0

 

[Flávio Bittencourt]

Propaganda brasileira

Em nosso país, alguns fenômenos da propaganda são históricos, mercê do talento dos profissionais envolvidos no processo de planejamento, administração, criação, direção, edição e veiculação de campanhas (e da interpretação de personagens: os atores).

 

 

 

 

 

 

(desenho marcário acima reproduzido: LOGO QUE NÃO FOI CRIADO

PELA INTELIGÊNCIA/SENSIBILIDADE ESTÉTICO-SEMIÓTICA NACIONAL, MAS PARECE

ATÉ QUE ASSIM ACONTECEU, DADA A QUANTIDADE DE PRÊMIOS QUE O BRASIL

CONQUISTA NO EXTERIOR)

 Located in the newly renovated Paseo de Mission Hills is Olivetto Ristorante & Wine Bar. Specializing in modern Italian fare and utilizing only the freshest seasonal ingredients, guests can revel in Olivetto’s cozy ambiance of exposed brick, dark wood, and rustic toned décor. Serving both lunch and dinner seven days a week, patrons can experience a complete Italian meal day and night, or just (...)      GRIFO NOSSO

 

 

 

 

Bom Bril - Teste Carlos Moreno,

Youtube:

 

http://www.youtube.com/watch?v=9ZmTZoKUeJk

 

 

Enviado em 02/12/2007

Filme original do teste de Carlos Moreno, em 1978 para o personagem "Garoto Bom Bril"

 

 

 

 

 

 

 

 

"Início da TV no Brasil – Garoto Propaganda
 
Os primeiros comerciais veiculados nas TV´s brasileiras eram feitos ao vivo, ou seja, nada de gravação. Os produtos que patrocinavam os primeiros programas de TV eram citados pelos apresentadores durante o decorrer do programa. Muita coisa era feita na base do improviso, apesar dos ensaios. Erros eram comuns e não tinha como esconder. As pessoas que falavam sobre os produtos passaram a ser apelidadas de “garotos-propaganda”.

 

Neide Aparecida foi uma das primeiras e principais garotas-propaganda da TV brasileira. Seu sucesso foi tanto que passou a comandar um programa de TV infantil. Já naquela época era comum contratar artistas como garotos-propaganda por serem pessoas reconhecidas.
Mas, as empresas e agências de comunicação logo perceberam que, além de pessoas, o uso de animais ou outros tipos de personagens na comunicação da marca e produto, facilitava muito o processo de construção dos elementos poderiam compor a identidade da marca

 
Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, os comerciais também se aperfeiçoaram sendo produzidos em película, incorporando efeitos especiais e novas técnicas que chamavam ainda mais a atenção do público telespectador.
 
 

Personalidade e Personagem da Marca
 
O garoto-propaganda é a pessoa contratada para protagonizar campanhas de comunicação de uma determinada marca ou produto. Os famosos são muito requisitados por serem rapidamente reconhecidos ajudando a transferir a sua imagem para a marca. Quanto mais longo for o contrato e o número de campanhas veiculadas, mais a imagem da pessoa contratada ficará vinculada à marca ou produto. Nesse sentido, quando a relação do garoto-propaganda com a marca ou produto se torna duradoura e forte, sua imagem passa a personificar a própria “alma” do produto. O público associa as características pessoais do garoto-propaganda à marca ou ao produto.
Um dos pontos fundamentais para o sucesso da construção da identidade da marca é o desenvolvimento da personalidade exclusiva da marca. (...)"
 
(http://professorarturreis.blogspot.com.br/2012/04/forca-dos-personagens-na-construcao-das.html)

 

 

 

 

 

CARLOS MORENO (BRASIL), O MAIOR ATOR PUBLICITÁRIO

DO MUNDO:

 Ficheiro:Carlos Moreno.jpg


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Moreno)

 

 

 

 

 

 

 

 

POESIA DO COMÉRCIO E DA PUBLICIDADE CONTEMPORÂNEA:

UM SEMIOTICAMENTE FABULOSO OUTDOOR QUE NÃO FOI CRIADO

NO BRASIL:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.anvari.org/fun/Funny_Billboard_Ads/Outdoor_Advertising_Small_Billboard_Stamps.html)

 

 

 

 

 

 

(...)

O Haicai tem uma estreita ligação com a Publicidade, pelo fato de ser um poema simples e objetivo, com uma imagem que traduz isso. O slogan com o logotipo nas propagandas também tem esse propósito: devem passar uma mensagem clara que resuma todos os atributos do produto, em poucas palavras."

(NOMEEE ===em edição===,

http://pensamentopublicitario.wordpress.com/2012/03/18/haicai-e-publicidade-10/)

 

 

 

 

 

 

 

GRANDES CRIADORES: Foto impressionante - não é que o Brasil não tenha pessoas absolutamente geniais, a questão é que é difícil vê-los reunidos:

                                                           Arnaldo Antunes                     Erasmo Carlos         Washington Olivetto