Les Paul com o fã Paul McCartney. (Foto: AP)
Les Paul, o guitarrista e inventor que mudou a história da música com a guitarra elétrica e a gravação multicanais e chegou a ter alguns hits nas paradas (muitos ao lado da esposa Mary Ford), morreu nesta quarta-feira (12). Ele tinha 94 anos.
Lester William Polsfuss, nome completo do aclamado músico e inventor nascido em Waukesha, no norte dos Estados Unidos, em 1915, morreu em um hospital da cidade de White Plains, no estado americano de Nova York, após "complicações de uma grave pneumonia", informou a Gibson Guitars em um comunicado de imprensa. Ele estava acompanhado da família e de amigos.
"Ele vinha recebendo o melhor tratamento disponível durante sua última batalha, quando mostrou força, tenacidade e coragem incríveis", acrescenta a nota sobre a morte do artista, que, ao longo de sua vida, sobreviveu a um grave acidente de trânsito e a uma delicada cirurgia no coração.
Ele havia sido hospitalizado em fevereiro de 2006, quando descobriu que ganharia dois Grammys por um disco que havia lançado depois de seu aniversário de 90 anos, “Les Paul & friends: American made, World played”.
“Eu me sinto como um prédio condenado com uma bandeira novinha em folha instalada em cima”, brincou na época.
Les Paul em 2004, antes de um ensaio com sua banda. (Foto: AP)
Como inventor, Paul ajudou a no nascimento do rock ‘n’ roll ao criar a primeira guitarra elétrica de corpo sólido, e também foi responsável por uma das invenções mais revolucionárias nos métodos de gravação: o gravador multicanal.
Com ele, os músicos puderam gravar instrumentos diferentes na mesma música, até mesmo cantando em harmonia consigo mesmos – além de poderem mexer no equilíbrio entre as faixas dos canais para finalizar suas gravações.
"O mundo perdeu hoje um ser humano excepcional e verdadeiramente inovador. Ninguém no mundo conseguiu igualar suas técnicas", disse no comunicado o executivo-chefe da Gibson, Henry Juszkiewicz.
Com Ford, sua esposa entre 1949 e 1962, ele conseguiu 36 discos de ouro e 11 hits no primeiro lugar das paradas, incluindo “Vaya con Dios”, “How high the moon”, “Nola” e “Lover”. Muitas das músicas da dupla usavam técnicas de gravação que Paul, o inventor, ajudou a desenvolver.
Durante seu aniversário de 72 anos, Les Paul autografa o peito do guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin. (Foto: AP)
“Eu podia pegar Mary e fazer ela ter três, seis, nove, 12, quantas vozes quisesse”, já explicou Paul. “Ter a dinâmica, ter a possibilidade de se expressar para além dos limites de um instrumento não amplificado, era incrível. Hoje ninguém pensaria em cantar uma música em um palco sem um microfone e um sistema de som”.
'The Log'
Músico e criador desde a infância, ele experimentou com a amplificação de guitarras por anos antes de chegar ao que chamou em 1941 de “The log” (“A tora”), uma placa de madeira com cordas de vilão de aço.
“Eu fui até uma casa noturna e a toquei. É claro que todo mundo me chamou de doido”. Mais tarde ele colocou asas de madeira no corpo do instrumento para dar a impressão do formato de um violão mais tradicional.
"Queria demonstrar que conseguir uma tampa sólida, sem vibrações, era o caminho a seguir", explicou à época o próprio artista sobre a criação da "The log", precursora da sua invenção mais venerada, instrumento com o qual conseguiu "amplificar a pureza das cordas sem a interferência da ressonância da madeira no som".
Desde 1952
Em 1952 a Gibson Guitar começou a produção da guitarra Les Paul. Pete Townsend do The Who, o virtuoso jazzista Al DiMoela e Jimmy Page do Led Zeppelin estão entre os que escolherem a Gibson Les Paul como sua guitarra preferida.
