Prof. Marcelino Leal: Discursos de posse e recepção na Academia Piauiense de Letras
Em: 01/12/2025, às 00H05
DA REDAÇÃO
Em movimentada solenidade, presidida pela dra. Fides Angélica Veloso Omatti, tomou assento na Academia Piauiense de Letras, em 26 de novembro, o professor de Direito e pesquisador Marcelino Leal Barroso de Carvalho. Ele sucede ao ficcionista e professor Pedro da Silva Ribeiro, autor de obras como os romances A Divisa e Clube dos Diários.
Em sua oração, prof. Marcelino recompôs um painel de memórias que transitaram entre lembranças de sua cidade natal, Amarante, do bacharelado em Direito no Piauí, e a reconstituição de sua história pessoal de superação e compromisso com a educação. Além disso, celebrou a memória de seus antecessores na cadeira 13.
Ouça o discurso do professor Marcelino Leal em sua totalidade.
Coube ao acadêmico Elmar de Melo Carvalho, poeta e ficcionista que exerceu a magistratura na cidade-berço de Marcelino e foi aluno dele no curso de Direito na UFPI, receber o novel acadêmico. Elmar Carvalho ressaltou, principalmente, o compromisso do professor Marcelino Leal com as causas da cultura e da educação.
Ouça o discurso do poeta Elmar Carvalho:
O NOVO ACADÊMICO
Marcelino Leal Barroso de Carvalho possui graduação em Direito e em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de Especialização em Bioética e Direitos Humanos pelo Instituto Camilo Filho (ICF) e Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez Especialização em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI), realizando estágio em diversas universidades do Canadá.
Na docência, é Professor Adjunto (aposentado) da UFPI, onde exerceu cargos de gestão como Coordenador do Curso de Direito, Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Pró-Reitor de Extensão e Assessor Especial do Reitor.
Foi sócio fundador, professor, Diretor Acadêmico e Diretor Geral do Instituto Camilo Filho (ICF), recebendo o título de Professor Emérito ao se aposentar. Também lecionou na rede pública estadual e em cursos de pós-graduação em instituições como UFPI, ICF, CEUT, ESA/OAB-PI e ESMEPI. Presidiu a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) no Piauí.
Atuação Profissional e Pública Exerceu funções relevantes na administração pública e na advocacia, tendo sido Agente (hoje Auditor) Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí e Procurador-Geral do Município de Teresina. Foi Conselheiro Federal da OAB.
Atuação Cultural e Literária É membro ativo da vida cultural piauiense, integrando o Conselho de Administração da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina (AAOST), o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí (IHGP), a Academia Piauiense de Letras, Artes e Cultura de Amarante (ALEAMA), a Academia Piauiense de Cultura (APC) e a Comissão Piauiense de Folclore.
Atuou como membro do Conselho Editorial da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, da revista Direito Hoje e da revista Scientia et Spes. Foi Assessor Especial da Presidência da Academia Piauiense de Letras (APL), empossado como Membro Efetivo (Cadeira 13) em 26/11/2025. É instituidor e mantenedor do Museu do Divino, em Amarante (PI), e incursiona como diletante nas artes plásticas.
Produção Bibliográfica É autor ou coautor de diversos artigos em periódicos científicos, livros técnicos na área tributária, capítulos de livros e artigos em jornais e revistas institucionais.
Entre as publicações de Marcelino Barroso Leal, estão a recente História da Igreja de Amarante, editada pela Nova Aliança Editora, de Teresina.


