Quadrinhos portugueses: Augusto Trigo

Artista plástico guineense-português, ele é co-autor de um clássico luso dos quadrinhos intitulado A vingança do elefante.

 

Quadro de Augusto Trigo - Pintor

Quadro de Augusto Trigo

(http://www.didinho.org/artesplasticaspinturaescultura.htm)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

  

  

 

"1ª prancha (1 de 6) do episódio "Histórias de Mouras", por Augusto Trigo (desenho) e Jorge Magalhães (argumento)" (http://divulgandobd.blogspot.com/2009/07/albuns-imprevisiveis-e-dificeis-de.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Augusto Trigo (Bolama, Guiné, 17 Outubro 1938), desenhador, Jorge Magalhães (Porto, 22 Março 1938), argumentista, dupla de autores do episódio em 6 pranchas, "Histórias de Mouras"
 

(Reprodução de fotos de A. Trigo e J. Magalhães: http://divulgandobd.blogspot.com/2009/07/albuns-imprevisiveis-e-dificeis-de.html)
 

 

 

                                                   Para Jorge Magalhães e Augusto Trigo                                            

 

3.2.2010 - Em Portugal e países lusófonos da África, as 'estórias em quadrinhos' são conhecidas como 'banda desenhada'  - Vale a pena conhecer algo sobre o grande desenhista guineense-português Augusto Trigo, que, juntamente com Jorge Magalhães, produziu um clássico dos quadrinhos de expressão portuguesa: A vingança do elefante. A seguir, entrevista por ele concedida [consta a mesma no blog Sergei Cartoons, http://sergeicartoons.blogs.sapo.pt], na qual esse fabuloso ilustrador, que em 17.10.2009 completou 71 anos de idade, falou um pouco sobre sua trajetória pessoal e artística. Vale lembrar que Augusto Trigo também produz pintura (quadros grandes), o que significa dizer que ele, digamos... não nutre preconceitos contra a arte considerada - por outros - como "maior".

OBS. - O QUE SE SEGUE À ENTREVISTA, ADIANTE, É UM PÁGINA ALTAMENTE INFORMATIVA SOBRE OS QUADRINHOS LUSOS E SUA ELABORAÇÃO É DE RESPONSABILIDADE DO blog DIVULGANDO BD (BANDA DESENHADA), NÃO MENOS EXCELENTE SOBRE A ASSIM CHAMADA NONA ARTE, QUE É A ARTE DA LITERATURA GRÁFICO-SEQUENCIAL, OS QUADRINHOS. 

Visite o blog DIVULGANDO BD: http://divulgandobd.blogspot.com/.

 

ENTREVISTA

 

"fevereiro 17, 2005 

Augusto Trigo, um caso de Talento

Augustrigo.jpgQuem não ouviu falar de Augusto Trigo? Aos amantes compulsivos da 9ª arte concerteza este nome não é estranho. Mas para os novos nestas andanças aqui divulgo um pouco sobre este autor, e não só por ser uma referência. No meu caso particular, existe uma factor comum que provavelmente o Augusto não sabe - mas que eu sei :-) Augusto Trigo colabora regularmente no Clube Tio Pelicas, do Montepio Geral. E o que ele não sabe, mas eu sei, é que que a personagem do Tio Pelicas foi criada por mim, já lá vão uns anos valentes. Pois é, que orgulho saber que os nossos traços já se cruzaram diversas vezes. Não o conheço pessoalmente mas algo criado por mim conhece. Profundo não?

Aqui vai então um artigo de Jorge Magalhães* sobre o autor.


Um caso de Talento

Augusto Fausto Rodrigues Trigo nasceu em Bolama (Guiné-Bissau), a 17 de Outubro de 1938. Aos 7 anos, devido à morte do pai num acidente de caça, ele e dois dos seus irmãos vieram para Portugal, ficando a mãe a residir na Guiné, com o filho mais novo.
Aluno da Casa Pia, não se destacou pelo aproveitamento nas disciplinas mais clássicas, mas suscitou a admiração dos professores ao fazer uma escultura em madeira representando as figuras do Presépio, que lhe valeu o 1º prémio num concurso organizado entre vários estabelecimentos de ensino.

