Papa Oom Mow Mow
Por Flávio Bittencourt Em: 07/03/2012, às 17H51
[Flávio Bittencourt]
Papa Oom Mow Mow
Quem não gosta de samba é ruim da cabeça OU doente do pé e quem não gostava da música Papa Oom Mow Mow era ruim da cabeça E doente do pé!
AUDITÓRIO DE JAMAICA HIGH SCHOOL [ESCOLA PÚBLICA DE
SEGUNDO GRAU, ENSINO COLEGIAL OU ENSINO MÉDIO, DO
NEW YORK CITY DEPARTMENT OF EDUCATION], NO QUEENS
(NOVA IORQUE, EUA), captado em fotografia que pode ser localizada,
na web, em:
http://gothamschools.org/2009/12/17/hundreds-turn-out-to-protest-plans-to-close-jamaica-high-school/:
Ooby Dooby
Ooby Dooby (Tradução)
Dorival Caymmi
30/04/1914, Salvador (BA) 16/08/2008, Rio de Janeiro (RJ)
(http://cariricaturas.blogspot.com/2010/04/dorival-caymmi.html)
Roy Orbison - Ooby Dooby - BEST VERSION!,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=3SqM-Sco_dQ
THE CLEFTONES, conjunto musical norte-americano
cujos integrantes se reuniram quando estudavam em
Jamaica High School, em Nova Iorque (1955),
OS REIS - ao lado da rainha do grupo - DO
DOO-WOP (imagem de capa de disco LP, um "vinil", portanto):
(http://yesterdaysgold.blogspot.com/2010/08/cleftones-doo-wop-in-hart-and-soul.html)
RECONTADA ESTÓRIA DA ORIGEM DA MAGNÍFICA EXPRESSÃO
'papa-um-mau-mau' :
"A LENDA CONSISTE NO SEGUINTE RELATO: TURNER ' ROCKY' WILSON JR.
ESTAVA CUMPRINDO PENA E BRIGOU FEIO COM OUTRO PRESO. NO MEIO
DA LUTA, O OPONENTE DO GRANDE MÚSICO ESTADUNIDENSE
TERIA SUSSURADO EM SEU OUVIDO: 'PAPA-UM-MAU-MAU'. A
EXPLICAÇÃO É SURPREENDENTE E VERDADEIRAMENTE
SENSACIONAL - até porque passamos a saber que Wilson esteve
preso, fato que ele não escondia -, MAS RESTA UMA DÚVIDA:
QUAL É O SENTIDO DE UM BRIGÃO DIZER PARA OUTRO
'papa-um-mau-mau'? E, AINDA: O QUE FEZ WILSON SER
CONDENADO? E, DE FORMA AINDA MAIS PROSAICA:
SE ESSA BRIGA ACONTECEU, COMO ELA TERÁ COMEÇADO?
POR FIM, RESTA SABER SE OS BRIGÕES SE MACHUCARAM OU NÃO,
É CLARO. MAS NADA DISSO SE CONHECE MUITO BEM,
porque lenda é lenda: NÃO É CRIADA PARA CORRESPONDER
'ponto-a-ponto' AO QUE SE CONHECE COMO 'realidade'. "
(Coluna "Recontando estórias do domínio público")
"Quem não gosta de samba bom sujeito não é.
É ruim da cabeça ou doente do pé (...)"
(DORIVAL CAYMMI,
SAMBA DA MINHA TERRA, TRECHO DA LETRA)
"VC SABE O QUE É 'DOO-WOP '?
NÃO? ENTÃO, NESSE CASO, OUÇA POR FAVOR
OS IMORTAIS THE RIVINGTONS CANTANDO A INACREDITÁVEL
MÚSICA PAPA OOM MOW MOW ! (Em caso contrário - e
na hipótese de você não saber que essa música já
aparecia no Youtube -, acho que você a ouvirá, contente.)"
(COLUNA "Recontando...")
" 'PAPA-UM-MAU-MAU' É ONOMATOPEIA?
