O jogo de estratégia em tabuleiro denominado reversi
Por Flávio Bittencourt Em: 24/11/2012, às 17H49
[Flávio Bittencourt]
O jogo de estratégia em tabuleiro denominado reversi
Inspirado no famoso go, o reversi empolga também ao ser jogado pela Internet.
(SÓ A FOTO QUE SE VÊ ACIMA LOCALIZA-SE, NA WEB, EM:
http://jeuxsoc.fr/jeu/othel.0.0)
"Esta é uma singela homenagem à memória do Dr. Zude Chen (1944 - 2012), recentemente falecido [1º.11.2012, de causas naturais (câncer de pâncreas), de acordo com a triste notícia veiculada por Sports News / SINA Notícias, matéria no idioma chinês adiante transcrita, na íntegra (em 14 de março de 2012, o dirigente desportivo que é autor de um célebre livro autobiográfico, eminente teórico das estratégias do go e ex-campeão da China do citado jogo foi submetido a uma delicada cirurgia)], que foi presidente da Zhongguo Qiyuan e da Associação Chinesa Weiqi. Ele foi o primeiro jogador de Go chinês na era moderna a alcançar o 9º dan. (Fonte dos dados sobre a vida do Dr. Zude Chen: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chen_Zude.)"
(COLUNA "Recontando...")
HAICAI DE BASHÔ:
"O famoso haicai da rã do mestre Bashô"
Cf. dissertação de mestrado do Prof. Daniel dos Santos Machado intitulada
Haicai, uma análise da produção em língua portuguesa: tema, forma e conteúdo, |
orientadora Profª. Drª. Elga Pérez Laborde, apresentada em abril de 2011 (UnB /
Instituto de Letras)
[DEMAIS DADOS, LEIA POR FAVOR, PENÚLTIMA INFORMAÇÃO, ADIANTE]
(http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/10992/1/2012_DanieldoSantosMachado.pdf)
O ANTIGO JOGO GO:
"聂卫平 (Nie, Weiping) 9p, 60-year-old and 李世乭 (Lee, Sedol) 9p, 29-year-old
Many people believe (including myself) this will be an interesting enough but an uneven game (especially for the ending game where young people usually play better). Hope 聂九段 could win the game .
http://quansun.com/misc/
"Um haiku famoso
O velho tanque |
|
Tradução de Paulo Franchetti e Elza Doi |
|
O "haiku" (em português, prefere-se escrever "haicai") acima foi escrito por Bashô (Japão, 1644-1694), em 1686. Provavelmente, é o haicai mais famoso de todos os tempos. Em japonês, pronuncia-se aproximadamente da seguinte forma: furú iquê iá "O tanque é velho, em um velho jardim. As árvores são velhas de outras eras e seus troncos esverdeados pelo mesmo musgo que cobre as pedras. O grande silêncio remonta a eras anteriores ao homem e seus ruídos. Uma rã salta. O jardim inteiro, o universo inteiro contido em um simples chape -- som que está além do som e do silêncio, e ainda assim é o som da água do velho tanque". R. H. Blyth, Haiku Sobre a grafia em japonês: O haiku da rã foi transcrito de "Haiku jiten kanshô" (Tóquio, Ôfûsha, 1981), cotejado com Yamamoto Kenkichi, "Bashô sanbyakku" (Tóquio, Kawade, 1988). Eventualmente, outras fontes podem empregar grafia modernizada." |
(http://www.kakinet.com/caqui/umhaiku.shtml)
TRANSCRIAÇÃO [*] DO
POEMA DE BASHÔ, POR
FLÁVIO BITTENCOURT:
Um velho tanque.
O sapo pula:
barulho d'água
(24.11.2012)
[*] - Conceito criado por H. de Campos (1929 - 2003).
Sumô (luta):
Sumo wrestling
Our Lord has taught us how we must practice our wrestling against the spirits of evil.
-- The Philokalia, Hesychios of Jerusalem
If a man lives without inner struggle,
if everything happens in him without opposition,
if he goes wherever he is drawn or wherever the wind blows, he will remain such as he is.
