[Flávio Bittencourt]
O Teatro Amazonas segundo Doroni Hilgenberg
Em seu blog, Hilgenberg escreveu sobre a magnífica Ópera de Manaus.
AEROPORTO INTERNACIONAL EDUARDO GOMES, EM MANAUS, ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL
(http://www.culturamix.com/festas/datas-comemorativas/acessorios-do-papai-noel)
(http://verdadeabsoluta.net/2006/12/page/2)
"(...) Vovó...
--Você sabe porque o pato gosta do cavalo?
--Não sei não...
--É porque o cavalo tem quatro patas.
--heheheheheh!!!
Vovó...
--Você sabe porque a galinha bateu a cabeça no poste?
--Porque andava de cabeça baixa, claro!
--Não vovó, ela queria um galo.
--heheheheh!!!
Vovó...
--Você sabe porque o Papai Noel não tem filhos?
--Não, não sei!
--É porque o saco dele é de brinquedo.
--hohohohohoho!!! (...) ".
(O INFANTE VALDIR [SEIS ANOS DE IDADE,
EM NOVEMBRO DE 2010],
CONTANDO ANEDOTAS À SUA AMADA AVÓ,
SRA. DORONI HILGENBERG,
como ela própria relata em texto - que não fala
do imponente e belo TEATRO AMAZONAS -
adiante reproduzido na íntegra)
DORONI HILGENBERG E SEU INTELIGENTE
E ESTUDIOSO NETO VALDIR
(http://doronihilgenberg.blogspot.com/)
Homenageando Doroni Hilgenberg,
mandando um abraço a seu inteligente neto Valdir,
e parabenizando
O POVO DO AMAZONAS,
na pessoa do secretário de Cultura daquele Estado,
Robério dos Santos Pereira Braga,
por cuidar muito bem de seu
magnífico Teatro
29.11.2010 - Ele, imponente e belo (ao contrário do que quis Mário de Andrade, que não apreciava ecletismos "neoclássicos"), ainda está lá - Sim, Mário de Andrade estranhamente não o achou bonito, como deixou claro no diário, publicado, de sua viagem ao Extremo Norte do Brasil. Mas - bolas! - o que é que ele gostaria que tivesse sido edificado no Centro de Manaus, no ápice cultural-financeiro do boom econômico da borracha? E o teórico da literatura, romancista da segunda vaga da pós-modernidade brasileira e poeta Rogel Samuel sobre o T. A. em versos amorosamente confessou:
"Amo este teatro / como se fosse a minha casa / amo este prédio / cheio de lembranças de minha infância"
(http://teatroamazonas.blogspot.com/). F. A. L. Bittencourt ([email protected])
DORONI HILGENBERG ESCREVE SOBRE O T. A.
EM SEU BLOG:
O MAGNÍFICO TEATRO AMAZONAS
Teatro Amazonas
"O Magnífico Teatro Amazonas
Quando cheguei em Manaus, há uns 25 anos atrás, uma das primeiras coisas que fiz foi levar meus filhos pequenos para assistirem a uma peça no Teatro Amazonas. Lembro que estava passando “O Fantasminha Pluft” mas pouca atenção dei à peça tão empolgada estava com as maravilhas no interior do Teatro Amazonas. Onde quer que olhasse havia uma obra primorosa, um detalhe especial, uma luminosidade fora do comum, que prendia minha atenção deixando-me maravilhada.
O Teatro Amazonas é o principal cartão postal da cidade de Manaus, esta localizado em frente a Praça São Sebastião, bem no coração da cidade e sua cúpula pode ser vista de longe. Foi construído pelos Barões da Borracha numa época em que o látex era a principal matéria prima da região e o cultivo da borracha enriqueceu muita gente, menos o caboclo seringueiro, chamado de soldado da borracha.
O primeiro projeto para a construção do Teatro Amazonas deu-se em 1.881, através do deputado Fernandes Junior, pois era preciso uma casa de espetáculo à altura dos barões da época que ansiavam por ostentar seu poder e queriam contratar famosas óperas de fora para se apresentar em plena selva. Mas só em 14 de fevereiro de 1.884 é que foi lançada a pedra fundamental daquele que viria a ser um dos mais belos monumentos artísticos do país. Após 12 anos de trabalhos exaustivos, todo em estilo “art nouveau”, o Teatro Amazonas foi inaugurado pela Companhia Lírica Italiana, em 31 de dezembro de 1.896 fazendo jus aos poderosos de uma época . Passaram-se 100 anos e depois de algumas reformas, em 27 de fevereiro de 1.996, o tenor José Carreras abriu as comemorações do centenário do Teatro Amazonas seguido de intensas apresentações e festividades.