Ao longo dos anos a série Les Paul se tornou uma das guitarras mais usadas na indústria musical. Em 2005, a casa de leilões Christie’s vendeu uma Gibson Les Paul de 1955 por US$ 45.600 (mais de R$ 85 mil)". (http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1265725-7085,00.html)
===
TOCADOR DE RABECA
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rabeca27012007.jpg
O PRESIDENTE LULA COM GUITARRA ELÉTRICA E O ENTÃO MINISTRO GILBERTO GIL, GLOBALIZADOS, COM MAPA-MÚNDI AO FUNDO
(Só a foto, sem a legenda que acima você leu, está, na Web, em:
http://www.info.planalto.gov.br/exec/inf_fotografia.cfm?diafoto=4&mesfoto=5&anofoto=2005)
IMAGEM DE ELEVADA QUALIDADE FOTOGRÁFICA: JOSÉ RAMOS TINHORÃO captado por ADRIANA VICHI (http://www.sescsp.org.br/sesc/controle/dynimages/entrevista_tinhorao_ago.jpg)
RITA LEE EXIBINDO-SE MAGISTRALMENTE: A GUITARRA QUASE FAZ PARTE DE SEU MUSICALIZADO "UNIFORME DE TRABALHO" (Só a foto está em: http://consciarte.wordpress.com/2008/09/25/rita-lee/)
CHICO ANYSIO, um dos quatro PATRONOS DA COLUNA "RECONTANDO..." (ele, MANÉ GARRINCHA, ABELARDO CHACRINHA BARBOSA e JOSÉ MOJICA MARINS): ontem foi exibido o programa "Chico e amigos", assistido por muitos com fervor quase religioso, uma vez que, se por um lado CHICO ANYSIO não é sacerdote de religião revelada, por outro, como pessoa extraordinariamente carismática, tem muitos seguidores existenciais, como acontece, no Brasil, por exemplo com os reis ROBERTO CARLOS, PELÉ, EDER JOFRE, FERNANDA MONTENEGRO, MEQUINHO, HEBE CAMARGO, LULA, REGINA DUARTE, TARCÍSIO MEIRA, GLÓRIA MENEZES, NELSON PEREIRA DOS SANTOS e várias outras celebridades a quem milhares de pessoas ditas comuns pedem (quase religiosas) bençãos (SEM A LEGENDA LIDA LOGO ACIMA, SÓ A FOTO DO GRANDE CHICO ANYSIO PODE SER LOCALIZADA, NA WEB, EM:
|
O PROFESSOR DOUTOR ALBERT EINSTEIN,
PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA DE 1921, PITA UM BOM
CACHIMBO, COM A LÍNGUA ESCONDIDA DENTRO
DA BOCA
(Legenda: Coluna "Recontando..."; foto:
http://www.dezpropaganda.com.br/blog/?p=765)
===
NO FINAL DE 2009:
VEJA AQUI, AINDA, ALGUNS DOS PRESENTES OFERECIDOS,
NESTE MÊS DE DEZEMBRO, POR COLUNISTAS DO PORTAL
ENTRE-TEXTOS A SEUS SEMPRE MUITO FIÉIS LEITORES:
I -
"(...) 'O que é puro não contém outros elementos além dele próprio.
Assim o diamante, que é carbono puro.' Assim diz o FRAGMENTO 24 da "Cultivadora de Diamantes", ela própria um diamante puro. (...)". (Rogel Samuel)
O diamante azul
O ESCRITOR ROGEL SAMUEL [http://pt.wikipedia.org/wiki/Rogel_Samuel] ESCREVEU SOBRE UM BELÍSSIMO
diamante azul:
http://www.portalentretextos.com.br/noticias/o-diamante-azul,798.html
REPRODUÇÃO DA CAPA DO ROMANCE O amante das Amazonas,
de Rogel Samuel
(http://historiadosamantes.blogspot.com/2009/04/o-amante-das-amazonas.html)
Romances de R. Samuel O AMANTE DAS AMAZONAS e TEATRO AMAZONAS,
textos integrais na Internet:
http://www.portalentretextos.com.br/listarmateriascoluna/3/219
O IGARAPÉ DO INFERNO:
http://literaturarogelsamuel.blogspot.com/2009/01/o-igarap-do-inferno-1.html.
