O novo conto de Miguel Carqueija
Por Flávio Bittencourt Em: 03/02/2012, às 19H47
[Flávio Bittencourt]
O novo conto de Miguel Carqueija
Oz existe?
MEU TIO:
(http://cyclo60.pagesperso-orange.fr/solex-germany.html)
Shadows - Lindsey Stirling,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A
"Cleise mora aqui!"
(Coluna "Recontando estórias do domínio público")
Somewhere Over the Rainbow -
The Wizard of Oz [O MÁGICO DE OZ] (1/8) Movie CLIP (1939),
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=PSZxmZmBfnU
"ASSIM COMO PETER PAN JÁ ESTEVE NO BRASIL (no Sítio do Picapau Amarelo,
de Monteiro Lobato), CLEISE, personagem de Miguel Carqueija, É UMA
ESPÉCIE DE DOROTHY (personagem de O MÁGICO DE OZ) AQUI DESEMBARCADA,
JUNTAMENTE - no novo conto de Carqueija - COM BICICLETAS MOTORIZADAS
DE PROVENIÊNCIA FRANCESA. A DIFERENÇA ENTRE PETER PAN EM
MONTEIRO LOBATO E PETER PAN EM MIGUEL CARQUEIJA É QUE
NÃO SE SABE SE O PRIMEIRO VOLTARÁ, ENQUANTO, NO CASO
DO PETER-PAN-VISITANDO-O-BRASIL DE CARQUEIJA, FICA
EVIDENTE QUE ELE VOLTARÁ - e a razão é simples: CLEISE MORA AQUI!"
(Coluna "Recontando...")
UM PICAPAU AMARELO:
(http://www.webix.com.br/fotos/1765-foto-pica-pau-amarelo.html)
(http://www.filhosdeyhwh.com.br/2011/04/o-magico-de-oz-e-suas-raizes-ocultas.html)
"ENQUANTO RESTAR UMA VELOSOLEX SOBRE A FACE DA TERRA,
OZ CONTINUARÁ EXISTINDO"
(Coluna "Recontando estórias do domínio público")
"ADVERTÊNCIA AMIGA A CANDIDATOS A PROPRIETÁRIOS(AS)
DE BICICLETAS MOTORIZADAS:
PELAS LEIS DE TRÂNSITO (BRASIL) É NECESSÁRIO
TIRAR CARTEIRA DE MOTORISTA PARA PODER
CONDUZIR UM VEÍCULO QUE NÃO É MOTOCICLETA
(mas exige a mesma habilitação), E QUE, APESAR DE LENTO,
DEVE SER DIRIGIDO COM O MÁXIMO CUIDADO PARA QUE
PESSOAS NÃO SEJAM ATROPELADAS"
(IDEM, acrescentando-se que EM DESCIDAS
[RUAS E ESTRADAS EM DECLIVE], como qualquer
bicicleta não-motorizada, uma VELOSOLEX torna-se
perigosíssima, TAMBÉM PARA QUEM DIRIGE
O VEÍCULO, cujo combustível, felizmente, hoje
é ENERGIA ELETRÍCA, quando se sabe que,
em casa, UMA BATERIA FICA SENDO CARREGADA:
a VeloSolex é, portanto, ecologicamente correta,
na atualidade)
PETER PAN NO BRASIL:
ELE VISITOU O
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO:
(http://ssitiofuturaeviaespeciais.blogspot.com/2011/06/o-episodio-peter-pan-vai-invadira.html)
(http://www.filhosdeyhwh.com.br/2011/04/o-magico-de-oz-e-suas-raizaes-ocultas.html;
menção sobre o ilustrador: "(...) Em 1899, Baum convidou o ilustrador William Wallace Deslow (1856-1915), cartunista norte-americano, para publicar uma coleção de poesias infantis, editados na Inglaterra e EUA, intitulado de Papai Ganso, que se tornou outro grande sucesso, tornando-se best-seller de categoria infantil do ano. Ainda em parceria com Denslow, no ano de 1901, publicou o famoso livro O Mágico de Oz, que vendeu 90 mil exemplares, tornando-se best-seller por dois anos consecutivos. (...)". [Enilda Florindo Góes, "O MÁGICO EM NÓS: O desenvolver da formação de identidade a partir da representação dos personagens em O mágico de Oz, de Frank Baum", Paulo Afonso-BA (nov. / 2008), monografia apresentada ao curso de Licenciatura Plena em Letras, com Habilitaçao em Português e Inglês, da Faculdade Sete de Setembro - FASETE, sob orientação do Prof. Especialista Kárpio Márcio de Siqueira], http://200.255.167.162/pesquisa/pdf_monografias/letras/2008/4035.pdf)
Velo Solex are you ready?,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=tOc_5qElEHo&feature=related
A nau imigrante
chegando: vê-se lá no alto
a cascata seca.
