Ouça - entrevista com Venceslau do Santos

O escritor Francisco Venceslau dos Santos, que é editor e professor aposentado de Teoria Literária da UERJ, lança na quinta-feira, 27, o romance Os anos da juventude. O lançamento ocorre na Livraria Entretlivros, na Av. Dom Severino, em Teresina, a partir das 19h, com música de Assis Bezerra.

O romance  explora o tema da vitalidade da juventude: energia,  paixão,   fulgor, fantasias, amores, riscos e rebeldia, sob o ponto de vista  de hoje. O tempo do enredo  se passa nos anos sessenta. Cenas do dia a dia   se interligam   aos eventos da época, constituindo  o pano de fundo para o olhar crítico do protagonista que  narra as experiências de vida  de um grupo de  jovens – um  círculo fictício.   Inicialmente em Teresina,  depois,  no Rio de Janeiro. Estes  personagens captam os sinais da nova mentalidade, no interior do país,  sentem  os sintomas da mudança na América, e decidem partir em numa viagem sem destino. 

 Os personagens  lutam pela  vida, buscam o prazer,  a festa, leem poetas beats, surrealistas,  concretistas e os poetas do movimento da poesia Práxis, curtem as vanguardas.   Não têm preconceitos: escutam Chuck Berry, Bob Dylan, Caetano Veloso, Nelson Cavaquinho, os Beatles, os Rolling Stones e a Bossa-Nova. Frequentam cineclubes, veem filmes de Godard, Truffaut, adoram a ¨nouvelle vague¨ e o Cinema Novo. Atuam em pequenos jornais e  editoras, traduzem, escrevem roteiros, produzem  curtas-metragens

Ouça entrevista com o autor de Os anos da juventude.