[Flávio Bittencourt]

O monstro de Loch Ness

Eu acredito em Nessie, mas, ao que tudo indica, ele não existiu, não existe e não existirá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"SE O MONSTRO DO LAGO NESS, NA ESCÓCIA, 'não existe' DA MESMA FORMA QUE O O PEIXE - considerado um fóssil vivo - CELACANTO 'não existia', é possível que existam manadas deles, não só na Escócia, como em vários pontos do planeta Terra"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

"DESDE QUE GORDON HOLMES FILMOU O ADORÁVEL NESSIE, A IDEIA DE QUE O MONSTRO DO LAGO NESS NÃO EXISTE NÃO PASSA DE CONVERSA PARA BOI DORMIR"

(IDEM)

 

 

 

"Monstro do Lago Loch Ness filmado em vídeo (veja)

04.06.2007 | Fonte de informações:

Pravda.ru

 
 
 
 
 
Monstro do Lago Loch Ness filmado em vídeo (veja)

"Um técnico de labaratório, Gordon Holmes, declarou que conseguiu filmar em vídeo o famoso Monstro do Lago Ness na Escócia.

"Não pude acreditar em meus olhos quando vi essa coisa preta, com cerca de 15 metros, movendo-se bem rápido pela água . Pensei que se tratava de uma enguia enorme", ", disse Holmes, de 55 anos. O vídeo mostra um corpo escuro nadando no Lago Ness.

O biólogo marinho e "observador de monstro" Adrian Shine assistiu ao vídeo, e espera analisá-lo em detalhes ao longo dos próximos meses. "Eu me vejo como um intérprete cético do que ocorre no lago, mas mantenho uma mente aberta sobre essas coisas, e não há dúvida de que se trata um dos melhores vídeos que já vi", disse Shine, que pertence ao grupo Loch Ness Centre 2000.

"Há diversas explicações possíveis para o que as pessoas vêem no lago. Poderia ser uma criatura biológica, poderiam ser ondas no lago, ou poderia ser um fenômeno psicológico, onde vemos o que queremos ver", disse Shine.

 Veja video

 Embora muitos dos avistamentos do monstro sejam atribuídos a uma dose o uísque local, lendas de monstros na Escócia datam da chegada dos primeiros missionários cristãos ao país, no século 6.

Mais recentemente, houve 4.000 alegados avistamentos do monstro - apelidado carinhosamente de "Nessie" - desde que um médico fez a primeira suposta foto da criatura, nos anos 30.

 Empresários e ativistas agrupados no órgão Destination Loch Ness (DLN) tentam acrescentar o lago em uma lista que inclui as Pirâmides de Keops, no Egito, e a Grande Muralha da China".

(http://port.pravda.ru/news/science/04-06-2007/17417-lago-0/)

 

 

 

 

 

"PEÇO-LHES ENCARECIDAMENTE QUE NÃO ME ABORREÇAM AFIRMANDO CATEGORICAMENTE QUE O MONSTRO DO LAGO NESS É PRODUTO DA IMAGINAÇÃO (isso pelo fato de que ele, efetivamente, pode não passar de um produto da imaginação)"

(O RESPONSÁVEL POR ESTA COLUNA "Recontando...")


 

(http://www.explore-inverness.com/attractions/loch-ness.htm)

 

 

 

                         MUITO OBRIGADO, FERNANDO KITZINGER DANNEMANN,

                         PELA SUA BRILHANTE RECONTAÇÃO DA ESTÓRIA DO MONSTRO DE LOCH NESS

 

20.4.2011 - A terra é azul e o celacanto existe - Enquanto se sabe que o celacanto existe, o monstro do Lago Ness, na Escócia, por assim dizer EXISTE OU NÃO - e quem disser que Nessie EXISTE OU NÃO estará, sempre, acertando. Ou não.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

FERNANDO KITZINGER DANNEMANN RECONTOU:


"O MONSTRO DO LAGO NESS

O lago Ness (Loch Ness), localizado nas montanhas do norte da Escócia, é um lago de água doce, de formato estreito e alongado, com cerca de 37 quilômetros de comprimento e área de 56,4km2. Com profundidade máxima de 226 metros, a visibilidade da água que contém é muito reduzida devido ao teor de turfa dos solos circundantes, levada até ele através das redes de drenagem. Embora tenha se tornado conhecido no mundo inteiro graças às propaladas aparições de um animal fantástico batizado com o nome de monstro do Lago Ness - ou simplesmente Nessie, para os habitantes locais - são praticamente nulas as evidências científicas sobre a existência dessa criatura descrita por muitos como uma espécie de dragão marinho, o que não impede, porém, que seja uma atração turística.

