0

Depois de um período de descanso no Guarujá (SP) e na Praia de Inema, na Base Naval de Aratu (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma nesta segunda os trabalhos em Brasília. Às 10h30, ele abre, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a primeira reunião do ano de coordenação política com ministros, representantes de partidos da base aliada e assessores.

À tarde, às 15h, Lula sanciona a Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Participam da solenidade os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, secretários estaduais de Agricultura, presidentes das empresas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e representantes de movimentos sociais ligados à agricultura familiar.

A nova lei institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), define os princípios e os objetivos dos serviços de Ater e cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater).