O português Manuel Brazil ajudou Garrett na captura do Kid

Quem informa sobre esse assunto é o professor do Depto. de Línguas Estrangeiras da California State University (EUA) Geoffrey L. Gomes, que, por sua vez, tem ancestrais açorianos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FLORES (ARQUIPÉLAGO DE AÇORES, PORTUGAL,

http://www.lodgingazores.com/flores.php?lang=pt,

onde se pode ler:

"Uma ilha onde a presença do verde é vincada harmoniosamente com os tons azulados das lagoas e onde grandes cascatas vão de encontro ao mar. É esta a dádiva da natureza à ilha das Flores")

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MARIA, A NAMORADA DE BONNEY (BILLY THE KID), FOI MAGNIFICAMENTE

INTERPRETADA, NO FILME DIRIGIDO POR PECKINPAH, PELA ATRIZ E

CANTORA AMERICANA RITA COOLIDGE (*)

(http://www.geocities.jp/hideki_wtnb/ritacoolidge.html)

(*) - O ELENCO COMPLETO OU QUASE COMPLETO, DO FILME,

VOCÊ PODE CONFERIR EM:

http://www.imdb.com/title/tt0070518/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

  

ELA TAMBÉM É CANTORA: RITA COOLIDGE

(Só a foto: http://www.uulyrics.com/music/rita-coolidge/)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 COOLIDGE, NO INÍCIO DOS ANOS 1970,

COM BEM PRODUZIDO "UNIFORME" HIPPIE

(http://www.geocities.jp/hideki_wtnb/rita3rd.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JESSE JAMES, "COLEGA" DO KID: TAMBÉM FOI ASSASSINADO

PELAS COSTAS, desde que sua morte não tenha sido uma farsa montada

(Só o cartaz: http://www.legendsofamerica.com/rm-oldwestposters.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CADÁVER DO CHEFE DE QUADRILHA DE ASSALTANTES

JESSE JAMES: um mistério e várias dúvidas, em artigo

em idioma inglês: http://jessejamesintexas.com/Wood_Hite.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPA DO DISCO DA IMPRESSIONANTE TRILHA SONORA COMPOSTA POR

BOB DYLAN

(http://musiconthefringe.blogspot.com/2006_12_01_archive.html)

 

 

 

(http://www.annyas.com/screenshots/images/1973/pat-garrett-and-billy-the-kid-trailer-title-screen.jpg)

 

 

 

 

 

 

 

"William Bonney", aliás, BILLY THE KID (vivido pelo impecável ator Kris Kristofferson), e Bob Dylan, aliás (no filme) ALIAS - um admirador e colaborador silencioso do perigoso bandido -, QUE COMPÔS AS MÚSICAS DO FILME; A PELÍCULA, LANÇADA EM 1973, FOI DIRIGIDA PELO IMORTAL DIRETOR ESTADUNIDENSE SAM PECKINPAH

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

(http://www.criminals.lt/page.php?al=billy_the_kid)

 

 

 

(http://www.chronicleoftheoldwest.com/show_161-drew_gomber-billy_t_kid.shtml)

 

 

 

 (http://www.bisonbill.com/billy.html,

onde se pode ler:

"Is the young man on the right Henry Antrim, alias Billy the Kid? And is that his brother Joe on the left? Tests are underway to authenticate this recently discovered photo. Read all about it below in an exclusive interview with the Old West scholar who discovered the photo ...")

 

 

 

 

 (http://jesusangelortega.wordpress.com/2009/09/06/llamando-a-las-puertas-del-cielo/)

 

 

 

BillReward 

 (http://jesusangelortega.wordpress.com/2009/09/06/llamando-a-las-puertas-del-cielo/)

 

 

 

Pat Garrett Shot Billy the Kid in the Back.  Should the kid's family have sued Lincoln County?

(http://symonsez.wordpress.com/2009/10/14/robber-gets-1-2-million-from-city-to-settle-lawsuit-long-winded-speech-saves-presidents-life/,

onde se lê:

"Pat Garrett Shot Billy the Kid in the Back. Should the kid's family have sued Lincoln County?"