MAS... ONOMATOPEIA DE QUAL RUÍDO
natural ou musical-"artificial" (som de cultura),
EXATAMENTE? "
(IDEM)
The Rivingtons - Weejee Walk (1964),
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=KOcr_Sm4nu0&feature=related
"O ESTILO DE MÚSICA VOCAL DOO-WOP, QUE, DE ACORDO
COM A WIKIPÉDIA, É BASEADO NO RHYTHM AND BLUES,
SURGIU NA COMUNIDADE NEGRA ESTADUNIDENSE NA
DÉCADA DE 1940 E SE TORNOU POPULAR NOS EUA - e no mundo -
NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960; OS CANTORES IMITAVAM
OS PRÓPRIOS INSTRUMENTOS MUSICAIS; de acordo
com o(s) autor(es) do referido verbete enciclopédico,
'(...) faziam com a boca (...) frequentemente [repetindo]
onomatopeias. (...)' "
(Coluna "Recontando...")
"Formed in the early 60s in Los Angeles, California, USA, the Rivingtons placed two songs in the US pop charts, both of which rank among the best top rock 'n' roll novelty records of all time: 'Papa-Oom-Mow-Mow' and 'The Bird's The Word'. The group consisted of lead vocalist Carl White (d. 7 January 1980), Al Frazier, Sonny Harris and Rocky Wilson Jnr all of whom had previously worked as backing vocalists on recordings by Paul Anka, Duane Eddy and Thurston Harris, as the Sharps. The phrase 'Papa-Oom-Mow-Mow' reportedly came to Wilson while in jail, following a fight a fellow inmate supposedly whispered it in his ear. Upon his release the group worked the phrase into a song and they offered it to various record labels. Liberty Records accepted and recorded it in the summer of 1962, resulting in a number 48 single later it was covered by the Beach Boys. 'The Bird Is The Word', the 1963 follow-up, was less successful, but both songs were worked into a new hit, 'Surfin' Bird', by the Minneapolis group the Trashmen in 1964, which reached US number 4 and was later covered by such artists as Pee Wee Herman and the Ramones. A re-formed version of the Rivingtons, featuring all the original members except for White who died in 1980, performed in the Los Angeles area in the late 80s."
(http://www.youtube.com/watch?v=qWFZLwbxKGI&feature=related)
"A MÚSICA TERMINAVA, NA VITROLA, E O OUVINTE COLOCAVA A
FORMIDÁVEL CANÇÃO PARA SER REOUVIDA - MAS ISSO ACONTECIA,
não sei se você se lembra, DEZENAS DE VEZES, SEM INTERRUPÇÃO! "
(COLUNA "Recontando...")
(http://www.amazon.de/Papa-Oom-Mow-Rivingtones/dp/B000Q7ZC32)
PARA TODOS OS ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS,
PSICÓLOGOS, FUNCIONÁRIOS E DIRETORES DE JAMAICA HIGH SCHOOL,
DO BAIRRO DO QUEENS, NOVA IORQUE, EUA (onde - em todos os sentidos
do termo - se formaram The Cleftones [THE SILVERTONES, INICIALMENTE] , em 1955),
AO POVO DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA, BRASIL (onde Caymmi nasceu),
AO POVO DE POVO DA CIDADE DE VERNON, TEXAS, EUA (onde Orbison nasceu), E
AO POVO DA CIDADE DE ANGELES, CALIFÓRNIA, EUA (onde se formaram
The Rivingtons, no início dos anos 60),
EM HOMENAGEM AOS GRANDES MÚSICOS, CANTORES E
COMPOSITORES DOS CONJUNTOS ESTADUNIDENSES THE CLEFTONES E
THE RIVINGTONS:
ELES ESTÃO CADA VEZ MAIS VIVOS NA
MEMÓRIA - a auditiva, principalmente! - DE QUEM OS VIA, OUVIA E
ADMIRAVA (mais na auditiva do que na visual, porque muitas pessoas
de outros países - e de outros continentes - só conheciam suas fotos
em formato fixo: as imagens das capas maravilhosas dos
obsessivamente ouvidos discos, uma tremenda curtição pré-Beatles) E
PARA DORIVAL CAYMMI (1914 - 2008) E
ROY KELTON ORBISON (1936 - 1988), QUE TAMBÉM ESTÃO
CADA VEZ MAIS VIVOS
7.3.2012 - Quem não gosta de samba é ruim da cabeça OU doente do pé e quem não gostava da música Papa Oom Mow Mow (de Al Frazier, Carl White, Sonny Harris & Rocky Wilson Jr.) era ruim da cabeça E doente do pé - PAPA OOM MOW MOW, a música! (SARAVÁ E AXÉ, DORIVAL CAYMMI, ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA, SEMPRE A NOS PROTEGER DAQUILO QUE SE LOCALIZA NOS ANTÍPODAS DO BEM, DO BELO, DO JUSTO E DO VERDADEIRO!) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
The Rivingtons - Papa Oom Mow Mow,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=gMVGJVgsoHg&feature=related,
onde se pode ler:
"Some mashed up footage of dancing monkeys.
