0

 PSYCHO PASS 10: A BATALHA NO TÚNEL DO METRÔ
Miguel Carqueija

Na sequência do emocionante seriado de animação Psycho Pass, Akane e Kogami são atraídos para uma cilada através do sequestro de Funahara Yuki, grande amiga da inspetora. Makishima, o arquivilão da série, montou a armadilha com o auxílio do ciborgue Seneuji Toyohisa, especialista em caça à raposa com seres humanos como raposas. O local da cilada é uma linha abandonada do metrô e um truque separa Akane de Kogami, que assim se perde pelo imenso túnel escuro, onde afinal descobre a moça sequestrada. O alvo era o justiceiro, porém Makishima não quer simplesmente matar Kogami Shinya, mas testar as habilidades de caçador e caça: assim o “serial killer” armou condições que dariam chances semelhantes a Kogami e Seneuji, ficando a observar a caçada a distância. Logo o sinistro Seneuji descobre que, mesmo dispondo de uma espingarda e dois cachorros-drones, não será tão fácil assim eliminar o justiceiro da Secretaria de Segurança. Enquanto isso Akane, tendo conseguido chamar o resto da equipe, busca encontrar o caminho certo para resgatar Kogami, que luta pela vida no interior do imenso túnel...


Resenha do episódio 10 – Jogo de Matusalém - do animê “Psycho Pass”, produzido por Koji Yamamoto e outros, e dirigido por Katsuyuki Motohiro – Production I.G., Japão, 2012-2013.

“Ela tem fé. Ela entende por instinto o que é ser detetive. Eu acho que a sociedade precisa muito de gente como ela.”
(Kogami Shinya falando sobre a Inspetora Tsunemori Akane)


O episódio 10 de “Psycho Pass” é ilustrativo de um dos mais bem feitos seriados de animação que eu já assisti e que bem revela o requinte a que chegaram os animadores japoneses nesses últimos anos. A pontuação dramática da série, a interação dos personagens e o evoluir da situação, num mundo futurista de ficção científica distópica (utopia negativa) geram um clima de tensão praticamente sem arrefecimento, ao longo dos 22 capítulos da primeira temporada. Tsunemori Akane, com seu jeito tímido e modesto, é uma personagem exemplar como uma jovem detetive que nem sequer namora, por demais ocupada em cumprir o seu dever custe o que custar, na luta contra um adversário poderoso, manipulador e extremamente perverso. Na atmosfera sufocante e claustrofóbica deste episódio 10, em sua maior parte passado no interior do túnel abandonado a perder de vista, com ramificações inclusive, o clímax acontece na cena em que Akane, correndo e empunhando sua arma “dominator” mostra-se completamente empenhada na disposição de salvar Kogami e Yuki.