Foi a partir daí que os mestres, adivinhando as suas aptidões artísticas, o encaminharam no rumo certo, transferindo-o para a Secção de Pina Manique, onde frequentou o curso de entalhador e escultor, sob a orientação do conceituado professor Martins Correia.
Em 1957, com 19 anos, saiu da Casa Pia, obtendo o primeiro emprego como pintor de publicidade. Mas, sempre insatisfeito, sonhando com os horizontes e as vivências da sua infância, não tardou a regressar à Guiné para rever a mãe e os irmãos, acabando por arranjar colocação como desenhador cartográfico.
Cedo, porém, deu provas de não estar grandemente talhado para essas funções demasiado técnicas. E ei-lo a aproveitar todos os momentos livres para pintar quadros a óleo e aguarela sobre temas da sua terra natal.
Em 1964, realizou a sua primeira exposição de Pintura, que lhe valeu a encomenda de uma série de pinturas e painéis por parte do governo dessa (na altura) província ultramarina portuguesa.
No ano seguinte, executou um painel de grandes dimensões para o novo edifício do Centro de Informação e Turismo, inaugurando-se aí a sua 2ª exposição de Pintura.

Em Abril de 1966, realizou nova exposição, dessa feita no Palácio Foz, em Lisboa, que obteve grande êxito, chamando a atenção do público e da crítica para um talento emergente no cenário das artes plásticas portuguesas.
Repartindo a sua actividade especialmente pela Pintura, a Ilustração e a Escultura, Trigo foi também professor de Trabalhos Manuais e de Desenho. Além dessa prática docente, ilustrou livros didácticos para a 1ª e a 2ª classes.

Após a independência da Guiné, em 1975, foi convidado pelos novos governantes a dirigir o Departamento do Artesanato Nacional, estruturando o artesanato em moldes definitivos e recolhendo algumas peças valiosas do património do seu país.
Para o Banco Nacional da Guiné executou um quadro a óleo de grandes dimensões, que seria posteriormente reproduzido numa das faces da nota de mil pesos, emitida pelo novo governo.
Mas, em 1979, Augusto Trigo decidiu regressar definitivamente a Portugal, fixando residência com a família, também de origem guineense, numa localidade perto de Lisboa.

Foi então que optou por uma nova forma de expressão artística, retomando uma experiência iniciada aos 19 anos com uma história aos quadradinhos intitulada "O Visitante Maldito", que assinalaria a sua estreia como autor de BD ao ser publicada em Fevereiro/Março de 1980 no Mundo de Aventuras.
A partir dessa data, graças a um intenso labor repartido por quase todas as revistas da especialidade existentes em Portugal, suplementos de jornais, livros didáctitos, álbuns e outras publicações, o talento de Augusto Trigo impôs-se à admiração dos leitores, da crítica e dos seus pares, granjeando-lhe um lugar de relevo no panorama da BD portuguesa dos anos 80 e 90.
Dotado de um preciosismo estético invulgar, na linha da grande tradição de BD Clássica - com especial relevo para os artistas que mais o influenciaram: Harold Foster, Eduardo Teixeira Coelho e Vitor Péon -, o estilo de Augusto Trigo pode definir-se como hiper-realista, assentando num intenso (quase mimético) poder de observação e numa concepção gráfica e narrativa que o aproxima de autores mais modernos como Hermann, Derib ou Blanc-Dumont, sobretudo nas histórias de ambiente "western".

Excelente desenhador naturalista, particularmente do reino animal, é nas criações de temática africana, como "Kumalo - A Vingança do Elefante" (onde Trigo segue o apelo das suas próprias raízes), que se espelham de forma mais evidente as qualidades que o distinguem como artista de Banda Desenhada - predestinadamente, o seu meio de expressão mais genuíno, síntese e confluência de todas as vocações anteriores.

