ONLINE, egrégora, masterização e outros casos
Por M. T. Piacentini Em: 01/03/2008, às 20H34
"Em nossa revista, surgiu uma dúvida: como se escreve ‘on-line’. Após consultar vários dicionários e revistas da área de informática, verificamos que cada um trata a expressão de uma forma: com hífen, sem hífen, online, on-line, on line." J. A. A., Ouro Preto/MG
O inglês, quando quer se referir a algo "diretamente conectado ao ou controlado por um computador", utiliza o termo sem hífen - ONLINE: "an online printer", por exemplo. O Longman Dictionary of Contemporary English (1995) registra online tanto para o adjetivo quanto para o advérbio.
Mas, para você ver que a questão do hífen não é rigorosa e não confunde só a nós brasileiros, já no verbete "on-air" (que seria o equivalente a "online" no rádio), o hífen está presente: "an on-air interview". O mesmo se dá com "on-stream" (em operação). Então, por analogia, poderíamos hifenizar on-line, até por uma questão visual.
A forma "on line" é que não tem nenhum respaldo, no meu entendimento.
"Desejo saber o significado da palavra egrégora." Neto, Recife/PE
A origem do termo EGRÉGORA é a mesma de "gregário", do latim gregariu: que faz parte da grei, ou seja, rebanho, congregação, sociedade, conjunto de pessoas. No plano da espiritualidade usa-se o nome egrégora para designar um grupo vibracional, um campo de energia sutil em que se congregam forças, pensamentos ou vibrações com um determinado fim ou direcionamento espiritual.
"Qual o significado da palavra masterização?" V.P.J. São José dos Pinhais/PR
MASTERIZAÇÃO quer dizer a etapa de produção de um máster ou "master", nome em inglês que se dá para a matriz de um filme, disco ou gravação sonora, vídeo, arquivo digital etc. A matriz resultante dessa masterização é o molde usado para copiagem ou prensagem das unidades de CD, DVD, videoteipe, videolaser e outros.
"O que significa idiossincrasia?" Ricardo César Lima de Carvalho Sousa, Campina Grande/PB
IDIOSSINCRASIA quer dizer "disposição do temperamento do indivíduo, que o faz reagir de maneira pessoal à ação dos agentes externos". Em outras palavras, é uma peculiaridade da pessoa, uma maneira diferente de ser, um modo próprio de sentir, ver a vida, reagir às coisas. Assim como todos nós temos nossas idiossincrasias, também podem tê-las as instituições, os países etc. Exemplos:
Na base desses procedimentos não estão idiossincrasias de pessoas ou empresas, mas a forma própria do modo de produção capitalista.
Destacam-se as tentativas de compreensão da forma idiossincrática de cada trabalhador desincumbir-se de suas tarefas, isto é, a maneira como ele constrói e coloca em ação suas qualificações.
"Gostaria de saber se é aceitável utilizar a palavra ‘edição’ em referência não a livros, mas a eventos. Por ex.: Vem aí a terceira edição do Congresso Anual de..." Myrna Christina Moroz, São Paulo/SP
Perfeitamente. Edição também se refere a "repetição de um evento ou nova versão de um fato", portanto você pode usá-la a partir do segundo congresso, seminário, encontro, reunião.
*Maria Tereza de Queiroz Piacentini, autora dos livros "Só Vírgula" e "Só Palavras Compostas"