Carvalho Júnior em registro de redes sociais.
Carvalho Júnior em registro de redes sociais.

Abril findou como um dos meses mais tristes da história recente do Brasil. Milhares de mortes diariamente pela pandemia de Covid. Entre os desaparecidos fisicamente, pais, irmãos, filhos, amigos. Não há um brasileiro que não lamente a perda de uma pessoa conhecida. Entre os que tiveram a vida abreviada pela pandemia em abril, estava o jovem e talentoso poeta Carvalho Júnior de Caxias. autor de livros de reconhecido valor estético, os quais circulavam bem no circuito literário brasileiro, o poeta nos deixou na última semana do mês. 

Nas redes sociais, centenas e centenas de leitores e amigos expressaram sua tristeza. Em homenagem ao poeta, o escritor Wybson Carvalho escreveu:

"Estou muito triste e pesaroso... embora, convicto de que um poeta nunca morre... se encanta ao cumprir o desígnio divino: - "o homem veio do barro e ao barro retornará" .

Portanto, o meu amado-amigo-irmão de arte literária no gênero da poesia, Carvalho Júnior, não morreu e nunca morrerá, para nós. 

Ele, agora, está encantado: um punhado de barro na construção histórico-literária caxiense, um raio de luz nos astros de um céu do saber e da educação caxiense...; eis, agora, o quê ele é para todos nós; que o temos na plêiade amorosa do nosso coração e na afixação da nossa memória eterna!"

 

Em sua homenagem, o escritor Nathan Sousa, escreveu belo poema:

GONÇALVES

à memória do poeta Carvalho Junior.

Nestas distâncias sem conta,

Que a terra espalha e sepulta,

Afina-se o canto da ave

No que se revela e se oculta.

E a ave decola em prantos

Sobre as vazantes da vida.

Celebra o fio de espera

Sangrando o tempo e a ferida.

Seu olho mapeia o passo

Do homem que um dia dirá:

“Quisera, meu Deus, quisera,

Bater asas para lá”.

Nathan Sousa

Em dezembro, passado, o editor de Entretextos, Dílson Lages, dividiu com Carvalho Júnior mesa-redonda durante A Feira do Livro e do Conhecimento de Caxias Maranhão.

Um dos derradeiros eventos de que participou foi uma live com o poeta Diego Mendes Sousa, em projeto organizado pelo caxiense.

https://www.instagram.com/p/CLLDGXcARc2/?igshid=ns8jelnkpd1f&fbclid=IwAR1XrVVjqvaY9a9x1H0a6UwFuI54zqukVYvJzebNG18J97OW7bS2lIcK1uY

CONHEÇA  UM POUCO DA OBRA DO POETA

Clique aqui

SAIBA MAIS SOBRE O POETA

Carvalho Junior (Francisco de Assis Carvalho da Silva Junior, Caxias/MA, 1985). Professor, ativista cultural, gestor público e poeta brasileiro. Vencedor do Troféu Nauro Machado no I Festival Maranhense de Conto e Poesia (FESTMACPO) promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Publicou os livros de poemas Mulheres de Carvalho (Café & Lápis, São Luís, 2011), A Rua do Sol e da Lua (Scortecci, São Paulo, 2013), Dança dos dísticos (Editora Patuá, São Paulo, 2014), No alto da ladeira de pedra (Editora Patuá, São Paulo, 2017) e O homem-tijubina & outras cipoadas entre a folhagem das malícias (Editora Patuá, São Paulo, 2019). Membro da Academia Caxiense de Letras (ACL), da ASLEAMA e do coletivo de autores Academia Fantaxma. Participou com o poema Abrigos da Exposição POESIA AGORA (Itaú Cultural, Rio de Janeiro, 2017).  Tem poemas publicados em jornais, revistas e antologias  literárias nacionais e do exterior. Edita a página de poesia QUATETÊ.