Há 30 anos atrás se publicou matéria dizendo que o Rio de Janeiro tinha 100 mil bandidos “fichados”. - “É um exército, disse-me uma amiga”. Agora sai nota do IBGE dizendo que o Rio tem número de homicídios maior que a média nacional.
O IBGE diz que a região Sudeste apresentou em 2004 a maior taxa de mortes por homicídios do país, com 32,3 mortes por 100 mil habitantes, mais elevada que a média brasileira (26,9 por 100 mil).
“O trabalho busca revelar em que ponto o Brasil está e para onde sua trajetória aponta no caminho rumo à sustentabilidade ambiental e da qualidade de vida dos brasileiros. O Rio de Janeiro se destaca como o estado com maior índices de homicídios do país. Vêm em seguida neste ranking de mortes os estados de Pernambuco e Espírito Santo”.
O importante seria pensar na causa, ou causas.
Em matéria de planejamento urbano o Brasil tem sido nulo. As grandes cidades cresceram desordenadamente, e transformaram-se em favelas.
Lembro-me do caso de uma gráfica em Frankfurt no ano que estive lá pela primeira vez que precisava comprar uma impressora que não cabia na sala. Pediu licença da Prefeitura para aumentar a sala. A prefeitura disse “não”. A solução foi construir um espaço subterrâneo.