Arlene Caetano traduziu diversos livros, entre eles "A psicanálise dos contos de fadas", de Bruno Bettelheim (Ed. Paz e Terra). Ela faleceu no último dia 16 de fevereiro de 2011, aos 66 anos. Dela é esta pequena resenha do meu romance "A face oculta da Galáxia", que transcrevo abaixo:

RESENHA DE “A FACE OCULTA DA GALÁXIA”


Arlene Caetano


     “A face oculta da Galáxia” (romance de ficção científica e espionagem) – por Miguel Carqueija. Prefácio de Jorge Luiz Calife. Edição virtual de www.casadacultura.org, pelo “link” de ficção científica.


A história que Miguel nos conta desta vez é a do arrependimento progressivo e redenção da personagem principal, Vésper, que se lança numa missão espacial quase mística e religiosa: a de restaurar o equilíbrio do Universo. Um monólito que administra este equilíbrio foi roubado.
    A história, apesar de dramática, se passa num clima de comédia, o que dá às vezes um tom mais leve à narrativa. Miguel é bom nos chistes e nos diálogos bem naturais. A luta entre o Bem e o Mal que é uma tônica moral de seus livros também aparece neste. Envolve inclusive a trajetória de outra personagem, a menina, Bianca, acolhida emocionalmente pela heroína.
    As facções que brigam pela posse do monólito o fazem por poder mas nem sempre por razões muito claras, o que deixa um mistério no ar.
    O uso de muitos nomes inventados para comidas e acidentes geográficos, de armas e aparelhos, cria um clima risível e descontraído que perpassa as descrições.
    Desta vez Miguel dá à história um inesperado final, com um suspense, que a distingue de suas demais tramas por deixar uma incógnita, em vez de estabelecer um final feliz ou previsto.
    Em suma é uma história que apesar da seriedade dos conflitos da heroína, e da luta entre forças construtivas e destrutivas, é construída de maneira cômica, o que a torna divertida, e de aventura e ação.
    Vale a pena conferir.