 

 

 

 

 

 

                     Homenageando o pesquisador Geoffrey L. Gomes, em memória do presidente

                     Abraham Lincoln e aos atores

                     Rita Coolidge (atriz e cantora) Kris Kristofferson (ator e cantor)Bob Dylan (ator, compositor musical, cantor e instrumentista), James Coburn, Jason Robards, e a todos os que participaram da produção do filme que foi dirigido pelo grande diretor estadunidense Sam Peckinpah, a cuja memória o presente suelto é também dedicado

 

 

29.3.2010 - Os pais do pesquisador que recontou a estória do português que ajudou o xerife Garrett, quando este deu cabo do Kid, são açorianos, de Flores, ponto mais ocidental da Europa, fora do continente, no Oceano Atlântico (*) - Estórias de bandidos americanos e suas capturas ou execuções (legais, na forca; em tiroteios; ou mesmo atingidos pelas costas, como foi o caso do xerife PAT GARRET matando o BILLY THE KID) são recontadas "ene" vezes. É por essa razão que aqui versões, às vezes jornalísticas, desses eventos, são objeto de nosso interesse. Eu, pelo menos, assisti ao recente filme sobre o muito recontado fim de Jesse James (quando o DVD parou de "tocar", inciei a exibição, novamente). O assassinato de Jesse James por um comparsa foi recontado muitas vezes sob a forma de peça teatral. Dois bandidos tornaram-se traidores do chefe. Depois, eles CONTAVAM A ESTÓRIA, digamos, em saloons. Em seguida - se o roteiro do filme segue os fatos tais como efetivamente aconteceram - eles passaram a ganhar a vida como atores de teatro (recontando a famosa estória em casas de espetáculos lotadas, em cujas platéias grande quandidade de pessoas de gente de bem comparecia, a cada noite). Por fim, um terceiro - quarto, aliás - bandido fuzilou o "ator" que tinha disparado contra James. Isso aconteceu, naturalmente, quando o "covarde assassino de Jesse James", caído em desgraça e detestado por todos estava bebendo, pacificamente (não se trata de endeusar bandido também covarde, mas é que enforcar alguém depois de um julgamente era algo considerado legítimo, mas... atirar pelas costas, tendo sido o odioso homicida aceito no grupo de assaltantes pelo chefe morto?...). Pat Garrett também morreu assassinado, anos depois de ter liquidado, atirando pelas costas, Billy the Kid. Voltando a Jesse James: de acordo com o(s) roteirista(s) do filme, ele foi um bom e muito amado marido. Mas logo deram cabo dele, como aconteceu com seu colega que Pat Garrett matou [a senhora de James não perguntava ao marido a razão de a família estar sempre mudando de cidade, apenas cuidava da casa e das crianças - e chorou muito ao ver que um "amigo" atirou no "marido e pai exemplar" JESSE JAMES, pelas costas, quando este ajeitava um quadro na parede de seu aconchegante lar].

(*) - A ilha de Flores (arquipélago dos Açores, Portugal) é o ponto - fora do continente - mais ocidental da Europa, no Oceano Atlântico, e foi incluída, em maio de 2009, na lista da Rede Mundial de Reservas da Biofesra da UNESCO; na sua maior parte é constituída por terreno montanhoso, com grandes ravinas e gigantecas falésias; o Morro Alto está a 914 de altitude; de acordo com o respectivo verbete da Wikipédia, sua população residente, em 2001, era de 3.995 habitantes, que se reparte pelos concelhos de Santa Cruz e Lajes das Flores [http://pt.wikipedia.org/wiki/Flores]).

 

 

"Um Portugues Pioneiro No Novo México E Texas

 

 

PORTUGUES TRANSLATION 

 

 

Written by Professor Geoffrey L. Gomes in Portuguese. Don McAlavy, past president of the Billy the Kid Outlaw Gang, had a
request by email from Javier Excudero wanting to know if I could put up a brief history of Billy the Kid, but in Portuguese.
(...)
 

 

 

UM PORTUGUES PIONEIRO NO NOVO MÉXICO E TEXAS

O Professor Geoffrey L. Gomes, do Departamento de Linquas Estrangeiras, da California State University, em Hayward, California, e filho de Luis e Inez Gomes (de Turlock, California) naturais de Flores, Açores.

Pesquisas e estudos recentes acerca da historia dos Portugueses nos Estados Unidos cada vez mais mostram e trazem a tona a presenca dos emigrantes portugueses fosra das regiões mais usuais e em tempos menos conhecidos ou falados. Um bom expemplo deste facto e o caso de Manuel Silvestre Brazil, um criador de gado nas zonas do Novo México e Texas no último terço do século XIX e princípios do século XX.

A história de Manuel Brazil e interessante por duas razões. Em primeiro lugar, a sua presencan num territorio muito pouco povoado naquela altura demonstra o quao pouco se sabe sob re a presenca portuguesa nestas regfioes de fronteiras ainda nao totalmente exploradas durante o seculo XIX. Em segundo lugar, Manuel Brazil tomou un lugar de certa relevancia num dos episódios mais celebres da história do Velho Oeste - a captura e morte de "Billy the Kid", o lendário pistoleiro e fugitivo da lei.

