[Flávio Bittencourt]

O temido Almir e uma briga histórica na decisão do Campeonato Carioca

Rio, Maracanã, final Bangu X Flamengo, 26 minutos do segundo tempo (18.12.1966).

 

 

 

 

DOIS AVIÕES VOANDO EM "CÉU DE BRIGADEIRO", UM, SOBRE "CÉU FECHADO" E

OUTRO, RECEBENDO ASSUSTADORAS BOMBAS DE ARTILHARIA ANTIAÉREA,

TODAS AS QUATRO FIGURINHAS - MAS NÃO TODOS OS QUATRO AVIÕES - DE HÁ MAIS

DE QUATRO DÉCADAS [e menos de meio século] (álbum da revistinha Mickey/Disney, publicada

pela Ed. Abril, da qual me lembro, por ter colecionado esses interessantes cromos, nos dias de

hoje localizáveis na rede mundial Internet, felizmente):

 

(http://bimg1.mlstatic.com/mickey-n177-1967-com-figurinhas_MLB-F-237263333_5287.jpg

 

 

 

 

(http://spaceart.de/produkte/2001013-e.php)

 

 

 

 

(http://loucurasbrasil.blogspot.com.br/2010/06/selecao-volksbus-que-estampa-nos-onibus.html)

 

 

 

 

 

 

"PARA O JOGO BANGU VS FLAMENGO, NO ESTÁDIO MÁRIO FILHO, DE DEZEMBRO DE '66, OS TIMES SEGUIRAM NOS ÔNIBUS, COM 4 RODAS, SAÍDOS DOS RESPECTIVOS CLUBES; O FLAMENGO SAIU DA GÁVEA E O BANGU, DE BANGU; MAS É COMO SE ELES TIVESSEM EMBARCADO NUM FOGUETE ESPACIAL RUMANDO PARA UMA BRIGA HISTÓRICA, NA QUAL O PRINCIPAL PERSONAGEM ENVOLVIDO SERIA ALMIR ALBUQUERQUE"

(COL R...)

 

 

 

 

 

 

Abaixo a delegação do Flamengo no avião e aparecem na foto Ubirajara Motta, Doval e vemos Zico [MUITO JOVEM] ao fundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.marcelodieguez.com.br/?secao=ubirajaramotta,

onde se lê:

Foto= www.marcelodieguez.com.br presente do arquivo pessoal de Ubirajara Motta

 

 

 

 

(http://www.marcelodieguez.com.br/?secao=ubirajaramotta)

 

 

 

 

ALMIR, TRABALHANDO:

Almir Pernambuquinho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Almir_Pernambuquinho)

 

 

 

"(...) Sendo um jogador de personalidade forte e explosiva, com justa fama de encrenqueiro, Almir protagonizou algumas das maiores polêmicas do futebol de sua época. Envolveu-se em diversas brigas, normalmente provocadas por ele mesmo. Entre essas brigas, destacam-se uma batalha campal entre os jogadores do Brasil e do Uruguai em partida realizada em 1959 entre as seleções dos dois países e, principalmente, a briga provocada por ele na final do Campeonato Carioca de 1966. Naquele ano, Almir atuava pelo Flamengo e, aos 26 minutos do segundo tempo, o Bangu vencia por 3 a 0 quando Almir partiu para cima dos adversários com o objetivo de impedir que a goleada fosse ainda maior e, principalmente, que os jogadores do Bangu dessem a volta olímpica ao final da partida. Armada a briga, o juiz acabou expulsando cinco jogadores do Flamengo e quatro do Bangu, tendo de encerrar a partida. O fato é que o Bangu realmente não deu a volta olímpica na conquista do seu segundo título carioca. (...)"

[http://pt.wikipedia.org/wiki/Almir_Pernambuquinho]

 

 

 

 

 

(http://www.marcelodieguez.com.br/?secao=ubirajaramotta)

 

 

 

 

(http://www.marcelodieguez.com.br/?secao=ubirajaramotta)

 

 

 

                              EM MEMÓRIA DO FUTEBOLISTA CARIOCA DE PRIMEIRA GRANDEZA E

                              VÁRIAS GLÓRIAS

                              ALMIR MORAIS DE ALBUQUERQUE (ALMIR, 1937 - 1973)

 

 

19.9.2013 -     F.

 

"Almir Morais de Albuquerque (Recife, 28 de outubro de 1937Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1973) ou Almir Pernambuquinho foi um futebolista brasileiro1 .

Foi campeão mundial interclubes de 1963 pelo Santos Futebol Clube. Jogou a final contra o Milan no Maracanã substituindo Pelé que estava machucado e sofreu o pênalti convertido pelo zagueiro Dalmo 2 que acabou sendo o único gol da partida e que deu a vitória ao clube praiano.

Começou no Sport Recife em 1956 e logo transferiu-se para o Clube de Regatas Vasco da Gama, juntando-se a outros conterrâneos já famosos, como o centro-avante Vavá. Atacante hábil e de muita disposição em campo, ganhou títulos e foi convocado para a Seleção Brasileira mas desistiu de uma das chamadas para excursionar com o clube carioca, e isso o deixou "marcado" e sem chances de ir para a Copa do Mundo de 1958. Com a fama de encrenqueiro, aceitou mudar para São Paulo, quando foi chamado de "Pelé branco" durante a transferência para o Corinthians, em 1960.3 A passagem nesse clube foi rápida, e Almir sairia do Brasil para jogar pelo Boca Juniors, passando depois por vários outros clubes.4

Sendo um jogador de personalidade forte e explosiva, com justa fama de encrenqueiro, Almir protagonizou algumas das maiores polêmicas do futebol de sua época. Envolveu-se em diversas brigas, normalmente provocadas por ele mesmo. Entre essas brigas, destacam-se uma batalha campal entre os jogadores do Brasil e do Uruguai em partida realizada em 1959 entre as seleções dos dois países e, principalmente, a briga provocada por ele na final do Campeonato Carioca de 1966. Naquele ano, Almir atuava pelo Flamengo e, aos 26 minutos do segundo tempo, o Bangu vencia por 3 a 0 quando Almir partiu para cima dos adversários com o objetivo de impedir que a goleada fosse ainda maior e, principalmente, que os jogadores do Bangu dessem a volta olímpica ao final da partida. Armada a briga, o juiz acabou expulsando cinco jogadores do Flamengo e quatro do Bangu, tendo de encerrar a partida. O fato é que o Bangu realmente não deu a volta olímpica na conquista do seu segundo título carioca5 .

Morte

Almir morreu assassinado, em 1973, aos 36 anos, numa briga no bar Rio-Jerez, em frente à Galeria Alaska, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, ao ver que alguns atores-bailarinos do grupo Dzi Croquettes, ainda maquiados depois de uma apresentação, estavam sendo achincalhados por um grupo de portugueses, o jogador interviu em defesa de atores. Houve uma discussão, Almir agrediu um dos portugueses, e começou um tiroteio no calçadão da avenida Atlântica. No final, Almir estava morto, com uma bala na cabeça.6 7 8 O assassino, Artur Garcia Soares, alegou legítima defesa e nunca foi preso. 9 10"

[http://pt.wikipedia.org/wiki/Almir_Pernambuquinho]