0

 

[Flávio Bittencourt]

Pronunciamento do presidente da AFNB sobre o falecimento de Darcy Closs

A entidade está de luto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR DARCY CLOSS.

A TODOS ENCANTAVA:

ERA O MAIOR.

 

 

DISSE O AMIGO CLEBER,

PROFUNDAMENTE ABALADO:

ERA EMÉRITO.

 

 

NÃO É, CARO ZÉ?

ZÉ CARLOS O CONHECIA:

ERA MAGNÍFICO!

 

 

(FB)

 

 

 

 

"Ele era um colecionista muito atuante, sócio-fundador nº 12 da AFNB"

 (C R...)

 

 

 

 20.2.2013 -

Cleber José Coimbra, profundamente abalado, afirmou:   "COM GRANDE TRISTEZA E PESAR, LEVAMOS AO CONHECIMENTO DE TODOS O FALECIMENTO NO DOMINGO PASSADO DO NOSSO COMPANHEIRO DE MUITOS E MUITOS ANOS. MEMBRO ATIVO DO CLUBE, TALVEZ UM DOS MAIORES ENTENDIDOS EM COLECIONISMO DO PAÍS, POLIGLOTA, CONHECIA TODOS OS PAÍSES DE NOSSO MUNDO. PROFESSOR EMÉRITO, UM DOS  "===em edição=== "     F.

 

 

 

 

"Morre Darcy Closs, ex-presidente da Capes      
Publicada por Coordenação de Comunicação Social []
Segunda, 11 de Fevereiro de 2013 16:00

Morreu nesta segunda-feira, 11, o professor Darcy Closs, ex-presidente da Capes no período de 1974 a 1979. Gaúcho, Darcy Closs formou-se em geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1955), tendo feito pós-graduação na Alemanha como bolsista do DAAD, inicialmente na Universidade de Hamburgo e em seguida na de Tübingen.

Retornando ao Brasil com especialização em micropaleontologia, dedicou-se ao magistério, no curso de geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Datam desta época seus primeiros contatos com as agências financiadoras, mais tarde aprofundados com a coordenação do Centro Regional de Pós-Graduação. Foi um dos articuladores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Em 1974 foi convidado a assumir a direção executiva da Capes, à frente da qual permaneceu até 1979. Passou também pelo CNPq e pelo Serpro. Também atuou como vice-reitor da Universidade Norte do Paraná (Unopar)."

[http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/36-noticias/6019-morre-darcy-closs-ex-presidente-da-capes]

 

 

 

Ciência Sem Fronteiras promove inovação e competitividade por meio de bolsas,

Youtube:

Publicado em 25/05/2012 

CENAS DO BRASIL - 24.05.12: O Ciência Sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento -- CNPq e Capes --, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. São mais de 100 mil bolsas de estudos para alunos brasileiros de graduação e pós-graduação em instituições internacionais. O programa também pretende atrair pesquisadores do exterior interessados em trabalhar no Brasil. Para debater sobre essas e outras questões os convidados deste programa são: Isaac Roitman, coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC; e Manoel Barral-Neto, vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

 

 

 

Filatelia e Coleções,

Youtube:

Publicado em 13/08/2012

viverembrasiliaviverembrasilia

Francisco Sergio Bezerra Marinho, aposentado das Forças Armadas. Colecionador, juiz internacional de filatelia, especialista no assunto. A maior coleção sobre a Revolução de 1932, de São Paulo, é dele.
Colecionar selos requer cultura, leitura, conhecimento internacional. Os selos traduzem épocas, movimentos, mensagens de um povo, de um governo, assim como aconteceu com as guerras. Os selos que marcam um período também são muito valiosos, como os da Alemanha Ocidental.
Por falar em valor, há enorme valor de selos que foram impressos com erros de impressão, quando a cor, por exemplo, foi trocada. Um deles, segundo o Sr. Marinho, foi vendido há pouco por US$ 750.000,00!
Umas das características do Sr. Marinho é a disciplina, a dedicação. Ele diz que depois de sua aposentadoria dedicou-se mais ainda e esse hobby e fez dele uma terapia. Mas você pensa que o único hobby é a filatelia? Não, o Sr. Marinho coleciona muitos outros objetos: elefantes de louça, caixa de fósforos, pratos, avisos de hoteis, cartões postais. E é ele mesmo que nos diz: "dificilmente um colecionador coleciona somente uma coisa".
Para maiores informações sobre exposições e curiosidades, procure a Associação de Filatelia.

Cleber José Coimbra  -  Presidente da AFNB