Os rumores acerca de uma criatura estranha em Loch Ness datam de pelo menos 1500 anos, pois o primeiro registro sobre ela aparece no livro Vida de São Columbano, escrito no século 6 pelo próprio missionário irlandês, que viveu entre 543 e 615. Na obra em que fala de sua existência dedicada à divulgação da palavra divina, o monge afirma ter salvado, certa feita, um picto (primitivo habitante da Escócia) das garras do monstro, mas como mais adiante o religioso afirma ter matado um javali usando apenas o poder de sua voz, muita gente questiona, com ou sem razão, a credibilidade dos relatos que faz.

Em época mais recente (02 de maio de 1933), um cidadão chamado Alfred Cruickshank anunciou ter avistado no lago uma criatura estranha e assustadora, de dorso arqueado e com cerca de 3 metros de comprimento, aproximadamente. O inusitado acontecimento, que provocou a popularidade atualmente desfrutada por Nessie, foi divulgado pelo jornal Inverness Courir, de circulação local, através de uma reportagem sensacionalista onde o redator contava aos leitores que o casal Cruickshank afirmava ter visto nas águas do lago um monstro aterrorizante erguendo seguidamente o corpo acima da superfície e afundando-o novamente, assim como fazem os golfinhos, tendo esse procedimento durando alguns minutos. A notícia, como é natural, provocou tanta sensação que um circo anunciou estar disposto a premiar com 20 mil libras a quem capturasse a criatura.

Este oferecimento iniciou uma longa série de informações dadas por inúmeras pessoas que afirmavam ter visto “o monstro”, e a mais famosa de todas elas foi apresentada em 19 de abril de 1934 pelo cirurgião R.K. Wilson, que comprovou a afirmativa feita mostrando uma fotografia (conhecida como Surgeon’s photo) tirada na ocasião. Durante muito tempo essa foto de Nessie foi considerada como a melhor das feitas até então, tendo circulado pela imprensa mundial como prova definitiva da existência real da estranha criatura. Só que décadas depois, em 1994, um cidadão chamado Marmaduke Wetherell confessou ter falsificado a fotografia para um repórter do Daily Mail (na verdade, o monstro era uma bóia), afirmando, também, que decidira usar o nome do doutor Wilson como sendo o autor para dar maior credibilidade ao embuste que engen-drara.. 

Para muitos, o lago Ness (Loch Ness) é um lugar de inegável beleza, mas impregnado de mistério. Para essas pessoas, continua prevalecendo a certeza de que abaixo de sua superfície varrida pelo vento existe uma das mais profundas porções de água do mundo, um ambiente frio e amedrontador que esconde um grande mistério. Várias testemunhas afirmam já ter visto a criatura fantástica que supostamente lá existe, ao mesmo tempo em que fotos e vídeos produzidos em algumas oportunidades, mostram objetos estranhos na superfície da água.

A existência desse “monstro” aquático permanece sendo uma incógnita, provocando dúvidas e debates entre os crédulos e os incrédulos. Ele já foi descrito como um réptil marinho de grande corpulência, um exemplar dos plesiossáurios que habitaram a Terra no período mesozóico (de 286 a 65 milhões de anos), e que de alguma forma sobreviveu à extinção da sua espécie, mas sem que ninguém consiga explicar como chegou ao lago. Esses répteis aquáticos tinham grandes dimensões, possuíam um pescoço grande em relação à cabeça, e se deslocavam com a ajuda de enormes membros em forma de barbatana. Por outro lado, os incrédulos argumentam que como seria impossível um único indivíduo sobreviver 65 milhões de anos, esta hipótese implicaria na aceitação da existência não de um monstro, mas de uma pequena comunidade, mas é sabido que as características do Loch Ness não parecem suportar a vida nem de um pequeno número destes enormes animais.

