0

 

[Flávio Bittencourt]

Posse do Prof. Renan Freitas Pinto na A. A. L. (Convite)

A solenidade de posse acontecerá na sexta-feira, 26.10.2012 , em Manaus, às 20 horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NO BLOG DE MARCOS SANTOS, SOBRE

EVENTO ACONTECIDO EM MARÇO DE 2010,

CONSTA:

 

 

"Renan Freitas Pinto vai falar

O professor Renan Freitas Pinto é um daqueles heróis de capa e espada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Fui seu aluno. Tornei-me próximo. Um dia, após uma viagem por São Paulo, trouxe “A regra do jogo”, de Cláudio Abramo, uma espécie de bíblia para novos jornalistas. “Encontrei num sebo”, disse-me, “e lembrei de você” (um dia eu conto sobre os livros que ganhei de Narciso Lobo, Milton Hatoum e a bibliografia oferecida pelo professor Valmir Albuquerque, entre outros).
Corri para casa. Devorei o livro. Que maravilha. Entre outras coisas aprendi que a ética do jornalista não pode ser diferente da do marceneiro. Tal qual a cadeira, que não pode derrubar quem sente nela, a notícia precisa estar de pé no dia seguinte. E por aí vai.
Pois bem, Renan Freitas Pinto vai falar, nesta quinta (04/03 [DE 2010]), no Museu da Amazônia (Musa), sobre como a obra de filósofos como o alemão Martin Heidegger (1889-1976) serviria para apontar novos caminhos teóricos para pensar a Amazônia.
Sociólogo e cientista social, Renan  afirma: “Vivemos um momento novo de interpretação da Amazônia. A discussão de questões relacionadas ao meio ambiente e às culturas tradicionais, por exemplo, tem muito a se beneficiar da base teórica oferecida por diferentes filósofos”, enfatiza.
Para Renan, durante muito tempo aqueles que se dispuseram a estudar a Amazônia e seus autores se depararam com um algo semelhante a um “vazio teórico”. “Muitas vezes lemos autores como Euclides da Cunha mas não esclarecemos sua obra de maneira satisfatória”, exemplifica.
O pesquisador afirma que a situação começou a mudar e que algumas universidades abordam autores como Heidegger em seus cursos de pós-graduação. Apontar os caminhos dessa mudança é o propósito da palestra dele.
Além de analisar trechos da obra de Heidegger, o pesquisador falará sobre o trabalho do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer (1900-2002) e do francês Paul Ricoeur (1913-2005). “É claro que há outros autores importantes. Falarei sobre esses três, todos fortes críticos da ciência que acreditavam que há outros conhecimentos, como a arte e a filosofia, que conseguem explicar as situações”, afirma.
Quando alguém vai aos filósofos para esclarecer um tema do presente é como se abrisse um raio de sol nas discussões mais cabeludas. Renan tem esse dom. Precisa falar mais.
SERVIÇO
Palestra: Amazônia, uma abordagem filosófica
Palestrante: Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto/ Ufam
Data: 04 de março [DE 2010: O EVENTO (mencionado logo acima) JÁ OCORREU;
O CONVITE PARA A POSSE DO PROF. RENAN NA A. A. L. ESTÁ ADIANTE REPRODUZIDO
(a próxima imagem é a do cartaz de evento de março de 2009); mais adiante (ao final) está
o convite do evento de 26.10.2012]
(...)"
 

 

 

 

 

 

arte renan

(http://obufao.wordpress.com/2009/03/17/encontro-com-renan-freitas-pinto/)

 

 

 

 

24.10.2012 - O sociólogo, que é também documentarista - e professor da U. F. A. M. (Universidade Federal do Amazonas) -, ocupará a Cadeira 32, de Bernardo Ramos, na Academia Amazonense de Letras - O Prof. Dr. Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto será empossado na A. A. L., em 26.10.2012 (próxima sexta-feira), às 20 horas, no Centro de Manaus: R. Ramos Ferreira nº 1009 - Sede da Instituição (Casa Adriano Jorge).  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://riopretoam.blogspot.com.br/2011/01/academia-amazonense-de-letras.html)

 

 

 

De acordo com

http://literaturarogelsamuel.blogspot.com.br/2012/09/posse-de-renan-freitas-pinto-na-academia.html,

eis o Convite Oficial do Evento:

 

 

 

http://1.bp.blogspot.com/-bMMkuzuIfkQ/UGay3GO4szI/AAAAAAAAYfM/JCkRkkgCY9Q/s1600/Convite+Posse+Ernesto+Renan++Melo+de+Freitas+Pinto.jpg