-- Gurdjieff
All religious texts have passages describing war. These passages symbolize an internal war or struggle between the part in us striving for awakening, called steward, and the lower self. The greatest combat is the combat to control one`s lower self.
There is a war that opens the doors of heaven.
Happy the warriors whose fate is to fight such war.
-- Bhagavad Gita
The best jihad is to fight against the desires and temptations of the lower self.
-- Mohammed
.
Chen (Zude Chen) is one of China’s most decorated Go players. He was one of the founders of the “Chinese opening fuseki” and pioneered it in top-level play. Chen and his fellow professional groups did an extensive study on this topic.
http://quansun.com/misc/
"A CRIAÇÃO DO REVERSI OU OTHELLO ACONTECEU NO JAPÃO. SEU CRIADOR FOI GORO HASEGAWA. O ANO FOI 1972 [como no vídeo adiante apresentado e na Wikipédia consta 1971, vale a pena efetuar-se o esforço de confirmação desse ano, o que neste momento está sendo realizado, aqui]. ESSE JOGO SÓ RECENTEMENTE SE POPULARIZOU NO BRASIL E PODE SER JOGADO PELA INTERNET"
(COLUNA "Recontando")
Reversi foi inventado na Inglaterra no final do século XIX. É um jogo de características similares aos jogos asiáticos Go (de posicionamento e captura por cerco) e Shogi (em que peças do adversário capturadas passam a ser suas), embora seja mais fácil. Após um período de sucesso no final do século passado, o jogo ficou relativamente esquecido até a década de 70, quando foi relançado no Japão com o nome de Othello, sendo difundido nos Estados Unidos e na Europa. Desde então, existem inclusive competições do jogo. No Brasil já foi lançado também como Preto no Branco e como Einstein.
É jogado em um tabuleiro de 64 casas (8 filas X 8 colunas) com 64 peças de duas cores. Na posição inicial, as 4 casas centrais são ocupadas, sendo uma diagonal por 2 peças com a face escura para cima e a outra com 2 peças com a face clara para cima. O primeiro lance é das peças escuras. Todo lance deve necessariamente fazer com que pelo menos uma peça adversária seja cercada dos dois lados por peças suas. As peças adversárias cercadas são viradas e transformadas em peças suas. Mas só as peças cercadas pela peça que acabou de ser colocada. Peças que foram cercadas por outras peças que mudaram de cor porque foram cercadas permanecem como estão. Se um jogador não puder fazer nenhum lance que cerque uma peça adversária, ele perde a vez. O jogador que tiver mais peças da sua cor quando o jogo terminar é o vencedor. O jogo termina quando o tabuleiro estiver completamente ocupado ou quando nenhum jogador puder fazer um lance."
(http://www.angelfire.com/ab/jogos/Tradicionais/reversi.html)
How to Play Othello Or Reversi,
Youtube:
JOGUE O REVERSI PELA INTERNET:
http://www.aulavaga.com.br/jogos/raciocinio/reversi/
Aos grandes conhecedores do go, eminentes doutores
Goro Hasegawa, do Japão, e
Zude Chen, da China [lamenta-se profundamente o
seu infausto falecimento no
início deste mês de novembro de 2012] -,
e a todos os lutadores de sumô,
jiu-jitsu, judô, tai chi chuan, karatê, muay thai, tae kwon do, kung fu e aikidô
(e as demais artes marciais do Oriente), na pessoa da brasileira que
conquistou a medalha de ouro do judô feminino [Peso ligeiro (-48 kg);
Jogos Olímpicos de Londes - 2012] senhorita
Sarah Gabrielle Cabral de Menezes
24.11.2012 - Inspirado no famoso go, esse jogo de estratégia em tabuleiro faz sucesso também quando é jogado pela Internet - O reversi. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
"Reversi
Reversi é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Foi inspirado em um outro jogo de tabuleiro denominado go. Cada jogador usa uma cor, preta ou branca, e põe uma pedra em um tabuleiro quadrado 8 x 8 de cada vez. Há variações de tamanhos de tabuleiro.
