[Flávio Bittencourt]

O Mausoléu de Halicarnasso

Uma das 7 Maravilhas Antigas da Humanidade

 

 

19.11.2014 -     F.

 

 

Imagem:

 

 

(https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTszECGxkeh2ObhgSBQSW1LRcLFIdby8nsSO90wmRsRR6NM0HIBGA)

 

 

 

Texto:

 

(http://thymberthy.blogspot.com.br/2012/03/mausoleu-de-halicarnasso-mausoleu-de.html)

 

 

O mausoléu foi uma homenagem que a rainha Artemísia II, mandou construir, em 353 a.C., para o túmulo de seu irmão e esposo, o rei Mausolo. O rei Mausolo, era sátrapa da província de Cária, governou entre 377 e 353 a.C., e vivia em Halicarnasso na Turquia. Turquia A construção tinha forma retangular (40x30 metros) e 50 metros de altura, foi obra de dois arquitetos gregos Sátiro e Pítis. Era decorado com esculturas e estátuas em bronze. O termo "mausoléu", passou com o tempo a significar um monumento em memória dos mortos. O mausoléu foi destruído por um terremoto entre os séculos XI e XV. Partes do que restou do monumento estão no Museu Britânico, em Londres e também em Bodrum, na Turquia. 01/04/07

Fontes consultadas:  

Ash, Russell - As Grandes Maravilhas do Mundo, Ed. Cosac & Naify, 1ª edição, SP, 2001.  

Romer, John e Elizabeth - As Sete Maravilhas do Mundo, Ed. Melhoramentos, SP, 2ª edição, 2000.

Veja mais: O Farol de Alexandria. O Templo de Ártemis em Éfeso. A Estátua de Zeus em Olímpia. O Colosso de Rodes. Os Jardins Suspensos da Babilônia. As Grandes Pirâmides de Giz

 

===

 

MAUSOLÉU DE HALICARNASSO / MAUSOLÉU DE MAUSOLO

 
MAUSOLÉU DE HALICARNASSO OU MAUSOLÉU DE MAUSOLOFOI UMA TUMBA CONSTRUÍDA ENTRE 353 E 350 A.C. EM HALICARNASSO (ATUAL BODRUM, TURQUIA) 
PARA MAUSOLO (EM GREGO, ΜΑΎΣΩΛΟΣ), UM REI PROVINCIANO DO IMPÉRIO PERSA, E ARTEMÍSIA II DE CÁRIA, SUA IRMÃ E ESPOSA. A ESTRUTURA FOI DESENHADA PELOS ARQUITETOS GREGOS SÁTIRO E PÍTIS. ELA TINHA APROXIMADAMENTE 45 METROS DE ALTURA, E CADA UM DE SEUS QUATRO LADOS FOI ADORNADO COM RELEVOS CRIADOS POR CADA UM DOS QUATRO ESCULTORES GREGOS — BRIÁXIS, ESCOPAS DE PAROS, LEOCARÉS E TIMÓTEO. A ESTRUTURA FINALIZADA FOI CONSIDERADA COMO SENDO UM TRIUNFO ESTÉTICO POR ANTÍPATRO DE SÍDON, QUE A IDENTIFICOU COMO UMA DE SUASSETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO. O TERMO MAUSOLÉU VEIO A SER USADO GENERICAMENTE PARA QUALQUER GRANDE TUMBA, EMBORA "MAUSOL-EION" ORIGINALMENTE SIGNIFICASSE "ASSOCIADO COM MAUSOLO".
ARTEMÍSIA DECIDIU NÃO POUPAR NA EDIFICAÇÃO DA TUMBA. ENVIOU MENSAGEIROS À GRÉCIA PARA ENCONTRAR OS ARTISTAS MAIS TALENTOSOS DA ÉPOCA, INCLUINDO ESCOPAS, QUE SUPERVISIONARA A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE ARTEMIS EM ÉFESO. OUTROS ESCULTORES FAMOSOS COMO BRIÁXIS, LEOCARÉS E TIMÓTEO JUNTARAM-SE-LHE, BEM COMO CENTENAS DE OUTROS ARTESÃOS.
A TUMBA FOI ERIGIDA EM UMA COLINA TENDO UMA VISTA PANORÂMICA DA CIDADE. A ESTRUTURA FICAVA UM PÁTIO FECHADO, EM CUJO CENTRO ESTAVA UMA PLATAFORMA COM A TUMBA. UMA ESCADA, LADEADA POR ESTÁTUAS DE LEÕES DE PEDRA, LEVAVA AO TOPO DA PLATAFORMA. 
AO LONGO DA PAREDE EXTERIOR DESTA FICAVAM MUITAS ESTÁTUAS DESCREVENDO DEUSES E DEUSAS. EM CADA CANTO GUERREIROS DE PEDRA CAVALGANDO GUARDAVAM A TUMBA. NO CENTRO DA PLATAFORMA ESTAVA A TUMBA PROPRIAMENTE DITA. FEITA PRINCIPALMENTE DE MÁRMORE, ERA UM BLOCO QUADRADO DE UM TERÇO DA ALTURA DE 45 METROS DO MAUSOLÉU. ESTA SEÇÃO ERA COBERTA DE ESCULTURAS EM RELEVO EXIBINDO CENAS DE AÇÃO DA MITOLOGIA E HISTÓRIA GREGA. UMA PARTE EXIBIA A CENTAUROMAQUIA, BATALHA DOS CENTAUROS COM OS LÁPITAS; OUTRA, GREGOS EM LUTA COM AS AMAZONAS, UMA RAÇA DE MULHERES GUERREIRAS.
NO TOPO DESTA SEÇÃO DA TUMBA TRINTA E SEIS COLUNAS DELGADAS, NOVE POR LADO, ERGUIAM-SE POR OUTRO TERÇO DA ALTURA. ERETA ENTRE CADA COLUNA ESTAVA OUTRA ESTÁTUA. ATRÁS DAS COLUNAS ESTAVA UM OBJETO RESISTENTE QUE CARREGAVA O PESO DO MASSIVO TELHADO DA TUMBA. O TELHADO, QUE ENGLOBAVA MAIS DO TERÇO FINAL DA ALTURA, ERA UMA PIRÂMIDE. DE PÉ NO TOPO FICAVA UMA QUADRIGA: QUATRO MASSIVOS CAVALOS PUXANDO UMA BIGA EM QUE IMAGENS DE MAUSOLO E ARTEMÍSIA PASSEIAM.
O MAUSOLÉU TEVE UMA VISTA PANORÂMICA DA CIDADE DE HALICARNASSO POR VÁRIOS SÉCULOS. ELE ESTEVE INTACTO QUANDO A CIDADE CAIU SOB ALEXANDRE EM 334 A.C. E AINDA NÃO DANIFICADO APÓS ATAQUES DE PIRATAS EM 62 E 58 A.C.. ELE PERMANECEU ACIMA DAS RUÍNAS DA CIDADE POR UNS 16 SÉCULOS. ENTÃO UMA SÉRIE DE TERREMOTOS DESTRUIU AS COLUNAS E DERRUBOU A BIGA DE PEDRA. EM 1404 APENAS A BASE NATURAL DO MAUSOLÉU AINDA ERA RECONHECÍVEL.