Os assentamentos humanos no Piauí

Bastassem os diversos volumes de A mística do parentesco, e o denso e abnegado trabalho de pesquisa em genealogia de Dr. Edgardo Pires Ferreira já estaria em definitivo consagrado como uma das mais destacadas contribuições desse ramo do conhecimento ao entendimento dos assentamentos humanos no Nordeste do Brasil. A pesquisa que elegeu como um dos projetos de vida, porém, tem se estendido há alguns anos à esfera da web, agregando novos instrumentos e fontes primárias aos estudos, o que torna as anotações, os novos registros e as contribuições catalogadas e descobertas mais recentemente de interesse para campos variados do conhecimento. A Plataforma Parentesco, hospedada com o domínio www.parentesco.com.br. ,  de fácil consulta, ampliou o alcance dos volumes de A mística do Parentesco, com rico painel icnográfico, com fotos de todos os tempos, a cada dia mais encorpado com novas colaborações que são encaminhadas ao pesquisador e antropólogo.

Recentemente,  Entretextos, ao consultar a Plataforma Parentesco, foi surpreendido com duas raras fotografias de José Pires Ferreira Neto, nascido em 1820, bisneto de João Paulo Diniz, neto do patriarca José Pires Ferreira e pai de 21 filhos de quatro consórcios, entre eles, figuras como o senador Joaquim Pires Ferreira e Maria da Assunção Pires Ferreira; esta, como resultado de imblicamentos, sobretudo, com as famílias Castello Branco, Carvalho de Almeida e Rodrigues Lages, daria origem à extensa família Pires Lages do Norte do Piaui. São fotos importantes para a História de Barras do Marataoã e do Norte Piauiense.

Uma das grandes novidades da Plataforma é a possibilidade de uma leitura verticalizada ou horizontal dos dados reunidos na página. Nela, desenvolveu-se, por exemplo, ferramenta que cataloga número significativo dos ancestrais dos inseridos na página, possibilitando associações de modo direto e permitindo a não especializados uma compreensão mais clara dos imblicamentos familiares.

Acesse a Plataforma Parentesco  e descubra mais sobre o Piauí