Outras explicações sobre a presença do monstro do lago Ness sugerem que as testemunhas provavelmente o teriam confundido com os esturjões, grandes peixes de aparência estranha que abundam no lago, tendo daí se originado a confusão. Há ainda quem relacione essas ocorrências aos gases liberados pela falha tectônica responsável pelo surgimento do lago, que podem chegar à superfície na forma de bolhas.

Em Julho de 2003, a BBC de Londres, pretendendo comprovar definitivamente a existência ou não do monstro, mandou realizar exaustiva investigação no lago. Este foi então percorrido de uma ponta à outra por mergulhadores e cerca de 600 sonares, mas sem resultado. Ao final, a emissora londrina concluiu que nada de anormal ali existe, mas nem isto desalentou os defensores de Nessie, que continua sendo um dos motores da indústria de turismo da região, atraindo ao Loch Ness um bom número de curiosos trazendo consigo a esperança de uma fotografia histórica.


FERNANDO KITZINGER DANNEMANN

Publicado em 05/04/2007 às 21h08

 

Comentários
 
02/02/2011 20:13 - Arthur
Achei super interessante. É legal saber cada vez mais do "monstro" é bom saber que existe entusiasmo em crer mesmo que muitos não acreditem´. Até porque muitos pensam que o certo é ver para crer; acho que realmente nessi existe e formulo respostas a mim mesmo pensando no assunto.
31/12/2010 17:46 - andrea
Eu acredito que existe. Aprecio muito este tipo de história. O lugar é tão primitivo e inóspito que possibilita isso. Levando-se em consideração que o homem não conhece ainda, por mais incrível que pareça, todas as criaturas que vivem na terra e na água, acho bastante plausível. Sou apaixonada por criptozoologia. Sou fã da Nessie, do Mokele M'bembe...
30/10/2010 13:26 - julio cesar
caro Fernando,tenho apenas 11 anos mas apressio suas historias.A respeito do Nessie ,é uma coisa fantastics.Olhei um filme a respeito.obrigado pelas historias.julio,seu apressiador de historias!
14/05/2010 23:28 - felipe
Eu tenho 13 anos e acho q sua resposta foi muito boa,gosto muito de tudo q fala sobre história parabens!!abraços
31/10/2008 22:16 - Jefferson
Deixo bem claro, que tenho apenas 15 anos, mas me tornei netse momento um grande apressiador de seus textos caro autor, pois a forma como você apresnta suas ideias é fabuloso, apenas gostaria que você demonstrasse mais seu ponto de vista em relação a sua fé em relação a existencia ou não do Ness. Continue esse jeito e parabens pelos seu talento. Do seu novo Fã? Jefferson Reis! Se possivel responda a minha mensagem! Abraços!!".
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
===
 
 
 
 
 
 
 
 
 

"CAMERA PROVES LOCH NESS SEA SERPENT IS JUST A WHALE (Jul, 1934)

Filed under: Just Weird — @ 2:54 am
Source: Popular Science ( More articles from this issue )
Issue: Jul, 1934
Buy on Ebay
 

 

 

CAMERA PROVES LOCH NESS SEA SERPENT IS JUST A WHALE
By identifying the sea serpent of Loch Ness, Scotland, as a familiar species of whale, naturalists have just shown how easily the human eye may be fooled into thinking it sees an unfamiliar monster. Worldwide interest was drawn to Loch Ness, within recent months, by repeated eyewitness reports of a long-necked, aquatic apparition of huge size, resembling no known marine animal. Finally Dr. Robert K. Wilson, noted British surgeon, managed to get a snapshot of the fabulous creature, and the mystery vanished. The picture showed the curved fin of a killer whale projecting in typical fashion from the water strongly suggesting an elongated neck and head. According to Dr. Roy Chapman Andrews, noted explorer and zoologist, and others who agreed on this identification, the wrhale evidently had strayed up an inlet from the sea into the lake. This was the second sea monster mystery to be cleared up recently. Examination showed a strange marine creature, washed up dead on French shores near Cherbourg (P.S.M., May, ’34, p. 38), to be a basking shark of a common species, made almost unrecognizable by the waves".

(http://blog.modernmechanix.com/2008/03/24/camera-proves-loch-ness-sea-serpent-is-just-a-whale/)