O Teatro Amazonas é um dos mais bonitos do mundo, é todo pintado de uma cor rósea e sua cúpula é coberta por 36.000 (trinta e seis mil) telhas vitrificadas importadas da Europa. Esta cúpula, forma um tipo de mosaico, nas cores verde, amarela, azul e branca, que lembra a Bandeira do Brasil. O Teatro possui 3 andares e tem 700 lugares, sendo 250 em poltronas e 450 em camarotes, que são todos recobertos por um tecido de veludo vermelho.As pinturas do teto do Teatro foram feitas pelo artista Crispim do Amaral e reproduzem a visão da Torre Eiffel de Paris. Ao redor, as pinturas representam as artes, dança, tragédia, ópera e música. Em frente aos camarotes nobres, há 22 máscaras da tragédia grega representando Moliére , Shakespeare , Goethe, Mozart, Bethoven, Wagner e outros. O pano de boca do teatro, representa o “Encontro das Águas” entre os Rios Negro e o Solimões, formando o gigantesco Rio Amazonas e mostra Yara, a mãe d`água e os deuses que representam o rio. Para evitar danos nessa maravilhosa pintura, este pano sobe inteiro para o teto, sem precisar ser franzido ou enrolado.
O Salão Nobre do Teatro Amazonas foi decorado pelo artista Italiano Domenico de Angelis e contém pinturas com motivos regionais e estátuas de artistas famosos como o compositor Carlos Gomes e outros. A pintura do teto foi feita com uma técnica tão maravilhosa, que se tem a impressão que o personagem principal da pintura esta sempre olhando para a gente seja de que ângulo for que se aprecie o teto. O piso, é todo feito de madeira trabalhada na Europa, e ao todo são 12 mil peças montadas e encaixadas sem o auxílio de cola ou pregos. O lustre é todo feito em bronze francês e cristal italiano, é tão magnífico que há um mecanismo que permite que o lustre desça ao nível do chão para sua limpeza e manutenção. Na parte externa do Teatro, há grandes colunas e estatuas importadas da Inglaterra . Esta sempre aberto aos visitantes e possuí guias que falam Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.
Não deixe de lado esta maravilha, seja você o próximo a conhecê-la". (DORONI HILGENBERG,
http://doroni.blogspot.com/2009/04/teatro-amazonas.html)
===
ESCREVEU DORONI HILGENBERG
SOBRE SEU QUERIDO NETO VALDIR:
"Sábado, 27 de novembro de 2010
Eu e meu neto Valdirzinho
"RELAXA VOVÓ!!!
Ano passado, pouco antes do Natal, minha filha precisou sair e deixou o Valdirzinho comigo, pois ir no shopping com este menino para fazer compras, não dá...
Ele, em vez de ficar assistindo TV na sala, foi para o meu quarto e de imediato ligou o ar, a TV e o PC. Eu, ocupada na cozinha, não criei caso mas tão logo pude, fui ver o que ele estava aprontando, pois de onde eu estava, dava para escutar os movimentos exagerados em meu quarto.
Ele, muito na dele, pulava da poltrona para a minha cama e vice-versa. Eu, com medo que acontecesse o pior repreendi-o e pedi que se comportasse pois minha responsabilidade era grande. Mas quem disse que ele obedeceu? Então, fechei a cara, dei-lhe um puxão de orelha e coloquei-o para assistir TV na sala. Ele, amuado, sossegou por uns momentos e eu continuei fazendo o meu bolo.
Logo mais ele aparece na porta da cozinha:
--Vovó, você quer um beijo?
--Quero sim...
--Mas eu não dou, você puxou minha orelha.
--Ah, é? E se comporte do contrário eu puxo a outra orelha também.
Ai, ele fez cara de poucos amigos e foi para a sala.
Mas daqui a pouco ele volta para a cozinha:
--Vovó, você ainda está brava?
--Um pouco!
--Ah...vovó, RELAXA que eu vou contar uma piada.
--Menino, você anda escutando piadas dos homens?
–Não vovó, eu escutei na TV...
Conta então, e fui para a sala com ele.
Vovó...
--Você sabe porque o pato gosta do cavalo?
--Não sei não...
--É porque o cavalo tem quatro patas.
--heheheheheh!!!
Vovó...
--Você sabe porque a galinha bateu a cabeça no poste?
--Porque andava de cabeça baixa, claro!
--Não vovó, ela queria um galo.
--heheheheh!!!
Vovó...
--Você sabe porque o Papai Noel não tem filhos?
--Não, não sei!
--É porque o saco dele é de brinquedo.
--hohohohohoho!!!
Esse menino tem só 6 aninhos, mas me tira do sério com a maior facilidade.
“Criança tem uma capacidade enorme de captar tudo o que houve e o que vê, por isso, devemos ter cautela com o que dizemos e o que fazemos na frente delas”