PROCURANDO ASSUNTO

CUNHA E SILVA FILHO

A FINALIDADE DE IDEIAS DIVERGENTES É BOA E CONSTRUTIVA, MAS HÁ CERTA LINHA DE CONFLITO PROVOCADA POR ESTA EXIGÊNCIA DE DIVERGÊNCIAS. E ESTA LINHA É QUE SE TORRA OBNÓXIA PORQUE DISTORCE OS FATOS E OS ACONTECIMENTOS DA REALIDADE QUE NOS CERCA NACIONA OU INTERNACIONALMENTE. DIGO ISSTO ME FUNDMENANDO NO QUE LEIO SOBRE ESCRITORES DE OUTRAS PLAGAS FORA DO PAÍS QUE DESCONHECEM COMO INCORRTA. OU MELHR ,COMO CERTA E NECESSÁRIA, A POSIÇÃO DO DITADOR PUTIN COM O GOVERNO DE JOE BIDEN.

POOR MAIS ERROS QUE OS EUA TENHAM COMETID AO LONGO DA HISTÓRIA MUNDIAL, COMO FOI O ATAQUE COVARDE E SEM BASE FUNDAMENTA PARA UM OPERAÇÃO GENOCIDA, ASSIM COMO O FIZERAM NO VIETNAM POR MOTIVOS IDEOLÓGICOS, COMBATE AO COMUNISMO, É PRECISO RECONHECER QUE OS AMERICANOS VIVEM UMA DEMOCRACIA E A RÚSSIA, NÃO. CUMPRE IGUALMENTE REC

OCONHECER QUE A RÚSSSIA É A INVASORA DAA SOBVERANIA DE UMA NAÇÃO.  A UCRÂNIA NÃO FOI ESTA QUE INVADIU A NAÇÃO RUSSA, MÃOS O INVERSO. O INVASOR É QUE INICIOU TODAS AS DESGRAÇAS QUE SURGIRAM DE UMA OPERAÇÃO MILITAR QUE PENETROU. NUM PAÍS INDEPENDENTE. PELA MILITARISMO DAS FORÇAS MAIS PODEROSAS DA RÚSSSIA, PAÍS JÁ HAVIA SE APODERADO DE OUTRO TERRITÓRIO, A CRIMEIA. 2014. ALEGAÇÃO DA RÚSSSIA FOI QUE A UCRÂNIA DESEJAVA SE ALIAR À OTAN, O QUE NÃO ERA ACEITÁVEL PELOS SOVIÉTICOS, JÁ QUE ESSA ALIANÇA COM A OTAN SERIA UMA DECISÃO QUE CONTRARIAVA O EXPANSIONISMO TERRITORIAL DE UMA RÚSSIA QUE BUSCAVA ANEXAÇÕES TERRITORIAIS PERTENCENTES À ANTIGA UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOVIÉTICA (URSS) DEMORONOADA POR GORBACHOV, UM POLÍTICO PROGRESSISTA E ABERTO A NOVAS IDEIAS, COM´FORAM GLASNOST E PERESTROIK.

COM A SUA CONHECIDA DIVISÃO DESSE CONJUNTO DE REPÚBLICAS, AMBIÇÃO MAIOR QUE ESTAVA NA CABEÇA AUTORITÁRIA E BELICISTA DO AMBICIOSO E ANTES DESCONHECIDO E ANÔNIMO AGENTE SECRETO DA KGB , WLADIMIR PUTIN, UMA ESPÉCIE DE DITADOR COM PRETENSÕES IMPERIAIS QUE JÁ AFIRMOU DESEJAR PERMANECER NO CARGO ATÉ AOS OITENTA ANOS DE IDADE, PORTANTO REVELADOR DE UM AUTOCRATA QUE FICOU MILIONÁRIO POR MEIOS ESCUSOS E MISERIORIOSOS(NOTICIADOS PELA IMPRENSA OCIDENTAL) E QUE VENCE AS ELEIÇÕES A FERRO E FOGO ATÉ HOJE.

