0

 

Alexandre Camanho, um ilustrador relevante no panorama da Literatura Infanto-juvenil brasileira, enriquece a recente obra de Marisa Lajolo. Alguns de seus pincelados podem ser contemplados nas obras, a saber: A fiandeira de ouro (2010), dos irmãos Grimm (adaptação ilustrada), O poeta que fingia (2010), de Álvaro Cardoso Gomes e na obra O poeta do exílio (2011), escrito por Marisa Lajolo em homenagem à poesia de Gonçalves Dias. A obra divide-se em três partes que narra a história de Pedro e Júlia acoplada ao exílio do poeta romântico Gonçalves Dias. A terceira parte refere-se à história revisitada por imagens nas figuras (Vide ilustração na foto).
A biografia do poeta maranhense e seu exílio são contados em romance destinado ao público juvenil, pela escritora Marisa Lajolo, sendo uma narrativa que mescla gêneros literários e rompe com a linearidade. As temáticas do naufrágio e da morte de Gonçalves Dias são narradas nas duas primeiras partes. No terceiro momento da obra O poeta do exílio, a narrativa se concentra na gênese do poeta, intercalando a relação amorosa do português (pai) e da mãe “cafuza”.
Além desse enfoque, o texto enfatiza a paixão de Gonçalves Dias por Ana Amélia e o sofrimento amoroso. No campo imagístico da ilustração feita por Alexandre Camanho, o poeta já exilado canta o Brasil no plano da confecção do livro que visualmente é partilhado pelo leitor, assim como no naufrágio e angústia que o poeta parece mergulhado.
Neste emaranhado de imagens, o texto de Marisa Lajolo mescla história, invenção e realidade, com algumas interferências da narradora, responsável pela reflexão sobre a formação da identidade brasileira como no excerto, a saber: “Olhe à sua volta: negros, mulatos, loiros, morenos, índio, ruivos... de quantas cores é nosso país, sua escola, sua família, nossa vida?” (LAJOLO, p. 81). A imagem da escravidão em Caxias serve de mote para a temática da ilustração, onde negros e índios são acorrentados, incluindo o naufrágio do poeta que se vê mergulhado no sofrimento e resolve cantar a pátria e exaltar as raças que compõem a real identidade do brasileiro, tão ricamente revisitada pela artista Marisa Lajolo, conhecedora a fundo da obra do autor e, especificamente da obra lobatiana e crítica da literatura infantojuvenil brasileira.
Vale a pena conferir as riquíssimas imagens de Alexandre Camanho para a obra O poeta do exílio (2011), da grande escritora Marisa Lajolo, em revisitação e homenagem à obra de nosso poeta brasileiro Gonçalves Dias. Algumas imagens de Alexandre Camanho podem ser apreciadas na página do autor, disponível em: http://alecamanho.blogspot.com.br/2012/02/o-poeta-do-exilio.html, além da indispensável leitura da obra O poeta do exílio, editada pela FTD.
 
 
 [Por Rosidelma Fraga – http://rosidelmapoeta.blogspot.com]
 
NOTA POSTERIOR AO TEXTO: Dia 19 de julho de 2012, a Academia Brasileira de Letras conferiu o Prêmio de Literatura Infanto-juvenil para essa obra de Marisa Lajolo.