Parnaíba presenteia o Piauí: reeditado o clássico "Vareiros do Rio Parnaíba & outras histórias"

A literatura piauiense está recebendo um grande presente. O poeta Diego Mendes Sousa e o estatístico João Batista Teles devolvem à comunidade leitora um importante livro já desaparecido do conhecimento das gerações de hoje: "Vareiros do Rio Parnaíba & outras histórias", do parnaibano Raimundo Souza Lima. 


A obra, cuja segunda edição é dedicada ao poeta Alcenor Candeira Filho, traz prefácio do jornalista Reginaldo Costa, que escreve emocionado perfil da figura ímpar de Souza Lima, do contexto em que ele viveu e do significado da obra para Parnaíba.


Assim, escreve Reginaldo Costa


Parnaibano de 1911, Souza Lima viveu a efervescência do centro empreendedor situado na região norte do Brasil: do apito do trem partindo e chegando de Luís Correia e Teresina ao deslisar de embarcações sobre as águas dos rios Igaraçu e Parnaíba, atracando no Porto Salgado.(...)
Gente do povo, Souza Lima desfrutava de livre acesso a pessoas influentes, mantendo relacionamentos duradouros com escritores, jornalistas, empresários. De pouco riso, a seriedade que se manifestava a partir da convivência em família, sobressaia como característica peculiar da personalidade. 
Intelectual de convicções humanitárias e destituído de vaidades, desde cedo, assimilou os valores culturais e o modo de vida do parnaibano. 


Ressalta o prefaciador que a obra


serve de referência para pesquisadores quando o assunto é a cidade de Parnaíba do período em que a cidade se destacava pelo dinamismo da atividade econômica, cujo progresso parecia irreversível.

 

"Vareiros do Rio Parnaíba & outras histórias", de Raimundo Souza Lima, será relançado em breve, a princípio, em Parnaíba. A edição traz o selo editorial do Instituto Amostragem.