Graça Vilhena em registro do Portal Geleia Total
Graça Vilhena em registro do Portal Geleia Total

[Carlos Evandro M. Eulálio]

 

A obra “Poesia Reunida”, da Professora Graça Vilhena, publicada pela Quimera Editora, Teresina 2018, reúne as 40 poesias do livro Em Todo Canto, publicado em 1997, e mais 50 poemas do livro Pedra de Cantaria, de 2013, cujos textos tivemos a oportunidade e o prazer de comentá-los no nosso ensaio “Lírica e Memória em Pedra de Cantaria”, publicado neste Portal e no número 50 da Revista Presença, órgão do Conselho Estadual de Cultura do Piauí.[1], onde destacamos a memória como principal dominante poética naquela obra.

Sobre o modus faciendi da poesia de Graça Vilhena, eu resumiria nas palavras do Prof. Cineas Santos:  “[...] Graça constrói versos de rara beleza. O estrutural e o ornamental, em sua poesia, estão de tal forma imbricados que é praticamente impossível dissociá-los”[2].

Os poemas de Graça Vilhena, magistralmente elaborados, são em geral de extensão curta e quase todos em versos livres. A riqueza de suas imagens é obtida com o emprego de metáforas, anáforas, assonâncias, aliterações e enjambements, facilmente encontráveis neste poema[3]:  

não quero essa rotina triste

o dedo em riste na menor culpa

e a desculpa nos menores atos

não quero esse beco escuro

esse muro alto onde a gente tenta

pacientemente o outro lado

não quero censura por meu desacato

quando desato consciente

o nó indecente das convenções

não quero o coração acomodado

nem dado a aceitar passivamente

as queixas dementes da razão

não quero a vida com ressentimento

e nem momentos que sejam de abandono

em que o sono pareça morte.[4]  

O poema é um grito de liberdade da mulher insubmissa, daí o  caráter universal do texto. É construído com versos livres em uma só estrofe. A musicalidade do poema é obtida pelas assonâncias e aliterações em palavras distintas, que colaboram ainda em virtude do ritmo para a criação de imagens.     

 A propósito dos versos livres, o poeta Carlos Drummond de Andrade, em entrevista que concedeu em 16 de junho 1984 à pesquisadora Maria Lúcia do Pazo, afirma:

[...] o Modernismo abriu avenidas novas em matéria de versificação. Ele deu um impulso muito grande ao verso livre. É um verso talvez mais difícil de manejar, porque não tem limites, não há legislação técnica sobre o verso livre. Há quem diga que ele alcança o limite do ato de respirar da pessoa. Quer dizer, se a pessoa não consegue enunciar o verso de um simples golpe, ele não é mais um verso, serão dois ou três versos..[5]

Segundo relato da Prof. Graça, sua opção pelos versos livres se deve à influência de Bandeira e pelo fato de com eles obter imagens e mais ritmo em seus poemas.      

H. Dobal[6], referindo-se à poesia da profa. Graça Vilhena, na introdução da obra “Em cada canto”, declara, parafraseando da autora o poema “Fim de mundo” que, “Ao contrário do Bandeira da primeira fase, Graça faz poesia como quem vive “pessoas comuns.” [...]. Por isso os seus poemas suportam com vantagem o teste da releitura, o que é sem dúvida, um sinal de grandeza”.

O viver pessoas comuns como afirma H. Dobal é uma forma de estar no outro. Vemos nesse processo de construção poética um traço marcante da lírica moderna, visto que a poesia, até então como expressão exclusiva do eu, faz-se agora porta-voz de um ser que não é mais uno.

A poesia passa a interpretar, também, o universo coletivo dos homens. O conteúdo de um poema, nos termos de Adorno[7] não é mera expressão de emoções e experiências individuais. Ao contrário, estas só se tornam artísticas quando, exatamente em virtude da especificação de seu tomar-forma estética, adquirem participação no universal, como nestes versos do poema Os ratos, extraído da obra Pedra de Cantaria:

Há um lugar

onde moram os ricos

e outro os pobres

 

porém há um povo

que mora em qualquer lugar

da cidade generosa

com seus chafarizes e sombras

bancos e marquises

 

dele nada sabe o rico

nem o pobre

só os ratos que engordam

e correm pelos domingos vazios

do centro da cidade

 

O texto, cuja temática centra-se na denúncia das desigualdades sociais que acometem as nações em todo o mundo, retrata a realidade do cotidiano transformada em poesia como instrumento de participação social e política. É um traço marcante da poesia lírica universal contemporânea.