Music by The Rivingtons who were a 1960s doo-wop group, Their first hit single was "Papa-Oom-Mow-Mow" released in 1962, B-Side, "Deep Water", on the Liberty label."
===
VERBETE 'DOO-WOP',
WIKIPÉDIA (em português):
"Doo-wop
The Cleftones
Doo-wop é um estilo de música vocal baseado no rhythm and blues. Surgiu inicialmente na comunidade negra norte-americana, na década de 1940, e tornou-se popular nos Estados Unidos durante as década de 50 e 60.[1]
O estilo é caracterizado por um backing vocal harmonioso e suave, que muitas vezes os cantores faziam com a boca, imitando os próprios instrumentos musicais e que, frequentemente, repete onomatopeias.
Nos grupos vocais, cada cantor executava uma parte diferente da canção. Como não tinham dinheiro para comprar instrumentos musicais, a maior parte dos grupos desse estilo começou cantando o estilo a cappella, ou seja, a "parte cantada" de cada canção.
O doo-wop entrou em declínio no início dos anos 1960, com a ascensão de novos estilos de rock and roll - especialmente da Invasão Britânica. Contudo, grupos brancos como Beach Boys, influenciados pelo jazz-vocal (The Four Freshmen, entre outros)[2] e doo wop,[3][4] mantiveram o estilo com bastante sucesso nos anos de 1960, modernizando-o com a surf music vocal e, pouco depois, com o pop sofisticado e a música psicodélica, com vocais cada vez mais trabalhados e complexos.
O doo-wop foi de grande importância na construção da soul music, sobretudo na gravadora Motown.
No Brasil, o estilo foi representado por grupos como Golden Boys.
Índice |
Origem do nome
No começo e durante o seu auge, este estilo da música não teve um nome específico. O termo "doo-wop" não foi usado.
O termo que melhor representava o estilo era "vocal group harmony", o que, contudo, não era uma designação oficial, apesar do fato de ter dominado as paradas no final dos anos de 50 e no começo dos anos de 60.
A designação "doo-wop" apareceu em 1961, no jornal Chicago Defender, quando fãs inventaram o termo durante uma ressurgência vocal de harmonia, e terminou em 1964, trazendo oportunidade para os Beatles. Depois disto, algumas lojas interessadas em vender o velho "doo-wop", categorizaram-no com o termo "old town music".
Há confusão sobre qual teria sido a primeira canção a receber a designação de "doo-wop", mas aceita-se como marco o ano de 1955, quando foi lançada a música "When You Dance", do The Turbans, que possui em seu refrão as palavras doo-wop.[5] Há outras bandas, contudo, que podem ser consideradas precursoras neste estilo.
Origens estilísticas
De acordo com algumas autoridades no assunto, a mais antiga canção a utilizar o estilo doo-wop é a música "My Prayer", do Ink Spots de 1939. O doo-wop teve suas raízes nos anos 30 e na música dos anos 40, e evoluiu dos grupos que cantavam o gospel nas igrejas e em áreas urbanas. Foi no gospel que o doo wop começou de verdade. Entretanto, influências de blues foram adicionadas, dando à música sua própria identidade. Os membros de igrejas que cantavam gospel geralmente cantavam poemas líricos cujos temas eram amor ou relacionamento. Estes grupos de esquinas de rua compunham-se, geralmente, de três à seis membros, e a música consistia de três, quatro, ou cinco porções de harmonias (havia exceções). Aquela era a chave do som doo-wop - a presença pesada de harmonias com alma. Eles não usavam instrumentos, mas a voz, no estilo a capela.