O FATO É QUE A INVASÃO RUSSA, QUE JÁ DURA MAIS DE UM ANO, É O PIOR EXEMPLO , NO MUNDO CONTEMPORÂNEO DE QUE O CONFRONTO BÉLICO NUNA FI O EXPEDIENTE MELHOR PARA ECLODIR UMA GUERRA QUE SÓ TEM TRAZIDO CONSEQUÊNIAS FUNESTAS AO, INFELIZMENE, MUNDO GLOBALIZADO, REFORÇADO PELO NEOLIBERALISMO SELVAGEM PARA O QUAL SÓ OS LUCROS SÃO VALORIZADOS PELAS MENTES DESUMANIZADAS E ROBOTIZADAS DOS SHYLOCKS, I.E., UM MUNDO CADA VEZ MAIS INTERDEPENDENTE, PARA FINS ECONÔMICOS, DE IMPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES DE INSUMOS OU DE MATÉRIA-PRIMA TRANSPORMADAS E COMPRADAS NA FORMA DE PRODUTOS INDUSTRIAIS, AGRÍCOLAS E TECNOLÓGICOS, O QUE TORNA O MUNDO DE NEGÓCIOS GLOBAIS PREJUDICADO NA NORMALIDADE DE NEGÓCIOS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS COM OUTRAS PARTES DO MUNDO, UMA VEZ QUE O FATO DA GUERRA ACARRETA SAANÇÕS SEVERAS ENTRE AS NAÇÕES QUE DEPENDEM MUTUAMENTE DE ARTIGOS, DE COMPRA E VENDA DE PRODUTOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO DE CADA PAÍS AOS QUAIS COMEÇAM A FALTAR ITENS RELACIONADOS À PRODUÇÃO AGRÍCOLA, INDUSTRIAL E MATÉRIA-PRIMA. POR VEZES DE ALTÍSSIMA IMPORTÂNCIA, COMO O GÁS RUSSO VENDIDO A PAÍSES EUROPEUS, COMO, POR EXEMPLO, FERTLIZANATES E OUTROS PRODUTOS INDISPENSÁVEIS SOBRETUDO A NAÇÕES TANTO DESENVOLVIDAS QUANTO EMERGENTES.

NESTA SITUAÇÃO CONFIGURADA, O FATOR POLÍTICO JOGARÁ UM PAPEL DELICADO, AMBÍGUO E ESPINHOSO AO MESMO TEMPO PORQUE SE TOMAREM POSIÇÕES PRÓ-RÚSSIA OU PRÓ-UCRÂNIA, ESTARÃO NUMA ENCRUZILHADA DE DIFÍCIL SITUAÇÃO TANTO DIPLOMÁTICA QUANTO POLÍTICA.

FOI O CASO DO GOVERNO BRASILEIRAO QUE, NA ONU, SE POSICIONOU CONTRA A INVASÃO RUSSA , PORÉM SE VIU NUMA SAIA CURTA QUANDO SE TRATASSE DE SE ENCONTRAR COM ZELENSKI, PRESIDENTE DA UCRÂNIA. O ENCONTRO ENTRE ELES NÃO OCORREU, MAS, POR DESENCONTROS NA CÚPULA DOS G20 , SE OUVIU NOTÍCIAS DE QUE O PRESIDENTE LULA CERTAMENTE SE DECLALARIA NEUTRA EM RELAÇÃO AOS DOIS PAÍSES EM CONFLAGRAÇÃO BÉLICA.

ACEDITO QUE LULA PENDERIA PARA O LADO DO KREMILIN, DADAS ÀS SUAS INCLIÇAÕES A MANTER REALAÇÕES POLÍTICAS E COMERCIAIS COM PAÍSES COMUNISTAS , O QUE NÃO É  BOM PARA A SUA IMAGEM E GERA DESCONTENTAMENTO DE PAÍSES OCIDENTAIS MEMBROS DA OTAN. DA MESMA FORMA OCORRERAM  CRÍTICAS DURAS AO PRESIDENTE LULA QUANDO NA RECENTE REUNIÃO DE PRESIDENTES SUL AMERICANOS, FOI PARA ELA  CONVIDADO UM DITADOR E OPRESSOR, ONICOLÁS   MADURO, FIGURA RECONHECIDAMENTE AGRESSIVA COM O POVO VENEZUELNO QUE TEM SE REFUGIADO NO BRASIL CORRIDO PELO REGIME DE OPRESSÃO DO REFERIDO DITADOR.

