Professor Carlos Evandro lança livro de latim

Patrícia Andrade
da Editoria de Cultura

Resultado da experiência em sala de aula, o livro "Latim Forense para Estudantes", do professor Carlos Evandro Eulálio, se apresenta como uma obra didática que pretende levar a estudantes do curso de Direito as primeiras noções do latim jurídico. A publicação também é acessível aos demais interessados sobre a estrutura da língua latina.


A obra contém 16 lições que abordam noções sucintas sobre a estrutura da língua latina e o estudo das classes de palavras variáveis e invariáveis. De uma forma progressiva, os conteúdos são relacionados aos termos e locuções com as quais os estudantes de Direito se deparam ao longo da vida acadêmica e profissional. O autor expõe esses tópicos, os associando a fatos e situações jurídicas mais comuns.


Os exercícios são acompanhados das respectivas chaves de respostas. Além do glossário auxiliar, para facilitar nas lições a tradução dos textos, há também um Vocabulário Geral no final do livro. Nas Notas de Gramática, o aluno encontrará alguns subsídios sobre morfo-logia e sintaxe.


Para o professor e autor, Carlos Evandro, a didática do livro permite o estudante prosseguir sozinho o estudo do idioma latino, se possível buscando mais informações em outras fontes de pesquisa, cuja referência é rigorosamente indicada nas páginas da publicação.

Na apresentação do livro, feita por Marcelino Leal Barroso de Carvalho, Mestre em Direito Público, professor adjunto da Universidade Federal do Piauí e diretor do Instituto Camilo Filho, ele coloca como oportuna a iniciativa do professor e autor Carlos Evandro em "construir um 'lecionário' latino de feição bastante didática e conteúdo muito atraente, em que convivem harmo-nicamente o apuro técnico e a leveza estilística, capaz de prender a atenção dos jovens estudantes de Direito".
Carlos Evandro Eulálio, é professor de Latim Forense e Lingüística Jurídica na Faculdade de Direito do Instituto Camilo Filho, em Teresina e também professor e coordenador de Literatura e de Língua Latina do Instituto Dom Barreto e professor convidado da Escola Superior de Ma-gistratuta do Estado do Piauí, onde leciona a disciplina Linguagem Forense.


"Embora não se trate de um curso completo, esperamos que esta obra preencha mais uma lacuna na área do ensino e aprendizagem do Latim, contribuindo para que o educando se cons-cientize da importância desse idioma em sua vida intelectual e profissional", diz o autor.


Uma solenidade será mar-cada no próximo semestre para lançar a publicação, mas a data e o local ainda não foi definido. Exemplares do livro "Latim Forense para estudantes" já estão disponível em algumas livrarias da capital.

Publicado originalmente no Diário do Povo, Teresina, 10.07.2009

Para adquirir o livro ligue para a Livraria Nova Aliança: (86)3223-6793