(Trad. por Masuda)
(De Burajiru Imin no Chichi Uetsuka Shuhei - O Pai da Imigração Japonesa, Shuhei Uetsuka - de Shoichi Kodama, 1950,
http://www.kakinet.com/caqui/brasil3.htm,
sendo que o nome artístico do poeta [Shulei Uetsuka] era
Hyôkotsu)
PLAYING FOR CHANGE CHANDA MAMA,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=FIzddbBW8n0&feature=related
TRILHO DAS CASCATAS:
(http://www.arzebiu.com/2010/09/17/trilho-das-cascatas/)
(http://www.oocities.org/harry_teicher/VeloSolex.htm)
Playing for Change - One Love,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=wa4LB0O91A8&feature=related
AO FUNDO,
OZ (em cor
verde-garrafa):
(http://danizudo.blogspot.com/2011/01/as-raizes-ocultas-de-o-magico-de-oz.html)
Disney's Peter Pan Trailer (1953),
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=4GVdbBpVVoc&feature=related
UMA BEM PILOTADA SOLEX FRANCESA:
(http://www.democraticunderground.com/discuss/duboard.php?az=view_all&address=389x5406861)
HAICAI PARA SER LIDO
ANTES DO CONTO:
O tio com bengala.
Cleise na veloSolex.
Ela voltará?
(Flávio Bittencourt,
4.2.2012)
MONSIEUR HULOT EN VELOSOLEX 45 CC,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=MVkWLZFqCjg
(http://mariamachado.blog.com/)
PARA JACQUES TATI (JACQUES TATISCHEFF,1907 - 1982),
JOHN WINSTON LENNON (1940 - 1980),
JOSÉ BENTO RENATO MONTEIRO LOBATO (1882 - 1948),
HYÔKOTSU (SHULEI UETSUKI, 1876 - 1935),
LYMAN FRANK BAUM (1856 - 1919) E
WILLIAM WALLACE DESLOW (1856 - 1915),
in memoriam
3.2.2012 - Oz existe? - Novo conto de Miguel Carqueija. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
OZ EXISTE?
Miguel Carqueija
Caminhei rapidamente pelos longos corredores do museu, batendo compassadamente a ponta de magiplast da minha bengala envernizada, mantendo ritmo com meus passos, enquanto a minha sobrinha seguia ao meu lado, sem tanta preocupação com os próprios movimentos. Tínhamos deixado a sessão pré-histórica onde a garota apreciara esqueletos de desaparecidos sáurios — matéria de sua pesquisa escolar — e afinal nos vimos, inadvertidamente, num salão dedicado aos veículos do passado, todos anteriores à Guerra da Água.
— Veja aquilo ali, tio! — exclamou ela, apontando um objeto.
Correu até o mostruário onde se via algo parecido com uma bicicleta.
