[Flávio Bittencourt]

Penetras quase distintos

 
No delicioso folclore da mundanidade, eles não avançam sobre travessas de canapés e minissanduíches, mas, quando há vinho ou uísque, decididamente, eles não resistem.
 
 
 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FRANCINE PREPARA-SE PARA ENFRENTAR UM EVENTO MUNDANO

(http://comentandocomentado.blogspot.com/2009_06_01_archive.html,

sendo que, como se vê, nesse caso, A MOÇA NÃO É UMA PENETRA:

pelo contrário, ela permitirá ou não que alguns elementos clandestinos

usufruam dos prazeres da festa que generosamente oferecerá a parentes,

amigos e eventuais penetras, que pontualmente rondam os badalados

eventos sociais da cidade;

LEGENDA ORIGINAL:

"Francine faz o próprio make para festa de aniversário

A gaúcha Francine já está se preparando para sua festa de aniversário, que acontece neste sábado, 27, na boate Le Boy, no Rio de Janeiro". Fonte: EGO
")

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.easy-incentive.eu/blog-cannes-monaco/index.php?2007/06/14/72-decouvrez-la-veritable-cuisine-provencale-sous-les-conseils-avises-dun-chef)

 

 

 

 

 


 
SUCESSO TOTAL DA penetragem: UMA PENETRA CLÁSSICA, SOBRIAMENTE VESTIDA - observe que o ela não usa decote ousado - E SEM MAQUIAGEM BERRANTE ANIMADAMENTE CUMPRIMENTA O PRESIDENTE DOS EUA EM REQUINTADO EVENTO SOCIAL, COM A PRESENÇA DE PLENIPOTENCIÁRIOS DE VÁRIOS CONTINENTES, EM WASHINGTON D. C., NO CENTRO DO PODER AMERICANO (Casa Branca)
(SÓ A ESPETACULAR IMAGEM DOS DOIS PENETRAS MAIS BEM SUCEDIDOS DA HISTÓRIA COM O PRESIDENTE OBAMA E, NO SEGUNDO PLANO FOTOGRÁFICO, O PRIMEIRO-MINISTRO DA ÍNDIA, sem a legenda acima digitada:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1395750-5602,00.html)

 

 

 

 


 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A HONRADA DEPUTADA ESTADUAL ALICE TAMBORINDEGUY, do Estado do Rio de Janeiro, que, como o presidente dos EUA, certamente já foi condescendente e bem-humorada com penetras, em belas festas que terá liderado

(http://www.alerj.rj.gov.br/escolha_corpo.asp?data=20051223,

onde se pode ler:

"O projeto de lei 2.941/05, da deputada Alice Tamborindeguy (PSDB), que cria Centros de Proteção à Criança e ao Adolescente vítima de violência ou de abuso sexual no Rio de Janeiro, foi aprovado, em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (23/12)")

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A esfusiante NARCISA TAMBORINDEGUY,

que escreveu um livro no qual festas

memoráveis da Zona Sul do Rio são descritas,

com riqueza de detalhes

(SÓ A FOTO, SEM A LEGENDA ACIMA

APRESENTADA:

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL389896-9798,00-NARCISA+TAMBORINDEGUY+RECONHECE+EU+SOU+LOUCA+MESMO.html)

 

 

 


 
 
 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GARÇON E MAÎTRE TRABALHANDO, NOS BASTIDORES DE FESTEJADO EVENTO SOCIAL
(SÓ A FOTO DOS QUALIFICADOS PROFISSIONAIS DA GASTRONOMIA:

https://eduluz.wordpress.com/category/comida/page/9/)
 
 
 

 

 


 

 
(http://www.gaz.com.br/tratadas/noticia/86238/foto/gaz/enorme/86238_vinho.jpg)
 
  

 

 


 
 

 
(http://eduluz.files.wordpress.com/2009/11/dsc04066-2.jpg?w=448&h=246)

 

 

 


 
 
"Numa livraria do Shopping da Gávea, certa vez, uma senhora de meia idade, distinta e com vestido de cor sóbria, trazia pendurado no pescoço um colar de pérolas. De pérolas falsas, naturalmente, porque ela era uma penetra de festas. 'Aquela ali é um deles ', apontou-me o fotógrafo, que evitava sorrir, porque eles se encontram muito. Parecia que ele se referia a uma espécie distinta (nos dois sentidos do termo), uma espécie de competentes atores de teatro, que também inventam estórias, para poder comer mais. Afinal, estamos falando da profissão desse grupo".
 
