Um pequeno conto que mostra como as aparências enganam...

 

SACRIFÍCIO

Miguel Carqueija


    — A carga explosiva desta nave será o bastante para destruir a fortaleza orbital dos invasores — dizia o Capitão Herbert. — Como eu expliquei, a Argos penetrará numa dobra e emergirá no espaço normal a pouca distância da fortaleza. Já está tudo programado. Entretanto, um de nós deve permanecer a bordo e aceitar o sacrifício, enquanto os demais se afastarão nas naves auxiliares. No último momento é necessário que haja uma pessoa a bordo para direcionar a espaçonave e evitar qualquer desvio da rota de colisão.
    Diante dos olhares tensos, pigarreou e prosseguiu:
    — Dada a natureza do assunto, eu busco um voluntário. Alguém se oferece para morrer? Se não surgir ninguém, procederei a um sorteio.
     Para espanto geral, uma garota loura e linda deu um passo à frente — única pessoa a fazê-lo. Até o capitão ficou espantado:
    — Você, Myrna? Mas você é a pessoa mais jovem a bordo, com uma vida inteira pela frente...
    — Morre-se por uma boa causa em qualquer idade, Comandante. Não me importo. Não há ninguém me esperando.  
    Os colegas ficaram chocados, mas a decisão da jovem foi respeitada. Ela se despediu de todos, com beijos e lágrimas, e permaneceu a bordo.
    Foram todos embora. Myrna dirigiu-se ao casulo de estase, onde se manteria durante a passagem pela dobra.
    Mas antes tratou de desativar a programação dos explosivos. Como espiã dos invasores, lavrara um grande tento: evitara a destruição da fortaleza orbital e ainda roubara uma excelente nave de combate à Terra...