Conforme Adorno, essa universalidade do conteúdo lírico é essencialmente social e só entende o que o poema diz aquele que escuta, em sua solidão, a voz da humanidade refletida no poema. ”  (ADORNO; p. 67)[8]

No entanto, adverte Adorno: “A referência ao social não deve levar o conteúdo para fora da obra de arte, mas sim levá-lo mais fundo para dentro dela mesma. ” Com isso, o filósofo e sociólogo alemão deixa claro que sua intenção “não é criar uma ponte entre dois elementos distantes, mas descobrir o vínculo que a própria lírica, justamente por causa de sua emancipação, ainda mantém com a sociedade”.[9]

Ocorre a partir daí o que Anazildo Vasconcelos da Silva denomina semiotização lírica do discurso, através da qual

 “A mediação literária, ao tempo em que desenvolve o Eu lírico como instância do discurso, que não se confunde, por sua natureza mimética com o Eu histórico da identidade do autor, rompe com os possíveis condicionamentos externos. Desse modo a estrutura lírica se libera da imagem de mundo tomada como proposição da realidade, e se constitui numa unidade/totalidade autônoma.”[10]

Dessa forma, vemos o processo literário de criação de Graça Vilhena, constituído pela mímesis do real, converter-se em discurso lírico nos poemas com tendência para o épico ou epilírico, em que de uma forma híbrida a autora concilia o gênero épico e dramático com a expressão lírica.

Nesse sentido Emil Staiger (1997) corrobora a tese de que não há nenhum gênero puramente lírico, dramático ou épico, mas uma interação, uma inter-relação entre os gêneros literários ao acrescentar:

“[...] apenas chamo a atenção para um ponto: uma obra exclusivamente lírica, exclusivamente épica ou exclusivamente dramática é absolutamente inconcebível; toda obra poética participa em maior ou menor escala de todos os gêneros e apenas em função de sua maior ou menor participação, designamo-la lírica, épica ou dramática (1997, p. 189/190).

Esse hibridismo de gênero literário pode ser observado na poesia lírica de Graça Vilhena nos poemas cujo tom narrativo remete a algum acontecimento passado como no texto “Caso de amor”:                 

Foi como está

                   um bar

                   uma cerveja gelada

                   e o amor lúdico acontecendo.

        

                   Depois todos os beijos

                   pareciam definitivos

                   o amor amanhava manhãs

                   colhia girassóis à noite

                   criava constelações.

 

                   Foi o amor além do amar

                   além do mal

                   até tornar-se um desenventivo punhal.

 

O amor nem sempre tem um final feliz; a tragédia amorosa cerca a história dos amantes que não ascendem à felicidade sonhada. O poema embora se enquadre no ramo da Lírica, apresenta características peculiares também à Épica e ao Drama, quando se constata que a apresentação de uma ação é movida por um dinamismo de tensão que se encaminha para o desfecho trágico. Vimos, portanto, que o poema, além de cantar, também conta.

 Vale ressaltar no texto uma peculiaridade da poeta: a criação de neologismos recorrentes em muitos dos seus poemas. Em nenhum dicionário encontramos a expressão “desenventivo punhal” que na poesia adquire uma extraordinária dimensão semântica.   

Em outro poema, Cena Familiar, o tema social emerge do próprio poema: 

O avô e a avó tossem

o pai viajou

a mãe talvez volte

 

o menino alheio ao perigo

brinca à sombra do relógio.

 

No texto, a voz de um narrador conta o drama familiar, em meio à indiferença da criança que tem a capacidade de imaginar e se maravilhar com a vida. Mesmo à vista do caos, e sinalizado pela inexorável passagem do tempo à sombra do relógio, vê ainda a grande oportunidade de reinventar a brincadeira. Há no poema traços estilísticos épicos, quais sejam: um tempo indeterminado, um espaço tópico, um narrador, a presença de personagens e uma ação que se desenvolve pelo protagonista.

O hibridismo dos gêneros literários, tão bem explorado na poesia lírica de Graça Vilhena, é recorrente em muitos poetas modernistas como Bandeira, Cora Coralina, Drummond, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto e outros.

Na obra de Graça Vilhena esse tom epilírico é predominante em seu primeiro livro, com destaque para os textos Poema Comum, Perdas e Danos e Homem Grande.

Na visão de Mikhail Bakhtin, filósofo e pensador russo, o que existe no texto possível de ser analisado é o enunciado. Ao concebê-lo como objeto de estudos linguísticos, ele considera o dialogismo elemento essencial da linguagem, cujo princípio constitutivo confere significado e sentido ao discurso. Assim, o texto se define pelo diálogo entre os interlocutores. Ressalta ainda como característica principal do enunciado, aqui entendido como a frase em uso, além do dialogismo já citado, a polifonia de vozes.

