"Peixe-bebê" chora como uma criança

Salamandra gigante chinesa, também conhecida como "peixe-bebê", tem a capacidade e emitir sons que lembram o choro de uma criança. Como um grande batráquio do poema co-fundador do Modernismo brasileiro, Os sapos, de Manuel Bandeira, esse inacreditável e imenso "sapão" quase não cabe em si!

 

"(...) Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas:
- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".

Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Verte a sombra imensa;

Lá, fugindo ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é

Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo cururu
Da beira do rio...

MANUEL BANDEIRA (poema adiante transcrito na íntegra)

===

A notícia abaixo transcrita não é recente, mas passou despercebida por muita gente.

Portal Terra - NOTÍCIA (18.8.2006)

"Salamandra gigante ameaçada receberá proteção

18 de agosto de 2006 • 02h39 • atualizado em 19 de agosto de 2006 às 00h04

A salamandra gigante, o maior anfíbio de sua classe e em risco de extinção na China devido a sua utilização na medicina tradicional, contará a partir do ano que vem com um centro de proteção e reprodução artificial, informou hoje o Diário do Povo.

A sede, que começou a ser construída na província de Jiangxi, no leste, terá como principal objetivo a criação de salamandras para sua utilização em pesquisas científicas, na indústria da medicina tradicional chinesa e para exibição em aquários.

A salamandra gigante, que pode chegar a 1,8 metro de comprimento e viver até os 80 anos, é uma das espécies em perigo de extinção da China e se encontra na lista da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas.

Tradicionalmente, as salamandras são utilizadas em produtos de saúde e beleza na China. Também são servidas como pratos inusitados em algumas províncias. Além disso, a poluição de seu hábitat contribui para que o número de animais tenha caído rapidamente nos últimos tempos.

A salamandra gigante também é conhecida como "peixe bebê", porque sua voz se parece com o choro de uma criança. Ela vive em pântanos e áreas alagadas da China, Estados Unidos e Japão. Seu ciclo de vida se desenvolve inteiramente na água, onde se alimenta de crustáceos e peixes. Calcula-se que restem 20 mil animais vivendo em liberdade no país. O projeto vai custar US$ 1,35 milhão"

(http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1099776-EI299,00.html).

 

===

Imagens desse extraordinário ser podem ser encontrados, na Web, no portal O verso do inverso:

"(...) Salamandra chinesa gigante (Andrias davidianus)

A maior salamandra do mundo


salamandra1

Como assim?

- São os maiores anfíbios conhecidos atualmente e sua aparência pré-histórica não é a toa, elas realmente são muito antigas.

- Eles podem viver por até 50 anos em cativeiro.

- A contrário de seus minúsculos parentes, as salamandras chinesas gigantes podem chegar a até 1.80m e 30kg.


salamandra2


- Elas estão a beira da extinção e crescem cada vez menos, sendo muito raro chegar ao tamanho máximo. Se tem qualquer relação, eu não sei.


salamandra3

Isso aí morde?

Ainda que assustadora no tamanho, ela não traz nenhuma ameaça ao ser humano. Sua dieta é composta de camarões, carangueijos, insetos, peixes e sapos. E humanos… brincadeira.


HKG2005121962272

A razão de estar quase extinta é a procura capitalista por remédio e comida que essa salamandra em especial pode oferecer. A poluição dos rios também tem uma boa fatia de culpa, e apesar de ser uma espécie protegida, ainda hoje é caçada para comer/vender. (...)".

(http://www.oversodoinverso.com/?p=1506)

===

OUTRO ANIMAL AQUÁTICO DE PROPORÇÕES GIGANTESCAS, TAMBÉM ASIÁTICO

Portal Terra - Ciência - Notícia

"Arraia gigante pode ser maior peixe de água doce do mundo

11 de março de 2009 - 15h09 - atualizado às 15h14 

A arraia gigante, capturada no rio Maeklong, na Tailândia, mede cerca de 2m e pode pesar até 349kg Foto: University of Nevada,Reno/Divulgação

A arraia gigante, capturada no rio Maeklong, na Tailândia, mede cerca de 2m e pode pesar até 349kg
11 de março de 2009
Foto: University of Nevada,Reno/Divulgação

Uma arraia gigante capturada na Tailândia durante uma expedição internacional pode ser o maior peixe de água doce do mundo, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo site científico Live Science. O animal - que mede aproximadamente 2m de comprimento e pode pesar entre 249kg e 349kg - foi descoberto durante uma excursão científica organizada pela National Geographic, que tem o objetivo de proteger as grandes espécies de peixes de rios e lagos.