Alguns dos intérpretes, ao cantar, imitavam instrumentos, de onde o nome do estilo é derivado. O nome foi estendido mais tarde à harmonia do grupo. Um exemplo é "Count Every Star", do The Ravens em 1950, que inclui os vocais que imitam o "doomph" - arranque de um contrabaixo. Este estilo vocal criou um molde para grupos posteriores. Entre os grupos vocais mais populares estavam o The Ink Spots e o Mills Brothers. Mais tarde, o The Orioles, ajudando a desenvolver o som do doo-wop com suas músicas "It's Too Soon to Know" de 1948 e "Crying in the Chapel" de 1953. O doo-wop chegou ao gosto popular em 1951,com músicas de R&B, como "My Reverie", do The Larks, "Where Are You?", do The Mello-Moods, "Glory of Love", do The Five Keys, "Shouldn't I Know" do The Cardinals, "I Will Wait" do The Four Buddies, e "Will You Be Mine", do The Swallows. Outros grupos importantes foram The Marcels, The Coasters, The Drifters, The Moonglows, Clovers, Little Anthony and The Imperials, The "5" Royales, The Flamingos, The Dells, The Cadillacs, The Midnighters, e The Platters.
Geralmente, instrumentos eram incluídos na versão gravada. No doo-wop dos anos 40, há forte influência do gospel. Tanto que muitas canções do estilo doo-wop podem ser confundidas com música evangélica (com a influência de blues). Grande parte das canções doo-wop desta época eram músicas lentas. Algumas destas doo-wop não tinham coro de repetição e harmonias. Nos anos 50, quase todas as canções doo-wop utilizavam a mesma fórmula. Muitas canções caíram do gosto popular, como "You've Been Away", de The Swallows, e "The Glory of Love", do The Five Keys, ambas de 1951. Em 1953, o doo-wop era mais popular em Cleveland, Ohio, onde o DJ Alan Freed começou a introduzir grupos negros em platéias brancas, tais como: The Spaniels, The Coronets, The Moonglows e The Flamingos, cuja canção "Golden Teardrops" é um clássico do gênero.
Em 1954, os grupos de doo-wop tiveram um papel significante na era do rock and roll com duas grandes músicas,"Gee" do The Crows e "Sh-Boom" do The Chords. O sucesso dessas músicas foi significante, e rapidamente os outros grupos começaram a incorpora-lo em 1955, o ano da descoberta do rock and roll. Este ano surgiram diversas canções de doo-wop, como "Sincerely" do The Moonglows, "Earth Angel" do The Penguins, e "Only You" do The Platters. No ano seguinte, o hit "When You Dance" do The Turbans, transformou-se no primeiro hit de doo-wop que usou o riff vocal doo-wop.
Em 1956, as canções doo-wop começaram a ser compostas por batidas mais rápidas. Este elemento mais rápido foi uma forma de atrair um publíco mais novo, composto por adolescentes. Nesta época, o doo-wop estava a ponto de se transformar em um fenômeno nacional nos Estados Unidos. Até esta época, embora muitas canções de doo-wop eram ouvidas em estações de rádio perto das áreas urbanas como Nova Iorque, muitos países não ouviam o estilo ainda. Isto, apesar de um número de considerável de hits doo-wop. O primeiro hit pop foi em 1956, "The Great Pretender" do The Platters.
O doo-wop alcança a manifestação nacional nos Estados Unidos em 1956
A grande explosão do gênero veio em 1956, quando Frankie Lymon e seu grupo The Teenagers apareceu nacionalmente no show de Frankie Laine em Nova Iorque. Os Estados Unidos assistiram Frankie Lymon and the Teenagers com a sua música "Why Do Fools Fall in Love". Porém, este tipo de musica ainda não tinha seu proprio nome, e o anfritião do show Frankie Laine, referiu-lhe como "rock and roll". Curiosamente, a banda que tocou com Frankie Lymon foi a própria banda de jazz de Frankie Laine. Como a banda tocava em Ré Maior, Frankie Lymon and the Teenagers cantaram em Mi Maior. Apesar disto, a canção recebeu a alta aclamação. Depois desta realização popular na performace de Frankie Laine, era comum ver canções de doo-wop nos top 5 das paradas de sucesso, as vezes em todos os tops 5. Frankie Lymon fez muitos hits, incluindo "Promise To Remember", "Share", e "I'm Not a Juvenile Delinquent". O doo-wop transformou-se em um dos gêneros mais populares do final dos anos 50 e inicio dos anos 60. Frankie Lymon and the Teenagers criaram uma nova sub-categoria de doo-wop, que ficou conhecido como "kiddie doo-wop", e tornou-se muito popular.