Distinguido com vários prémios de prestígio, ao longo de 20 anos de carreira, Augusto Trigo continua a produzir BD, embora num ritmo mais moderado, colaborando regularmente, com histórias de índole humorística, nas selecções BD e no Clube Tio Pelicas, do Montepio Geral.

*in Catálogo de homenagem a Augusto Trigo
Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora".

(http://sergeicartoons.blogs.sapo.pt/arquivo/494465.html)

 

===

 

"Sábado, Julho 11, 2009

Álbuns imprevisíveis e difíceis de obter (XIII) - Salúquia. A Lenda de Moura em Banda Desenhada - AAVV

 
Capa do álbum "Salúquia A Lenda de Moura em Banda Desenhada". Originalmente, trata-se de pintura, da autoria de Carlos Alberto Santos, que está incluída no miolo do álbum, e que foi utilizada para capa.
Carlos Alberto Santos (Lisboa, 18 Julho 1933)
--------------------------------------------------------------------------- Pintura incluída no miolo do álbum, que ilustra a página de rosto e também a contracapa, da autoria de Isabel Lobinho


Isabel Lobinho (Vila Nova da Barquinha, 11 Junho 1947)
------------------------------------------------------------------
2ª prancha (2 de 3) do episódio "Lenda da Moura Salúquia", por Eugénio Silva
Eugénio Silva (Barreiro, 25 Fevereiro 1937)
----------------------------------------------------------------------------- 2ª prancha (2 de 4) do episódio "Lenda da Moura Salúquia", por José Antunes
José Antunes (Lisboa, 25 Maio 1937)
--------------------------------------------------------------------------------
5ª prancha (5 de 5) do episódio "A história triste do árabe Braffma e do seu casamento que já era!...", por Artur Correia
Artur Correia (Lisboa, 20 Abril 1932)
---------------------------------------------------------------------
2ª prancha (2 de 3) do episódio "A Lenda da Moura Salúquia", por José Garcês
José Garcês (Lisboa, 23 Julho 1928)
--------------------------------------------------------------------------

1ª prancha (1 de 6) do episódio "Histórias de Mouras", por Augusto Trigo (desenho) e Jorge Magalhães (argumento) Augusto Trigo (Bolama, Guiné, 17 Outubro 1938), desenhador, Jorge Magalhães (Porto, 22 Março 1938), argumentista, dupla de autores do episódio em 6 pranchas, "Histórias de Mouras"
--------------------------------------------------------------------------
1ª prancha (1 de 3) do episódio "A Lenda de Moura", por Baptista Mendes Baptista Mendes (Luanda, Angola, 4 Março 1937)
-------------------------------------------------------------------


2ª prancha (2 de 4) de um episódio sem título, por Pedro Massano Pedro Massano (Lisboa, 15 Agosto 1948)
----------------------------------------------------------------------------------
1ª prancha (1 de 2) de uma bd sem título, da autoria de Luís Afonso Luís Afonso (Aljustrel, 1965
------------------------------------------------------------------------------
1ª prancha (1 de 4) do episódio "A lenda da moura Salúquia como nunca foi contada", por Catherine Labey (desenho) e Jorge Magalhães (argumento) Catherine Labey (Évreux, França, 8 Setembro 1945), desenhadora, Jorge Magalhães (Porto, 22 Março 1938), argumentista
-----------------------------------------------------------------------

1ª prancha (1 de 4) do episódio "Salúquia a moura", em desenhos de José Ruy José Ruy (Amadora, 9 Maio 1930), autor dos desenhos e da adaptação literária do poema de Maria Carlota Sousa Queiroga, escrito em 1850, "Salúquia a moura"
---------------------------------------------------------------------------
3ª prancha (3 de 4) do episódio "Saluk Hiah A paixão lendária de uma princesa árabe", da autoria de José Pires
José Pires (Elvas, 10 Outubro 1935)
------------------------------------------------------------------------------

1ª prancha (1 de 2) do episódio "A moura de Moura", por Zé Manel
Zé Manel (Lisboa, 22 Janeiro 1944)
------------------------------------------------------------------------