Fixou-se na area de Fort Sumner, talvez em 1871. Estabeleceu um "rancho" perto de Taiban, ceraca de 20 km, a leste de Fort Sumner. Uma indicacao do seu estasdo como um dos primeiros colonos nas redondezas de Taibana e o topônomo Brazil Springs (hoje conhecido por Taiban Springs), que ainda pode ser econtrado em mapas antigos. Foi aqui que Brazil veio a conhecer Billy the Kid e o famoso agente da polica, o xerife Pat Garrett.

Todo indica que Manuel Brazil conhecia muito bem tanto o xerife Pat Garrett como Billy the Kid, cujo nome real era Henry McCarty, mas era tambem conhecido por William Bonney. De vez em quando, o Kid e os seus companheiros apareciam no rancho de Brazil, onde eram bem recebidos, pelo menos antes de encetarem uma carreira criminosa. Foi nesta altura que Brazil desempenhou um papel de relevo na história do Velho Oeste.

Billy the Kid participou no assassinio do xerife William Brady, do condado de Lincoln, em Abril de 1878. Foi preso em Dezembro de 1880 pelo sucessor de Brady, Pat Garrett. Foi na captura de Billy the Kid e a sua quadrilha, num local chamado Stinking Springs, perto do seu rancho, que Brazil desempenhou um papel notável e histórico.

O relato do acontecimento e feito pelas proprias palavras de Garrett, que da grande valor ao portugues Manuel Brazil na captura de Billy the Kid. O xerife Garrett conta que, depois dum tiroteio nas ruas de Fort Sumner, no qual foi morto um dos bandidos, Billy the Kid e o resto dos amigos escaparam-se e fugiram parea os lados do rancho de Manuel Brazil. Pondo a sua vida em perigo, Brazil galopou para Fort Sumner para avisar o xerife Garrett que o bandidos estavam no seu rancho. Mas quando Garrett chegou la os bandidos ja tinham partido. Foram entao refugiar-se numa casa de pastores que estava abandonana abandonada localizada a 5 km. do rancho. Garrett contudo perseguiu-os e depois dum breve cerco que acabou com mais um bandido morto, Billy the Kid e os seus companheiros renderam-se.

Depois de julgado, Billy the Kid foi condenado a pena de morte por enforcamento, mas em Abril de 1881 consequiu escapar depois de matar dois guardas. Mais uma vez o xerife Garrett solicitou o auxilio de Manuel Brazil para encoutrar o fugitivo. Brazil comunicou por carta que Billy the Kid estava, sem duvida, nos arredores de Fort Sumner, mas escondeu-se, temendo, com razão, que Billy queria vingar-se dele por o ter denunciado.

Foi no mês de Julho de 1881 que o xerife Garrett apanhou Billy the Kid e o matou em Fort Sumner Assim acabou a vida e a carreira duma das figuras mais conhecidas e infames do Oeste Americano.

NOTE: Professor Geoffrey L. Gomes has written a book about "PORTUGUESE IMMIGRANTS IN THE OLD WEST, and it is listed at Amazon.com (The title may not be exact. The story about Billy the Kid is in his Manuel Brazil piece in his book.http://btkog07.angelfire.com/biographyportugese.html)

 

 ===

 

MATERIAL RELATIVO AO FILME DE 1973, DIRIGIDO POR SAM PECKINPAH, com música de

BOB DYLAN (que interpretou Alias, jovem amigo do Kid); TODAS AS IMAGENS REPRODUZIDAS,

COM EXCEÇÃO DA ÚLTIMA, ENCONTRAM-SE, NA WEB, EM:

http://jesusangelortega.wordpress.com/2009/09/06/llamando-a-las-puertas-del-cielo/,

sendo a legenda adiante redigida desta Coluna "Recontando..."

 

 

2007-4

 

 

 

 

 

 

 

Ao ator e cantor [que só atual no filme, sem interpretar canções] Kris Kristofferson coube o fabuloso papel do Kid no filme dirigido por Peckimpah

 

 

 

pat_garrett_and_billy_the_kid_xlg

showpic.aspx

Pat Garrett and Billy the Kid- Director's Cut, 1991

patgarrett

PatGarrettYBillyTheKid

PatGarrett

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.bisonbill.com/billy.html

 

 

===

 

 

RITA COOLIDGE

(http://www.patswayne.com/ppage/index.htm)

 

 

Rita Coolidge, 2002 - cropped.jpg
"Rita Coolidge em 2002"

(A famosa cantora e atriz foi casada com K. Kristofferson

de 1973 até 1980, de acordo com o verbete 'Rita Coolidge',

da Wikipédia, onde se estão assinalados os nomes das

telenovelas em cujas trilhas sonoras houve músicas por

ela cantadas, isso "sem falar" no "filme de 007" que também

contou com privilégio equivalente,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rita_Coolidge)