"O Mundo da Escrita"

Kelvin Falcão Klein

Como surgiu a escrita? A história dessa atividade tão corriqueira e por vezes tão naturalizada é complexa e tem pelo menos 4 mil anos de idade. Em O mundo da escrita, Martin Puchner – professor de literatura comparada em Harvard – retira dessa primeira pergunta uma segunda, ainda mais complexa, e que serve de subtítulo ao seu livro: como a literatura transformou a civilização?

 
Puchner constrói uma linha do tempo que começa com a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, passa por Homero, Esdras e pela Biblioteca de Alexandria, alcançando o Romance de Genji no Japão, o Popol Vuh dos maias, o Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels, até desaguar nos mais recentes Omeros, de Derek Walcott, e Harry Potter, de J. K. Rowling.
 
Trata-se de um percurso enorme e enriquecedor, tornado mais acessível por conta da presença constante de Puchner como uma espécie de guia. Cada um dos dezesseis capítulos do livro é dedicado a um texto fundamental e Puchner se apresenta não apenas como um leitor e/ou professor, mas também como um viajante curioso: vai à Sicília por conta das viagens italianas de Goethe, vai ao interior da Alemanha por conta da invenção de Gutenberg, vai à Espanha por conta de Cervantes e assim por diante.
 
Leia resenha de Kelvin Falcão Klein no Blog da Companhia das Letras