História
Suas origens se situam na Inglaterra, no século XIX onde os londrinos Lewis Waterman e John W. Mollett comercializaram em 1880, cada um, jogos com regras parecidas.
Em 1971 o japonês Goro Hasegawa mudou as regras do jogo e o registrou como Othello ®, inspirado na obra de Shakespeare de mesmo nome. O fabricante atual do jogo no Brasil é a Grow.
Regras
No Othello, assim como no Reversi, é usado um tabuleiro com 8 linhas e 8 colunas 64 fichas idênticas, redondas, brancas por um lado e pretas pelo outro (ou outras cores). O objetivo é cercar as peças do adversário de um lado e de outro e virá-las para sua cor. O jogo termina quando se completa as 64 casas do tabuleiro ou quando não é mais possível virar as peças. O vencedor é quem termina com mais peças de sua cor.
Ligações externas
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Reversi)
===
EM MATÉRIA JORNALÍSTICA RECENTE HÁ UMA FOTOGRAFIA DO INFELIZMENTE FALECIDO DR. ZUDE CHEN [o menino-prodígio então com 12 anos [1956] que aparece enfrentando um adulto, na foto reproduzida bem acima]. ESSE GRANDE MESTRE E DIRIGENTE DESPORTIVO CHINÊS INFELIZMENTE FALECEU NO DIA PRIMEIRO DE NOVEMBRO DO ANO EM CURSO (2012) ["Chen Zude' (Chinês Tradicional: 陈祖德; Chinês Simplificado: 陈祖德; Pinyin: Chen Zǔdé; (19 de fevereiro de 1944 − 1 de novembro de 2012) foi um jogador profissional de Go (...)". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chen_Zude]:
TRANSCRIÇÃO DA INFAUSTA NOTÍCIA, VEICULADA
NO DIA 1.11.2012, EM NEWS PONTO SINA PONTO COM PONTO TW
(FALECIMENTO DO DR. ZUDE CHEN):