II -
MIGUEL CARQUEIJA
NESTA COLUNA "RECONTANDO...", LOGO ANTES DO NATAL, FOI
TRANSCRITO UM CONTO ESPECIAL DE MIGUEL CARQUEIJA:
[LEIA A RESENHA INTITULADA "Mistura de gêneros", EM Terra Magazine (17.1.2009), produzida pelo escritor Roberto de Souza Causo [autor de A corrida do rinoceronte], a respeito do livro Farei meu destino, de M. Carqueija, crítica de Roberto Causo que, na Web, pode ser localizada em:
http://noticias.terra.com.br/imprime/0,,OI3453507-EI6622,00.html]
|
Reprodução
(http://noticias.terra.com.br/imprime/0,,OI3453507-EI6622,00.html)
III -
Barras-PI, "a capital píauiense do carnaval" [distância de Teresina a Barras: 113 km], com pontos ecológico-turísticos privilegiados e uma sede do município acolhedora, à qual acorrem aproximadamente 20 mil turistas no carnaval: EM BARRAS OCORREM AS AÇÕES CONTADAS EM O MORRO DA CASA GRANDE
(A legenda é da Coluna "Recontando...", mas a foto das cachoeiras espetaculares está em: http://180graus.brasilportais.com.br/barras/multidao-de-turistas-invade-a-capital-piauiense-do-carnaval-171334.html)
ROMANCE O morro da casa grande, RECENTEMENTE
LANÇADO, EM TERESINA, PELO EDITOR DO PORTAL ENTRE-TEXTOS,
DÍLSON LAGES MONTEIRO [http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%ADlson_Lages],
http://www.portalentretextos.com.br/noticias/convite-o-morro-da-casa-grande,797.html
e, notícia posterior ao evento,
http://www.portalentretextos.com.br/noticias/foi-um-sucesso,800.html
("FOI UM SUCESSO!")
O LIVRO RECENTEMENTE LANÇADO NARRA, DE FORMA
LITERARIAMENTE DISCIPLINADA E ENVOLVENTE, FATOS QUE
PODERIAM ACONTECER - e aconteceram, no seio diegético da obra -
EM AMBIENTES DO MUNICÍPIO DE BARRAS, ESTADO DO PIAUÍ -
alguns dos quais tipicamente rurais, com seus trabalhadores simples,
os poderosos coronéis, suas senhoras austeras, filhos e os agregados
de sempre - , E "(...)" Seus costumes (...), a infância, a velhice, a morte, a desigualdade social e a fé [lá onde] transitam Genésio, Marciano, coronel Custódio, coronel Alberto e outros personagens vigorosos (...)" [trecho do convite do lançamento, ocorrido, em Teresina, em 21.12.2009]
(Reprodução da imagem da capa do romance: http://literaturarogelsamuel.blogspot.com/2009/12/o-morro-da-casa-grande.html)
SUCESSÃO HEREDITÁRIA DE SÍMBOLOS DE PRESTÍGIO, BENS
INFUNGÍVEIS, DINHEIRO EM ESPÉCIE E PODER POLÍTICO - O
IINTERESSANTE, TAMBÉM, NESSA ANTIGA FOTO FAMILIAR É
QUE JÁ SE PREPARA UM coronelzinho PARA QUE ESTE ASSUMA
AS ESTAFANTES FUNÇÕES DE LEGISLAÇÃO E COMANDO
EXECUTIVO DO MUNICÍPIO QUANDO O VELHO FALTAR (ESSA
LEGENDA NÃO ESTÁ EM http://pufal.blogspot.com/,
MAS REPRODUÇÃO DA FOTO DA FAMÍLIA DO CORONEL E SRA.
ALI FOI DEVIDAMENTE INSERIDA)
===