[Flávio Bittencourt]
1932: o primeiro desfile de Escolas de Samba
A Mangueira ficou em primeiro lugar, a Segunda Linha do Estácio e Vai Como Pode (mais tarde, Portela), em segundo, a Para o Ano Sai Melhor, em terceiro, e a Unidos da Tijuca, em quarto.
O GRANDE ATOR GRANDE OTELO
(http://interatividadejc.uol.com.br)
Animação sobre o samba-enredo Liberdade,
liberdade! Abre as asas sobre nós!
ANIMANGRA - Núcleo de Animação de
Angra dos Reis
A Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida e a
Prefeitura Municipal de Angra dos Reis,
Estado do Rio (Brasil),
apresentam
Uma interpretação animada do samba-enredo
campeão de 1989,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=fKX2Mu_hDyY
MÚSICA: Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Vicentinho e Jurandir, INTERPRETADA POR: Preto Jóia - COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO DA ANIMAÇÃO: Prof. Rafael Kuwer, ALUNOS PARTICIPANTES: TURMA 6B - Adelilno Pinheiro Lacerda Júnior, Aílton Farias Souza, Alexsandra Fernandes da Silva, Allan Christiandos Santos Franco, Álvaro Guimarães de Melo Mattos, Ana Heloísa da Silva Generoso, Bruno Silva Ramos de Oliveira, Diego Silva de Mesquita, Daniela Silva, Gabriel Tranquilino da Silva, Ivan de Oliveira Rosa, Karina Adão Soares, Kelly de Campos Siqueira, Larissa de Carvalho Ferreira Amaro, Liasmim Maia de Oliveira, Marcos Vinícius Vidal Pereira, Matheus Pereira dos Santos, Matheus Nasciemnto, Maycon de Souza Santos, Pedro Fernandes Júnior, Rodrigo Souza Silva, Rozelane de Souza Sanos, Shayane, Tiago Neves de Mello, Matheus Souza Araújo, Luan Rangel Santana dos Anjos, Weslley Felipe Ferreira de Souza, Jéssica Pedro Gomes, Thaís Joana da Silva Dias, Caroline da Silva Martins Ferreira, Johnatan da Luz Rodrigues, Josiele; TURMA 6C - Alef da Costa, Alessandro José da Silva, Bruna Larissa Daniel da Silva, Byanca do Rosário Góes, Camilly Lúcia da Conceição, Carlos Alexandre, Christofer de Oliveira Teixeira, Douglas Henrique Costa de Oliveira, Eduardo de Oliveira Ramos, Gilcrécio Silva de Oliveira, Gislaine da Conceição Garcia, Gustavo de Andrade Pires, Henrique da Silva Domingos, Iara Estefani Alves dos Santos, Iarley Carlos dos Sanots, Ilane Lopes Ferreira, Jeferson Pereira de Araújo, Jefferson Pimenta da Conceiçao,
CAPA DE LIVRO DE RAIMUNDO MAGALHÃES JR.,
QUE FOI MEMBRO DO JÚRI DO PRIMEIRO DESFILE
(1932), PAI DA SENHORA MEMBRO DE NÚMERO
DA ACADEMIA DA MODA, ROSA MAGALHÃES,
QUE OCUPA A CADEIRA CUJO PATRONO
É O SAUDOSO EVANDRO DE CASTRO LIMA
(http://www.emule.com.br/lista.php?keyword=Andes&pag=3&ordem=DESTACADOS)
(http://www.emule.com.br/lista.php?keyword=1955&ordem=AUCTION_STOP)
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REVISTA VEJA, 09/02/2011
às 7:07
Carnaval
"A semana começou com uma triste notícia para os amantes do Carnaval carioca: um incêndio atingiu a Cidade do Samba e destruiu o bloco onde ficavam os barracões da Portela, União da Ilha do Governador, Grande Rio e também o da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). O prefeito da cidade, Eduardo Paes, garantiu que o episódio não ameaça os desfiles deste ano na Marquês de Sapucaí – um dos grandes palcos da festa mais popular do Brasil. (...)".
(http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/carnaval/carnaval-todo-ano-os-olhos-do-pais-se-voltam-a-sapucai/)
"Em 1978, o Príncipe Charles nem era tão conhecido assim aqui por estas bandas e ainda não era casado com a Lady Di. Mas mesmo assim durante sua visita ao Rio de Janeiro ele protagonizou uma das cenas mais famosas da história do Carnaval carioca.