"中國圍棋泰鬥陳祖德九段逝世 享年68歲
北京新浪網 (2012-11-01 20:58)
11月1日晚20:48北京消息,中國圍棋泰鬥陳祖德九段因胰腺癌醫治無效逝世,永遠離開了他一生鐘愛的圍棋事業,享年68歲。
陳祖德,生于1944年2月19日,新中國第一代圍棋國手。七歲習弈,師從前輩顧水如先生。1959年與吳淞笙等一同進入上海圍棋隊集訓,受到劉棣懷、王幼宸等前輩棋手指導。1961年進入全國圍棋集訓隊。1962、1964、1974年三次獲得全國個人賽冠軍,確立了在同時代棋手中的領軍地位。
在中國圍棋的創業年代里,陳祖德不負周恩來總理、陳毅副總理等國家領導人的殷切期望,手持“抗日”大旗,首開中國圍棋的多個紀錄。1963年9月27日,陳祖德在中日圍棋交流賽中受先一子戰勝杉內雅男,實現了中國棋手對日本九段棋手勝績零的突破。1965年10月25日,陳祖德執黑2又1/2子擊敗岩田達明,成為首位分先戰勝日本九段的中國棋手。
在與日本棋手的長期對抗和對中國古譜的潛心研究中,陳祖德確立了招法凌厲,擅長攻殺的獨特棋風。並受日本棋界的啟示,手創“中國流”布局,將其發揚光大。五十年來,“中國流”布局應用廣泛,影響深遠,近年來更成為頂尖棋界最流行的布局套路。
人生無常,命途多舛。文革浩劫打斷了陳祖德職業生涯的上升期,長達七年無棋可下,屢遭磨難。當圍棋項目在鄧小平等領導人關懷下恢復後,聶衛平等新一輩棋 手已經登上了棋界的前台。上世紀70年代末80年代初,陳祖德在與聶衛平于世界業餘錦標賽、新體育杯等多項賽事的冠亞軍爭奪戰中失利後,中國棋壇霸主易 位。
1980年9月14日,在第二屆新體育杯中,36歲的陳祖德口吐鮮血。經查身患胃癌,不得不告別棋壇。作為棋盤上的鬥士,陳祖德面對人生的苦難一樣鬥志昂揚。不僅擊敗了病魔,而且在病床上完成了自傳名作《超越自我》。《超越自我》于1994年獲得“人民文學獎”,這本感染至深的作品打動了無數棋迷和圍棋之外的讀者。
病愈復出的陳祖德不僅回到棋壇征戰,而且肩負起新時代下中國圍棋的領導工作。歷任國家體育總局棋類運動管理中心主任、中國圍棋協會主席,1992年中國 棋院成立後,擔任中國棋院院長至2003年。作為中國圍棋職業化的開拓者,陳祖德在任內功勛卓著:首創中國圍棋等級分制度、建立中國圍棋甲級聯賽體系、與 春蘭公司合作創辦中國大陸首個世界圍棋大賽……
在繁忙的領導工作之暇,職業賽場上仍能見到陳祖德征戰的身影,且戰績不俗。1997年與2003年,陳祖德分別持外卡參加第二屆三星杯和第一屆豐田杯本賽,均擊敗對手進入十六強。在二十余年來的歷項元老賽中,陳祖德屢屢摘冠,風采不減當年。
從領導崗位上退休後,陳祖德仍然在多種圍棋普及的場合發揮光熱。電視講棋、業餘指導、編撰書刊、圍棋交流……近年來,陳祖德更投身于整理國故的事業,傳揚中國圍棋古譜,著手《中國圍棋古譜精解大系》這一浩然長篇的撰寫。惜乎廟折梁柱,天不假年。圍棋人當發出浩嘆:最恨陳老古譜未完!
陳祖德職業生涯的“絕局”,弈于2010年12月21日。在那個冬日里,陳祖德于第6屆百靈杯元老女子擂台賽第八局作為元老隊副帥執黑225手中盤擊敗 女子隊主將唐奕,提前終結了該屆擂台賽。轉年,陳祖德查出罹患胰腺癌,接受手術後2012年3月14日胰腺癌復發。今天,年近七旬的陳老沒能再創造生命的 奇蹟。
陳老一生擔當過無數重要角色,“圍棋大使”、圍棋隊教練員、棋界領導人、圍棋文化弘揚者……但作為一名在棋盤上奮戰了一輩子,嘗盡圍棋中的苦樂悲欣的棋手,留在人世的最後一張棋譜,是一場意義重大的勝利,這或許就已經沒有遺憾了。
陳老為中國圍棋繁榮發展所做出的無量貢獻,將永垂圍棋史冊!