COLUNA "RECONTANDO ESTÓRIAS DO DOMÍNIO PÚBLICO"

 

 

 

 

"O casal de 'penetras' que invadiu um jantar na Casa Branca chegou a cumprimentar o presidente dos EUA, Barack Obama, durante a recepção protocolar prévia ao evento oferecido na terça-feira ao primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Uma foto divulgada pela Casa Branca na noite desta sexta (27) "prova" que o encontro ocorreu.
 
Michaele e Tareq Salahi são figuras frequentes em coquetéis e recepções da alta sociedade americana. A imagem mostra uma sorridente Michaele cumprimentando Obama, com Tareq aguardando sua vez.

Durante o jantar, o casal tirou fotos com o vice-presidente americano, Joe Biden, o próximo chefe de Gabinete da Casa Branca, Rahm Emanuel, e outros convidados. Eles postaram algumas das imagens em seu perfil no site de relacionamentos Facebook. 

Os serviços secretos dos EUA asseguraram que Obama não correu perigo, já que os invasores se submeteram ao mesmo controle de armas e detectores de metais pelo qual passaram os mais de 300 convidados. (...)"

(http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1395750-5602,00.html, O GRIFO É NOSSO)

 

 

 

"(...) A Polícia de Los Angeles deteve neste domingo (7) dezenove pessoas que supostamente entraram sem autorização no perímetro de segurança do teatro Kodak, palco da cerimônia de entrega dos prêmios Oscar, informaram hoje as autoridades. (...)".

(NOTÍCIA VEICULADA POR G1 / GLOBO, adiante transcrita na íntegra,

http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1521081-7086,00-POLICIA+DETEM+PENETRAS+NA+FESTA+DO+OSCAR.html)


 

 

 


 
 
                              homenageando os trabalhadores de eventos, 
                              quem os remunera, ou seja, quem bem sabe receber e assessorar
                              quem faz isso,


                              especialmente Dª Carmen Mayrink Veiga,

                                                                      
                              os adoráveis penetras - que, às vezes, são magnanimamente tolerados - ,


                              o presidente dos EUA, Barack Obama,
 

                              o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh,                  

                              as irmãs Alice e Narcisa Tamborindeguy e 


                              em memória do pesquisador do percurso histórico do Jazz Band e da filosofia ocidental Jorginho Guinle, que, imagino, deve ter deixado muitas lindas penetras exercerem sossegada e gulosamente o seu mister                                            
                            

 

 

    
 
 
 
18.8.2010 - Quem me educou sobre o assunto penetras de coquetéis foi um fotógrafo de eventos que fazia um trabalho extra em certo lançamento de livro - Há uma espécie de "SNI" dos penetras. Em casamentos, ele sempre colhem informações sobre os nubentes, cujas profissões admiram, "porque são úteis à sociedade envolvente" (eles gostam de externar frases-feitas). Perguntados se foram convidados pelo cara ou pela moça, eles, ao saberem "o lado" do perguntador, dizem que são amigos, por exemplo, da família da noiva. Não são muito gordos, porque às vezes não almoçam. Vão a dois, três eventos por noite. O importante é encher o estômago e sair à francesa. Antes, vão ao toilette (como eles chamam o banheiro), para despistar. São quase-finos, mas dizem que vão "urinar no toilette". Alguma deixa sempre escapa desses caçadores-de-bocas-livres. Quando um acontecimento social ocorre longe de outro, eles se dividem, para não deixar o evento "descoberto", como dizem. São articulados, portanto, e estão sempre em manadas de quatro ou cinco por evento. Meia dúzia, com a crise econômica. Eles "fazem" um casamento, uma vernissage, uma homenagem qualquer, um recebimento de medalha - e até um aniversário (o importante é comer). Invariavelmente, são "tietes" dos homenageados, mas nunca chegam a chorar de emoção, o que não os impede de portar um lenço, para alguma eventualidade. Não avançam sobre travessas de salgados e contam piadas pesadas. Eles são adoráveis - e as estórias sobre eles são muito recontadas: em certa grande comemoração de aniversário do salão do Caesar Park, em Ipanema (Rio), um deles ficcionalmente comunicou que fazia parte da assessoria parlamentar de uma conhecida deputada estadual, cuja irmã é socialite, no Rio. O resultado foi que ele entrou e comeu e bebeu do bom e do melhor - acho que não tinha almoçado -, mesmo todos sabendo que aquilo era uma deslavada mentira. É claro que os donos da festa queriam, avidamente, ouvi-lo. Mas os garçons eles não enganam. Eu os respeito, porque das festas que invadem eles não podem levar comida para seus parentes e amigos, devendo consumir tudo ali mesmo. Imagino que são pessoas solitárias, mas isso é só uma hipótese, talvez frágil, porque a até certo ponto elegante moça que espetacularmente entrou na Casa Branca estava acompanhada do educado marido, que era, também, um formidável penetra. (F. A. L. Bittencourt ([email protected]
)