Em 1957, o irmão mais novo de Frankie Lymons, Lewis Lymons começou na cena do doo-wop com seu próprio grupo muito bem sucedido, o The Teenchords. Lewis Lymon and the Teenchords tiveram muitos sucessos em 1957, incluindo "Your Last Chance", "(You Don't Know) Honey Honey", "Tell Me Love", e "I'm So Happy". Outro destes grupos era The Kodaks com o hit "Oh Gee Oh Gosh", e "Runaround Baby. Entretanto, de 1958 em diante, o público começou a favorecer grupos com os vocalistas mais velhos. Alguns destes grupos eram o The Rays com "Silhouettes" em 1957, "Plea in the Moonlight" do The Gaytunes, e "Book of Love" do The Monotones em 1958. Um outro grupo importante no gênero do doo-wop era o Earl Lewis and the Channels, que fez sucesso no nordeste norte-americano com músicas como "The Closer You Are", "The Girl Next Door", "Now You Know" e "Bye Bye Baby".
Os grupos interraciais (que incluíam integrantes negros e brancos no mesmo grupo) igualmente faziam a cena. Alguns desses grupos eram o The Del-Vikings que fizeram grande sucesso em 1957 com "Come Go With Me" e "Whispering Bells", o The Crests com "The Angels Listened" em 1960, e os Five Discs com "Never Let You Go" em 1961.O The Timetones também teve alguns hits entre eles "Here In My Heart In" em 1961. Estes grupos entre outros tiveram considerável sucesso.
Os grupos brancos de doo-wop também faziam muito sucesso: o The Mello Kings de 1956 com "Tonight, Tonight", o The Diamonds, com "Little Darlin"'de 1957, o The Castaleers de 1958 com "You're My Dream", o The Skyliners com um grande hit em 1959, "Since I Don't Have You", e em 1960 com "This I Swear", o The Tokens com o hits de 1961 "Tonight I Fell In Love" e "I Love My Baby". O The Excellents com um grande hit de 1961 "Coney Island Baby".
O auge do doo-wop ítalo-americano
Em 1958, época de grande sucesso dos grupos de doo-wop italo-americanos. Nesta época, fizeram com que os grupos italo-americanos assumissem uma grande parte do genero desde 1959 até o final da era doo-wop, em 1964. Embora alguns negros se importassem mais com a sua nova criação, a soul music, esse seria um dos motivos para o sucesso dos grupos de doo-wop italo-americanos, mais não seria a unica razão para o grande sucesso do doo-wop italo-americano.Os italo-americanos eram cantores extremamente taletosos e igualmente surgidos na areas urbanas. Alguns exemplos são Dion DiMucci and the Belmonts e os The Bronx. Assim como os americanos os italianos era geralmente muito religiosos. Cantaram em sua parte nas igrejas católicas, o que lhes deu muita experiência do canto. No final dos anos 50, grupos de doo-wop italo-americanos eram vistos nas esquinas das cidades urbanas, especialmente em Nova Iorque, principalmente no Bronx e no Brooklin. Alguns grupos italo-americanos fizeram grande sucesso como o Dion and the Belmonts em 1958, com "A Teenager In Love",o The Capris com "There's A Moon Out Tonight" em 1960 alem dos grupos The Elegants, The Mystics, The Duprees, Vito & The Salutations, The Del Satins, e o Frankie Valli and the Four Seasons com seu grande hit "Sherry" em 1962. Outros grupos italio-americanos conhecidos eram o Dino and the Diplomats, The Four Jays, The Essentials, e o Randy and the Rainbows com seu hit de 1963 "Smash, Denise".