Parecido, não, era uma bicicleta. A tabuleta informava:
VÉLOSOLEX - La bicyclette qui roule toute seule
Bicicleta motorizada - Início dos anos 1970
Ela olhava e olhava como se, para uma menina de onze anos, aquele pequeno veiculo fosse uma das maravilhas do mundo. Meio intrigado — pois os veículos motorizados tornaram-se raros desde o advento da antigravidade — procurei ler as letras menores:
“O primeiro protótipo do motor utilizado no ciclomotor VéloSoleX (marca registrada) — 'A bicicleta que anda sozinha', de acordo com o slogan da época — nasceu em 1940, na França. Em abril de 1946, com 38 cc, a VéloSoleX, fabricada em Courbevoie, começou a ser vendida por 13.600 francos cada. É um dos veículos de duas rodas mais populares no mundo. Quando foi lançada, era utilizada principalmente por operários e estudantes colegiais e universitários. Mais de sete milhões de unidades, em várias versões, foram comercializadas entre 1946 e 1988, na França e internacionalmente, tendo alcançado 70 países, entre eles o Brasil. Foi produzida também no século XXI, até o advento das Guerras da Água. Já muito aperfeiçoada, funcionava a eletricidade, quando eram comuns manifestações mundiais de ativistas a defender ecossistemas naturais e qualidade de vida, antes do desaparecimento do petróleo e derivados. Os inventores da VéloSoleX foram Marcel Mennesson (1884-1976) e Maurice Goudard (1881-1948), que haviam fundado, na época em que estudavam na ECP - École Centrale Paris, a fábrica de carburadores 'Société Goudard et Mennesson' (1905), depois denominada apenas 'Solex'. A companhia fabricava o lendário Mofas Vélosolex. O combustível especial autolubrificante para a VéloSoleX, no século XX, era o Solexine, produzido pela British Petroleum — a BP, originalmente Anglo-Persian Oil Company — para a Solex e distribuído a partir de 1946-1947. A VéloSoleX, em todos os seus modelos, cores e variações customizadas no tempo em que ainda existia petróleo (primeiras décadas do século XXI) alcançou o status de cult em muitos países."
O modelo mostrado era de 2012, de um atraente verde-garrafa. Como desapareceram completamente as latas de Solexine, duas fotos ilustravam a informação sobre a bicicleta motorizada inventada na França e aquele derivado de petróleo, fabricado à base do lubrificante Energol.
— Pena que não se possa tocar nela — disse a minha sobrinha, olhando tristemente o cordão de isolamento. — Eu gostava de passear numa coisa dessas!
— Vamos, Cleise. Isso é coisa do passado. Agora tudo voa, tanto é que as latas de Solexine não existem mais.
— Tudo não, tio! Os carrinhos de mão dos pobres pedreiros continuam terrestres! Ninguém se lembrou de botar antigravidade neles — e ainda existem as graxas de babaçu e dendê, para os eixos das suas rodas!
Pior que era verdade. Eu continuava vendo operários transportando material de construção em carrinhos de mão, e empapados de suor.
Afastamo-nos. Eu queria dar uma olhada na sala das bengalas, algo que eu apreciava muito, mas subitamente Cleise se desligou de mim e voltou para perto da bicicleta, numa atitude estranha. Parecia estar falando sozinha, e gesticulando.
Ocorreram alguns problemas mentais na minha família. Preocupado com aquilo, chamei Cleise em voz alta, aproveitando que a sala estava vazia. Ela olhou para mim, disse qualquer coisa para ninguém e correu até onde eu estava.
— O que você estava fazendo? — indaguei, perplexo.
— Ora, tio! Eu estava conversando com aquele garoto...
— Que garoto? Não tem ninguém ali!
Ela olhou para a bicicleta.
— Ele já foi...
— Você deve estar delirando — observei pacientemente. — Não havia ninguém. Agora é que parece que está chegando gente...
— Você não viu o garoto de verde?
— Não, eu não vi, e começo a ficar preocupado com isso.
Ela assumiu uma atitude de profunda reflexão.
— Se você não o viu, é que pode ser o Peter Pan. Havia uma poeirinha luminosa em volta dele. Sabe, ele me convidou para um passeio numa bicicleta como essa, só que voadora... mas agora não sei como encontra-lo.
Eu quase disse “ainda bem”. Curioso, pensei. Cleise nunca tivera amigos imaginários que eu soubesse. Iria começar a tê-los com onze anos, quando geralmente eles já desapareceram?
............................................
Naquela noite eu tive um dos maiores sustos da minha vida. Como nas velhas histórias, uma garota escapou prendendo lençóis na grade da janela e descendo por eles. Quando constatei o sumiço de Cleise, dominou-me um pânico incomensurável. Eu era responsável por ela, perante meu irmão e minha cunhada, que permaneciam em Belo Horizonte. Eu morava no Resto do Rio, isto é, na parte restaurada após a Guerra da Água, onde levava vida de solteirão. Se a menina sumisse, que satisfação eu daria aos pais? Mas, ela era tão comportada e ajuizada que tal hipótese nunca passara pela minha mente.
Se realmente a tivesse avistado falando com um rapaz no museu, não duvidaria de um caso de sedução. Mas, ela estivera falando com o ar. No fim das contas, uma perturbação mental era coisa menos perigosa que um rapto. Vesti-me às pressas e saí para a noite no carro, na esperança de que pudesse avistá-la pelas ruas próximas, já que eu não sabia exatamente há quanto tempo ela fugira. Talvez fosse coisa de poucos minutos.