祝陳老一路走好。
(楊爍)
"Chen Zude
Chen Zude | |
---|---|
Local de nascimento | Shanghai, China |
Data de nascimento | 19 de Fevereiro de 1944 (68 anos) |
Local de morte | Pequim, China |
Data de morte | 1 de novembro de 2012 (68 anos) |
Residência | China |
Professor | Gu Shuiru e Liu Dihuai |
Afiliação | Zhongguo Qiyuan" |
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Chen_Zude)
===
OUTROS DADOS SOBRE A CITADA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO:
"Título: | Haicai, uma análise da produção em língua portuguesa: tema, forma e conteúdo |
Autor(es): | Machado, Daniel dos Santos |
Orientador(es): | Laborde, Elga Pérez |
Assunto: | Matsuo, Bashô, 1644 -1694 Literatura Japonesa Haicai Poesia japonesa |
Data de publicação: | 20-Jul-2012 |
Data de defesa: | 8-Jul-2011 |
Referência: | MACHADO, Daniel dos Santos. Haicai uma análise da produção em língua portuguesa: tema, forma e conteúdo. 2011. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho traça um histórico do haicai no Japão, da evolução do renga ao haikai, enfocando suas características e dando ênfase à biografia de Bashô, o mais representativo poeta do gênero. Ao mesmo tempo, relata a forma como o pequeno poema se tornou conhecido no ocidente e como ele foi introduzido na América Latina e no Brasil e adotado pelos poetas nacionais, levando em consideração autores como José Juan Tablada e Afrânio Peixoto. Compõe, também, um panorama da produção destes poemas em língua portuguesa brasileira, apontando poetas expressivos como Guilherme de Almeida, Leminski e Millôr Fernandes. Disserta, ainda, a respeito da chegada do haicai ao Brasil por meio da imigração, dando ênfase ao papel do poeta Nenpuku Sato na tarefa de manter o haicai vivo entre os colonos nipônicos. Traz uma análise quantitativa com relação à forma e ao conteúdo de haicais extraídos de coletâneas que abrangem mais de 100 haicaístas. Por fim, analisa qualitativamente essa produção a fim de traçar um perfil para estes pequenos poemas, ressaltando como principal característica a sinceridade contida nos 3 versos que o compõem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This article traces a history timeline of haiku in Japan, the evolution of tanka to haiku, focusing on its features, emphasizing the biography of Basho, the most representative poet of the genre. At the same time, relates how the little poem became known in the occidental countries and how it was introduced in Latin America and Brazil being adopted by poets, considering authors like José Juan Tablada and Afrânio Peixoto. Composed also, a panorama of the production of these poems in Brazilian Portuguese, pointing expressive poets as Guilherme de Almeida, Paulo Leminski and Millor Fernandes. Discourses, though, about the arrival of the haiku in Brazil through the immigration from Japan, emphasizing the role of the poet Nenpuku Sato in the task of keeping alive the haiku among Japanese people living here. Bring a quantitative analysis regarding the form and content of haiku, extracted from collections that span more than 100 haiku writers. Finally, this production looks qualitatively in order to draw a profile for these small poems, highlighting the main characteristic the sincerity contained in three verses that compose it. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Pós-Graduação em Literatura, Mestrado em Teoria Literária e Literaturas, 2011. |
Aparece na Coleção: | TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)" |
(http://repositorio.bce.unb.br/handle/10482/10992)
===
"CRONOLOGIA DO JUDÔ NO BRASIL E NO PIAUÍ
Há quem afirme que no Brasil o Judô veio com a imigração japonesa em 1908. Há também referências muito vagas sobre um certo professor Miura que teria ensinado Judô em nossa pátria por volta de 1903.
Entretanto foi no inicio dos anos vinte que chegou ao Brasil Mitsuyo Maeda ou Eisei Maeda, conhecido como Conde Koma, tendo ele a seu Credito o primeiro registro nos anais da historia do Judô brasileiro, ele percorreu várias capitais aceitando desafios e ganhando todos, promovendo assim esse esporte. Radicou-se em Belém do Pará onde montou sua escola. Dentre seus alunos,constava a família Gracie, que deu continuidade ao seu trabalho, progredindo e fundando novas escolas em algumas capitais e se projetando no cenário esportivo brasileiro (Gama, 1986).
A efetivação do Judô no Brasil se deu em 1938 pelo mestre Ryuko Ogawa 8º Dan, que fez um trabalho em função da organização e difusão do Judô, separando em definitivo o Judô do Jiu-Jitsu.
A partir de 1948 foram criadas associações, realizados campeonatos, aumentando sempre o número de participantes. Mas só nas olimpíadas de Tóquio em 1964 o Judô foi aceito em caráter provisório.
Assim, à mercê do esforço e dedicação de japoneses e brasileiros, o Judô vem progredindo, organizando-se pela criação de órgãos controladores, mentores e coordenadores das atividades judoísticas em franco desenvolvimento e assumindo posição de destaque pela conquista de medalhas de ouro em recentes olimpíadas .
A Confederação Brasileira de Judô foi fundada em 18 de Março de 1969, com sede na cidade do Rio de Janeiro.
