentou no palco do concurso - transmitido para 2 milhões de pessoas no mundo todo - enquanto as 16 misses finalistas desfilaram em trajes de banho.
"São dois milhões de pessoas me assistindo, é uma oportunidade para eu mostrar meu samba, minha batucada, minha brasilidade. É a primeira vez que canto minha música em inglês na TV", disse ela.
Bebel Gilberto foi a outra atração musical da noite. Ela cantou "Close your eyes" enquanto as dez melhores misses desfilaram em trajes de gala.
Tapete vermelho
Um tapete vermelho foi estendido no Credicard Hall, onde estrelas nacionais e internacionais como a atriz Vivica Fox e os apresentadores Natalie Morales e Andy Cohen desfilaram seus modelitos pré-show. Natalie, que é filha de uma mineira e apresentadora do canal NBC, escolheu um vestido da marca brasileira Vivaz e conversou com a imprensa em português. "Morei no Rio dos 7 aos 10 anos", explicou ela.
Entre os brasileiros, Claudia Leitte foi uma das que mais chamaram atenção. Usando um Reinaldo Lourenço, a cantora falou sobre o nervosismo de cantar em inglês ao vivo para o mundo todo. "São dois milhões de pessoas me assistindo, é uma oportunidade para eu mostrar meu samba, minha batucada, minha brasilidade. É a primeira vez que canto minha música em inglês na TV", contou ela, fazendo referência à música "Locomotion Batucada".
Bem-humorada, Claudinha confessou que não leva a menor jeito para Miss. "Já fui miss de quermesse, miss do meu ônibus na Disney, mas não nasci para ser miss, não. Vou dar minha pinta de miss no palco", falou dando o tradicional tchauzinho de miss.
Isabeli Fontana, jurada do concurso, também apareceu linda em um Dolce & Gabbana e disse que nunca pensou em concursos de beleza. "Nunca tive esse sonho,nem sabia que miss existia", disse ela. Apesar disso, ela sabe da responsabilidade julgar o concurso e diz que é difícil por estar acostumada com outro padrão de beleza. "Vou me basear na elegância e na personalidade, porque beleza não é muito fundamental", falou. "O corpo não é muito importante, o importante é o conteúdo", completou.
Adriane Galisteu, que apresentou o Miss Brasil, falou sobre suas preferidas ao passar pelo tapete vermelho. "A minha favorita é a brasileira, mas eu gosto muito da Miss China e da Kosovo", opinou.
Isabeli Fontana"