Dei voltas e mais voltas, ampliando aos poucos o âmbito da minha procura, mas afinal desisti. Teria mesmo de fazer aquilo que eu resistira quanto pudera: chamar a polícia. A coisa assim repercutiria até meu irmão e minha cunhada. Mas não me restava alternativa: a menina sequer levara o seu celular.
Eu estava desesperado quando voltei para casa. Você, se já viveu mais do que uns poucos anos, deve ter passado várias vezes por situações assim; todos nós em geral passamos. Na hora, é terrível.
Mas tive uma grata surpresa. A luz do quarto da garota estava acesa. Entrei e subi correndo a escada. Encontrei-a debruçada na janela, espiando alguma coisa.
— Onde você esteve? Por que fugiu daquele jeito? — perguntei, chegando perto dela. Não a maltratei; não sabia agir desse modo.
— Passeava na VeloSolex... sabe, “ele” conhece o jeito de faze-la voar.
Toquei a testa de Cleise; ela percebeu o que me ia pela cabeça, e riu:
— Oh, para com isso! Não estou maluca e nem com febre! Olha lá, no ar, está vendo?
Ela apontou com a mão direita; eu olhei na direção e fiquei petrificado.
A bicicleta motorizada passava voando... sem ninguém nela.
Ninguém que eu visse.
Mas Cleise via e acenava em despedida.
— O que significa... tudo isso?
— Tio, eu falei que poderia ser o Peter Pan. Seja como for, não quis me dizer o nome. Eu posso ser uma criança, mas já li que existem dimensões misteriosas em volta de nós. Sabe por que ele me chamou para um passeio? Porque eu posso vê-lo, e porque eu gostei da bicicleta. Ele a pegou “emprestada” e agora vai devolvê-la ao museu.
— E ele só queria isso... leva-la a passeio?
— Só, só! Você acha, mesmo, que um ser mágico vai ter os mesmos pensamentos de um rapaz do nosso mundo?
Então eu me lembrei das histórias que ela contava aos pais desde os cinco anos, e eles me repetiam, divertidos com a imaginação da filha: como ela ia parar em terras onde existiam dragões, duendes, fadas, unicórnios e outras criaturas...
Talvez não fosse invencionice de criança. E, nesse caso, era algo que dava medo.
— Acho melhor... — balbuciei — não aceitar mais esses convites. Pode ser perigoso.
Fui me deitar, com a incômoda impressão de que ela não ligara muito para o meu conselho.
(http://motorparade.blogspot.com/2011_09_01_archive.html
Don't Worry - Playing For Change,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=NKcenS80eWo&feature=related
===
HAICAI PARA SER LIDO
DEPOIS DO CONTO:
Já estão voando.
Peter Pan conduz menina
Na veloSolex.
(Flávio Bittencourt,
3.2.2012)
HAICAI DO RETORNO
DE MENINA:
da Terra do Nunca
Cleise logrou retornar
p'ra terra do hoje.
(Flávio Bittencourt,
4.2.2012)
===
"Um haiku de Shuhei Uetsuka (Hyôkotsu) datado de 1900 (oito anos antes de sua viagem para o Brasil):
Dosshiri to
chi ni shiri suete
fukube kana
Senta-se de nádega
Tão firmemente no chão
a grande cabaça!
(Trad. por Masuda)
Como haiku do mesmo Hyôkotsu, que consta ter sido produzido momentos antes de chegar ao porto de Santos, temos:
Karetaki o
miagete tsukinu
iminsen
A nau imigrante
chegando: vê-se lá no alto
a cascata seca.
(Trad. por Masuda)
(De Burajiru Imin no Chichi Uetsuka Shuhei - O Pai da Imigração Japonesa, Shuhei Uetsuka - de Shoichi Kodama, 1950)
===
(http://cyclo60.pagesperso-orange.fr/solex-germany.html)
===
ADVERTÊNCIA SOBRE O TEXTO
A SEGUIR TRANSCRITO:
a hipótese de que o autor de O Mágico de Oz
tenha criado uma alegoria dos ensinamentos teosóficos
é discutível, mas a leitura do artigo é divertida pra caramba!