 

 

 

===

 

 

 

PORTAL G1 / GLOBO - Notícias

Mundo - Casa Branca
 
(http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1395750-5602,00.html)
 
 
28/11/09 - 08h39 - Atualizado em 28/11/09 - 09h03
 

"Governo [DOS EUA] divulga foto de Obama saudando 'penetras' na Casa Branca

Casal burlou segurança, entrou em festa e postou imagens no Facebook.
Michaele e Tareq Salahi estão sendo cotados para reality show, diz jornal.
 

Do G1, com agências internacionais

 

 

O casal de "penetras" que invadiu um jantar na Casa Branca chegou a cumprimentar o presidente dos EUA, Barack Obama, durante a recepção protocolar prévia ao evento oferecido na terça-feira ao primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Uma foto divulgada pela Casa Branca na noite desta sexta (27) "prova" que o encontro ocorreu.
 
Michaele e Tareq Salahi são figuras frequentes em coquetéis e recepções da alta sociedade americana. A imagem mostra uma sorridente Michaele cumprimentando Obama, com Tareq aguardando sua vez.
 
Foto: AP

Foto divulgada pela Casa Branca nesta sexta-feira (27) mostra o presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimentando a 'penetra' Michaele Salahi durante jantar na residência oficial. (Foto: AP)


Durante o jantar, o casal tirou fotos com o vice-presidente americano, Joe Biden, o próximo chefe de Gabinete da Casa Branca, Rahm Emanuel, e outros convidados. Eles postaram algumas das imagens em seu perfil no site de relacionamentos Facebook. 

Os serviços secretos dos EUA asseguraram que Obama não correu perigo, já que os invasores se submeteram ao mesmo controle de armas e detectores de metais pelo qual passaram os mais de 300 convidados.
 
 
Foto: AP

Foto do Facebook de Michaele Salahi mostra o casal com o vice-presidente Joe Biden (centro) (Foto: AP)

 
O jornal "Washington Post" foi o primeiro a noticiar a história. Segundo o diário, os Salahis moram no estado da Virgínia e são conhecidos na cena country do país. Eles estariam sendo cotados para participar de um reality show. O serviço secreto americano soube da entrada do casal na quarta-feira".

(http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1395750-5602,00.html)

 

 

 

===

 

 

 

08/03/10 - 22h03 - Atualizado em 08/03/10 - 22h37

 

"Polícia detém 19 'penetras' na festa do Oscar

Estudantes furaram bloqueio com credencial falsa da MTV.
Pessoa de 70 anos invadiu tapete embriagada e com roupa chamativa.

Da EFE

 

Foto: Reuters 
Reuters
A diretora Kathryn Bigelow no baile pós-Oscar (Foto: Reuters)

A Polícia de Los Angeles deteve neste domingo (7) dezenove pessoas que supostamente entraram sem autorização no perímetro de segurança do teatro Kodak, palco da cerimônia de entrega dos prêmios Oscar, informaram hoje as autoridades.

 

Veja a cobertura completa do Oscar 2010


Dois homens foram detidos após pularem a barreira policial, enquanto nove estudantes acabaram sendo levados pela polícia depois de conseguirem chegar ao tapete vermelho com uma falsa credencial de imprensa da "MTV".


Os jovens, todos na faixa dos 20 anos de idade, foram descobertos quando começaram a chamar a atenção tirando fotografias.


Já uma pessoa de cerca de 70 anos de idade foi detida depois de invadir a área do tapete vermelho embriagada e vestida com uma roupa chamativa. O restante foi detido quando tentava entrar no teatro".

 

(http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1521081-7086,00-POLICIA+DETEM+PENETRAS+NA+FESTA+DO+OSCAR.html)

 

 

 

===

 


 

Se o filme que está sendo lançado for muito fraquinho, diga

"- O cartaz do filme é uma beleza!" (É AQUILO QUE, EM OUTRAS

PALAVRAS, NOS ENSINA J. R. TORERO, NO PORTAL NÃO-TIL ponto COM,

como logo a seguir você lerá)...

E não lamba o prato depois de tomar a sopa (engolida, sempre, sem fazer

barulho de SLUUURP!)"

Coluna "Recontando..."