Segundo o biólogo e líder da equipe de pesquisadores Zeb Hogan, da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, estes gigantes de água doce (Himantura chaophraya) são os maiores entre as 200 espécies de arraias existentes. As arraias gigantes podem ser vistas no sudeste da Ásia e norte da Austrália.

O animal foi capturado no rio Maeklong há um mês pelo voluntário britânico Ian Welch, utilizando uma vara de pescar e molinete. Foram necessários mais de dez homens para erguê-lo com uma rede. Depois, o exemplar foi devolvido às águas. "Esta espécie tem potencial para ser o maior peixe de água doce do mundo", afirmou Hogan. O atual recorde mundial pertence a um peixe-gato de 293kg, fisgado em 2005 no rio Mekong, também na Tailândia.

A expedição busca conservar as arraias gigantes porque a espécie corre sério risco de extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Os pesquisadores monitoraram 18 exemplares da Himantura chaophraya durante as atividades".

(http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI3627882-EI238,00.html)

===

 

OS SAPOS

               Manuel Bandeira 

Enfunando os papos,
Saem da penumbra
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.

Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:

- "Meu pai foi à guerra!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: - "Meu cancioneiro
É bem martelado.

Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.

O meu verso é bom
Frumento sem joio
Faço rimas com
Consoantes de apoio.

Vai por cinqüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A formas a forma.

Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia
Mas há artes poéticas . . ."

Urra o sapo-boi:
- "Meu pai foi rei" - "Foi!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
- "A grande arte é como
Lavor de joalheiro.

Ou bem de estatuário.
Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo."

Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas:
- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".

Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Verte a sombra imensa;

Lá, fugindo ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é

Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo cururu
Da beira do rio...

1918 (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/manuel-bandeira/os-sapos.php)

===

FOTOS

 

O cururu (Brasil)

canetoadck0.jpg

 (http://www.mundogump.com.br/voce-sabia-que-sapo-come-cobra/)

OBS. - Vale a pena ler o texto do link acima indicado uma vez que, quase literária ou cinematograficamente, num "dia da caça" 

(http://www.ntnews.com.au/article/2008/07/18/4717_ntnews.html), sapo devorou cobra, seu predador natural! FB

 

As rãs Golias, africanas

 

 

 

Na Web estão essas três fotografias reproduzidas em:

http://biomundi.blogspot.com/2009/07/o-maior-sapo-do-mundo.html,

onde também consta o seguinte texto (não conferido o seu conteúdo científico):

"segunda-feira, 13 de julho de 2009

O maior sapo do mundo!

 
Na verdade trata-se de uma rã. As rãs pertencem ao mesmo grupo dos sapos que chamamos de Anfíbios Anuros (representados pelos sapos, rãs e pererecas), se caracterizam por apresentar pele lisa e membranas entre os dedos dos membros posteriores (como num pé de pato). Esta rã gigante da foto é a Conraua goliath. Uma espécie africana de anfíbio anuro, encontrada numa área restrita compreendendo regiões dos Camarões e Guiné Equatorial. Pode medir até 40 cm e pesar 3 kg. Mas moradores daquela região relatam a existência desses animais ainda maiores com o dobro do peso, mas sem nenhum registro científico que comprove. De qualquer forma, esta espécie é o maior anuro existente no mundo.
 
Também chamadas de rãs Golias, possuem uma capacidade de salto impressionante, podendo saltar cerca de 3 metros de uma só vez, mas devido ao seu peso, elas se cansam rapidamente após dois ou três saltos. Porém, como sempre devido à ação do homem, a população das rãs gigantes tem diminuido bastante devido à destruição do seu habitat, pelo fato de serem comercializadas como animal de estimação. Não parando por aí, elas também são consumidas localmente como carne exótica e podem valer até três mil dólares por colecionador, dependendo do tamanho e peso".