(NA FOTO ACIMA: GIBE [DE TERNO E GRAVATA] E MAURO GIANFRANCESCO NO LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE A TV TUPI).
CLARA DOS ANJOS - Original de Lima Barreto, com adaptação de Syllas Roberg. O enredo focaliza um tema interessante, que pode ser explicado numa simples frase:a tragédia do negro. Elenco: Nair Silva (Clara dos Anjos), Luís Gustavo (Cassi Jones), Célia Rodrigues (Engracia), Turíbio Ruiz (Joaquim), Guiomar Gonçalves, Luís Orioni, Xisto Guzzi, Jayme Barcellos, Dionísio Azevedo, Neide Pavani, Oswaldo de Souza, Rolando Boldrin, Eduardo Abbas, Gibe, Antonio Rubens. Foi ao ar, em 01 de fevereiro.
(TELETEATRO - ESPETÁCULO DO TV DE VANGUARDA - TV TUPI-1959)
ESSAS E OUTRAS INFORMAÇOES VOCÊ ENCONTRA NO LIVRO "DE NOITE TEM... UM SHOW DE TELEDRAMATURGIA NA TV PIONEIRA"
"Papai Papudo era um dos personagens do programa do Bozo (exibido pela rede SBT na década de 80), junto com próprio Bozo, a Vovó Mafalda, e o Salci Fufu. Era interpretado pelo comediante Gibe.
Anos depois, ele passou a integrar o time de redatores e atores das famosas câmeras escondidas do extinto Topa Tudo Por Dinheiro, do SBT. Seu último trabalho foi no programa A Turma do Didi, da Globo, onde atuava como redator. Gibe é primo do comediante Dedé Santana, que integra o elenco do humorístico. (...)"
O SBT divulgou um comunicado oficial na tarde desta sexta - feira (16), lamentando a morte do ator e redator Gilberto Fernandes, o Gibe, aos 75 anos.
Leia a nota na íntegra.
"Os funcionários e diretores do SBT lamentam a morte do ator e redator Gilberto Fernandes, o Gibe, aos 75 anos. Nascido em 10 de janeiro de 1935, o artista começou no circo, trabalhou no cinema (em chanchadas) e no teatro, e fez parte da TV mais feliz do Brasil nas décadas de 80 e 90, como Papai Papudo no "Bozo", em meados dos 80, e redator e ator da "Câmera Escondida" do "Topa Tudo por Dinheiro", em 2002. O famoso bordão do palhaço, "5 e 60", foi criado por Gibe. Recentemente, trabalhou no programa "Turma do Didi", na TV Globo''.
''Era um homem bom, amigo, engraçado, e tinha piadas novas todos os dias. Quem o conhecia, logo notava que Gibe era detalhista, pontual e um profissional de primeira linha. Tinha muito convivio com ele e tinha um coração enorme, ajudava a todos. Dava ideias paras cenas e gostava do que fazia'', conta Hélio Chiari, diretor do Programa Silvio Santos, amigo pessoal de Gibi".
Homenageando a memória do criador humorístico e ator Gilberto Fernandes e para o escritor
Lima Barreto (in memoriam)
23.11.2010 - Os grandes clowns (*) também morrem - Gibe não viu Tiririca se eleger deputado federal, na primeira posição dessa monumental corrida político-eleitoral de âmbito nacional. Morrer, os atores que interpretam o papel de palhaço também morrem: disso todos sabemos. Mas GILBERTO FERNANDES, o Gibe, PODERIA TER ESPERADO UM POUCO ANTES DE embarcar. ASSIM, TERIA ELE VISTO O ENORME ALVOROÇO (POSITIVO!) ACONTECIDO NO MEIO CIRCENCE E HUMORÍSTICO-TELEVISIVO DO BRASIL - e na mídia mundial, considerados TODOS OS CONTINENTES DO PLANETA TERRA - CAUSADO PELA ESPANTOSA VITÓRIA DE SEU COLEGA TIRIRICA: a morte de PAPAI PAPUDO foi inaceitável, a morte de PAPAI PAPUDO é inaceitável, a morte de PAPAI PAPUDO continuará sendo inaceitável. VIVA PAPAI PAPUDO! (Gilberto Fernandes vive.) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
(*) - LEIA, SE TIVER INTERESSE SOBRE O TEMA, RECENTE MATÉRIA VEICULADA
NESTA MESMA COLUNA, SOBRE A OBRA POÉTICA DO PADRE LUIZ RUAS, DE MANAUS:
("A PROPÓSITO DE APARIÇÃO DO CLOWN, DE LUIZ RUAS").