Em 1961 foi o auge do doo-wop com o hit do The Marcels "Blue Moon". Houve um renascimento da formulá das sílabas absurdas do doo-wop no início dos anos 60, com gravações do The Marcels, The Rivingtons, e Vito & The Salutations. Alguns anos depois, o gênero tinha chegado a etapa auto-referencial, com canções sobre cantores como "Mr. Bass Man " de Johnny Cymbal, e "The Songwriters" e "Who Put the Bomp?" de Barry Mann de 1961. O doo-wop permaneceu popular até a Invasão Britânica de 1964.
Número total de gravações
Durante a época de gravações, entre 1939 a 1964, muitos grupos de doo-wop produziram diversas canções. No final dos anos 50 e início dos anos 60, devido a sua popularidade, algumas estações de rádios foram inundadas com o novo doo-wop, mas nem todas as canções puderam ser colocadas no ar. Por causa deste fato, muitas canções de alta qualidade não foram postas no ar, e algmas ainda estão sendo lançadas atualmente em coletâneas em CD. Algumas canções de doo-wop que nunca foram tocadas ainda estão sendo descobertas. Muitas canções de doo-wop que foram gravadas de 1939 até 1964 ainda são desconhecidas. Algumas estimativas chegam à 30.000 canções gravadas.
O renascimento do doo-wop entre as décadas de 1970 à 1990
O doo-wop renasceu em vários momentos nos anos 1970, 1980 e 1990. Seus principais artistas vinham de áreas urbanas como Nova Iorque, Chicago, Filadélfia, Newark, Los Angeles, entre outras. O renascimento do doo-wop manteve o interesse das pessoas nesse tipo de música. Os grupos fizeram novas versões de doo-wop, com grande sucesso durante estes anos. A parte da cena regional das canções praianas ou shag music, centrada nas Carolinas (do Norte e do Sul) e nos estados vizinhos, inclui as gravações clássicas originais e novas versões numerosas durante estes anos.
Outros artistas tiveram o doo-wop ou hits de doo-wop como infuência anos mais tarde, como o Led Zeppelin em 1973 com "D'yer Mak'er", David Bowie, em 1973, com o hit "Drive-In Saturday", Billy Joel em 1983 com "The Longest Time", Frank Zappa em 1981 com "Fine Girl", o Electric Light Orchestra, em 1977, com "Smash Telephone Line". Bandas de horror punk como o The Misfits incluíram nas suas primeiras músicas cançoes doo-wop. O último doo-wop conhecido é "Was It's Alright" de Huey Lewis and the News que alcançou o numero 6 na Billboard norte-americana em Junho de 1993.
Os nomes das bandas era inspirados em pássaros (por exemplo, The Orioles, The Ravens, The Cardinals, The Crows, The Swallows, The Larks, The Flamingos) ou em carros (The Edsels, The Cadillacs, The Fleetwoods, The Impalas). O doo-wop é popular entre os grupos escolares devido a sua adaptação fácil e formato vocal. O doo-wop recentemente experimentou um ressurgimento na popularidade com programas de concerto doo-wop de P.B.S como Doo-Wop 50, Doo Wop 51, Rhythm and Rock, e Doo Wop.. Esses programas reconciliaram um pouco do melhor do doo-wop conhecido e dos grupos do passado.
Referências
- ↑ The Doo-Wop Hall of Fame. doowophof.com. Página visitada em 2007-08-18.
- ↑ , James M. Curtis Popular Press, Rock eras: interpretations of music and society, 1954-1984, 106, 1987. ISBN 0879723696, 9780879723699
- ↑ , Bruce Morrow,Rich Maloof,Neil Sedaka,T. J. Lubinsky Sterling Publishing Company, Inc., Doo Wop: The Music, the Times, the Era, 286, 2007. ISBN 1402742762, 9781402742767
- ↑ [1]
- ↑ Where'd We Get the Name Doo-Wop. electricearl.com. Página visitada em 2009-09-01.
Ver também
Ligações externas
- Blog para Baixar Musicas Antigas/ Doo Wop
- The DooWop Hall of Fame
- The Vocal Group Harmony Website
- The Vocal Group Hall of Fame
- Doo-Wop Music
- 100 Greatest Uptempo Doo-Wop Songs
- 100 Greatest Doo-Wop Ballads
- Definição de doo-wop pelo Professor Dr. Frank Hoffman
- Doo Wop Cafe - Internet Doo Wop Radio and Chat Room
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Doo-wop)
===
A LETRA DA MÚSICA (1) original e
(2) sua tradução:
"Papa Oom Mow Mow The Rivingtons
A papa-oom-mow-mow
A papa-oom-mow-mow
A papa-oom-mow-mow
Funniest sound I ever heard
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
But I can't understand a single word
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Well if he's serious or if he's playin'
Woo my my it's all he's sayin
Papa-papa-hoooo
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Well say there pop, say what's your name?