Podemos dizer que o Judô foi verdadeiramente introduzido no Estado do Piauí no ano de 1972, com a chegada do professor Abdias Queiroz, na época, contratado pela Polícia Militar do nosso Estado para ministrar aulas de defesa pessoal, para a citada corporação militar. Trouxe, junto com sua bagagem de professor, quase 30 anos de experiência e vivência nesta importante arte.
No ano seguinte, o Professor Abdias Queiroz fundava sua própria academia de Judô, com sede na Rua 13 de Maio 2103, com o nome de Clube de Lutas Fortaleza, mudando-se em 1975 para a Rua David Caldas 771/S, com o nome de Judô Clube Piauiense, onde permanece até hoje, com o nome de Training Center . Seus primeiros alunos foram seus filhos (Carlson, Hélio, Robson, Tomaz, Ubirajara, Danys, Lima, Samuel e Queiroz Filho), Francisco das Chagas Feitosa Araújo, Haroldo (já falecido) e Manoel Messias Rodrigues de Deus Pitombeira (em atividade faixa preta 1º Dan, professor da Ippon Academia).
O professor Abdias Queiroz encontrou vários obstáculos na sua escalada de implantação e divulgação deste esporte em nosso Estado. Com a crescente popularização do Judô, a procura de aficcionados deste esporte lotou as academias; isto despertou o interesse em muitos pretensos e mal preparados “professores” a abrirem academias e ensinarem Judô, objetivando única exclusivamente o lucro financeiro. Teresina não foi diferente, na época o Judô era praticado de forma deturpada por pessoas que nem sequer possuíam formação judoística. Mas aos poucos o professor Abdias Queiroz foi provando, através de um trabalho sistemático e honesto, o quanto era importante na formação do jovem, a prática do verdadeiro Judô.
Contando com um número significativo de adeptos, o prof. Abdias passou a ter como principal meta a fundação da Federação Piauiense de Judô, para que nossos atletas pudessem participar dos eventos interestaduais. Em 1981 era reconhecida e homologada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Para chegar a esta grande conquista, o prof. Abdias Queiroz contou com a colaboração de vários adeptos e admiradores do Judô, principalmente seus filhos e um de seus alunos, que foi o primeiro presidente da citada Federação Piauiense de Judô (Paulo Roberto Camuri Nunes), que teve como principal atribuição a organização e estruturação de nossa Federação. No triênio seguinte, o prof. Hélio Maia Queiroz era empossado no cargo de Presidente da Federação, com a missão de continuar o importante trabalho iniciado pelo prof. Abdias Queiroz.
Apesar de ser uma das Federações mais novas nesta modalidade no País, a partir de 1981 participou de vários eventos interestaduais a convite de Federações co-irmãs e da própria Confederação Brasileira de Judô.E foi através deste intercâmbio que o Judô piauiense cresceu e ganhou o respeito Junto aos centros mais adiantados do País.
Considerando, o curto tempo de existência, a F.P.J. já apresenta em seu quadro 25 (vinte e cinco) faixas pretas registrados, sendo um (um) 6º Dan (prof. Danys Marques Maia Queiroz – Presidente da F.P.J.), 01 (um) 5º Dan (prof. Abdias Queiroz), 01 (um) 4º Dan (prof. Abdias Queiroz Filho), 02 (dois) 3º Dan, 04 (quatro) 2º Dan e 17 (dezessete) 1º Dan. Por consequência de um trabalho de base organizado, sistemático e bem executado a F.P.J. tem alcançado relevantes conquistas em níveis Regional, Nacional e Internacional. Dentre os títulos, computa-se nos últimos 3 anos uma média de 100 medalhas regionais e 10 nacionais por ano. No quadro internacional os judocas piauienses alcançaram uma façanha nunca dantes registrada ma história do Judô nordestino, o mérito de 19 medalhas, onde se destacaram os seguintes atletas: Abdias Queiroz Filho, Expedito Falcão, Giulliano Mauricio, Eduardo Castro, Aristófanes Sousa, Gabriela Sousa, Nilo Carvalho, Benito Mussoline Neto, Átila Torres, Berto Igor, Giotto Sousa, Bruno Costa, Fernando Costa, André Castro e Luciana Caldas. Também podemos citar os atletas Carlson Queiroz, Hélio Queiroz, Robson Queiroz, Samuel Queiroz (hepta campeão Norte-Nordeste e vice-campeão Brasileiro 1984), Tomaz Benvindo Neto (3º lugar no Campeonato Brasileiro de 1984), Danys Queiroz (Tri-campeão da Copa da Amazônia), Ivan Suzuki Serpa e outros.
