Na foto, o  prefeito Fábio José Gentil P. Rosa diante do painel que homenageou ativos participantes da Flict. Entre eles, o editor de Entretextos, Dílson Lages
Na foto, o prefeito Fábio José Gentil P. Rosa diante do painel que homenageou ativos participantes da Flict. Entre eles, o editor de Entretextos, Dílson Lages

[Francigelda Ribeiro - Doutora em Literatura e  coordenadora geral da FLICT e Gestora de Memória e Cultura da SEMECT]

A Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais – FLICT – é uma ação que ganha vitalidade criativa a cada ano. Já se consolida no calendário cultural do Maranhão e amplia seu poder de agregar diversos segmentos sociais a cada edição.

Em 25 de maio de 2018, no Mirante da Balaiada, aconteceu o lançamento da primeira edição da FLICT. Na ocasião, para uma noite de autógrafos estava o autor homenageado, Wilson Marques. Dessa forma, dava-se início às atividades da FLICT e da XVI Feira Municipal de Literatura.

No que tange à Feira Municipal de Literatura, vale destacar que até 2016, ela era intitulada Feira Municipal de Literatura Infantil e envolvia apenas os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas urbanas. Em 2017, passou a ser designada de Feira Municipal de Literatura; ampliando, assim, o espectro de obras e autores envolvidos. É uma das atrações centrais da FLICT, envolvendo todas as séries e modalidades de ensino das escolas da sede e do campo, desde a Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental. Alunos e professores planejam as atividades que, desenvolvidas em sala de aula, terão culminância durante os dias de realização da FLICT. As escolas da Rede Municipal, bem como as escolas convidadas de outros municípios da Região dos Cocais fazem apresentações performáticas e expõem produções textuais e trabalhos de artes visuais.

Não há registro escrito ou fotográfico das atividades da feira infantil antes do ano de 2002, a partir dos quais se possam sistematizar dados sobre edições anteriores. Assim, o evento de 2002 ficou sendo considerado como marco inicial, a despeito de existirem relatos informais de que existiram edições anteriores ocorridas, aproximadamente, desde o ano de 1997.

Os trabalhos das escolas, durante a FLICT, são somados aos trabalhos culturais e científicos de diversos expositores e tomou grandes proporções em 2018 - ano inaugural da FLICT, cuja temática foi Entre crenças e lendas. O evento foi realizado no Complexo da Balaiada (que engloba a Praça Duque de Caxias, o Memorial e o Mirante da Balaiada), de 24 a 28 de setembro. O evento contou com diversas atividades como: biblioteca itinerante, exposições artísticas, lançamentos de livros, dança, teatro, desenhos ao vivo, shows musicais, livrarias etc. Passaram pela FLICT cerca de sessenta escritores e pesquisadores para lançamentos de livros e para os debates do Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais.

Com o tema Do solidário ao literário, a II FLICT foi realizada no período de 26 a 28 de setembro de 2019, homenageando a escritora Sharlene Serra. Convém lembrar que a FLICT homenageia escritores, obedecendo aos critérios: o(a) escritor(a) deve, preferencialmente, ser oriundo(a) da Região Norte ou Nordeste do país; ser um(a) escritor(a) atuante e que possa estar presente no evento; deve ter, em meio a uma obra expressiva, títulos publicados no segmento infantojuvenil, de modo que os títulos atendam a todos os níveis e modalidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Caxias. Tais critérios se justificam em função de os livros do(a) homenageado(a) se tornarem, prioritariamente, objeto de estudo dos alunos da Rede Municipal de Educação. No caso da escritora Sharlene Serra, destaca-se a Coleção Incluir, composta inicialmente, em 2010, por 4 livros: Olhando com Ritinha, Ouvindo com Vitória, Caminhando com Paulo e Aprendendo com Biel; A coleção foi acrescida, em 2018, do livro Interagindo com Lucas. A coleção constitui um projeto voltado para a educação inclusiva.

Em 2020, no contexto da pandemia da Covid 19, os desafios foram inúmeros, mas foram encontradas formas alternativas de continuidade da FLICT. Assim, as atividades da III FLICT, com a temática Garantir os direitos da criança e do adolescente foram publicadas em um site, de 09 a 11 de dezembro. Entre outros trabalhos, foram exibidos vídeos com palestras e mesas-redondas do III Seminário Saberes dos Cocais e vídeos dos trabalhos produzidos nas escolas durante as aulas remotas, na XVIII Feira Municipal de Literatura.

Em 2021, a proposta foi outra edição on-line da IV FLICT e XIX Feira Municipal de Literatura, por conta ainda do contexto da pandemia. Como no ano anterior, não houve escritores homenageados. Nessa quarta edição, o evento contou com o tema Poesia em tempos de pandemia e o lema Cuidados com o corpo, mente e emoções. As atividades foram divulgadas no site, de forma inédita, nos dias 23 e 24 de setembro. O ato de ler e a própria formação do leitor se tornaram o ponto matricial das atividades da XIX Feira Municipal de Literatura. 

Em 2022, a V FLICT e XX Feira Municipal de Literatura foram lançadas em 26 de maio, e os escritores homenageados foram Joseane Maia, Cleo Rolim e Elizeu Arruda. A Feira aconteceu de 26 a 28 de setembro, tendo como temática Poética de Saberes em ritmos e melodias.

O ano de 2023 se singulariza pela comemoração do bicentenário da independência da cidade de Caxias e da data natalícia de Gonçalves Dias. Assim, a VI FLICT e XXI Feira Municipal de Literatura tiveram lançamento durante o Seminário Internacional Memória e Futuro - 200 anos de Antônio Gonçalves Dias, em 24 de abril. Oportunamente, a temática motivadora foi Bicentenário de Caxias: um convite à poesia. Foram homenageados os escritores Salgado Maranhão e Beatriz Reis e foi concedida menção honrosa ao escritor e arquiteto caxiense, Ezíquio Barros Neto, pelo livro Por ruas e becos de Caxias: história e descrição dos logradouros.

A sexta edição do evento foi ampliada e aconteceu no período de 17 a 19 de outubro, no Parque Ambiental de Caxias, situado no bairro Pirajá, em uma área de 11.000 m2. Dispondo, como sempre, de uma vasta programação que envolveu diversas seções como: biblioteca Itinerante, oficinas de contação de história e música, exposições artísticas, lançamentos de livros, dança, teatro, desenho ao vivo, shows musicais, ala empresarial, sarau literário, entrega da Comenda Ubirajara Fidalgo (destinada a homenagear personalidades com iniciativas relevantes) e VI Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais.

O Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais, desde o início, atrai amplo público. Promove mesas-redondas e rodas de conversa com temáticas que se expandem para as mais diversas áreas do conhecimento. Escritores e pesquisadores de diversos estados brasileiros contribuem e enriquecem os debates propostos.

*******

Nota da Redação de Entretextos: a Flict tem a chama luminosa de muitos colaboradores (escritores, professores, organizadores, alunos) e do carinho de toda uma cidade. Entretextos acompanha o Festival Literário desde seu nascedouro e todo esse idealismo ecoou porque tem nas pessoas e no trabalho do prefeito municipal Fábio José Gentil P. Rosa, da Secretaria da Educação Ana Célia Pereira Damasceno de Macedo e da Gestora de Memória e Cultura da SEMECT Francigelda Ribeiro alicerces e apoio constante. Vida longa à Flict. Vida longa, fomentado livros e conhecimento!