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Well don't you come around and show your face
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
But hearing the sound I can't figure it out
Oo-wee this sound makes me stop and shout
Papa-papa-hoooo
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow) Doot doot doot (A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow) Doot doot doot(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Doot doot doot
Doot doot doot
Doot doot doot A papa-papa-papa-papa-oom-mow-mow (A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow) Doot doot doot(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Doot doot doot
Well I hear this sound everywhere I go
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
From the record, TV, or the radio
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
But now it's spreadin' all through the land
I still can't seem to understand
Papa-papa-hooo
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Papa-papa-hoooo Doot doot doot
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
Doot doot doot
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Papa-papa-hoooo
Doot doot doot
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
Doot doot doot
(A papa-oom-mow-mow a papa-oom-mow-mow)
The Rivingtons
Papa Oom Mow Mow (tradução)
Um Papa-Oom-mow-mow
Um Papa-Oom-mow-mow
Um Papa-Oom-mow-mow
O mais engraçado som que eu já ouvi
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Mas eu não consigo entender uma única palavra
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Se ele está falando sério ou se ele está brincando
Woo minha nossa é tudo que ele está dizendo
Papa Papa-hoooo
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Bem diga aí cara, diga qual é seu nome?
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Por que você não vem e mostra o seu rosto?
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Mas ouvindo o som eu não consigo entender
Oo-wee esse som me faz parar e gritar
Papa Papa-hoooo
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Doot doot doot
Doot doot doot
Doot doot doot
Um papa-papa-papa-papa-Oom-mow-mow
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Doot doot doot
Bem, eu ouço esse som onde quer que eu vá
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Em disco, TV ou o rádio
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Mas agora está se espalhanfo por toda a terra
Eu ainda não consigo entender
Papa Papa-hoooo
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Papa Papa-hoooo
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Papa Papa-hoooo
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)
Papa-papa-papa-hoooo
Doot doot doot
(A Papa-Oom-mow-mow um Papa-Oom-mow-mow)"
(http://rockistory.blogspot.com/2008/02/rivingtons.html,
onde se pode ler:
"THE RIVINGTONS - The Liberty years(1991)
The Beach Boys papa oom mow mow,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=O1N36TwwsY0&feature=related,
onde se pode ler:
"My Mom still has this album, original 1964 Capitol release. She got when she was 14, and it's still in good condition almost 50 years later! I listened to it a lot when I was kid because she played it a lot. lol! "
(TRAD.: Minha mãe ainda tem esse álbum, original de 1964 (lançamento Capitol). Ela ganhou o disco quando tinha 14 anos e ele ainda está em bom estado, quase 50 anos depois! Eu o ouvi muito quando eu era criança porque ela o tocou muito. lol ! ("RINDO MUITO !")[*])
[*] - "LOL é um elemento comum no internetês, [LINGUAGEM (informal) USADA NA INTERNET, PRINCIPALMENTE EM DIÁLOGOS online, OU, POR EXEMPLO, EM COMENTÁRIOS A MATÉRIAS "postadas" NA WEB ETC.] historicamente iniciado no Usenet mas atualmente disseminado em outros meios de comunicação mediados por computador tais como IRC, mensageiros Yahoo!, MSN e muito utilizado também nos jogos de MMORPG (onde é mais usado e aonde foi criado), geralmente utilizado para representar risadas altas (zombação). Lol é um acrónimo para "laugh out loud" (que em português significa algo como "muitas risadas"), "laughing out loud" (algo como "rindo muito alto"),ou ainda lots of laughs ("um monte de risos"). (...)" (WIKIPÉDIA,
http://pt.wikipedia.org/wiki/LOL)
Jamaica High School in Queens:
(http://articles.nydailynews.com/2008-04-14/local/17896768_1_small-schools-new-school-school-year)