Tudo aconteceu quando ele foi conhecer de perto uma escola de samba. Super entusiasmado, Charles ficou encantado com a mulata Piná. Quebrando todas as regras de protocolo real, ele simplesmente se jogou no samba e tentou acompanhá-la, dançando super atrapalhado. Mas o que vale mesmo é a intenção, né?".
(http://www.trash80s.com.br/tag/pina/)
(http://www.brasilazul.com.br/carnaval-do-rio-de-janeiro.asp)
(http://www.trash80s.com.br/tag/pina/)
"Sexta-feira, 10 de outubro de 2008
EVANDRO DE CASTRO LIMA
EVANDRO, O SOBERANO DA FANTASIA LUXO NO BRASIL
Figurinista baiano, grande expoente do carnaval carioca, estreou no Rio de Janeiro em 1959 com a fantasia NETUNO, ganhando o primeiro lugar na categoria luxo. Nos anos que se seguiram até 1985 foi campeão durante 21 vezes, tornando-se o concorrente mais premiado dos desfiles.
Veio de família tradicional da Bahia, antes de se dedicar as fantasia, foi revisor do Diário Oficial da capital baiana e depois bailarino, tendo feito parte do copro de baile do Teatro Colombo Aires e trabalhando nos palcos mais importante da Argentina.
Formado em direito, iniciou no canaval em 1956 em salvador e conseguiu completar 25 anos de carreira nas passarelas.
Tornou-se uma figura famosa, principalmente com as brigas entre ele e outro canavalesco Clovis Bornay.
Evandro de Castro Lima faleceu aos 65 anos em 24 de fevereiro de 1985".
Foto: Rudy Huhold – Embratur
(http://www.brasilazul.com.br/carnaval-do-rio-de-janeiro.asp)
Na edição de 23 de janeiro de 1983, o semanário santista Jornal da Orla publicou:
"O SAUDOSO FIGURINISTA E ADVOGADO DR. EVANDRO DE CASTRO LIMA
É O PATRONO DA CADEIRA Nº 16 DA ACADEMIA BRASILEIRA DA MODA,
DO INSTITUTO ZUZU ANGEL, ATUALMENTE OCUPADA PELA PROFª ROSA MAGALHÃES"
(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")
Verbete 'ROSA MAGALHÃES ',
Wikipédia:
Rosa Lúcia Benedetti Magalhães, mais conhecida como Rosa Magalhães [FILHA DE RAIMUNDO MAGALHÃES JÚNIOR, NASC. NO RIO DE JANEIRO-RJ] (...) é uma professora, artista plástica, figurinista, cenógrafa e carnavalesca brasileira. Atualmente, e a carnavalesca da Vila Isabel.
Rosa Lúcia Benedetti Magalhães
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Magalh%C3%A3es)
A PRIMEIRA VENCEDORA: ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
(http://jafogandooganso.wordpress.com/2010/02/10/deixa-falar-a-pioneira-do-samba/)
HOMENAGEANDO OS MORADORES DA COMUNIDADE DA
MANGUEIRA (RIO DE JANEIRO-RJ, BRASIL),
A SAMBISTA E MODELO FOTOGRÁFICO PINÁ,
O PROFESSOR DE MÚSICA (PERCUSSÃO)
CARLINHOS DA CUÍCA,
A TAMBÉM PROFESSORA
ROSA MAGALHÃES E EM MEMÓRIA DO ADVOGADO,
EX-REVISOR TIPOGRÁFICO, EX-BAILARINO -
que, de acordo com o site Memorial da Fama [DADO SENDO CONFIRMADO]
terá pertencido ao corpo de baile do Teatro Colombo de Buenos Aires, Argentina
(http://www.memorialdafama.com/biografiasEI/EvandroLima.html) - E
FIGURINISTA EVANDRO DE CASTRO LIMA (falec. em 24.2.1985,
aos 65 anos de idade), COMO AO IMORTAL ATOR
GRANDE OTELO (SEBASTIÃO BERNARDES DE SOUZA PRATA) E AO ESCRITOR
RAIMUNDO MAGALHÃES JÚNIOR, da A. B. L.,
in memoriam
4.3.2011 - O Carnaval carioca - NO TRANSCURSO DO QUAL ACONTECE O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA, O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO PRIMEIRO GRUPO - tem grande tradição - O semanário JORNAL DA ORLA, de Santos-SP, publicou interessante reportagem sobre a fundação do desfile das Escolas de Samba cariocas. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
JORNAL DA ORLA (semanário), 23.1.1983
(Santos-SP):
"Quando surgiram as escolas de samba no RJ"
"
"O primeiro desfile das escolas de samba
A idéia de promover um desfile das escolas partiu de um repórter chamado Carlos Pimentel (N.E.: não, não é o editor de Novo Milênio, nem seu parente), muito ligado ao mundo do samba. No Mundo Sportivo, a idéia do desfile foi facilmente aceita, uma vez que lá atuavam três jornalistas que iniciavam com grande sucesso a carreira de compositor: Antônio Nássara, Armando Reis (Cristovão de Alencar) e Orestes Barbosa, todos também identificados com o samba.
