CUNHA E SILVA FILHO

 

 

         Os poetas estão de parabéns. Sabem por quê? Porque, com a Internet e as    redes sociais, eles, praticamente todos jovens, que não tiveram editores nem patrocínios de bancos ou outras instituições públicas ou privadas, começaram, por conta própria, a produzirem poema "às mancheias."

          A Poesia está em alta. Até que enfim! Manuel Bandeira, que não conseguiu publicar por editora seu primeiro livro, só o fez por conta própria, ficaria exultante em face do que, pelo milagre da Internet, está acontecendo em nosso país, com escassos leitores de poesia, consoante era a opinião unânime de nosso editores: "Poesia não vende - costumavam afirmar publicamente.

       Mas, o mundo é outro, O Brasil, apesar dos pesares e das greves e outras mazelas crônicas, está mudando neste aspecto. Aviso aos navegantes: a poesia chegou e dá o seu ar de graça plena. Que bom para todos o que ainda gostam de ler poema!

      Eu mesmo, que só fui poeta de uns quatro poemas durante a vida inteira(risos), estou aqui deste espaço, feliz da vida e, quem sabe, até pronto para poetar ou melhor, para cometer uma versalhada. Pois é, Poesia, sim.

      A notícia é, pois, alvissareira. Quem pensou que a Internet iria conseguir mudanças de comportamento no tocante à poesia em escala global, está com o queixo caído. Uma das razões é que a poesia está deixando a sua torre de marfim ou de elitismo besta e está entrando no quotidiano democrático das redes sociais, principalmente através do Instagram e do Facebook. Por isso, esses novos poetas se chamam agora "instapoeta".