O Homem que Odiava Machado de Assis

O escritor José Almeida Júnior rompe junho com novo livro: "O Homem que Odiava Machado de Assis. O lançamento em São Paulo Ocorreu dia 13, às 19h,  na Saraiva do Shopping Eldorado, em evento organizado pela Faro Editorial, com bate-papo intermediado por Rodrigo Casarin (Página Cinco/Uol).

Escrevendo sobre a obra, pontou o crítico e romancista José Almeida Júnior:

“A diferença essencial deste romance em relação ao primeiro, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, é o uso da intertextualidade como ingrediente de composição. Ao mesmo tempo em que transita pela biografia de Machado de Assis, o autor também bebe dos livros do Bruxo do Cosme Velho para constituir os principais eixos do romance.

 

Armado por meio de um conjunto de peripécias envolvendo conflito familiares, armadilhas sentimentais, plágios e traições, o conflito central do livro se baseia no seguinte dilema: teria Machado de Assis se inspirado num drama pessoal, para compor um de seus romances mais celebrados?

A resposta (neste caso, felizmente) não deixa dúvida, e serve bem como condutor de tensão até o parágrafo final. Sem a possibilidade de alterar personagens alheios, o gatilho argumental é a liberdade de transformar o criador desses personagens num personagem bem distinto daquele imortalizado pelo tempo.”

Leia a resenha na íntegra.