PRATICANDO A ESCRITA NA INTERNET                                                      

                                                                                Cunha e Silva Filho  

 

        Há algum tempo já se falou que nossos alunos não escreviam redações porque não tinham suficiente prática de expor-se pela palavra escrita. Mesmo alguns professores – e me refiro principalmente aos de língua portuguesa - pouco ou nada escreviam a não ser para algumas finalidades básicas da vida cotidiana.

         Os professores desta disciplina, sobretudo os do ensino fundamental ou médio,  o que mais desenvolviam em atividade envolvendo  a habilidade da escrita, quando o faziam na verdade,  era ler e corrigir redações de seus alunos, i.e., eram profissionais que corrigiam aquilo que, na prática, eles próprios não faziam. Alguns deles me confessavam que eles  mesmos não tinham talento para escrever nem mesmo textos teóricos!

       É possível corrigir bem uma redação sem que o que corrige domine bem a habilidade da escrita? Não há aí uma certa contradictio in teminis? Como exigir do aluno uma boa redação se o próprio educador não a tem no exercício de ensinar a língua portuguesa e, no caso específico, de ensinar redação?  Corrigir redação não se cinge a reconhecer os erros de gramática do aluno, mas sim avaliar a capacidade de desenvolvimento do pensamento crítico do discente ao se lhe propor um tema para expor com originalidade e discernimento.

     É óbvio que o professor de língua portuguesa, com seu tirocínio, a sua experiência de leitor observará que um texto escrito não se limita a construções da língua normativa, mas a elementos essenciais que estão implicados na construção de um texto: a capacidade de criatividade, o horizonte cultural do aluno, a coerência textual, a coesão, um bom ou ótimo domínio da articulação das ideias com a habilidade de a elas dar uma forma determinada.  

        Na realidade, há muitos professores que leem bem, mas escrevem mal, o que me leva a supor que existe alguma tendência ou vocação para escrever bem, não obstante  haja linguistas que não veem a questão sob este ângulo especulativo ou teórico. Eles, os linguistas (principalmente), possivelmente alguns gramáticos e filólogos ( infelizmente estes últimos não estão mais em moda nos estudos de linguagem, sobretudo com a chegada da linguística, ciência da linguagem que se constituiu no final do século 19), negam essa tendência inata para escrever bem. Alegam que, se bem orientados e se bem expostos à prática da escrita, será  possível melhorar sua capacidade de escrever.  

         Tudo dependeria de uma efetiva e funcional  forma de  ensinar  redação, mostrando ao discente como funciona internamente o mecanismo  da  estrutura de um  texto, através de estratégias linguísticas aplicadas que  proporcionem ao  estudante  o que tanto os linguistas gostam de  frisar: a consciência metalinguística que os alunos devem ter na elaboração  de qualquer texto, mesmo  que sejam  textos não-literários. Meu pai, que foi um jornalista muito produtivo, costumava afirmar, citando um velho gramático paulista Eduardo Carlos Pereira, que “Só se aprende a escrever, escrevendo.” Ou seja, é no batente do exercício da redação que se vai aprendendo a escrever e aperfeiçoar a composição escrita.                    

      Eu diria, acrescentando, que esse aprendizado deve pressupor um background cultural do aprendiz, quer dizer, o aluno vai melhorando sua capacidade escrita com um combustível essencial: a constância da leitura de bons autores em língua portuguesa: ficcionistas, poetas, contistas, dramaturgos, em suma, de autores que saibam lidar com a habilidade da escrita, ainda que não só necessariamente escritores, ficcionistas ou poetas, mas historiadores, filósofos, matemáticos, físicos, ensaístas não apenas do âmbito literário estritamente falando, mas também do campo científico.

          O ato de escrever bem e com elegância e respeitando a variabilidade de natureza do texto pode ser executado por toda pessoa que tenha adquirido a habilidade da escrita.   Quem deseja aperfeiçoar a sua maneira de escrever também passa pela prática constante de ler bons jornais e revistas de alto nível no uso da competência linguística. O grande crítico – li em algum lugar - Antonio Candido, certa vez, recomendou a leitura, diária se possível, de jornais para quem desejasse nutrir-se culturalmente e ao mesmo tempo aprimorar sua capacidade de escrita.  

         No domínio da Internet, tenho verificado que, ao contrário do que algumas pessoas andaram prognosticando ou apregoando, os seus usuários, sobretudo utilizando-se do Facebook e do e-mail, têm dado provas evidentes de exercitar a complexa atividade da escrita. Por um razão bem simples: quando o usuário da Internet recebe um e-mail, por exemplo, e vai dar-lhe resposta, estará empregando todo o seu esforço intelectivo  para dar uma resposta bem clara e, quanto possível, bem organizada, e é aí que passa a desempenhar seu papel de autor de um texto que, tanto melhor será expresso quanto maior for seu repertório informativo-cultural.