 

 

 

 

REGRAS DE ETIQUETA,

POR JOSÉ ROBERTO TORERO

 
 
 

"Regras para bem se portar em vernissages, noite de autógrafos e estréias de filmes.

de José Roberto Torero

É muito importante saber como se portar nos lugares públicos. Não é aconselhável lamber o prato depois de tomar a sopa, é pouco polido pedir garfo e faca para comer um sushi e arrotos só em lugares e circunstâncias específicas. As boas maneiras são necessárias à boa convivência e não devem ser desprezadas. Mas elas não existem apenas em relação à mesa. Por isso, a fim de ajudar aqueles que vão às vernissagens, aos lançamentos de livros e às estréias de filmes, coloco aqui algumas regras de boas maneiras para estes momentos.
I Do que falar
É muito importante, caro leitor, saber o que falar nestas ocasiões. A regra básica é evitar os assuntos mais interessantes, como os chutes do Marcelinho, a careca do Ronaldinho ou sexo bizarro. Para não haver perigo de errar, o melhor é falar dos filmes que estão em cartaz, de preferência os que estão no Espaço Unibanco.
II Do que vestir
Neste quesito não há o que inventar: os rapazes, blazer xadrez, as moças, roupas pretas.
III Do que beber
Nestas ocasiões há sempre poucas opções e a desculpa dos organizadores é que trata-se de um evento cultural e não gastronômico, como se o cérebro funcionasse sem comida. E, além de serem poucas, as opções não são boas. Esteve em moda há pouco tempo o vinho branco licoroso alemão, aquele da garrafa azul. É aconselhável evitá-lo. Trata-se de um veneno para o fígado e o estômago, e já foram registrados até casos de morte em ingestões acima de meia garrafa. É melhor ficar nas outras duas opções, o vinho branco (sempre bom para aqueles que têm intestinos tímidos) e o uísque (uma forma de integração com nosso irmão de Mercosul, o Paraguai).
IV Do quanto beber
Os abstêmios não têm vez em vernissages, estréias e lançamentos. Primeiro porque ter um copo na mão dá um certo ar de inteligência, depois, pois segurar um copo é sempre alguma coisa para fazermos com as mãos. Porém, é bom evitar o excesso, porque o vômito não combina com estas situações (a não ser em uma ou outra vernissage, quando podem passar despercebidos por ser confundido com algum quadro).
V Do que comer
Corre o boato de que os canapés de eventos culturais são feitos com rabos de lagartixa, olhos de mosca e pernas de barata, mas tal afirmação é infundada. Pelo menos em relação aos olhos de mosca. Por via das dúvidas, jante antes.
VI Das cantadas
Esses eventos sempre juntam pessoas com afinidades culturais, logo, sempre pode surgir a oportunidade de um flerte ou de uma, como se dizia no meu tempo, paquera. No caso de você sentir-se animado a atacar, o mais apropriado é começar uma conversa mais intelectualizada mas com humor, como por exemplo "Gosto mesmo é de cubismo", "Não diga!", "É, até comprei um cubo mágico."
VII Dos comentários sobre o autor (para terceiros)
O interessante neste momento é afetar intimidade com o astro da noite. Diga coisas como "Sabe que eu li o livro antes de todo mundo", ou "Ele estava tão duro há um tempo atrás que teve que pedir meus pincéis emprestados." ou ainda "O diretor teve idéia desse filme quando eu e ele estávamos jogando uma partida de buraco, acredita!?"
VIII Dos comentários sobre o autor (para o autor)
Elogie, é claro. Se não souber como, consulte o item "X".
IX Das horas em que se deve chegar
Vai-se a esses lugares também para ser visto. Portanto, é sempre bom chegar cedo para que todos possam vê-lo. Outra boa tática (principalmente se você for concorrente do dono da festa) é chagar quase no fim do evento. Nesse caso, cumprimente a todos (para que todos saibam que você veio) mas sempre comente "Rapaz, eu estava tão cheio de coisas para fazer que quase não vim."
X De como tecer os comentários sobre a obra para o próprio autor
Essa é a parte mais difícil. O escritor (ou cineasta, ou artista plástico) está sedento de elogios e se você foi ao evento é porque de alguma forma você gosta dele e, se você gosta dele de alguma forma, é sua obrigação fazer um elogio. Porém, há vezes em que a obra não merece grandes louvores, apesar de o dono da festa ser seu amigo e ótima pessoa. Nessa situação, a saída é exaltar alguma característica lateral da obra, dizendo coisas como 'as molduras estão ótimas!' ou 'o cartaz do filme é uma beleza!' ".

 
(http://www.nao-til.com.br/nao-67/regras.htm)