O conceito de polifonia, neste caso, supõe o texto em suas relações com o contexto social, com os textos já lidos pelo leitor e com experiências vividas. Daí as criações metalinguísticas de Graça Vilhena, ao compor poemas dedicados aos poetas H. Dobal, Manoel de Barros e Mário Faustino:

Campos passados

                                      (para o poeta H. Dobal, in memoriam)

 

campos de verde engano

terra alagada de desejos

onde pastava a inquietação

 

campos de verdes tempos

falso silêncio de carnaubeiras

leques de harém na mão do vento

 

ai meninas ai bastardos

grilos de dor que se perderam

na vastidão dos latifúndios 

                                                            

Lição de poesia

                   (para o poeta Manoel de Barros)

 

uma rolha de cortiça serve

para boiar lembranças

de um amor de festa

 

caixas de fósforo molhadas

são também silêncios

para não acordar os candeeiros

e baganas espalhadas nas calçadas

é só pisá-las

para que os outros pensem

que se apagam estrelas

 

...                               

 

Faustino

                   (para o poeta Mário Faustino, in memoriam)

 

dentro de tua hora

em um cavalo alado

viajo sobre os lagos

de cisnes traduzidos

 

disse-me o oráculo

que vives além do tempo

entre a aurora e o meio dia

no movimento das palavras ao sol

 

e se me põe na colheita

teu olhar semeador

sinto a presença humana e infinita

da poeira estelar que te ilumina

 

Nesses poemas dedicados a cada autor citado, as vozes dos poetas se cruzam em meio aos versos da autora que com eles compõe um novo texto. Cada poema apresenta informações novas e as que já fazem parte do conhecimento prévio do leitor, passando a ocupar novos espaços em que o eu lírico, deixando de ser o centro da interlocução, cede lugar à interdiscursividade.

Esses textos são enfim tecidos simultaneamente por vozes que se cruzam no interior de si mesmos. A forma como a autora os constrói guardam semelhança com o poema “Antologia”, de Bandeira, que é composto intratextualmente, mediante a colagem de versos diferentes dos vários poemas do poeta. No caso dos poemas pelos quais Graça Vilhena homenageia os poetas piauienses, eles são compostos de versos desses autores criativamente e intertextualmente reelaborados. 

 A metapoesia também comparece na obra de Graça Vilhena, no

  “Poema sem lua”

 

melhor falar dos homens

e seus eventos

há muito mais poesia

no bêbedo que alinhava a rua

do que no repetido luar

que o ilumina

 

Aqui a poeta dialoga com Manuel Bandeira, quando este no seu Itinerário de Pasárgada relata como lhe chegaram as primeiras noções de poesia através do pai:  

“Assim, na companhia paterna ia-me eu embebendo dessa ideia que a poesia está em tudo – tanto nos amores como nos chinelos, tanto nas coisas lógicas como nas disparatadas. ”  

Para Graça Vilhena a poesia não é só produto da inspiração romântica, pois ao invés “do repetido luar que a ilumina” ela está dispersa no mundo e pode ser encontrada nas coisas e cenas mais cotidianas.

A poesia intimista e reflexiva é outro aspecto relevante na poesia de Graça Vilhena, principalmente quando o propósito é a tentativa de interpretar o eu lírico através da imagem que se apresenta no texto intrinsecamente relacionada à poesia.

Otávio Paz define a poesia como “a outra voz” que é “memória feita imagem e está convertida em voz. A outra voz não é a voz do além-túmulo: é a do homem que está dormindo no fundo de cada homem. Memória que presentifica o passado pela recordação, atitude fundamental lírica: o não distanciamento, isto é, a fusão do sujeito e do objeto, do mundo interior e exterior, passado, presente e futuro. Por essa razão, Emil Staiger denomina recordação a essência lírica, com base na etimologia da palavra, O vocábulo “recordar” deriva do latim: é a junção do prefixo “re”, que significa “repetir” e “cordis”, que significa “coração”. Assim, “recordar” (re-cordis), tem o sentido de fazer passar novamente pelo coração. Através do poema “Rua da Glória” (atual Lizandro Nogueira) tem-se o resgate da memória pela recordação em sua essência lírica não de uma rua, mas de uma cidade:

paisagem de sol nascido

na estação do trem

cerzindo os dias

sobre as pedras da rua

que abrolhavam luz

 

manhãs tangiam beatas

palmolivelmente

para a missa da Amparo

 

senhoras varriam calçadas

recolhiam leiteiras

e caçoavam histórias

com suas línguas de camaleão

 

no mercado central

as verdureiras arranjavam

buquês de cheiros-verdes

 

e mais além

mulheres permaneciam

sem hora de seus dias

dissolvendo-se em transparência

nas escamas do cais

 