(PRINCIPALMENTE EM RAZÃO DAS ILUSTRAÇÕES APRESENTADAS.)
NO ÂMBITO DESTA SINGELA COLUNA CONSIDERA-SE
QUE ABSOLUTAMENTE O MÁGICO DE OZ NÃO CONSTITUI
ALEGORIA DA TEOSOFIA, mas aprecia-se, como divertimento
de fim de semana, ler textos que afirmam que O MÁGICO DE OZ
é "alegoria teosófica", haja vista que LONGE DE NÓS DEVE
FICAR O fundamentalismo teórico QUE PRODUZ, MUITAS VEZES,
RAIVA CONTRA QUEM NÃO PENSA COMO O POBRE
FUNDAMENTALISTA IMAGINA QUE AS COISAS ACONTEÇAM.
TEXTO MUITO DISCÚTIVEL - mas muito divertido -
SOBRE POSSÍVEIS "fundamentos teosóficos" DE
O MÁGICO DE OZ (livro)
[contém trecho com péssima tradução automática,
mas isso não ocorre em toda a extensão do texto]:
"O MÁGICO DE OZ E SUAS RAÍZAES OCULTAS - PARTE 1
Apesar de o Mágico de Oz ser amplamente percebido como um conto de fadas de crianças inocentes, é quase impossível não atribuir um significado simbólico para a busca de Dorothy. Como em todas as grandes histórias, os personagens e os símbolos do Mágico de Oz podem ser dados em uma segunda camada de interpretação, que pode variar dependendo da percepção do leitor. Muitas análises apareceram ao longo dos anos, descrevendo a história como um "Manifesto Ateísta", enquanto outros a viram como uma promoção do populismo. É através de uma compreensão da história filosófica do autor e crenças, porém, que o verdadeiro significado da história pode ser apreendido.
Continua..."
(http://www.filhosdeyhwh.com.br/2011/04/o-magico-de-oz-e-suas-raizaes-ocultas.html)
===
CONTINUAÇÃO:
"O MÁGICO DE OZ E SUAS RAÍZES OCULTAS - PARTE FINAL
O grade sucesso de o Mágico de Oz confirma o dogma espiritual da América (e do mundo ocidental) . Escrito durante a década de 1890, quando a maioria dos americanos eram cristãos conservadores, a história de Baum antecipava o abandono progressivo da população das religiões tradicionais e a adoção de uma nova forma de espiritualidade. Movimentos de hoje, como a Nova Era estão ganhando muitos adeptos e, mesmo se a maioria deles são logros total, todos eles afirmam ser inspirados por Teosofia. Poderia tais contos terem contribuído para a queda espetacular do cristianismo nas últimas décadas, enquanto outros movimentos continuam a ganhar impulso?"
(http://www.filhosdeyhwh.com.br/2011/04/o-magico-de-oz-e-suas-raizes-ocultas.html)
===
VEÍCULO NOVO, DE APENAS DUAS RODAS,
limpo, QUE FUNCIONA COM BATERIA:
(http://www.democraticunderground.com/discuss/duboard.php?az=view_all&address=389x5406861,
onde se pode ler [em inglês]:
"General Motors Corp. is teaming with Segway Inc., maker of the upright, self-balancing scooters, to build a new type of two-wheeled vehicle designed to move easily through congested urban streets.
The machine, which GM says it aims to develop by 2012, would run on batteries [O GRIFO EM a máquina funcionaria com baterias NÃO ESTAVA NO ORIGINAL] and use wireless technology to avoid traffic backups and navigate cities.
The Project P.U.M.A. (Personal Urban Mobility and Accessibility) prototype is shown in Brooklyn April 4. GM and Segway say the vehicle could allow people to travel around cities more quickly, safely, quietly and cleanly, and at a lower total cost.
The struggling auto maker, surviving on a government lifeline, is looking to generate enthusiasm for its increasingly uncertain future ahead of the New York auto show this week.
GM has slashed product-development programs, advertising and spending on auto-show events. But it will take to the streets of Manhattan on Tuesday to show off a prototype of the vehicle, called PUMA, for Personal Urban Mobility and Accessibility.")
Solex, France, 60s
(http://motorparade.blogspot.com/2011_09_01_archive.html)
John Lennon - Imagine / Playing For Change,
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=J-t2ouOLYYw&feature=related