      É lógico que não me atenho aqui àquele usuário amante e devoto das linguagens cifradas ( porém, claríssimas para a faixa de jovens, principalmente no que concerne a abreviaturas, relaxamento da construção sintática e desprezo pela forma normativa de escrever).   Nesta situação pode-se falar de mau uso da comunicação escrita via Internet. No entanto, se o jovem ou o adulto precisam se exprimir por essa forma virtual, nada melhor do que aprimorar o domínio do texto escrito ao enviar e-mail ou ao escrever suas mensagens no Facebook.    

       Esse novo  espaço virtual de escrita por sinal, tornou-se uma espécie de fórum, em escala global, para a expressão da troca de informações entre as pessoas e oportuna maneira de, sem que se perceba o fato, de atuar dinamicamente no processo da escrita, porquanto o Facebook muitas vezes tem virado verdadeira coluna de jornal com a finalidade de transmitir opiniões, inserir artigos originalmente  publicados em jornais impressos, jornais virtuais,  textos tratando de diferentes assuntos, remissões a links, em suma,   tem-se tornado locus propício a diálogos entre interlocutores em diversas áreas e riqueza de variabilidade de temas.

      Sem sombra de dúvida, têm sido agora esses espaços virtuais grandes estimuladores de melhoria de qualidade da escrita e de fonte contínua de ensejo a leituras e reflexões entre as pessoas, nacional ou internacionalmente.            

        Por outro lado, com a  constância de fazer uso da escrita, por si só, se torna um inestimável espaço de desenvolvimento da capacidade intelectiva  revigorando até uma escrita mais célere por exigir  maior destreza  de raciocínio no momento  em que o usuário, de  improviso,   põe suas opiniões , comentários e ideias. Louvável se fez esse canal de comunicação escrita que só tem aumentado a possibilidade de transmitir ideias e pensamentos na prática da escrita, a grande vencedora em termos de melhoria de qualidade na práxis de provocar e de habituar seu usuário a redigir textos. Essa foi sua grande vitória no campo virtual.          

           Reconheço, ademais, que a prática da redação foi grandemente melhorada com o avanço e desenvolvimento de campos de investigação da linguagem e entendimento  de textos, como a análise do discurso, o linguística textual. Novos aspectos do estudo da linguagem foram surgindo e se tornando  decisivos para o aperfeiçoamento de técnicas de  redação.          

         Só para ficar  em alguns  exemplos,  mencionaria  o estudo da constituição do parágrafo, a identificação do chamado tópico-frasal, a classificação de tipos diversos de parágrafos,  a extensão dos parágrafos, o estudos dos conectores e de sua gama de sentidos, os quais contribuíram sobejamente para o incremento do ato de redigir não só para fins de comunicação literária e não-literária, mas também para tornar os estudantes muito mais linguisticamente  conscientes do “como” e do “por quê” no uso adequado de todos os elementos gramaticais, semânticos, estruturação concatenada e   eficácia de todos os parágrafos de um texto bem  redigido.  

        Grande conquista essa dos modernos estudos de língua e da linguagem! No exemplo acima, não cabe esquecer o grande contributo que deu para o ensino de redação no Brasil o professor e ensaísta Othon M. Garcia com o seu clássico livro Comunicação em prosa moderna (Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1967). há poucos anos ainda muito recomendados a alunos de jornalismo. A originalidade do estudo aprofundado do parágrafo não foi dele, ele a trouxe dos americanos e, no país, teve uma fortuna crítica admirável avançando, desta maneira, os estudos de linguagem escrita e, portanto, de redação entre nós.        

         Lembro-me muito bem de uma recomendação bastante  útil  de um professor que nem mesmo era formado em língua portuguesa, mas exercia a função de professor desta disciplina num cursinho pré-vestibular no Rio de Janeiro em 1964. A recomendação  daquele professor  ficou para sempre   ligada à minha  vida  passada e futura  quanto ao uso da escrita.          

         No Piauí, adolescente, segundo já  escrevi alhures,  já havia publicado diversos artigos em jornais locais  mas, apesar de tudo isso, ao redigir um texto sobre um tema proposto por aquele professor, a primeira coisa para  a qual me chamou a atenção foi haver anotada,  na folha da minha redação, escrita  à mão ,uma observação pertinente que,  até àquela data, não me havia  dado conta nem  tampouco algum  professor sobre isso  me alertara:  a minha ausência de “dar margem aos parágrafos”.            

         Ora, nos jornais que publicava os meus artigos em Teresina esta minha “ausência” era corrigida na própria redação do periódico. Escritores antigos não tinham nenhuma noção linguisticamente orientada da importância de um parágrafo bem estruturado. Eles conseguiam formular seus enunciados graças ao talento, à observação meticulosa dos exemplos dos melhores autores. Faltava-lhes, contudo, ainda a consciência metalinguística para estas noções da escrita. Vivendo e aprendendo. (Originalmente  publicado no meu blog “As ideias no tempo”)