Através da poesia podemos recuperar uma época e descobrir como se davam as relações sociais no nosso passado. Tem-se no presente a imagem do cenário de Teresina na década de 1950.  Poesia que se constrói em estreita relação com a visualidade presentificada pela memória por meio de uma linguagem metafórica, sinestésica e criativa. O neologismo, tão recorrente em muitos de seus poemas, aqui “palmolivelmente” é empregado com humor e como referência á fragrância do sabonete palmolive que exalava das beatas, já comercializado àquela época. Seguem a mesma linha temática do texto Rua da Glória os poemas: Cine Rex (poema visual e de influência concretista), Na beira do Cais (todo ele composto com versos tetrassílabos, isto é, com quatro sílabas) e o Garrafeiro (poema que recupera a imagem de um profissional que não mais existe entre nós, a exemplo do leiteiro, padeiro, vareiro e pescador de defuntos. Este último, retratado na obra Palha de Arroz por Fontes Ibiapina.  

O prof. e filósofo Flávio Kothe, na obra “Literatura e Sistemas Intersemióticos”, afirma que o texto literário, isto é, o artefato, é como Lázaro no túmulo: “a leitura é sua ressurreição. Os textos são cadáveres que ressuscitam de seus túmulos ao toque das mãos e dos olhos do leitor. ” (KOTHE, 1981, p. 17).  Assim, os motivos que tecem a estrutura de uma obra poética, oferecem inúmeras possibilidades de leitura.

O poeta Mário Faustino criou e manteve no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (SDJB) uma página inteiramente dedicada à poesia, no período de setembro de 1956 a janeiro de 1959. As matérias que ali publicava eram distribuídas em páginas por diferentes seções. Dentre essas seções, a mais lida chamava-se “Pedras de Toque”, título inspirado nas célebres touchstones de Wallace Steven: eram versos de poemas que exemplificavam os momentos de alta realização da linguagem poética.

Neste ensaio, selecionei 10 pedras de toque que considero os momentos mais expressivos da poesia de Graça Vilhena:

 

1. Meus olhos velam tua ausência

2. Os dias são feitos de um longe esquecer

3. Do nosso segredo sabe a flor que vigia a noite

4. Meu coração é um pássaro alongando o céu das incertezas

5. Menino, passa pra dentro, senão o amor te pega!

6. O amor ultimamente anda assim desprevenido sem vontade de ficar.

7. Arranquei de mim tua lembrança como quem solta um pássaro que não canta

8. Ria do que sobrou – dos meus pedaços eu renasço.

9. A mágica feliz do amor: ser amado à loucura e não ser louco de amar.

10. Foi o cafuné das andorinhas que adormeceu os sinos da cidade.

 

A obra da professora Graça é vasta, bela e agradável de ler.  Diz o escritor IÍtalo Calvino que uma obra clássica é a que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer. Por isso, a análise que realizamos da obra literária de Graça Vilhena, por si, não esgota todos os aspectos estéticos e estilísticos de seus poemas que possuem um campo linguístico fértil, multissignificativo e plurissignificativo à espera de outros leitores e de outras leituras.  

 

  

 

 

 

 

 

 


[1] EULÁLIO, Carlos Evandro. Lírica e Memória em Pedra de Cantaria. Teresina-PI : Revista Presença Ano XXZVIII, nº 50 – Conselho Estadual de Cultura, 2013, p.38/41

[2] SANTOS, Cineas. Água de Cacimba. In VILHENA, Graça. Pedra de Cantaria, Teresina : Nova Aliança, 2013, p. 8

[3] VILHENA, GRAÇA.Não querer, In Em todo canto. Teresina : Corisco / IDB, 1997, p. 19

[4] Não querer, VILHENA, 1997, p.19. 

[5]folha.uol.com.br/ilustrissima/2012/07/1116430-erotismo-poesia-e-psicanalise-em-entrevista-inedita-de-drummond.shtml, acessado em 4/11/18.

[6]H. Dobal. Um sinal de grandeza. In VILHENA, Graça. Em todo canto. Teresina : Corisco e IDB, 1997, p.7

[7] ADORNO, Theodor. “Palestra sobre lírica e sociedade.” In. Notas de Literatura. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003, p. 66

[8] ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1988.

[9] BOTTON, Alexandre M. A individualidade imanente na poesia lírica. www.unemat.br/revistas moinhos/media/files, acessado em 3/11/18.

[10] SILVA, Anazildo Vasconcelos da. Semiotização literária do discurso. Rio de Janeiro : Elo Edit. 1984, p97