"Morreu às 8h20 desta sexta-feira (16), em São Paulo, aos 75 anos, o ator e redator Gilberto Fernandes, mais conhecido como Gibe. O personagem mais conhecido do artista era o Papai Papudo, do elenco do programa infantil “Bozo”, exibido pelo SBT na década de 1980.
Gibe estava internado no InCor (Institudo do Coração do Hospital das Clínicas) desde o primeiro dia do mês de julho. De acordo com a assessoria do hospital, o ator passou por uma cirurgia no coração no dia 1º de julho. Mesmo com a operação, Gibe não melhorou e permaneceu internado até morrer de falência múltipla dos órgãos às 8h20 desta sexta-feira.
Gibe também trabalhou como ator das câmeras escondidas no programa “Topa Tudo por Dinheiro”. Ao lado de Ivo Holanda, Ruth Romcy e Carlinhos Aguiar, Gilberto Fernandes alegrou as noites de domingo dos anos 90 no SBT.
O SBT divulgou um comunicado dizendo que o local e a data do velório e do sepultamento serão divulgados nas próximas horas.
Fonte: G1
Foi um abalo tão grande para os fãs, que "Papai Papudo" está agora em 1º lugar nos Treading Topics do Twitter mundial".
No dia 16 de julho de 2010, perdemos um dos ícones de quem passou a infância na década de 1980.
Gilberto "Gibe" Fernandes ficou famoso pelo personagem Papai Papudo, no programa infantil Bozo, no SBT. Uma semana depois de passar por uma cirurgia no coração, o ator e redator - que sofria de estenose de válvula - morreu, os 75 anos, de falência multiplas dos órgãos.
Claro que uma grande perda para o humor e para a arte como essa, não deveria passar em branco pela mídia, tanto impressa, quanto a eletrônica! No Twitter, o nome "Papai Papudo" foi o assunto mais comentado durante o dia inteiro, fazendo parte dos trend topics do microblog.
Na ânsia de divulgar a notícia "em primeira mão", muitos portais ilustraram a notícia do falecimento de Gibe o mais rápido possível! E fizeram direitinho, ilustrando a matéria com uma foto. Só que era uma fotomontagem!
Imagem alterada (notem o rapaz ao lado do Bozo!)
Veja abaixo, alguns portais que usaram a foto falsa:
Percebendo o erro, os editores dos sites foram trocando as imagens, colocando a correta no lugar. Porém, até o momento dessa postagem, alguns sites ainda mantinham a imagem falsa!
Imagem real, sem o "penetra"
Segundo o site Portal da Imprensa, a assessoria do portal G1 informou que a foto alterada foi entregue pelo ator que interpretava o Bozo entre 1979 e 1985, Wanderley Tribec, que diz ter recebido a fotografia de um fã do programa, que se auto-inseriu na imagem.
(...)
3 comentários
Arnaldo Souza Lemos - 17/07/2010 - 09:19:50
O Gibe foi mesmo um gênio do humor! Parece que ele ainda conseguiu fazer uma última pegadinha!
Gilmar não sei se você percebeu, mas no 2º parágrafo há a seguinte frase "[...]morreu, os 75 anos, de falência multiplas dos órgãos.". Você escreveu 'multiplas' ao invés de 'multipla' (o termo certo seria : morreu, os 75 anos, de falência multipla dos órgãos).
saulo - 11/09/2010 - 12:52:09
seu Nerd esquece isso, não é o centro da história!! Aff,é cada um que aparece".