Rafael Voigt: "Natal brasileiro em prosa: 1854-1932"

O editor de Voz da Literatura, Rafael Voigt, presenteia os amantes da literatura com o e-book "Natal brasileiro em prosa: 1854-1932", antologia que reúne 20 autores, entre eles: Arthur Azevedo. O conto de Arthur ((MA, 1855-RJ,1906) de título "Conto de Natal" ganhou circulação pela primeira vez em 1906, na revista Kosmo, do Rio de Janeiro (1904 a 1906). O ebook traz notas e apresentação do organizador, Rafael Goit, doutor em Literatura Brasileira e criador do Voz da Literatura. Leia trecho do conto de Arthur de Avezedo:

"Conto de Natal

I

Das janelas da sala de jantar dos barões de Santa Bárbara, nas Laranjeiras, via-se o interior da miserável casinha onde morava o Alexandre, pobre diabo desempregado e enfermo, vivendo de expedientes confessáveis, carregando a vida com um esforço quase sobre-humano.

Fosse ele sozinho, e tudo iria pelo melhor; mas era casado, e lhe nascera um filhinho nas proximidades daquele Natal de 1871. Vir ao mundo uma criança, pelo Natal, numa casa sem pão nem conforto, é uma dessas ironias da sorte, que só se toleram à força de filosofia. O Alexandre era filósofo.

Os barões de Santa Bárbara, que possuíam grandes cabedais, desejavam ter filhos e não os tinham. É sempre assim. A baronesa, das janelas da sala de jantar, olhava com inveja para a mulher do Alexandre. A mulher do Alexandre era pobre, paupérrima, quase indigente, mas tinha o prazer e o orgulho de amamentar um filho!

(...)"

Leia o conto na íntegra