Era uma idéia revolucionária, pois, até então, as escolas de samba limitavam-se a apresentar-se nas favelas e nos subúrbios e, eventualmente, na Praça Onze. Eram desconhecidas do público das demais regiões da cidade, o que pode ser comprovado pelas notas que convocavam os leitores para o desfile de 1932. Eis uma delas:
"O campeonato de sambas que o Mundo Sportivo fará realizar domingo de carnaval, na Praça Onze, destina-se a um extraordinário êxito. Independente do número de atrações, a grande competição de melodias tem o seu maior elemento de sucesso rumoroso na quantidade enorme de escolas já inscritas e que se preparam para o concurso. A idéia é realmente encantadora. Daí a acolhida entusiástica que teve a ansiedade com que é aguardada a sua realização".
"Terá o público oportunidade de ouvir instrumentos mal conhecidos pela maioria da cidade. É o caso, por exemplo, da cuíca (que o redator chamou de "puíta"), cujo som se destaca de todos, pois é único e inconfundível. Para que o leitor tenha uma idéia da importância do campeonato de samba, diremos apenas que várias escolas entrarão na Praça Onze com mais de cem figuras cada uma. Além dos instrumentos conhecidos, outros aparecerão, por certo, na hora da parada sonora, criados pela febre de improvisação que sempre empolga os carnavalescos. O Mundo Sportivo oferecerá aos três primeiros colocados prêmios valiosíssimos que estão em exposição numa das vitrines da (loja) Capital".
O resultado do desfile de 1932 foi o seguinte:
1º lugar - Estação Primeira de Mangueira
2º - Segunda Linha do Estácio e Vai Como Pode (mais tarde, Portela)
3º lugar - Para o Ano Sai Melhor
4º lugar - Unidos da Tijuca.
Vinte e oito escolas de samba participaram do segundo desfile, em 1933, também na Praça Onze. Foi este o resultado:
1º lugar - Estação Primeira da Mangueira
2º lugar - Azul e Branco do Salgueiro
3º lugar - Unidos da Tijuca
4º lugar - Vai Como Pode e De Mim Ninguém se Lembra
5º lugar - União do Uruguai.
Preparando a divulgação do desfile, os jornalistas percorreram as escolas, antes do carnaval, e um repórter ficou impressionado com a bateria da Escola de Samba De Mim Ninguém se Lembra:
"A bateria da Escola de Samba De Mim Ninguém se Lembra é qualquer coisa de notável. As puítas (SIC), às vezes, parecem humanas: cantam e parecem se comover com a melancolia dos ritmos. Há também um tambor muito grande que domina todas as vozes. A bateria do tambor é monótona, esquisitamente monótona".
A fabricação da puíta foi explicada ao repórter pelo compositor Gastão de Oliviera, do Morro do Tuiuti:
"- Lá no morro existe muito gato. Pra que o gato veio ao mundo? Claro, para servir de puíta. Nós matamos um gato a pauladas e o esfolamos. Antes, o gato tem que ser deitado em água quente para que a sua pele saia com facilidade. Põe-se depois para secar ao sol. O resto é fácil. Um barril pequeno, que é fechado ao fundo com a pele. Uma corda e está terminada a puíta".
Eis alguns itens do regulamento de 1932:
"No julgamento terão valor os seguintes quesitos: harmonia, que valerá cinco pontos; poesia do samba, três pontos; melodia do samba, três pontos; enredo, três pontos; originalidade, três pontos; conjunto, três pontos.
"- Embora sem ter influência decisiva no julgamento, as evoluções, como detalhe do conjunto, terão, é claro, valor. As escolas de samba deverão trazer bandeira, não estando, porém, proibido o estandarte que, usado, não poderá merecer a observação do júri.
"- Cada escola cantará três sambas. Esses sambas serão desclassificados se já tiveram sido gravados ou se já forem conhecidos, através do rádio ou do teatro.
