Membros da Academia Piauiense de Letras na posse de prof. Marcelino Leal
Membros da Academia Piauiense de Letras na posse de prof. Marcelino Leal

DA REDAÇÃO

Em movimentada solenidade, presidida pela dra. Fides Angélica Veloso Omatti, tomou assento na Academia Piauiense de Letras, em 26 de novembro,  o professor de Direito e pesquisador Marcelino Leal Barroso de Carvalho. Ele sucede ao ficcionista e professor Pedro da Silva Ribeiro, autor de obras como os romances A Divisa e Clube dos Diários.

Em sua oração, prof. Marcelino recompôs um painel de memórias que transitaram entre lembranças de sua cidade natal, Amarante, do bacharelado em Direito no Piauí, e a reconstituição de sua história pessoal de superação e compromisso com a educação. Além disso, celebrou a memória de seus antecessores na cadeira 13.

Ouça o discurso do professor Marcelino Leal em sua totalidade.

 

Coube ao acadêmico Elmar de Melo Carvalho, poeta e ficcionista que exerceu a magistratura na cidade-berço de Marcelino e foi aluno dele no curso de Direito na UFPI, receber o novel acadêmico.  Elmar Carvalho ressaltou, principalmente, o compromisso do professor Marcelino Leal com as causas da cultura e da educação.

 

Ouça o discurso do poeta Elmar Carvalho:

O NOVO ACADÊMICO

Marcelino Leal Barroso de Carvalho possui graduação em Direito e em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de Especialização em Bioética e Direitos Humanos pelo Instituto Camilo Filho (ICF) e Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez Especialização em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI), realizando estágio em diversas universidades do Canadá.

Na docência, é Professor Adjunto (aposentado) da UFPI, onde exerceu cargos de gestão como Coordenador do Curso de Direito, Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Pró-Reitor de Extensão e Assessor Especial do Reitor.

Foi sócio fundador, professor, Diretor Acadêmico e Diretor Geral do Instituto Camilo Filho (ICF), recebendo o título de Professor Emérito ao se aposentar. Também lecionou na rede pública estadual e em cursos de pós-graduação em instituições como UFPI, ICF, CEUT, ESA/OAB-PI e ESMEPI. Presidiu a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) no Piauí.

Atuação Profissional e Pública Exerceu funções relevantes na administração pública e na advocacia, tendo sido Agente (hoje Auditor) Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí e Procurador-Geral do Município de Teresina. Foi Conselheiro Federal da OAB.

Atuação Cultural e Literária É membro ativo da vida cultural piauiense, integrando o Conselho de Administração da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina (AAOST), o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí (IHGP), a Academia Piauiense de Letras, Artes e Cultura de Amarante (ALEAMA), a Academia Piauiense de Cultura (APC) e a Comissão Piauiense de Folclore.

Atuou como membro do Conselho Editorial da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, da revista Direito Hoje e da revista Scientia et Spes. Foi Assessor Especial da Presidência da Academia Piauiense de Letras (APL), empossado como Membro Efetivo (Cadeira 13) em 26/11/2025. É instituidor e mantenedor do Museu do Divino, em Amarante (PI), e incursiona como diletante nas artes plásticas.

Produção Bibliográfica É autor ou coautor de diversos artigos em periódicos científicos, livros técnicos na área tributária, capítulos de livros e artigos em jornais e revistas institucionais.

Entre as publicações de Marcelino Barroso Leal, estão a recente História da Igreja de Amarante, editada pela Nova Aliança Editora, de Teresina.