Prêmio para Chagas Botelho

No próximo 16 de agosto, Teresina comemora mais um aniversário. Festa de verdade se faz com inaugurações de obras que impactam o dia a dia da comunidade. Anualmente, a cidade premia novos autores, aliás realiza o concurso chamado Novos Autores, por meio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, estimulando o surgimento de novas vozes e talentos em variados campos da escritura: da escrita acadêmica à literária.

Nos últimos anos, o concurso agigantou-se, abrangendo uma diversidade maior de categorias, entre elas, a literatura infantil e a crônica. Em 2019, um escritor nascido em Barras do Marataoã, um escritor que regularmente escreve crônicas leves, humoradas e com estilo no facebook levou o prêmio da categoria crônica. Seu nome: Chagas Botelho. O título com o qual concorreu ao Concurso novos autores: Olhar de Casca de Banana.

Chagas é radialista e graduado em Letras. Quem o ouve pela rádio Teresina FM, depara-se diariamente com uma voz cuja espontaneidade para comunicar logo é percebida. Em sua fala, há sempre um motivo para não ficar calado, mesmo que a resposta seja do outro lado do rádio, do lado do ouvinte. Essa característica é a mesma que trouxe para a crônica, em textos que são um convite aberto para conversar. Quando Olhar de Casca de Banana ganhar a versão em livro impresso, em breve, anotei aí o que aqui se disse... É prosa da boa. E boa leitura.

Na fotografia, Chagas Botelho, á esquerda, segurando livro, ao lado do escritor Marcelino Freire.