Analisando o que foi visto, podemos traçar uma linha de tempo do Judô no Brasil e no Piauí como abaixo:
1908 - Implantação do Judô no Brasil, com o advento da imigração japonesa.
1912/1913 - JIGORO KANO realizou viagens à Europa e Estados Unidos, tendo encontrado nos Estados Unidos o casal Yoshiaki Yamashita e Fukuda (sua esposa) ensinando Judô desde 1902. Onde merece destacar a participação de mulheres na prática do Judô, inclusive a filha do presidente americano Theodore Roosevelt.
1917 - Chegada de Eisei Maeda (Conde Koma) ao Brasil, tendo se radicado em Belém - PA.
1920 (anos 20) - Outra versão da implantação do judô no Brasil.
1934 - Chegada do mestre Ryuzo Ogawa 8º Dan, que em 1938 fez um trabalho em função da organização e difusão do Judô, um trabalho amplo, que visava projetar o Judô na preferência dos brasileiros, separando o Judô em definitivo do jiu-jitsu. Essa foi a conquista final para a confirmação do Judô no Brasil.
1935 - Ano em que o Judô teve um impulso acentuado em toda a Europa.
1938 - Em 4 de Maio morre JIGORO KANO.
1951 - Foi fundada a Federação Internacional de Judô - F.I.J.
- São Paulo realiza seu primeiro campeonato.
1952 - Primeiro Campeonato Pan-Americano de Judô, realizado nos Estados Unidos.
- Fundada a União Pan-Americana de Judô.
1954 - Realizado no Rio de Janeiro o I Campeonato Brasileiro de Judô, tendo como sua expressão máxima o judoca Masayoshi Kawakami (Campeão absoluto).
1956 - I Campeonato Mundial de Judô realizado em Tóquio.
- Primeira participação do Brasil em uma competição internacional, mais precisamente no II Campeonato Pan-Americano, realizado em Cuba, ficando em segundo lugar.
1958 - Fundada, em 17 de Abril, a Federação Paulista de Judô.
1962 - Fundada, em 9 de Agosto, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.
1964 - Primeira participação do Judô em uma Olimpíada (Tóquio), em caráter demonstrativo.
1965 - Primeira vez que um Campeonato Mundial de Judô é realizado no Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro.
1969 - Fundada, em 18 de Março, a Confederação Brasileira de Judô, tendo sido reconhecida em 1972. Seu primeiro presidente foi Augusto de Oliveira Cordeiro e o atual é Paulo Wanderley Teixeira.
1972 - Efetivação do Judô como esporte olímpico, nas Olimpíadas de Munique.
- Implantação oficial do Judô no Piauí por ABDIAS LIMA QUEIROZ, faixa preta 5º Dan. O qual fundou a sua primeira academia de Judô em território piauiense, chamada CLUBE DE LUTAS FORTALEZA, tendo depois mudado de sede e de nome (JUDÔ CLUBE PIAUIENSE - 1º DE ABRIL DE 1975), onde atualmente se encontra a TRAINING CENTER.
Os maiores feitos de professor Abdias, sem dúvida, foram:
1. Fundação da Federação Piauiense de Judô (1981).
2. A formação judoísta dos seus 10 filhos (9 homens e uma mulher, onde seus nove filhos homens são faixas pretas de Judô e Jiu-Jitsu).