"- Não serão permitidos instrumentos de sopro, aceitando-se qualquer instrumento de cordas.
"- É obrigatória a presença de baianas nas escolas.
"- Para que o campeonato possa terminar cedo, isto é, meia-noite, ficou acertado que o desfile terá início às 17 horas".
Um jornal calculou em 40 mil o número de espectadores do desfile das escolas. O júri foi constituído por João da Gente, Jorge Murad e Jofre Rodrigues.
Paulo da Portela - Paulo Benjamim de Oliveira -, um carioca que nasceu no dia 12 de junho de 1901 e morreu em 30 de janeiro de 1949, é, sem dúvida, a figura mais importante de todos os tempos na história das escolas de samba. Sendo um dos fundadores da Portela, foi também um líder das escolas, organizando-as e modificando o antigo conceito de que elas eram, na verdade, reduto de malandros.
Compositor, dirigente e carnavalesco, Paulo da Portela viveu o seu grande dia no desfile da Portela de 1939, quando despontou como a grande figura do carnaval. A Portela desfilou toda fantasiada de colegial e ele fazia papel de professor, em frente à comissão julgadora, apresentando os sambistas e distribuindo diplomas.
Paulo foi Cidadão Momo - uma resposta do samba à figura do Rei Momo - e Cidadão Samba. Quando morreu, já não pertencia à Portela, mas à Escola de Samba Lira do Amor, do bairro de Bento Ribeiro.
Outra figura fundamental foi o compositor Cartola, que sugeriu o nome de Estação Primeira para a escola de Mangueira e as suas cores verde e rosa. Foi também o primeiro diretor de harmonia da Mangueira, para a qual compôs a maioria dos sambas cantados nos desfiles da década de 30.
No Morro do Salgueiro, o grande personagem foi o compositor Antenor Gargalhada (Antenor Santíssimo de Araújo), morto aos 33 anos, em 1941, vítima de tuberculose. Fundador da Escola de Samba Azul e Branco - que, em 1953, uniu-se à Depois eu Digo para formar a Acadêmicos do Salgueiro - foi Cidadão Samba e participou sempre da direção de escolas e blocos carnavalescos do Salgueiro. Por causa da sua morte, a Escola de Samba Azul e Branco não desfilou no carnaval de 1941.
Entre os nomes mais importantes na história das escolas, podem também ser citados os de Elói Antero Dias - o Mano Elói - que dirigiu várias escolas de samba e foi presidente da sua associação nos anos 30, além de ter sido Cidadão Samba; Natal - o Natalino José Nascimento - que, durante muitos anos, exerceu a função de presidente de honra da Portela; Silas de Oliveira, considerado o melhor compositor de todos os tempos de samba-enredo, tendo atuado sempre no Império Serrano; e Antônio Candeia Filho, o compositor Candeia, que aos 18 anos já assinava um samba-enredo da Portela - "Seis datas magnas", do carnaval de 1953 - e que no fim da sua vida fundou a Escola de Samba Quilombos, para - entre outras coisas - defender as escolas das deformações ocorridas a partir dos fins dos anos 50.
As escolas de samba apresentavam-se na Praça Onze, até que o local foi destruído para que desse passagem à Avenida Presidente Vargas. O carnaval dos sambistas aconteceu lá até 1941. Depois, os desfiles passaram para a própria Presidente Vargas, no trecho entre o Campo de Santana e a Avenida Passos. Na década de 50, transferiu-se para outro local da Presidente Vargas, perto da Candelária, onde o então Departamento de Turismo construiu um tablado de madeira para as escolas passarem. É que, já nessa época, o desfile começava a receber grande público e era quase impossível que todos vissem as escolas. Foi uma época de grandes confusões, com os constantes conflitos entre os policiais e a multidão.
Em fins dos anos 50, a apresentação das escolas foi para a Avenida Rio Branco, na altura da Cinelândia, onde as escadarias da Biblioteca Nacional serviam para receber o júri, autoridades, jornalistas e convidados. No desfile de 1962, o Departamento de Turismo começou a cobrar ingresso para quem quisesse permanecer nas escadarias da Biblioteca. Em 1963, foi feito o primeiro desfile com arquibancadas, instaladas novamente na Avenida Presidente Vargas. Depois, o desfile foi para a Avenida António Carlos, voltou para a Presidente Vargas (na altura do Mangue), até que encontrou o seu lugar - que parece ser definitivo - na Marquês de Sapucaí".
(http://www.novomilenio.inf.br/festas/carna20.htm)
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