3ª prancha (3 de 6) de uma bd sem título de José Abrantes

José Abrantes (Lisboa, 1960)

A Moura Salúquia é uma das muitas lendas que a tradição oral vai passando de geração em geração, neste caso em especial, pelos mourenses. Carlos Rico, nado e criado em Moura, fez em tempos a passagem da lenda à banda desenhada, e teve direito a álbum.
Considerando que este ano, devido à crise, o Festival Internacional de Banda Desenhada de Moura não se poderia realizar, o dinâmico alentejano CRico (nome artístico que actualmente está a usar, para se distinguir de um cartunista brasileiro com o mesmo rico apelido:-) não se deu por vencido, e decidiu que Moura haveria de continuar a ser falada nos meios bedéfilos, mesmo que por diferente motivo. Qual? A edição de um álbum, em que participassem os vários homenageados nesse Festival BD de Moura, com a excepção do ainda não homenageado Zé Manel, e a não colaboração, por motivos de saúde, dos já distinguidos com o troféu "Balanito", Jobat (José Batista), José Manuel Soares e António Barata, este último doente na altura do lançamento do projecto, e entretanto falecido.
Apesar dessas ausências, vamos encontrar representados nesta peça, totalmente impressa em policromia, os seguintes autores/artistas da BD:
Carlos Alberto Santos, autor de pintura incluída no miolo e que foi utilizada para capa
Eugénio Silva, autor do episódio em 3 pranchas, "Lenda da Moura Salúquia"
José Antunes, autor do episódio em 4 pranchas, "Lenda da Moura Salúquia"
Artur Correia, autor do episódio em 5 pranchas, "A história triste do árabe Braffma e do seu casamento que já era!..."
José Garcês, autor do episódio em 3 pranchas, "A Lenda da Moura Salúquia"
Augusto Trigo, desenhador, Jorge Magalhães, argumentista,
dupla de autores do episódio em 6 pranchas, "Histórias de Mouras"
Baptista Mendes, autor do episódio em 3 pranchas, "A Lenda de Moura"
Pedro Massano, autor de um episódio em 4 pranchas sem título
Luís Afonso, autor de um episódio em 2 pranchas sem título
Catherine Labey, desenhadora, Jorge Magalhães, argumentista,
autores do episódio em 4 pranchas "A lenda da moura Salúquia como nunca foi contada"
José Ruy, autor do episódio em 4 pranchas, "Salúquia a moura"
José Pires, autor do episódio em 4 pranchas, "Saluk Hiah A paixão lendária de uma princesa árabe
Zé Manel, autor do episódio em 2 pranchas, "A moura de Moura"
José Abrantes, autor de um episódio em 6 pranchas sem título
Isabel Lobinho, autora da pintura incluída no miolo do álbum e que também ilustra a contracapa.
O álbum é valorizado pelo acompanhamento de notas biográficas dos autores participantes, identificados pelas respectivas fotografias (que também reproduzo sob as pranchas, uma de cada artista, que aqui mostro).
Uma peça de colecção, que será compreensivelmente cobiçada pelos apreciadores (também coleccionadores, uma coisa está ligada à outra) da BD em geral e da BD portuguesa em particular.

Salúquia A Lenda de Moura em banda desenhada
Autores (por ordem alfabética): Artur Correia, Augusto Trigo, Baptista Mendes, Carlos Alberto, Catherine Labey, Eugénio Silva, Isabel Lobinho, Jorge Magalhães, José Abrantes, José Antunes, José Garcês, José Pires, José Ruy, Luís Afonso, Pedro Massano, Zé Manel
Álbum com 74 páginas em policromia, mais capa e contracapa brochadas
Formato A4
Tiragem: 1500 exemplares
Papel "couché" de elevada gramagem (talvez 120 grs.)
Edição da Câmara Municipal de Moura
Data da edição: Junho 2009". (http://divulgandobd.blogspot.com/2009/07/albuns-imprevisiveis-e-dificeis-de.html)