Ouça - Entrevista com Edgardo Pires Ferreira

 

Publicado em 2008, o volume cinco de A mística do parentesco – Os Castello Branco e seus entrelaçamentos familiares  no Piauí e no Maranhão,  acaba de ganhar uma nova edição. O Volume é, na verdade, um novo livro, do projeto gráfico ao conteúdo, em exemplar de 640 páginas. O autor é o arqueólogo e pesquisador Edgardo Pires Ferreira.  Entretextos conversou com ele sobre o novo livro. Ouça:

SOBRE O AUTOR:

Filho de João Antônio Pires Ferreira e Henriqueta de Carvalho Sanmartin (casados a 12.06.1930), nasceu em Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro, a 8 de fevereiro de 1937.

Formou-se em Sociologia pela PUC Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; em Museologia pelo Museu do Louvre, Paris, França; em Arqueologia pelo Instituto de Pré-História de Jerusalém, Israel; e em Zooarqueologia pela Universidade de Michigan. Foi membro de missões arqueológicas em Israel, Irã, México, Peru e Equador. De 1992 a 1994 dirigiu a Fundação Bienal de São Paulo.

Casou em São Paulo, capital, a 06 de junho de 1981, com Marianne Ramira Ligeti, n. em Cascais, Portugal, psicóloga, especialista em Psicologia Corporal, professora e tradutora, filha de Nicolas Ligeti e de Fanny Schwarz. Sem geração.

Sócio correspondente do IHGGS – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Sócio Titular do Colégio Brasileiro de Genealogia desde julho de 1988.

Autor de A mística do parentesco: uma genealogia inacabada: Domingos Pires Ferreira e sua descendência, 4v. (1987), A mística do parentesco: os Castello Branco e seus entrelaçamentos familiares: Francisco da Cunha Castello Branco e sua descendência (2008).

FONTE: COLÉGIO BRASILEIRO DE GENEALOGIA