NÃO PODEMOS SERVIR A DEUS E AO DIABO SOB PENA DE SERMOS TIDOS COMO NÃO CONFIÁVEIS. LULA SE  DIZ DEMOCRÁTICO DA ESQUERDA. SENDO ASSIM, UM  PRESIDENTE DITO DEMONSTROU    UMA  POSIÇÃO  UMA POSIÇÃO  FAVORÁVEL A UM CONHECIDO  AUTROCRATA . ISSO SÓ LANÇARIA LUZES DE AMBIGUIDADES POLÍTCO-IDEOLÓGICAS. PRIMAR PELA ESCOLHA DE ALIADOS QUE SEJAM TAMBÉM DEMOCRATAS É O MÍNIMO DESEJÁVEL A UM MANDATÁRIO. O ERRO  DO  LULA  FOI ATÉ MESMO  CRITICADO  POR  OUTROS   CHEFES DE ESTADOS SUL-AMERICANOS,  COMO  O  URUGUAI.A TÉ  MESMO  UM ESQUERDISTA CHILENO,   AROVOU A POSIÇÃO DO LULA  DAND  TRAMENTO  ESPECIAL  AO  DITADOR  MADURO.

NÃO BASTA O FATO DE QUE EXISTAM AUTARCAS E DISCRCIONÁRIOS QUE, DA BOCA PRA FORA, SE DEFINEM COMO CHEFES DE ESTADO DEMOCRÁTICO. PERGUENTE-SE, POR EXEMPLO, AO DITADOR BASHAR AL-ASSSAD QUE FORMA DE GOVERNO ELE PROFESSA:  NATURALMENTE, ELE VEM AOS HOLOFOTES E, COM OLHAR  MANSO, DIZ DESCARADAMENTE QUE, NA SÍRIA, O POVO É LIVRE, ASSIM COMO É LIVRE A LIBERDADE DE IMPRENSA.

O MESMO DIRÃO OUTROS AUTOCRATAS PELO MUNDO AFORA. DEMOCRACIA PARA ELES SÓ PARA USO EXTERNO .NA VERDADE, ESQUERDA E DIREITA SÃO SEMANTICAMENETE TERMOS AMBÍGUOS E RELATIVOS, VISTO QUE, NOS CHAMADOS REGIMES PRESIDENCIALISTAS. COMO NO BRASIL, OS DOIS TERMOS, NA PRÁXIS , SÃO AMBÍGUOS E CONFUSOS. É UM SACO DE GATOS DIFICILMENTE ENTENDIDO PELA POPULAÇÃO ANALFABETA E INDIFERENTE AO QUE ACONTECE NOS DESVÃOS DA POLÍTICA BRASILEIRA.

A SITUAÇÃO POLÍTICA NACIONAL AINDA É MAIS PREJUDICADA PELO FESTIVAL DE PEQUENOS PARTIDOS COM FINS MAIS ELEITOREIROS E SEM DEFINIÇÃO CLARA DE SEUS PROPÓSTIOS E PLANOS DE GOVERNO. SÃO DESSERVIÇOS À JÁ CONFUSA E INDEFINIDA VIDA POLÍTICA BRASILERIA AINDA CERCADA DE ILICITUDES, IMPUNIDADES E CORRUPÇÃO. MASTA VER O QUE SE DÁ COM OS DESMANDOS DOS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS ( O EXEMPLO DO RIO É MODELAR NESSAS FALCATRUAS) NOS QUAIS IMPERAM O NEPOTISMO, OS FUNCIONÁRIOS-FANTASMAS E DE OUTRAS MARACUTAIAS.

SERÁ QUE O NOSSO PAÍS É O LUGAR MAIS EXECRANDO NO MUNDO NAS PRÁTICAS POLÍTICAS? SE NÃO É , ESTÁ JÁ SENDO.

FALECEM, EM NOSSO ESTADO BRASILERIO, HOMENS ÍNTEGROS ALIADOS À COMPETÊNCIA E AO AMOR À PÁTRIA E  A SEU POVO TÃO SOFRIDO HÁ SÉCULOS,  SOBRETUDO NESTE MUNDO PÓS-MODERNO E SOB O  IMPÉRIO   DIGITAL.

ORA, UM MUNDO ASSIM ESTÁ LONGE DE CHEGAR À PAZ UNIVERSAL E O PIOR EXEMPLO, VOLTANDO A UM DOS SUB-TEMAS DESTA CRÕNICA, É A SANGRENTA E DESTRUIDORA GUERRA ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA.UMA VERGONHA PARA O SÉCULO XXI, VERGONHA PARA A HUMANIDADE .