1975 - Primeira participação do Judô piauiense em uma competição nacional JEB'S em Campinas - SP (atleta Carlson Maia Queiroz).
1981 - Fundação, em 20 de Agosto, da Federação Piauiense de Judô, sendo reconhecida pelo MEC e CBJ em 1983. Seu primeiro presidente foi o Dr. Paulo Roberto Camuri Nunes e o atual é o professor Danys Marques Maia Queiroz, faixa preta 6º Dan e árbitro internacional FIJ B.
- Primeira participação oficial da FPJ em uma competição regional, na cidade de São Luiz - MA, onde obteve o 3º lugar geral. Atletas Danys Queiroz, Ubirajara Queiroz e Ivan Suzuki Serpa.
1982 - Ano em que os primeiros atletas do Piauí conquistaram a faixa preta em exame realizado na cidade de Fortaleza - CE, em 05 de Julho (Carlson Maia Queiroz, Hélio Maia Queiroz, Tomaz Benvindo Neto, Ubirajara Maia Queiroz e Danys Marques Maia Queiroz).
1984 - Primeira participação da FPJ em uma competição oficial da CBJ em Brasília - DF, tendo conquistado uma medalha de prata (Samuel Maia Queiroz) e uma medalha de bronze (Tomaz Benvindo Neto).
1986 - Primeira competição de Judô a nível regional realizada em Teresina, com a participação do Estados do PI, CE, MA, PB e PA.
- Primeira visita de um presidente da CBJ (Joaquim Mamede de Carvalho e Silva) ao Estado do Piauí.
1988 - Primeira participação de um atleta da FPJ em uma competição internacional como integrante da seleção brasileira, em Colorado Springs - EUA (Abdias Lima de Queiroz Filho).
- Primeira medalha de ouro do Judô piauiense em uma competição nacional JEB'S em São Luiz - MA, conquistada por Abdias Lima de Queiroz Filho.
- Aurélio Miguel conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para o Brasil nas olimpíadas de Seul.
1989 - Primeiro exame de faixa preta realizado pela FPJ em Teresina. Aprovados Expedito de Melo Rosa Falcão Filho e Reginaldo Azevedo de Fonseca.
1992 - Rogério Sampaio conquistou a segunda medalha de ouro olímpica para o Brasil nas olimpíadas de Barcelona.
1994 - Primeiro curso realizado em Teresina para formação de faixas pretas até 3º Dan, ministrado pelo prof. Raimundo Faustino, Presidente da Comissão Nacional de Graus.
- Ano em que o Judô do Piauí teve um impulso acentuado a nível estadual, regional, nacional e internacional.
1995 - Ano em que foram conquistadas as primeiras medalhas internacionais por atletas da FPJ, no desafio Brasil X Japão, realizado em Belém - PA. Medalha de ouro para Abdias Lima Queiroz Filho, medalha de prata para Aristófanes Pinto de Sousa.
1999 - Aprovação do prof. Danys Queiroz a árbitro internacional (FIJ-B) e sua promoção a 6º Dan."
(http://www.judopiaui.com.br/cronoPI.htm)
"Sarah Gabrielle Cabral de Menezes (Teresina, 26 de março de 1990) é uma judoca e campeã olímpica brasileira. Entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro neste esporte em Jogos Olímpicos. (...)"
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarah_Menezes]
"Sarah Menezes | ||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
campeã olímpica | ||||||||||||||||||||||||||||
Judô | ||||||||||||||||||||||||||||
Nome completo | Sarah Gabrielle Cabral de Menezes | |||||||||||||||||||||||||||
Modalidade | Peso ligeiro (-48 kg) | |||||||||||||||||||||||||||
Nascimento | 26 de março de 1990 (22 anos) Teresina, Piauí |
|||||||||||||||||||||||||||
Nacionalidade | brasileira | |||||||||||||||||||||||||||
Compleição | Peso: 48 kg Altura: 1,52 m | |||||||||||||||||||||||||||
|
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarah_Menezes)