O mausoléu de Halicarnasso
O mausoléu de Halicarnasso
Uma das sete maravilhas antigas do mundo, o mausoléu de Halicarnasso, na Turquia, veio abaixo durante um terremoto devastador.
"A obra de Heródoto de Halicarnasso, também conhecido como o PAI DA HISTÓRIA, ficou conhecida como AS HISTÓRIAS DE HERÓDOTO"
(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")
(http://www.panoramio.com/photo/3244149)
O mausoléu de Halicarnasso
(http://geocities.ws/culturauniversalonline1/historiageral_as_sete_maravilhas.html)
21.1.2010 - O capital, como lembrou Caetano Veloso na letra de certa canção de sua autoria, ergue e destrói coisas belas - Mas calamidades naturais também destróem coisas belas, como o MAUSOLÉU DE HALICARNASSO, em Bodrum, Turquia. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
O PORTAL HISTÓRIA MAIS APRESENTA
O SEGUINTE RESUMO SOBRE O
MAUSOLÉU DE HALICARNASSO
"O Mausoléu de Halicarnasso
|
|
|
O mausoléu foi uma homenagem que a rainha Artemísia II, mandou construir, em 353 a.C., para o túmulo de seu irmão e esposo, o rei Mausolo.
O rei Mausolo, era sátrapa da província de Cária, governou entre 377 e 353 a.C., e vivia em Halicarnasso na Turquia.
|
Turquia
|
A construção tinha forma retangular (40x30 metros) e 50 metros de altura, foi obra de dois arquitetos gregos Sátiro e Pítis. Era decorado com esculturas e estátuas em bronze.
O termo "mausoléu", passou com o tempo a significar um monumento em memória dos mortos.
O mausoléu foi destruído por um terremoto entre os séculos XI e XV. Partes do que restou do monumento estão no Museu Britânico, em Londres e também em Bodrum, na Turquia.
01/04/07
Fontes:
·Ash, Russell - As Grandes Maravilhas do Mundo, Ed. Cosac & Naify, 1ª edição, SP, 2001.
·Romer, John e Elizabeth - As Sete Maravilhas do Mundo, Ed. Melhoramentos, SP, 2ª edição, 2000.
·Arquivos do HistóriaMais".
(http://www.historiamais.com/mausoleu.htm)
|
===
SOBRE HERÓDOTO DE HALICARNASSO,
o "pai da História", no blog História Ciência
Heródoto, aquele que é considerado o "Pai da História"
"Heródoto de Halicarnasso é considerado um dos precursores da história, continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C. (420 a.C. - 485 a.C.?). Heródoto de Halicarnasso escreveu sobre a invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.c., sua obra ficou conhecida simplesmente como "As histórias de Heródoto". Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada. Antes de Heródoto, tinham existido crónicas e épicos, e também estes haviam preservado o conhecimento do passado. Mas Heródoto foi o primeiro não só a gravar o passado mas também a considerá-lo enquanto objeto filosófico ou um projeto de pesquisa, podendo expor assim um profundo conhecimento do comportamento humano. A sua criação deu-lhe o título de "Pai da História" e a palavra que utilizou para o seu contexto, história, inicialmente significava 'pesquisa' ".